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Campanhas

publicado 11/05/2020 13h19, última modificação 09/02/2021 08h52

As campanhas são ações intensivas de comunicação com foco em ações específicas da universidade. Historicamente, a Secretaria de Comunicação implementa este tipo de estratégia para os principais processos de seleção de alunos de graduação e também para temáticas importantes para a comunidade acadêmica.

Em 2020, foram realizadas cinco grandes campanhas para o público externo:

 

  1. Unila 10 anos

A campanha UNILA 10 anos marcou a comemoração do aniversário de uma década da instituição e contou com um cronograma de ações ao longo do ano. Além da produção de matérias, vídeos e conteúdos para divulgação nas redes sociais da UNILA, foram realizadas algumas ações de destaque: Dia do servidor; Selo comemorativo; Painel com egressos e Espaço memória.

1. Unila 10 anos.png

 

2. Processo seletivo SiSU 2020

Com início no final de 2019, a campanha para o SiSU 2020 trouxe como slogan: "É Federal, É de Foz, É sem Fronteiras", reforçando três importantes características da Universidade: o fato de ser federal, sua localização geográfica - aproximando com a comunidade local -, e a sua vocação internacional. Para a campanha, foram selecionados estudantes de diversos cursos de graduação, que se voluntariaram como modelos. As fotos foram produzidas em diversos espaços de atividades acadêmicas, destacando as várias dimensões da universidade (bibliotecas, laboratórios, salas de aula, espaços de convivência).

Site: https://portal.unila.edu.br/ingresso/sisu

2. Sisu 2020.jpg

 

  

3. Processo Seletivo de Música 2020

O processo seletivo ocorreu em paralelo com o Sisu, no começo do ano, e foi priorizada a produção de peças de divulgação com fotos de estudantes conhecidos no meio musical da cidade de Foz do Iguaçu e de instrumentos utilizados no curso.

 

Site: https://portal.unila.edu.br/ingresso/musica

3. Música 2020.jpg

 

  

4. Processo Seletivo de Vagas Remanescentes

O Processo Seletivo de Vagas Remanescentes utilizou a mesma concepção de campanha do SISU 2020, no entanto, foram divulgadas poucas peças por conta da suspensão do processo devido ao início da pandemia do novo coronavírus. O processo foi retomado apenas em janeiro de 2021.

Site: https://portal.unila.edu.br/ingresso/vagas-remanescentes

4. Vagas remanescentes.jpg

  

5. Plantão Coronavírus

Essa macro ação abrange diversos conteúdos produzidos e compartilhados, com o objetivo de informar sobre ações da Universidade perante a pandemia e os cuidados de prevenção e de bem-estar, direcionados para as redes sociais da Unila.

5. Plantão Coronavírus 2.png

 


 

A SECOM também atua com campanhas específicas para a comunicação interna. Alguns exemplos:

 

  1. Las Unileras: mulheres reais na universidade

Campanha em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Foram feitas publicações no La Semana Unilera e redes sociais oficiais da Universidade, compartilhando um pouco da experiência sobre ser mulher no contexto da comunidade acadêmica.

Participaram da campanha integrantes de todas as categorias que compõem a comunidade acadêmica: docente, discente, técnico-administrativa e terceirizada.

Site: https://portal.unila.edu.br/secom/campanhas/las-unileras-dia-da-mulher-2020

I.1. Las Unileras.jpg

  

2. Todos contra a Dengue 

Devido à grave situação da cidade em relação a Dengue, desenvolveu-se uma campanha, em parceria com o DPVS, para abordar formas de prevenção e informações sobre a doença.

I.2. Todos contra dengue.png

 

3. Canais Oficiais da UNILA 

A campanha foi elaborada com o objetivo de divulgar e reforçar a importância das redes sociais oficiais da Universidade para a comunidade. As ações e conteúdos foram desenvolvidas em parceria com a Divisão de Comunicação Digital.

Além da divulgação nas redes sociais, no informativo “La semana Unilera” foram quatro entradas, uma para cada mídia, também disponíveis na seção “Informes'', do portal da Universidade.

I.3. Canais oficiais 4.jpegI.3. Canais oficiais 1.pngI.3. Canais oficiais 3.pngI.3. Canais oficiais 2.png

 

4. Alteração de Ramais 

Com a contratação do novo serviço de telefonia fixa da UNILA, a numeração antiga da Universidade, que era cedida pelo PTI, foi substituída por uma nova faixa de ramais. Devido a essa grande mudança, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação/PROAGI entrou em contato com a SECOM para o desenvolvimento de uma campanha de divulgação.

I.4. Ramais.png

 

5. Cuide-se em casa 

A criação do conteúdo, com finalidade de promover o autocuidado (tanto físico quanto mental) durante o período de isolamento social, foi produzido em parceria com o Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS) e com os discentes das Atléticas da UNILA.

Site: http://portal.unila.edu.br/cuide-se-em-casa

copy_of_723pxcuidese.png

* A Campanha “Cuide-se em casa” foi apresentada como case no 3º Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação da Andifes (COGECOM). A apresentação e o vídeo com a íntegra da mesa estão abertos para acesso.

