Alunos constroem ponte feita de macarrão em desafio acadêmico
Alunos foram desafiados a construir pontes treliçadas feitas apenas de macarrão e cola que suportassem, no mínimo, um peso de 5 kg sem quebrar. Essa foi a proposta da terceira edição de um concurso promovido pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) na sexta-feira (22) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Conforme explica Ulisses Guadalupe, coordenador do projeto, um espaguete sozinho seria muito frágil. Porém, com a união de várias unidades, a estrutura fica mais rígida. Veja, abaixo, as regras do concurso.
Participaram da competição estudantes de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Biociência da universidade, além de alunos de ensino médio técnico.
Ganhava quem fizesse a estrutura que suportasse o maior peso.
Os vencedores foram estudantes do ensino médio técnico em Informática do Sesc/Senac, que construíram uma ponte que suportou 6 kg. A produção levou menos de oito horas e foi a segunda tentativa do grupo. Na primeira, a estrutura quebrou.
Na edição anterior do concurso, realizada em 2019, antes da pandemia, a ponte da equipe vencedora suportou uma carga de 27,5 kg.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/A/t/wUn3HFQyKEVAXWRBP3BQ/captura-de-tela-2023-09-23-112738.png)
Alunos são desafiados a construir pontes feitas apenas com macarrão e cola — Foto: Reprodução/RPC
Regras para a ponte de macarrão
As regras do Concurso de Pontes de Macarrão da Unila exigem que as pontes tenham um vão livre entre 1 metro e 1 metro e 10 centímetros. A altura pode chegar a até 50 centímetros e ela deve pesar até 10 quilos.
A estrutura precisa suportar pelo menos 5 kg. A medição é feita com a colocação de um balde no meio da estrutura. A partir dos 5 kg, o peso colocado no balde vai aumentando e vence o grupo cuja ponte suportar a maior carga com o menor peso da estrutura.
Alunos são desafiados a construir pontes feitas apenas com macarrão e cola — Foto: Reprodução/RPC
LEIA TAMBÉM:
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
- 📱 Leia mais em g1 Oeste e Sudoeste.
- 📱 Participe da comunidade do g1 Paraná no WhatsApp e no Telegram.