Preço dos produtos da cesta básica caíram 0,99% em outubro, em Foz

Foto: Assessoria

O Índice de Preços ao Consumidor de Foz do Iguaçu (IPC-Foz) referente aos produtos da cesta básica apresentou pequena redução de 0,99% no mês de outubro. Entre os itens com maior variação negativa destacam-se os pescados, com queda de 15,8% e os tubérculos, raízes e legumes, com diminuição de 14,6%.

O preço da cenoura continua em queda devido à elevada oferta e produtividade do setor. A redução nos preços chegou a 24,6% no período. Já a cebola apresentou queda de 31,2% em outubro. A principal causa, de acordo com o boletim, foi a menor qualidade do bulbo no período de final de safra.

Se está mais barato comprar tubérculos e raízes, o consumidor deve ficar atento com o preço das frutas que, em média, aumentou 6,35% com relação ao mês de setembro. A grande vilã do mês foi a melancia que, nos pontos de venda de Foz do Iguaçu, ficou 41,6% mais cara. Os consumidores podem optar por comprar banana-maçã (-5,2%), banana-caturra (-4,6%) e laranja (-1,8%).

O preço das carnes em geral aumentou 2% no período, destacando-se a alta nos preços da costela, de 10,6%, e da carne de porco com elevação de 10,3%. O patinho e o peito bovino estão, respectivamente, 3,8% e 2,9% mais caros. Os cortes de carne com queda nos preços no período foram a paleta (-9,8%), músculo (-5,2%) e coxão mole (-5%). Entre as aves e ovos, o preço do frango inteiro aumentou 2,4% e os ovos apresentou um pequeno aumento de 0,56%.