Por Mari Kateivas, G1 PR

Unila oferece 29 graduações pelo Sisu — Foto: Unila/Divulgação

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) completou dez anos com quase 30% de alunos estrangeiros, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Dos 5.890 universitários, 1.549 deles são de 29 países diferentes. A maioria é do Paraguai, Colômbia e Peru.

A instituição também conta com estudantes do Japão, Estados Unidos, França, Nicarágua e México, segundo a Unila.

De acordo com a instituição, os cursos mais procurados pelos estrangeiros são medicina, relações internacionais e as cinco engenharias oferecidas na universidade.

A universidade completou dez anos de criação no domingo (12).

Universidade Federal da Integração Latino-Americana tem mais de 1,5 alunos estrangeiros — Foto: Unila/Divulgação

De El Salvador, José Alferez, de 34 anos, é estudante de letras da Unila. Apaixonado pelas línguas, veio para o Brasil depois de fazer um curso de português em 2015.

"Para a minha surpresa fui aceito na Unila. Sou um pouco velho, tenho agora 34 anos, e no meu país era muito difícil para alguém maior de 25 anos entrar em uma faculdade."

Segundo o universitário, poder fazer uma universidade federal no Brasil é uma experiência única.

"Quando comecei a entender melhor o projeto da Unila, vi que essa integração é maravilhosa. Não é só pela Unila, mas pela região onde a Unila fica. Sou apaixonado pelas línguas, então agora eu gostaria de ficar um pouco mais em Foz para aprender as muitas línguas que oferece a tríplice fronteira."

José também é professor voluntário de língua espanhola na Unila — Foto: José Alferez/Arquivo pessoal

Para o haitiano Stephat Pierre, estudar ciências econômicas na Unila significa poder conhecer todos os países da América Latina sem precisar viajar.

"Porque quando eu estou estudando com as pessoas da Bolívia, de Cuba, da Venezuela, do Uruguai, do Paraguai e dos demais lugares, com as culturas dessas pessoas e com a minha aproximação com eles, eu também posso conhecer esses países. Porque eu acabo conhecendo a cultura delas, a comida delas. A melhor riqueza que um país tem são as pessoas."

O universitário vai se formar daqui algumas semanas, mesmo assim, disse que não deixará de ser grato pela oportunidade que teve no Brasil.

"Quando eu estou nesse espaço, na universidade pública, eu dou o melhor de mim para poder valorizar o lugar que eu tenho. Eu sou privilegiado de poder estudar numa universidade federal."

Stephat apresentando o trabalho de conclusão de curso de ciências econômicas — Foto: Stephat Pierre/Arquivo pessoal

Educação

Atualmente, a instituição oferece 29 cursos de graduação, para mais de mais de 5 mil alunos. A Unila ainda conta com 12 cursos de mestrado e um doutorado.

Segundo a reitoria da universidade, a Unila foi criada com o objetivo de contribuir com a comunidade, principalmente latino-americana, por meio da educação.

A instituição ainda tem o compromisso com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região. Cerca 2,4 mil estudantes da universidade são de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná.

Segundo a universidade, o processo seletivo para estudantes brasileiros ocorre uma vez por ano, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apenas o curso de música tem processo seletivo próprio, mas também depende da nota do Enem.

Para os estudantes não brasileiros, a seleção é realizada uma vez por ano, através do Processo Seletivo Internacional.

Mais de 2,4 mil estudantes da Unila são de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná — Foto: Unila/Divulgação

Comemoração

O aniversário da instituição foi comemorado com o lançamento da pedra fundamental da construção de dois blocos de salas de aula, nesta segunda-feira (13).

Segundo a universidade, a construção do câmpus da Unila significa que a instituição deixará de pagar aluguel, por isso, é um avanço na história da universidade. A expectativa é de que o prédio fique pronto em 2021.

Lançamento de pedra fundamental marcou O início das obras do câmpus da Unila, em Foz do Iguaçu — Foto: Unila/Divulgação

Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.