Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Agenda em Brasília
conteúdo

Institucional

Agenda em Brasília

Reitor e o vice-reitor reuniram-se com representantes do Ministério da Educação e deputados federais da bancada paranaense
publicado: 09/10/2019 16h11, última modificação: 09/10/2019 17h21

Na última semana, o reitor Gleisson Brito e o vice-reitor Luis Evelio estiveram em Brasília, em reunião com representantes do Ministério da Educação e deputados federais da bancada paranaense. Os encontros tiveram como objetivo buscar recursos financeiros para infraestrutura e reforçar o pedido das vagas docentes para os 12 cursos da UNILA abertos em 2015.

A agenda no legislativo envolveu a visita aos gabinetes dos deputados federais do Paraná, para fornecer informações sobre a Universidade, o Plano de Edificações, recentemente aprovado no CONSUN, e um pedido conjunto de emenda parlamentar de bancada. Esse documento une pedidos das quatro instituições federais de ensino superior paranaenses (UNILA, UFPR, UTFPR e IFPR). Além disso, foi realizado um encontro para apresentação da UNILA, no qual deputados e assessores tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes a Universidade, seus números e indicadores, bem como a proposta de infraestrutura pleiteada através de emenda parlamentar.

No Ministério da Educação, os professores conversaram com o coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das IFES, Weber Gomes de Sousa, reforçando os pedidos de recursos de investimento oficiados em julho, com o objetivo de finalizar a construção da segunda etapa do alojamento estudantil e, também, para a continuidade das edificações aprovadas no CONSUN.

Além da infraestrutura, reitor e vice-reitor apontaram, ao coordenador-geral de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, Webster Cassiano, a crítica situação dos cursos mais recentes da UNILA, por conta da falta de professores efetivos. Em resposta aos questionamentos, Cassiano manifestou ciência da situação relatada e explicou que o preenchimento dessa necessidade de vagas docentes depende da ampliação do banco de vagas do MEC, que é um procedimento complexo, dependente de aprovação do Congresso Nacional. Apesar de não vislumbrar uma solução imediata, ele afirmou que estão sendo realizadas ações concretas dentro da sua pasta, que podem ter resultados no próximo ano.

As atividades realizadas em Brasília, em parceria com as outras instituições de ensino superior do Paraná, contribuem para o fortalecimento dos vínculos institucionais das universidades e reforçam as necessidades específicas de cada instituição com as representações do MEC e com a bancada de deputados federais do Paraná.