Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA |
Docente(s): Dr. Cristian Antonio Rojas, Dra. Danúbia Frasson Furtado e Dra. Rafaella Costa Bonugli Santos |
Ementa: Legislação brasileira em biossegurança, fontes de informação em biossegurança, biossegurança em laboratórios de pesquisa, biossegurança em pesquisa microbiológica; biossegurança em pesquisa com animais, conceitos de ética e bioética, regulamentação nacional e internacional de bioética em pesquisa científica, fraudes e plágios em pesquisa científica, comitês de ética para pesquisa com humanos e animais. |
Carga Horária: 30 (trinta) horas-aula |
Créditos: 02 (dois) |
Bibliografia: BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Biossegurança em laboratórios biomédicos e de microbiologia. Brasília. 2001. |
ESTATÍSTICA APLICADA A BIOCIÊNCIAS |
Docente(s): Dr. Thiago Luis de Andrade Barbosa |
Ementa: Conceitos básicos em estatística. Apresentação de dados estatísticos: séries e gráficos. Medidas descritivas. Probabilidade. Distribuição de Probabilidade. Amostragem. Distribuição de probabilidade. Teste de Hipóteses: Erro do Tipo I e II. Correlação RegressãoLinear. Análise de Variância. Análise Multivariada. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: ARANGO, H.G. Bioestatística: teórica e computacional. 3 Ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2009. |
METODOLOGIA CIENTÍFICA E REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS |
Docente(s): Dr. Carlos Henrique Schneider e Dra. Maria Claudia Gross |
Ementa: O pensamento científico. A pesquisa como instrumento de intervenção na realidade. Delineamentos de pesquisa. Orientações para planejamento da pesquisa. Etapas gerais da investigação científica. Ética na pesquisa com seres humanos e na pesquisa experimental. A escrita científica. Gerenciadores de referências. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: BELL, J. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. |
SEMINÁRIOS DE PESQUISA |
Docente(s): Dr. Francisney Pinto do Nascimento |
Ementa: Propiciar ao aluno manter-se atualizado e desenvolver um espírito crítico na análise de trabalhos recentes descritos na literatura por meio de estudos de artigos científicos ou revisões, discussões em grupo e seminários que abranjam temas relativos as áreas de concentração. Será desenvolvida sob duas vertentes: - Tópicos avançados em biociências e saúde ministrados por pesquisadores docentes e discentes nas diferentes linhas de pesquisa envolvidas no programa de pós-graduação e fora dele, enfatizando os aspectos teórico-metodológicos dos seus trabalhos. Apresentação dos planos de dissertação e os avanços na pesquisa produzidos pelos mestrandos no decorrer do período. |
Carga Horária: 30 (trinta) horas-aula |
Créditos: 02 (dois) |
Bibliografia: DAVIS, M. Scientific papers and presentations. San Diego: Academic Press, 1996. MIN, L.S. Como ter acesso à literatura médica. In: Medicina baseada em evidências. DRUMMOND, J. P.; SILVA, E. São Paulo: Atheneu, 1999. p. 61-88. SACKETT, D.L. et al. Medicina baseada em evidências: prática e ensino. Porto Alegre: Artmed, 2003. Artigos científicos publicados em Revistas Nacionais e Internacionais dentro das áreas de concentração do curso. |
DISCIPLINAS ELETIVAS |
BASES NEUROBIOLÓGICAS E CLÍNICAS DA DOR E NOCICEPÇÃO |
Docente(s): Dr. Francisney Pinto do Nascimento |
Ementa: Termos e definições de dor, o nociceptor, a transmissão nociceptiva, os mediadores da dor, vias ascendentes da dor, vias descendentes da dor, a medula espinal e a dor, a neurobiologia da dor crônica, modelos animais de dor, medição de dor em humanos, a farmacologia opioide na dor, a farmacologia serotoninérgica na dor, anti-inflamatórios não-esteroidais e dor, antidepressivos, anticonvulsivantes, anestésicos locais, antiarrítmicos e antagonistas dos canais de cálcio e dor crônica, manejo multidisciplinar de dor aguda x crônica, cuidados paliativos e dor, tratamento cirúrgico na dor crônica. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: HUNT SP, MANTYH PW. The molecular dynamics of pain control. Nature Reviews Neuroscience (2) 83-91, 2001. |
BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E EMBRIOTOXICIDADE |
Docente(s): Dra. Carla Vermeulen Carvalho Grade |
Ementa: Da embriologia à biologia do desenvolvimento. Fecundação e ativação metabólica do ovócito. Modelos de desenvolvimento. Mapas do destino. Mecanismos de indução embrionária, organizadores e moléculas sinalizadoras. Princípios celulares e moleculares da diferenciação durante a morfogênese e organogênese. Desenvolvimento normal e anormal dos sistemas orgânicos derivados dos folhetos embrionários. Membranas fetais e placenta. Temas atuais em embriologia humana. Períodos críticos do desenvolvimento embrionário. Toxicidade maternal/reprodutiva. Teratogênese e toxicidade. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: HOOD, R.D. Developmental and Reproductive Toxicology: A Practical Approach. Third Edition. New York: CRC Press, 2011. |
BIOLOGIA MOLECULAR E REGULAÇÃO GÊNICA NO CÂNCER |
Docente(s): Dr. Rodrigo Pinheiro Araldi |
Ementa: Mecanismos moleculares que governam a regulação gênica durante a carcinogênese. Cenário microevolutivo. Métodos de investigação e identificação de marcadores em cada uma das etapas da compreendem o processo oncogênico (iniciação, promoção/progressäo e metastatização). Introdução a oncologia e epidemiologia global do câncer. Estrutura da cromatina, estrutura gênica e replicação do DNA. Transcrição em eucariotos e mecanismos de regulação transcricional. Tradução e mecanismos de regulação pós-traducionais. Iniciação neoplásica, mutações e métodos em mutagênese. Promoção e progressão do câncer: Métodos de estudo do ciclo celular. Transição epitélio-mesênquima, células-tronco cancerigenas e metástase. Métodos de identificação de genes/proteínas diferencialmente expressos (PCR Array, Microarray, qRT-PCR, PCR digital, Proteome Profiler, CRISPR/Cas9, imunoistoquímica). |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: ARALDI, R. et al. Genetics and metabolic deregulation following cancer initiation: A world to explore. Biomedicine & Pharmacotherapy, v. 82, p. 449–458, 2016. |
BIOPROSPECÇÃO MICROBIANA APLICADA À SAÚDE |
Docente(s): Dr. Michel Rodrigo Zambrano Passarini e Dra. Rafaella Costa Bonugli Santos |
Ementa: A disciplina será desenvolvida em uma abordagem teórica e prática visando os métodos microbiológicos para a recuperação da comunidade microbiana presente em amostras ambientais através de métodos dependentes de cultivo e construção de bibliotecas Metagenômicas (métodos independentes de cultivo) objetivando a busca por compostos farmacologicamente ativos de origem microbiana e suas aplicações em medicina humana e veterinária tais como antibióticos, compostos antitumorais, anti-inflamatórios entre outros. Bioensaios para detecção de atividade. Preservação e coleções de microbianas. Utilização de micro-organismos como biorreatores. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: VISE, J.C. Molecular markers, natural history, and evolution. 2ed. Sunderland: Sinauer, 2004. |
BIOQUÍMICA E GENÉTICA MOLECULAR DE MICRO-ORGANISMOS |
Docente(s): Dr. Michel Rodrigo Zambrano Passarini e Dra. Rafaella Costa Bonugli Santos |
Ementa: Promover o conhecimento da estrutura e do funcionamento de sistemas celulares microbiano, incluindo os conceitos genéticos e bioquímicos, especialmente o metabolismo microbiano dentro dos diferentes grupos, assim como, a aplicação de técnicas de cultivo, estudo bioquímico e genético de micro-organismos importantes para diferentes áreas da biociência uma vez que micro-organismos, em especial bactérias e leveduras, são organismos modelos amplamente utilizados para pesquisas experimentais. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: Hayden, R.T.; Belku, A.V. 2011. Molecular Microbiology: Diagnostic Principles and Practice. 2ed. ASM Press. ISBN-10: 1555814972. Persing, D.H.; Tenover, F.C; Tang, I-W.; Nolte, F.S.; Torotora, G.T.; Funke, B.R.; Case, C.L. Microbiologia, Artmed, Porto Alegre, 2000. Trabulsi, L.R., Alterthum, F. Microbiologia. 5ª. ed., Ed. Atheneu, 2008 |
