Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA: 12 anos de sonhos e desafios

UNILA: 12 anos de sonhos e desafios

Universidade celebra mais um aniversário, com esperança por novos tempos e firme em seus esforços de enfrentamento à pandemia
publicado: 12/01/2022 00h02, última modificação: 12/01/2022 15h16

Os desafios da vida não param, e a UNILA também não. É nesse clima de recomeço, em meio a tantas adaptações que a pandemia de Covid-19 impôs, que a instituição comemora seus 12 anos. Nesse mesmo dia, em 2010, foi sancionada a lei de criação da UNILA, com a proposta de ser uma Universidade que integrasse, pelo conhecimento, todos os países da América Latina.

E sobre os aprendizados nesse período? São muitos, mesmo porque se trata de uma instituição ainda jovem, que vai experimentando cada etapa de seu crescimento com o espírito de novas descobertas e a responsabilidade de suas conquistas. Pode parecer um jargão comum para o momento, mas, nesse período, a UNILA também aprendeu a reinventar-se, a manter os padrões de excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mesmo com os desafios impostos pela necessidade do ensino remoto emergencial e do desenvolvimento de pesquisa e extensão pelas telinhas de um computador. Os unileiros continuam distantes fisicamente, mas unidos pelos seus propósitos.

Mesmo nessas condições, muitas ações de responsabilidade com a sociedade foram realizadas no período de combate à pandemia na região. Entre elas, destacam-se o atendimento à comunidade de Foz do Iguaçu e mediações, por telefone na Central Covid, o auxílio nos postos de saúde e hospitais da cidade, o projeto de máscaras de proteção e a produção de álcool glicerinado para distribuição gratuita, a realização de testes de detecção da Covid-19 na população, e muito mais.

É bom lembrar que a pandemia não acabou e que a UNILA, como universidade pública, gratuita e defensora da ciência, continua na sua missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina. Ademais, a instituição continua a empreender esforços para que o retorno às atividades presenciais seja feito da maneira mais segura possível, sempre tendo a ciência como a principal fundamento dos processos decisórios.

Este é o momento de lembrar que é necessário continuar persistindo, os desafios não foram totalmente superados, vide os recentes crescimentos de casos de Covid-19 e Influenza em todo o Brasil - mas sem deixar de celebrar todas as conquistas que os anos têm dado a este projeto latino-americanista. Parabéns a toda comunidade universitária, às unileiras e unileiros - as queridas capivaras.

Que o sonho de uma América Latina unida pelo conhecimento siga seu curso. Parabéns, UNILA, pelos 12 anos de existência. Avante!