Você está aqui: Página Inicial > Notícias > EdUNILA tem novo edital e adota coleções para reunir livros

EdUNILA tem novo edital e adota coleções para reunir livros

São 11 coleções que refletem as particularidades da UNILA, com ênfase na interdisciplinaridade; edital prevê publicação de livros impressos e eletrônicos
publicado: 20/09/2018 00h00, última modificação: 11/01/2019 23h19
Coleções da Edunila

Coleções da EdunilaA Editora Universitária (EdUNILA) publicou edital para inscrições, em fluxo contínuo, de propostas para publicação de livros. O edital traz uma novidade: a adoção de coleções, às quais as publicações deverão, obrigatoriamente, estar vinculadas.

São 11 coleções (veja ao lado) que refletem as particularidades da UNILA e são fruto de um debate profundo realizado pelo Conselho Editorial. “Apesar das tantas peculiaridades da EdUNILA (filhas das peculiaridades da própria UNILA), a nossa Editora pretende assemelhar-se a todas as demais editoras universitárias de boa qualidade do país. A criação de coleções ajudará na sinalização, para o público, da identidade da nossa Editora e dos nossos livros”, explica o coordenador da EdUNILA, Andrea Ciacchi.

Na escolha das coleções, segundo Ciacchi, o Conselho Editorial evitou uma divisão comum, como a divisão pelos Institutos que agregam os cursos da Universidade. “Nas coleções, encontra-se a ênfase na interdisciplinaridade e na necessidade de pensarmos uma linha editorial que dialogue com instâncias populares e internacionais, externas à UNILA”, comenta. “Também adotamos nomes fantasia contendo as sílabas AL e LA, de América Latina e Latinoamérica, sinalizando ainda mais a nossa vocação, e o fato de a língua ‘dominante’ nos nomes das coleções ser o espanhol também é um sinal que lançamos para que se compreenda melhor o nosso ‘lugar de fala’."

Normas

O novo edital prevê a publicação de livros eletrônicos (de livre distribuição), livros impressos (para venda), livros didáticos ou manuais técnicos impressos (para venda) e eletrônicos (com livre distribuição).

As regras também permitem a publicação de obras individuais ou coletâneas, de conhecimento técnico, científico, cultural e didático, em todos os campos do conhecimento, com destaque para os temas relacionados à América Latina e ao Caribe. As obras poderão ser em português, espanhol e outras línguas reconhecidas na América Latina e no Caribe. Também poderão ser publicadas obras bilíngues.

Além de examinar o edital com as regras para publicação, os interessados em submeter originais à EdUNILA devem consultar o guia “Como publicar”, disponível na página da editora, com orientações complementares.

Desempenho

Desde a criação da EdUNILA, em 2014, já foram lançados cinco livros (veja abaixo).

O próximo lançamento – Trajetória de um libertário: Pietro Gori na América do Sul (1898-1902), de Hugo Quinta, será lançado nesta sexta-feira (21), no 1º Festival Literário de Foz do Iguaçu (antiga Feira Internacional do Livro).

Outras duas obras estão em edição, cinco foram aprovadas por pareceristas e conselho e sete estão em análise.

Os interessados podem adquirir os livros na sede da EdUNILA (Unidade PTI da UNILA, Avenida Tancredo Neves, 6731, Bloco 4, Espaço 2, Sala 8) ou entrar em contato com a Editora pelo e-mail editora@unila.edu.br para receber informações necessárias sobre pagamento e posterior remessa do livro. A EdUNILA está trabalhando para implantar o processo de venda via internet e de distribuição do livro para bibliotecas e livrarias e a política de devoluções.

Livros lançados

• Raul Pompeia - Coleção Fortuna Crítica (2016), de Eduardo F. Coutinho e Mônica Amim
  • Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência (2016), de Ada C. Machado da Silveira e Isabel Padilha Guimarães
  • Fanzines - reflexões sobre cultura, memória e internet (2018), de Yuri Amaral