BIOTOXINOLOGIA: FERRAMENTAS PARA A PESQUISA BIOMÉDICA E SUA IMPORTÂNCIA EM SAÚDE |
Docente(s): Dr. Flávio Luiz Tavares e Dra. María Elisa Peichoto |
Ementa: Aspectos gerais dos acidentes com animais peçonhentos: panorama ecoepidemiológico global e na Tríplice Fronteira. Fundamentos fisiopatológicos, diagnóstico, abordagem terapêutica e prevenção dos envenenamentos ofídicos, araneídicos e por erucismo. A pesquisa científica em Biotoxinologia e seus desdobramentos para a área biomédica. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: WEN, F.H.; FRANÇA, O.S.F.; CARDOSO, J.L.C. Animais Peçonhentos no Brasil - 2ª Ed. – São Paulo, Ed. Sarvier. 2010. |
CANABINOLOGIA MÉDICA |
Docente(s): Dr. Francisney Pinto do Nascimento |
Ementa: Uso histórico e tradicional da Canabis, história da rota científica do sistema canabinoide, a Canabis dentro da Guerra às Drogas, proibição e regularização da Canabis, química da Canabis, receptores canabinoides, enzimas do sistema canabinoide, neurotransmissores que afetam o sistema canabinoide, canabinoides endógenos, canabinoides como ferramentas terapêuticas, ações e potenciais dos canabinoides como tratamentos da dor, parkinson, epilepsia,depressão, alzheimer, câncer, distúrbios gastrintestinais e outros. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: BONFA, L., et al. Cannabinoids in chronic pain and palliative care. Ver. Bras. Anestesiol. v.58, n.3, p.267-279, 2008 |
CRONOBIOLOGIA HUMANA |
Docente(s): Dr. Felipe Beijamini |
Ementa: Tempo e tempo biológico; Endogenicidade dos ritmos biológicos; Mecanismos de sincronização, arrastamento e a ordem temporal interna; Cronobiologia, homeostasia e reostasia; Evolução da ritmicidade biológica e mecanismos moleculares de controle da ritmicidade biológica; Ciclo vigília/sono e seus mecanismos de regulação; Ritmicidade biológica e organização social; Métodos e técnicas do estudo de cronobiologia. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: MARQUES N., & MENNA-BARRETO, L. Cronobiologia: princípios e aplicações. Edusp. 1997. ISBN 85-314-0400-2. |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA |
Docente(s): Dr. Francisney Pinto do Nascimento |
Ementa: Histórico e impacto da divulgação científica, divulgação como prestação de contas do cientista, estratégias de popularização da ciência, formas e ferramentas de divulgação científica, divulgação científica em mídias sociais, o evento Pint of Science, o impacto da divulgação científica na sociedade e na captação de recursos para ciência, a relação cientista/imprensa, entrevistas com pesquisadores. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: AFONSO, EGM. A divulgação científica para o grande público: o papel das Relações Públicas. Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, 2008. |
EMPREENDEDORISMO PARA CIENTISTAS |
Docente(s): Dr. Fabrício Alano Pamplona |
Ementa: Autoconhecimento profissional. Como conectar o que eu sei fazer com o que eu gosto e com o que o mercado de trabalho valoriza. Discussão e conceitos de formação profissional, carreira, empregabilidade e empreendedorismo. O futuro do trabalho. Carreiras tradicionais versus carreiras não lineares. Novos modelos deorganizações. Como identificar uma proposta de valor que façasentido. O desenvolvimento de negócios em uma abrdagem experimental (leanstartup). Testandohipóteses de negócios. Aprendendo a aprender no empreendedorismo. Métricas eexperimentos. Exercício prático de prototipagem decarreira. Exercício prático de prototipagem denegócios. Fundamentos de avaliação do potencial de uma empresa nascente. Desenvolvimento de negócios focado no cliente. |
Carga Horária: 30 (trinta) horas-aula |
Créditos: 02 (dois) |
Bibliografia: Bibliografia: |
ENGENHARIA GENÉTICA |
Docente(s): Dr. Cristian Antonio Rojas |
Ementa: Possibilidades técnicas de edição de genomas procarióticos e eucarióticos com exemplos de aplicação biotecnológica em plantas, animais, fungos e bactérias |
Carga Horária: 30 (trinta) horas-aula |
Créditos: 02 (dois) |
Bibliografia: |
EVOLUÇÃO E SAÚDE HUMANA |
Docente(s): Dr. Gleisson Alisson Pereira de Brito |
