Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA registra incremento de bolsas destinadas às áreas de ensino e pesquisa em 2022

Comparada com outras instituições, a UNILA aumentou a atratividade de fontes externas de financiamento como Capes e CNPq para bolsas a discentes
publicado: 23/12/2022 11h55, última modificação: 23/12/2022 12h27

O cenário nacional de recursos para atividades de ensino e pesquisa em universidades públicas não tem sido favorável este ano, com bloqueio em diversas partes dos orçamentos das instituições. Por outro lado, fontes externas de financiamento como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) colocaram a UNILA em um patamar mais interessante, com o incremento de bolsas que promovem a maior participação de estudantes nas atividades-fim da Universidade. Esse movimento beneficia, inclusive, a comunidade no entorno da instituição.

Incentivo a licenciaturas

Para a área de ensino, dois programas foram beneficiados com mais bolsas relacionadas à formação de professores, totalizando 209 novas oportunidades que foram disponibilizadas já a partir deste ano para estudantes de licenciatura e docentes da UNILA, esses últimos atuando como coordenadores dos projetos. Parte desse número foi destinado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência e contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior, com objetivo de melhorar a qualidade da educação básica pública brasileira nas áreas de Ciências, Geografia, História, Língua Espanhola, Matemática e Química.

Outro incentivo ocorreu com o Programa de Residência Pedagógica (PRP), programa da Capes que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica que são implementados por instituições de ensino superior e promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. As áreas indicadas que a UNILA atua compreende Ciências, Filosofia, Geografia, História e Língua Espanhola.

Ambos os programas - PIBID e PRP - foram contemplados com 209 bolsas pelo período de 18 meses, sendo 171 delas destinadas para alunos de licenciatura e 38 para docentes da UNILA e das escolas públicas nas quais os programas serão desenvolvidos. Dessa forma, a Universidade teve uma colocação melhor neste ano em relação ao PIBID, passando da posição 120 para a de 68, conquistando todas as bolsas solicitadas. E no PRP, passou da posição 109 para 71. Em nível de comparação, na última edição a UNILA contava com 48 bolsas para discentes em cada programa, aumentando agora para 96 no PIBID e 75 no PRP.

Estímulo à área de pesquisa

Também para a área de pesquisa, a UNILA foi contemplada no processo avaliativo do CNPq dos anos 2022-2023 com incremento de seis bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sendo quatro destas destinadas a ações afirmativas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Contando com o número anterior de bolsas voltadas a programas de iniciação científica, a UNILA finaliza o ano com 24 bolsas destinadas a essas áreas, o que é considerado uma avaliação positiva, tendo em vista que muitas instituições tiveram bolsas reduzidas de iniciação científica pelo CNPq neste ano.

Conheça mais sobre o PIBIC e o PIBITI