 

6.  Pra ficar bem

Elaborada com o objetivo de trazer bem-estar na quarentena, levando informações, contou com depoimentos de estudantes, professores e técnicos; assim como conteúdos elaborados em parceria com a PROGEPE.

I.6. Pra ficar bem 1.pngI.6. Pra ficar bem 2.png

* A Campanha “Pra ficar bem” foi apresentada como case no 3º Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação da Andifes (COGECOM). A apresentação e o vídeo com a íntegra da mesa estão abertos para acesso.

 

7. CAPAadm

A Comissão de Acompanhamento e Planejamento de Atividades Administrativas – CAPAadm, formada para analisar os impactos da pandemia nas atividades administrativas da UNILA e propor ações que conciliam seu desenvolvimento com o momento atual de pandemia, ao iniciar seus trabalhos, passou a demandar algumas ações de divulgação.

Os conteúdos repassados pela comissão foram inseridos nas ações da campanha Cuide-se em Casa e do Plantão Coronavírus, sendo veiculados no informativo “La semana Unilera” e disponíveis também na seção “Informes Coronavírus'', do portal da Universidade. Alguns conteúdos também foram divulgados nas redes sociais da Unila, em ações da campanha Pra ficar bem.

I.7. CAPAadm.png

 

 


  

As campanhas são ações intensivas de comunicação com foco em ações específicas da universidade. Historicamente, a Secretaria de Comunicação implementa este tipo de estratégia para os principais processos de seleção de alunos de graduação e também para temáticas importantes para a comunidade acadêmica.

Em 2019, foram realizadas três grandes campanhas para o público externo:

  1. Processo seletivo SiSU 2020

A campanha para o SiSU 2020 trouxe como slogan: "É Federal, É de Foz, É sem Fronteiras", reforçando três importantes características da Universidade: o fato de ser federal, sua localização geográfica - aproximando com a comunidade local -, e a sua vocação internacional. Para a campanha, foram selecionados estudantes de diversos cursos de graduação, que se voluntariaram como modelos. As fotos foram produzidas em diversos espaços de atividades acadêmicas, destacando as várias dimensões da universidade (bibliotecas, laboratórios, salas de aula, espaços de convivência). 

 

  1. Processo seletivo de Vagas Ociosas 2020

O processo seletivo para transferência e aproveitamento de diplomas ocorre no segundo semestre. As estratégias seguem a seguinte linha: amplo trabalho nas mídias digitais, assessoria de imprensa e também com cartazes espalhados no Terminal de ônibus de Foz do Iguaçu (TTU). A cada ano, uma nova identidade visual e um novo conceito para a campanha são desenvolvidos.

  1. Processo Seletivo Internacional (Rompe Tus Fronteras)

O slogan Rompe Tus Fronteras já é a marca do Processo de Seleção Internacional (PSI), que é direcionado a estudantes não brasileiros. A SECOM também trabalha a divulgação do processo de Seleção de Refugiados e Indígenas. Todos os anos, as diretrizes são de mobilizar os discentes da universidade para potencializar a divulgação. Nesta linha, os alunos são os atores principais das peças produzidas.

 

A SECOM também atua com campanhas específicas para a comunicação interna. Alguns exemplos: 

  1. Implantação do processo eletrônico

Durante um mês, foram veiculadas, no La Semana Unilera, conteúdos explicativos com relatos de servidores que estavam em processo avançado de implantação da ferramenta. O objetivo foi destacar o prazo de final para a implantação total do processo administrativo em meio eletrônico e como seria a migração. A divulgação foi uma parceria da SECOM e a CTIC. 

 

 

  1. Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)

Lançamento de uma série de chamadas de topo no informativo La Semana Unilera lembrando os estudantes sobre os prazos de inscrições para os Seminários da SIEPE (como o SAFOR e o SEUNI), além de outros avisos importantes, como seleção de monitores e afins. Durante a realização do evento, também são divulgadas internamente as atividades que acontecem durante a SIEPE. Exemplo de imagem:

 

  1. UNILA: Nosso Bem Comum

Campanha abrangente sobre economia de recursos e também sobre a conscientização para preservação do patrimônio público.

Saiba mais em: 

https://portal.unila.edu.br/secom/campanhas/unila-nosso-bem-comum

 

  1. Outubro Rosa e Semana do Servidor

No mês de outubro de 2019, foram feitas várias chamadas de topo para as inscrições das atividades relativas à Semana do Servidor, para atender demandas importantes da PROGEPE. Além disso, em alusão ao Outubro Rosa, foi trabalhado, em parceria com o DPVS, um conteúdo explicativo sobre os pontos mais importantes da saúde da mulher. 

 

  1. Novembro Azul

Uma nova em parceria com o DPVS trouxe conteúdo explicativo sobre os pontos mais importantes da saúde do homem. 


Para conhecer o histórico de campanhas anteriores a 2019, clique aqui.