Ementa: Estudo da saúde humana desde uma perspectiva da biologia evolutiva. Princípios de evolução. Evolução dos hominíneos. Adaptabilidade biológica e sociocultural humana aos desafios ambientais. Causas próximas e causas últimas: Hipóteses evolutivas da saúde humana. Variabilidade Biológica Humana e Saúde. Medicina Darwiniana. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: DIAMOND, J. Armas, germes e aço. 14 ed. Rio de Janeiro, 2012. |
GENÉTICA HUMANA E CLÍNICA |
Docente(s): Dra. Maria Leandra Terencio e Dr. Carlos Henrique Schneider |
Ementa: Organização do genoma humano; Genes e doenças; Cromossomos e anomalias cromossômicas com enfoque epidemiológico. Mecanismos genéticos e condições patológicas. Disturbios multifatoriais e doenças complexas. Técnicas moleculares para investigação e diagnóstico de doenças complexas; Técnicas citogenéticas para investigação e diagnóstico de cromossomopatias e câncer. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: CALLEGARI-JACQUES, S.M. et al. Historical genetics: spatiotemporal analysis of the formation of the Brazilian population. Am J Hum Biol., v.15, p.824-834, 2003. |
GENÉTICA INTEGRATIVA: DO DNA AO CROMOSSOMO, PASSANDO POR SUAS ALTERAÇÕES |
Docente(s): Dra. Maria Claudia Gross e Dra. Maria Leandra Terencio |
Ementa: DNA e RNA: estrutura, composição química e funções. Organização e composição genômica; DNA nuclear e mitocondrial. Marcadores Moleculares e suas aplicações. Clonagem e suas aplicações. Sequenciamento de DNA: de Sanger a NGS. Preparação cromossômica e mapeamento físico cromossômico de sequências de interesse. Biomarcadores genéticos para monitoramento ambiental: análise de aberrações cromossômicas, frequência de micronúcleos e alterações nucleares eritrocíticas, ensaio cometa. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: BENJAMIN L. 2009. Genes XII. ArtMed. BORÉM, A.; CAIXETA, E.T. 2009. Marcadoresmoleculares. 2ª Ed. Viçosa, 532p. |
IMUNOMETABOLISMO E DOENÇAS CRÔNICAS |
Docente(s): Dr. Gleisson Alisson Pereira de Brito |
Ementa: Investigação da interface entre imunologia e metabolismo. Mecanismos de interação imunometabólicos e relação com a fisiopatologia das doenças crônicas não transmissíveis. Modulação imunometabólica por atividade física e nutrientes. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: CAVA, L.A.; MATARESE, G. The weight of leptin in immunity. Nature Reviews, Immunology, v.4, p.371-379, 2004. |
IMUNOPARASITOLOGIA |
Docente(s): Dr. Kelvinson Fernandes Viana |
Ementa: Relação parasito e hospedeiro no contexto imunológico, alterações humorais e celulares em parasitoses, modulações das respostas imunes com helmintos e protozoários, alterações imunes em parasitoses transmitidas por vetores. |
Carga Horária: 30 (trinta) horas-aula |
Créditos: 02 (dois) |
Bibliografia: NEVES, D.P. Parasitologia Geral. 2012 |
MÉTODOS ANALÍTICOS DE EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS EM MATRIZES COMPLEXAS |
Docente(s): Dra. Aline Theodoro Toci |
Ementa: Introdução ao preparo de amostras; Técnicas Clássicas ou Convencionais; Técnicas de Extração em Fase Sólida: Extração em fase sólida (SPE), Microextração em fase sólida (SPME), Extração com polímeros de impressão molecular; Técnicas Miniaturizadas: Microextração dipersiva líquido-líquido; Outras técnicas: Extraçao por microondas (MAE) e extração em fluído supercrítico (SFE); Teorias e aplicações. |
Carga Horária: 30 (trinta) horas-aula |
Créditos: 02 (dois) |
Bibliografia básica: Bibliografia complementar: |
NEUROBIOLOGIA DOS DISTÚRBIOS DA CONDUTA HUMANA |
Docente(s): Dr. Seidel Guerra López |
Ementa: Neurobiologia básica da conduta humana. Cérebro e violência. Bases biológicas das condutas violentas. Bases biológicas das condutas aditivas e sua relação com fenômenos social. Transtornos do neuro-desenvolvimento e violência infantil. Distúrbios específicos e generalizados do aprendizado e sua relação com as condutas irruptivas nas escolas. Relação entre neurobiologia parental, abuso infantil e crianças em situação de rua. Incapacidade neurocognitiva e motora. Transtornos por déficit de atenção e hiperatividade. Fracasso escolar, atraso mental e condutas violentas. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: BRUST, J.C. A prática da neurociência. Rio de Janeiro: Revinter: 2010. |
