Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Ações da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico

Ações da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico

Em 2020 e 2021, a SACT realizou mudanças e adaptações nos fluxos de trabalho para trazer segurança para toda a comunidade acadêmica.
publicado: 01/06/2022 16h41, última modificação: 01/06/2022 16h41

Os últimos dois anos foram de muito trabalho e resiliência para a equipe da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT), um dos primeiros setores a retornar às atividades presenciais, ainda em agosto de 2020. Foram necessárias mudanças e adaptações nos fluxos de trabalho para trazer segurança para toda a comunidade acadêmica, como a implementação de medidas individuais e coletivas nas dependências dos laboratórios. O trabalho de sinalização dos espaços e a elaboração do Plano de Retorno dos Laboratórios para minimizar o risco de contágio da Covid-19 são exemplos disso.

Como ferramenta adicional de higienização, o setor fez uso da luz ultravioleta tipo C (UV-C), que age no DNA ou RNA da célula impedindo a multiplicação/replicação do microrganismo. Para isso, a equipe de técnicos de laboratório construiu torres de desinfecção com luz UV-C, utilizando material reaproveitado, para auxiliar na higiene do ambiente. A mesma tecnologia foi utilizada em armários com luz UV-C, para os materiais que não poderiam ser higienizados com álcool.

Armários com luz UV-C.

Além disso, foram instaladas barreiras de acrílico em bancadas ou próximo a equipamentos laboratoriais.

No campo acadêmico, por exemplo, foram atendidas 14 disciplinas práticas na Unidade Jardim Universitário, envolvendo 750 usuários.

Ainda em 2020, a SACT investiu mais de R$ 2,1 milhões na aquisição de materiais e equipamentos e na contratação de serviços especializados para manutenção dos 130 espaços de laboratório sob sua gestão. Naquele ano, a Secretaria também prestou apoio na execução do Projeto Institucional da UNILA para o Enfrentamento do Coronavírus (Termos de Execução Descentralizada - TED 9241, no valor de R$ 834 mil, e 9794, no valor de R$ 332 mil).

O primeiro TED consistiu em apoiar nove ações de enfrentamento do novo coronavírus (Sars-Cov-2), coordenadas por servidores da UNILA. Entre elas, destaca-se a produção de 5.492 litros de álcool glicerinado 80%, sendo que parte dessa produção foi doada para a comunidade e para a Aldeia Indígena Ocoy, e outra parte foi distribuída dentro da própria Universidade. Outra importante ação foi a parceria com o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, a qual possibilitou a realização de mais de 44.700 exames de diagnóstico de Covid-19 por identificação molecular por RT-qPCR. Além disso, graças a essa parceria, o município de Foz do Iguaçu foi um dos primeiros do interior do Paraná a iniciar o diagnóstico por RT-qPCR.

Já em 2021, o valor de investimento da SACT foi de R$ 1,490 milhão, sendo R$ 1,361 milhão utilizado na aquisição de materiais de consumo, reagentes e equipamentos e na contratação de serviços especializados; e R$ 129 mil usados na execução do Projeto “Ampliação da capacidade de testagem Sars-Cov-2 como estratégia de controle da pandemia de Covid-19 no Estado do Paraná” (Convênio 004/2021 entre UNILA e Superintendência-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI).

Também foi realizada a adequação da sala L15, da Unidade Jardim Universitário, para instalação do Espectrômetro de Absorção Atômica, da marca PerkinElmer, equipamento adquirido com recurso Finep, em 2017, no valor de R$ 208 mil, e que faz parte do parque tecnológico da instituição. O espaço recebeu tubulação de gases analíticos e sistema de exaustão especial. No momento, a SACT aguarda o agendamento com o fornecedor para finalizar a instalação oficial e o devido treinamento. A espectrometria de absorção atômica é uma técnica para determinações multielementares, uma das mais utilizadas na determinação de elementos em baixas concentrações presentes em uma amostra, seja líquida, sólida, em suspensão ou até mesmo gasosa, e também em estudos de especiação.

Dando sequência aos semestres letivos em 2021, ocorreram disciplinas presenciais, que movimentaram em média 1.850 usuários. Foram atendidas 20 disciplinas dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina e Biotecnologia, no Jardim Universitário; e 15 disciplinas dos cursos de Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia Química, Engenharia de Energia, Licenciatura em Química e Ciências da Natureza, no PTI.