Região de fronteira é tema de lançamento de dois novos livros

Obras serão apresentadas ao público na terça-feira (13), durante evento transmitido via internet.

Apoie! Siga-nos no Google News

A fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina é, cada vez mais, tema de estudos no meio acadêmico. Na terça-feira (13), dois novos livros, organizados por professores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), serão apresentados ao público (Imagem: Marcos Labanca).

Júlio Moreira da Silveira (Unila) e Lavínia Raquel Martins de Martins (Unioeste) são os coordenadores das duas obras, intituladas “A Tríplice Fronteira: desenvolvimento, identidades e conflitos territoriais” e “Integração Regional: as Américas e o Mercosul”.

Os capítulos de cada livro têm como base trabalhos apresentados no 17º Congresso Internacional sobre Integração Regional, Fronteiras e Globalização no Continente Americano, sediado em Foz do Iguaçu, em outubro de 2019.

Imagem: Divulgação.

A participação no lançamento é aberta, sem necessidade de inscrição. A transmissão será pela plataforma Zoom, no endereço http://bit.ly/3wu3wpw. O início está marcado para as 19h, tendo como convidado especial o professor Juan Manuel Sandoval, do Instituto Nacional de Antropologia e História do México.

Entre os temas abordados estão questões locais de repercussão global, como migrações, voos internacionais, gestões municipais na fronteira, direitos humanos e sexualidade no Mercosul, infraestrutura portuária, feiras gastronômicas, trabalho informal, plurilinguismo nas escolas, turismo e desenvolvimento local, cooperação em segurança pública e mobilidade das comunidades indígenas.

Na semana passada, um outro livro, “Além dos limites: a Tríplice Fronteira nas relações internacionais contemporâneas”, de Micael Alvino da Silva (Unila) e Isabelle Christine Somma de Castro (USP), foi publicado pela editora Alameda. Os exemplares estão à venda na Kunda Livraria, no centro de Foz do Iguaçu.