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO |
Docente(s): Dr. Francisney Pinto do Nascimento e Dr. Giuliano Emerenciano Ginani |
Ementa: Mitos sobre neurociência e aprendizagem, Métodos em Neurociência Cognitiva, Neurofisiologia da aprendizagem, Funções cognitivas básicas, Funções executivas e neurodesenvolvimento, Cognição social, Cronobiologia cognitiva, Psicofarmacologia da aprendizagem, Efeitos socioeconômicos sobre neurodesenvolvimento e cognição, Relação tecnologia e funcionamento cerebral, Neuromodulação autorregulatória, Bases neurais dos transtornos de aprendizagem, Educação baseada em evidências neurocientíficas. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências: Desvendando o sistema nervoso. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. |
PRINCÍPIOS DE NEUROCIÊNCIAS E FISIOPATOLOGIA DOS DISTÚRBIOS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL |
Docente(s): Dr. Francisney Pinto do Nascimento e Dr. Seidel Guerra López |
Ementa: Neurônios e glia, o potencial de ação, transmissão sináptica, sistemas de neurotransmissores, o sistema nervoso autônomo, o sistema nervoso central, o controle químico do encéfalo e do comportamento, mecanismos biológicos da emoção no encéfalo, sistemas de memória e aprendizado, fisiopatologia da epilepsia e da esquizofrenia, fisiopatologia da depressão e ansiedade, fisiopatologia das Doenças de Parkinson e Alzheimer. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: KANDEL, E. R, SCHWARTZ, J. H, JESSELL, T. M. Princípios de Neurociências, 5a ed, Porto Alegre, Artmed, 2014. |
PROSPECÇÃO QUÍMICA DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS |
Docente(s): Dra. Jociani Ascari |
Ementa: Origem do metabolismo vegetal secundário. Classificação dos metabólitos secundários. Métodos extrativos. Técnicas de isolamento e purificação. Princípios da cromatografia (planas, líquida e gasosa). Princípios de técnicas hifenadas. Princípios de elucidação estrutural de compostos orgânicos. Ressonância Magnética Nuclear Espectrometria de Massas. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: HANSON, J. R. Natural Products: the secondary metabolites. London: Royal Society of Chemistry, 2003. |
REVISÃO SISTEMÁTICA EM SAÚDE |
Docente(s): Dr. Francisney Pinto do Nascimento |
Ementa: Definição e aplicação da revisão sistemática. Níveis de evidência científica. Planejamento de revisão sistemática e metanálise. Metabias e viés. Estratégias de busca. Acesso a base de dados. Registro de protocolo. Redação de revisão sistemática. Aplicativo RevMan. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: HIGGINS, J. P. T., GREEN S. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions, The Cochrane Collaboration. 2011. |
TÉCNICAS CROMATOGRÁFICAS DE ANÁLISE |
Docente(s): Dra. Aline Theodoro Toci |
Ementa: Desenvolvimento histórico e importância atual. Cromatografia em fase gasosa. Cromatografia Líquida de Alta Resolução (HPLC). Princípios químicos e físicos das técnicas, instrumentação, detectores, fases móveis e estacionárias, e aplicações. Análise qualitativa e quantitativa. Parte experimental. |
Carga Horária: 30 (trinta) horas-aula |
Créditos: 02 (dois) |
Bibliografia básica: AQUINO NETO, F.R. & NUNES, D.S.S. Cromatografia: Princípios Básicos e Técnicas Afins, Rio de Janeiro: Interciência, 2003. COLLINS, C. H et al. Fundamentos de Cromatografia. 1 ed. São Paulo: Unicamp, 2007. HARRIS, D.C. Análise Química Qualitativa, Rio de Janeiro: LTC, 2005. MILLER, J.M. & McNAIR, H.M. Basic Gas Chromatography. 2 ed. New Jersey: Wiley, 2009. SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de Análise Instrumental. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2006. |
TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS EM BIOCIÊNCIAS |
Docente(s): Dr. Francisney Pinto do Nascimento e Dr. Flávio Luiz Tavares |
