Por Gilvana Giombelli, g1 PR — Foz do Iguaçu

Unila convoca voluntários para participar de pesquisa

Pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) buscam 65 voluntários com diagnóstico de Alzheimer para teste de um medicamento a base de cannabis. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja critérios mais abaixo.

O objetivo do ensaio clínico, segundo os pesquisadores, é avaliar a eficácia de baixas doses de cannabis na Doença de Alzheimer. Para isso serão selecionados pacientes com estágio leve/moderado da doença que farão uso ou de cannabis ou de um placebo.

Entenda o estudo com cannabis da Unila usado no tratamento de Parkinson de Eduardo Suplicy (PT) — Foto: Laboratório Cannabis Unila

O ensaio clínico terá duração de seis meses e os pacientes serão avaliados mensalmente no campus da Unila, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

O responsável técnico do estudo médico Elton Gomes da Silva, que é neurologista e professor da Unila. Além dele, a equipe também conta com outros profissionais da saúde e pesquisadores, que avaliarão esses pacientes para assegurar a eficácia do tratamento e monitoramento de segurança.

A participação do estudo não implicará em nenhum custo, porém não terá qualquer tipo de remuneração, segundo a Unila. O estudo será realizado em Foz do Iguaçu, e é de responsabilidade do cuidador/responsável a locomoção do paciente até a cidade.