Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > UNILA passa a coordenar Regional Sul do Fonaprace

UNILA passa a coordenar Regional Sul do Fonaprace

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis busca fortalecer ações nos níveis nacional e regional
publicado: 30/10/2020 15h38, última modificação: 30/10/2020 17h03

A UNILA assumiu, para a gestão 2020/2021, a coordenação da Regional Sul do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) – colegiado vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A coordenação foi definida durante a última reunião do Fórum.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UNILA, Jorgelina Tallei, "esta é uma oportunidade muito importante para fortalecer as políticas de assistência estudantil e garantir aquilo que acreditamos: a permanência do estudante, em todos os aspectos: pedagógico, social e acadêmico. É fundamental fortalecer a luta do Fonaprace na garantia de uma universidade pública, de qualidade e democrática e plural. Desde 2019, assumimos como eixos o fortalecimento de ações pedagógicas, sociais e de saúde. Com certeza, o diálogo e debate no espaço como o Fonaprace nos fortalece no caminho de construção de uma política de assistência estudantil mais inclusiva. Nosso tempo nos exige coragem”.

Também faz parte da coordenação da Regional Sul o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Clayton Hillig, como vice-coordenador.

O Fonaprace

Criado em outubro de 1987, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) congrega pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil.

Tem por objetivos:

• formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em níveis regional e nacional;
  • assessorar permanentemente a Andifes;
  • participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém;
  • promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência, realizar congressos, conferências, seminários e eventos assemelhados.