Ementa: História do uso de animais em pesquisa biomédica, legislação nacional e internacional sobre o uso de animais de laboratório, ética no uso de animais para pesquisa científica, manipulação de animais para experimentação científica, manejo de animais em experimentação comportamental, técnicas de vias de administração de fármacos em animais, técnicas de coleta de material em animais, analgesia e anestesia em animais de laboratório, manejo de animais em experimentos invasivos, técnicas cirúrgicas em animais, cuidados pós-operatórios em animais. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: ANDRADE, A.; PINTO, S.C.; OLIVEIRA, R.S. Animais de Laboratório Criação e Experimentação. Ed. FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2002. |
TECNOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE VACINAS |
Docente(s): Dr. Kelvinson Fernandes Viana |
Ementa: Princípios da vacinologia, imunologia vacinal, vacinologia reversa, tipos de vacinas, plataformas de testes vacinais, modelos animais para estudos vacinais, sistemas de obtenção de antígenos e produção de vacinas. |
Carga Horária: 30 (trinta) horas-aula |
Créditos: 02 (dois) |
Bibliografia: PLOTKIN, S.; ORENTEIN, W.; OFFIT, P.; EDWARDS, K. M. Plotkins Vaccines, 7th edition, Elsevier, 2017. |
TÓPICOS DE MEDICINA REGENERATIVA: TERAPIA GÊNICA E TERAPIA CELULAR |
Docente(s): Dr. Jorge Luis Maria Ruiz |
Ementa: Definições e características das células-tronco embrionária, adulta, mesenquimal e tumoral. Nichos das células-tronco. Introdução à terapia gênica. Clonagem e ferramentas moleculares. Reprogramação celular (células iPS/RiPSC). Terapia gênica in vivo e ex vivo. Abordagens terapêutica e biotecnológica utilizando células-tronco e terapia gênica. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: CHIU, Arlene; RAO, Mahendra S. Human Embryonic Stem Cells. Totowa NJ, USA: Human Press, 2003. 464 p. Periódicos científicos (exemplos de periódicos científicos como fonte de trabalhos selecionados para apresentação oral): Cell, Gene Therapy, Human Gene Therapy, Molecular Therapy, Curr. Gene Therapy, J. of Gene Medicine, Cancer Gene Therapy, Cell, Nature Medicine, Nature Biotechnology, Science |
TÓPICOS EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR |
Docente(s): Dra. Carla Vermeulen Carvalho Grade e Dr. Pablo Henrique Nunes |
Ementa: Estudo de ácidos nucleicos; transcrição e tradução; regulação gênica; estudo de técnicas em biologia molecular no estudo de células e sistemas de mamíferos, incluindo métodos para obtenção e uso de animais transgênicos, transfecção de células em cultura e análise de expressão gênica. Bases da engenharia genética: clonagem de DNA, bibliotecas de DNA, vetores e sondas, sequenciamento de DNA, PCR e eletroforese. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: ALBERTS, B. et al. Molecular biology of the cell. 6th ed. Garland Pub. Inc., 2014. |
TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOLOGIA E HOMEOSTASIA |
Docente(s): Dra. Danúbia Frasson Furtado |
Ementa: Estudo dos princípios fisiológicos gerais a partir do conceito central de homeostasia. Algumas subáreas da fisiologia serão abordadas a dinâmica de funcionamento, o controle da função e os aspectos integrativos na manutenção da homeostase. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: AIRES, M.M. Fisiologia. 3a. edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2008. |
TOXICOLOGIA GERAL E EXPERIMENTAL |
Docente(s): Dr. Cezar Rangel Pestana e Dr. Flávio Luiz Tavares |
Ementa: Princípios de toxicologia, exposição à substâncias de interesse toxicológico e mecanismos moleculares das intoxicações, reconhecimento das intoxicações e ações preventivas, monitorização terapêutica, ambiental e biológica da exposição, epidemiologia das intoxicações, áreas da toxicologia, fases da intoxicação e principais testes toxicológicos. |
Carga Horária: 45 (quarenta e cinco) horas-aula |
Créditos: 03 (três) |
Bibliografia: GOODMAN, L.S. GILMAN, A.; BRUNTON, L.L. Goodman & Gilman's Manual of Pharmacology and Therapeutics. New York: McGraw-Hill Medical, 2008. |