Você está aqui: Página Inicial > IMEA > Núcleo de Integração e Cultura (NICULT)
conteúdo

Núcleo de Integração Cultural (NICULT)

publicado 02/05/2019 15h25, última modificação 09/05/2019 16h54
O Núcleo de Integração Cultural (NICULT) foi criado pela portaria IMEA n° 005/2018, de 19 de Julho de 2018

LogoSendo o IMEA um setor estratégico que procura soluções inovadoras para problemas internos e externos da universidade, com vistas a fortalecer a missão da UNILA, vinculados aos valores e propósitos da Instituição, o Núcleo surge para propor através de práticas, projetos e ações culturais fomentar a cadeia produtiva da cultura (produção, circulação, difusão e fruição) através de política institucional e propor soluções para a ausência de equipamentos culturais e políticas de cultura na região.

A cultura por exemplo, é uma área atualmente estratégica do IMEA para fortalecer ações potenciais que já existem e para criar projetos, produtos e estruturas de cultura que acolham agentes, entidades, e iniciativas do campo da cultura na UNILA e no território regional.

Com o objetivo central de contribuir para a missão institucional da UNILA de “formar recursos humanos aptos a contribuir com o intercâmbio cultural da América Latina”, o Núcleo atua estrategicamente para fomentar a cultura regional sob a perspectiva da integração. E com forte inspiração e vínculo ao território local, entendendo que estamos localizados em uma região de fronteira, na qual a pluralidade cultural está intensamente presente. Para isso entendemos que é necessário promover, e organizar a cultura como instrumento institucional.

A cultura na UNILA é a afirmação em si própria parte da missão da integração regional que funda e justifica a instituição, e através dela se traduz a diversidade e o potencial criativo dos povos da região. Desde sua fase de implantação, de forma orgânica ou estruturada, a cultura sempre se fez presente na UNILA por meio de manifestações artísticas, projetos de ensino, pesquisa e extensão. Neste caso a cultura se caracterizaria como um quarto pilar de constituição da UNILA quanto projeto integração regional através da educação superior. E ainda como ponto de reivindicações identitárias, marcando tanto a centralidade de conflitos, como também, o reconhecimento às especificidades da instituição como lugar de troca e convergência das diferentes representações latino-americanas.

Neste sentido, atua em conformidade com as diretrizes do IMEA, pelo âmbito de fortalecer a cooperação entre distintas unidades, atores e territórios, porém, através da cultura. A atuação do Núcleo é fundamentada em um plano de cultura que direciona a atuação em redes de colaboração com atores envolvidos em iniciativas culturais da UNILA, da cidade e demais territorialidades pertinentes. Mais precisamente, centramos esforços no desenvolvimento de projetos, produtos, captação de recursos e criação de mecanismos de fomento a cadeia produtiva de cultura a partir da UNILA.

A atuação do setor é dividida conforme os seguintes eixos e linguagens: Audiovisual; Patrimônio e Memória; Gestão e Produção Cultural; Estrutura/Equipamentos culturais; Formação; Articulação de Redes locais e transnacionais de cooperação.

 

Conheça as ações do Núcleo de Integração Cultura