Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (IELA) > Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA)
conteúdo

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA)

publicado 17/04/2019 19h00, última modificação 17/08/2021 14h34
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA) é uma proposta inovadora de cunho interdisciplinar que, com alicerce em pesquisas transnacionais, busca viabilizar a produção de saberes críticos, tanto em suas bases – em razão de um diversificado corpo permanente de pesquisadores –, como também no processo de circulação dos conhecimentos produzidos – resultante do movimento natural típico da zona de tríplice fronteira na qual se localiza a UNILA. Cabe sublinhar ainda a presença difusa, de caráter estrutural na UNILA, de discentes e docentes oriundos de vários países da América Latina.

Por sua implantação estratégica na UNILA, o PPG-IELA pressupõe, em seus fundamentos, uma problematização dos limites da noção de “nacional”, em favor do conceito de “comarcas culturais” transnacionais, ou mesmo em benefício da análise de semelhanças e diferenças político-econômicas ou culturais que caracterizam as diferentes regiões latino-americanas. Tais reconhecimentos valorizam a circulação de saberes em territórios definidos por biomas, cuja especificidade constitui o foco central das pesquisas.

O PPG-IELA adota uma perspectiva interdisciplinar com múltiplos instrumentos de análise, e opera com categorias de observação de situações de vida de grupos e de comunidades, bem como de temáticas inovadoras, com o objetivo de produzir um pensamento crítico com relação a problemas sociais e culturais dimensionados em termos de tempo e espaço latino-americanos.

O diálogo entre as áreas de Letras, Artes, História, Antropologia e disciplinas afins tem como objetivo a interpretação dos processos de produção e circulação de saberes, em sua articulação com as práticas e mobilidades sociais e culturais na América Latina. O PPG-IELA foca suas pesquisas nos âmbitos sociais, políticos e culturais, tendo como meta o questionamento das categorias e dos fundamentos que, tradicionalmente, têm constituído os campos do saber, buscando compreender práticas sociais que incluam as redes de memória e seus eventuais processos de transformação, fragmentação e descontinuidade.

 

Acesse a página do programa