Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Física Aplicada > Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

publicado 05/10/2018 18h14, última modificação 12/01/2019 00h10
Linhas de pesquisa do mestrado em Física Aplicada (PPGFISA)

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O Programa tem como diferencial a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O mestrado na UNILA tem duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional e Física da Matéria Condensada. A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área, por sua vez, compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Fisico-Química; e Materiais e Dispositivos.

Área de Concentração: Física Teórica e Computacional

Linhas de Pesquisa:

1. Sistemas Complexos

Esta linha envolve o estudo teórico por modelagem e simulação de sitemas complexos com diversas aplicações em biologia e materiais.

2. Física Matemática e Mecânica Celeste

Esta linha envolve o estudo teórico de modelos matemáticos com forte aplicação em Física e Cosmologia.

Área de Concentração: Física da Matéria Condensada

Linhas de Pesquisa:

1. Termodinâmica e Fisico-Química

Esta linha envolve o estudo teórico de diferentes temas da termodinâmica e da Fisico-Química diretamente relacionados ao meio ambiente.

2. Materiais e Dispositivos

Esta linha envolve o estudo teórico e/ou experimental para simulação, modelagem, preparação e caracterização de materiais. Também envolve o desenvolvimento de instrumentação científica para uso em fabricação e caracterização de materiais, assim como instrumentação de cunho interdisciplinar nas distintas áreas da Física.