Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integrantes da comunidade da UNILA produzem máscaras caseiras para doação
conteúdo

Vida Universitária

Integrantes da comunidade da UNILA produzem máscaras caseiras para doação

Conheça histórias de solidariedade em meio à pandemia
publicado: 16/04/2020 07h30, última modificação: 17/04/2020 07h41

O decreto da prefeitura de Foz do Iguaçu que torna obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e estabelecimentos comerciais reforça a necessidade de colaboração dos moradores, para evitar a disseminação do coronavírus na cidade. Diante desse quadro, integrantes da UNILA têm realizado gestos de solidariedade por meio da confecção e doação de máscaras caseiras.

Entre eles está o estudante angolano da UNILA, Afonso José Dala, discente do curso de Administração Pública e Políticas Públicas e também conhecido pela sua atuação no atletismo. Os estudos e os treinos – que chegavam a 15 km diários – foram suspensos temporariamente por conta do isolamento social. O empenho, no momento, tem sido na produção de máscaras para doar a quem não tem recursos para adquiri-las.

“O pouco que temos podemos compartilhar. Para mim, esse gesto significa amor ao próximo e ajuda a quem precisa, assim como o Brasil me deu a ajuda e a oportunidade de estudar e permanecer na UNILA”, diz o acadêmico. A inspiração, conta Afonso, vem da movimentação da Universidade para contribuir com a população de Foz do Iguaçu neste momento de pandemia.

O estudante também esboça um projeto de lavatório público, feito com materiais reciclados, como tambores e mangueiras. “Isso ajudaria muitos moradores de rua e seria um ponto para lavar as mãos sempre que tivermos contato com algum objeto na rua”, explica. Por ora, é uma ideia que, como frisa, só seria viável por meio de parcerias. De concreto, é seu gesto de doação de máscaras, distribuídas para estudantes e grupo de idosos.

Esse gesto de doação se repete pela estudante de Antropologia da UNILA Maria Aparecida Dias. A discente mostra que vontade e solidariedade podem fazer a diferença na vida das pessoas. Maria Aparecida tem 66 anos e é avó de Arthur Dias, estudante de Medicina da UNILA. A vida acadêmica dela sempre contou com muito apoio para que ela pudesse seguir na primeira graduação. Ela realizou o Enem aos 63 anos e já é veterana na Universidade.

“Meus colegas e neto me ajudam muito. Tenho muita sintonia com eles e com os professores. Nessa relação, também passei a ter mais empatia com os jovens”, relata. Apaixonada por costura, ela aproveita o momento de pausa acadêmica para exercer seu hobby. Junto das filhas, já confeccionou cerca de 400 máscaras feitas de tecido, para serem distribuídas no posto de saúde do bairro Cidade Nova e também para pessoas que as solicitarem.

Maria Aparecida e as filhas também realizam troca de máscaras por alimentos, os quais serão doados para a população de Foz do Iguaçu neste momento de pandemia. A experiência de vida de Maria Aparecida trouxe uma percepção de que o coronavírus veio para trazer lições a todos. “Esse vírus mostra que ninguém é melhor do que ninguém, que o dinheiro não é o essencial na vida, que há uma desigualdade imensa, e também mostra a importância da solidariedade, de fazer o bem ao próximo”, aponta. 


A solidariedade também move muitas ações realizadas pela designer da UNILA Franciani Pires. Ela integra diversas ações sociais em Foz do Iguaçu e, neste momento, juntou-se a moradores vizinhos para confeccionar máscaras caseiras. A produção já alcançou 120 máscaras, que serão doadas para instituições de Foz do Iguaçu, como o Lar dos Velhinhos e o Banco de Leite da cidade.

Uma ação que, para Franciani, parte de um desejo de ajudar o próximo. “É também uma forma de manter a sanidade, elevar o pensamento. Ajudar o outro é uma via de mão dupla, porque também nos faz sentir bem. E essa doação é uma forma palpável de se sentir útil”, diz. Ela lembra que muitas ações simples podem ser feitas sem sair de casa, como conversar com amigos que moram sozinhos, com parentes e pessoas idosas que precisam de ajuda. “Esta pandemia mostra que muitos estão se unindo, com gestos de solidariedade, empatia e compaixão pelo próximo”, opina.

 Confira o vídeo em que Franciani Pires mostra uma forma simples de produzir máscaras:

 

Recomendações de uso das máscaras

O Ministério da Saúde recomenda que as máscaras devem ser um complemento aos cuidados para evitar o novo coronavírus, a exemplo de lavar as mãos e evitar aglomerações. As máscaras devem ser individuais e feitas com pelo menos duas camadas de pano. Outra recomendação é que ela possa cobrir a boca e o nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Para mais informações técnicas sobre confecção e uso de máscaras, acesse o site do Ministério da Saúde.

Pesquisa

A Secretaria de Comunicação Social da UNILA está realizando uma pesquisa para saber quais ações estão sendo realizadas pela comunidade da UNILA para aliviar a crise da pandemia de Covid-19. Se você conhece ou faz parte de alguma dessas ações, participe dessa pesquisa, preenchendo este formulário eletrônico.