Linhas de Pesquisa
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CONSTRUÇÃO
A área de construção está direcionada para o estudo do comportamento de materiais de construção e de estruturas de concreto, envolvendo análise experimental, estudos de campo e simulação numérica e estruturas, além do estudo e desenvolvimento de materiais aplicados à construção civil a partir da abordagem de desempenho. Também são considerados os métodos de análise do ciclo e custo de vida de sistemas dimensionados para serem economicamente eficientes e ambientalmente sustentáveis.
LINHAS DE PESQUISA:
L1 - MATERIAIS E ECOEFICIÊNCIA
Objetiva o estudo de materiais de construção com base no desempenho, por meio de pesquisas experimentais, numéricas e analíticas, visando propor soluções e estratégias para o projeto e construção de novas edificações e recuperação das já existentes. Os principais temas de pesquisa relacionados são: a) materiais cimentícios; b) aproveitamento de resíduos com base na ecoeficiência; c) emissões e captura de CO2; d) concretos aplicados em barragens; f) materiais betuminosos; g) madeira; h) materiais de reparo e reforço de estruturas de concreto; i) ecoeficiência de materiais de construção j) durabilidade e vida útil da edificação.
L2: ESTRUTURAS DE CONCRETO
Analisar e caracterizar o comportamento de estruturas por meio de experimentos físicos, estudos analíticos, simulação numérica e monitoramento de protótipos ou estruturas reais, envolvendo também estudos de durabilidade e reabilitação de estruturas.
L3 – SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
Objetiva avaliar estratégias e desenvolver soluções para a implementação da sustentabilidade no setor da construção. Os principais temas de pesquisa relacionados são: a) sustentabilidade nas edificações e processos produtivos; b) avaliação do ciclo de vida (ACV) de elementos, componentes e sistemas; c) desempenho das edificações e infraestrutura; d) conforto ambiental; e) eficiência energética; f) projeto de arquitetura e engenharia para a sustentabilidade; g) arquitetura bioclimática e vernácula; h)gestão da construção; i) sistemas construtivos inovadores; j) planejamento ambiental da indústria da construção.