Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro lançado pela EDUNILA traz reflexões sobre a literatura latino-americana

Livro lançado pela EDUNILA traz reflexões sobre a literatura latino-americana

Obra reúne textos de diferentes pesquisadores e está disponível para download gratuito na página da editora
publicado: 05/01/2021 09h36, última modificação: 05/01/2021 09h36

A literatura latino-americana é tema do último lançamento de 2020 da Editora Universitária da UNILA (EDUNILA). Organizado pelas docentes Débora Cota (UNILA) e Tatiana da Silva Capaverde (UFRR), “Viver junto na América Latina: contatos, trânsitos e convivências da literatura latino-americana” reúne textos de pesquisadores de diferentes instituições de ensino e está disponível para download gratuito

De acordo com as organizadoras, a coletânea apresenta estudos que analisam a literatura latino-americana “através de seus vínculos, trânsitos, contatos, convivências entendendo o viver juntos e o deslocamento como traços compositivos da heterogeneidade” que caracteriza os povos latino-americanos.

Elas também destacam a importância da inclusão das comunidades literárias na discussão sobre o espaço americano e a diversidade cultural como uma das bases da “difícil definição de América Latina”.

A coletânea reúne diferentes linhas teóricas e metodológicas, apontando para uma “diversidade de autores e objetos de diferentes espaços territoriais na América Latina”, comentam as organizadoras.

O livro está dividido em três partes. Inicialmente, são apresentados estudos da crítica e da teoria literária. Na sequência, os textos tratam do “entrelaçamentos entre escritores latino-americanos de diferentes nacionalidades ou entre escritores e lugares latino-americanos diferentes
de suas origens”. E na terceira parte, o livro concentra estudos de autores individuais nos quais se “insinuam movimentos, trânsitos e dissenso” nas obras analisadas.

Além de pesquisadores da UNILA, a obra reúne autores também das universidades federais de Roraima (UFRR), do Paraná (UFPR), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).