Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Visita institucional à Colômbia
conteúdo

Institucional

Visita institucional à Colômbia

Entre os dias 10 e 15 de novembro, o vice-reitor da UNILA, professor Luis Evelio Garcia Acevedo, esteve em missão internacional na Colômbia. Na ocasião, participou de reuniões da UDUAL e também se reuniu com representantes do governo colombiano.
publicado: 01/12/2022 10h54, última modificação: 01/12/2022 11h24

Entre os dias 10 e 15 de novembro, o vice-reitor da UNILA, professor Luis Evelio Garcia Acevedo, realizou uma missão internacional na cidade de Bogotá, na Colômbia, para participar de reuniões da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL) – maior e mais antiga rede de instituições de ensino superior do continente e um importante parceiro da UNILA nos processos de integração regional. Durante o período, o vice-reitor participou da 21ª Assembleia Geral e 7ª Assembleia Geral Extraordinária da UDUAL, cujo foco foi a composição da nova diretoria da rede. Na reunião, foi aprovada a alteração do nome da instituição, que passará a se chamar UDUALC, incluindo o Caribe à sigla.

A missão internacional também teve o objetivo de estabelecer uma aproximação com o governo colombiano. Em reunião com senadores, Acevedo apresentou a Universidade com o intuito de atrair novos estudantes e de angariar apoio na busca de recursos para a manutenção dos discentes colombianos na UNILA. Já em um encontro com representantes do Ministério da Educação daquele país, o foco foi a retomada dos processos de validação de diplomas da UNILA, em continuidade aos trabalhos já iniciados com outros governos latino-americanos, para a construção de pontos relacionados à dupla titulação.

O professor Luis Evelio destaca os principais resultados desta missão internacional. “Aproximação efetiva das diretivas e dos membros da UDUAL, colocando em perspectiva uma atuação conjunta mais próxima, haja vista a afinidade da missão da UNILA com os objetivos da rede. Contato próximo com a Universidade Nacional da Colômbia, com quem já tinham sido realizadas aproximações visando à dupla titulação no período pré-pandêmico. Em companhia do professor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor da UTFPR, foi apresentada a proposta informal para a realização da próxima assembleia da UDUAL no Brasil, neste caso, sediada na UTFPR, em Curitiba. Também foi dado um primeiro passo de aproximação com representantes do legislativo da Colômbia, conseguindo uma sensibilização da relevância e oportunidade que a UNILA oferece para os jovens colombianos. Cumpriu-se agenda continuada com o Ministério de Educação da Colômbia, na busca de facilitação do processo de revalidação dos títulos dos egressos da UNILA. Houve, ainda, disponibilização de colaboração técnica e do projeto do Edifício Aulas de Ciências - Gloria Amparo Galeano, caso a UNILA decida por edificar uma versão adaptada do prédio no seu campus”.