conteúdo

Perguntas frequentes

publicado 05/08/2022 09h32, última modificação 08/09/2022 10h44
Enade 2022

Quem deve ser inscrito no Enade em 2022?

 

Conforme a Portaria MEC nº 41, de 20 de janeiro de 2022, e o Edital Inep nº 51 de 24 de junho de 2022, deverão ser inscritos pelos Coordenadores de Cursos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Administração Pública e Políticas Públicas; Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento; Relações Internacionais e Integração e Serviço Social que atenderam aos critérios de habilitação:

- Estudantes Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do Enade, que estejam devidamente matriculados e que tenham de 0% (zero por cento) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação das inscrições (31/08/2022).

- Estudantes Concluintes dos cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2023.

 

Quem está dispensado da realização do Enade 2022?

Conforme a Portaria MEC nº 41, de 20 de janeiro de 2022, e o Edital Inep nº 51 de 24 de junho de 2022, dentre os estudantes inscritos no Enade 2022, apenas os estudantes ingressantes estão dispensados da realização do Enade.

O estudante concluinte que responder ao Questionário do Estudante e não realizar a prova, poderá solicitar dispensa da realização da prova, desde que seguidos os critérios de solicitação de dispensa previstos no Anexo III do Edital Inep nº 51/2022. No entanto, só terá sua situação regularizada perante o Enade 2022 em caso de deferimento pelo Inep.

 

Estudante com matrícula trancada deve ser inscrito e fazer a prova do Enade?

O estudante habilitado como ingressante ou concluinte que estiver vinculado ao curso de graduação, independente da sua situação de matrícula (ativa, trancada ou afastado da Universidade), deverá ser inscrito no Enade 2022. Todos os estudantes concluintes que encontram-se nessas condições deverão preencher o cadastro, responder o Questionário do Estudante e fazer a prova.

 

Estudantes Inscritos

Os estudantes ingressantes e concluintes habilitados serão inscritos pelos Coordenadores de Curso até o dia 08 de agosto de 2022.

Estudantes ingressantes inscritos estão dispensados do preenchimento do cadastro e Questionário do Estudante, assim como da realização da prova.

Estudantes concluintes inscritos deverão realizar o preenchimento de seu cadastro e do Questionário do Estudante no Sistema Enade 2022, estando convocados a realizar a prova no dia 27 de novembro.

Os estudantes inscritos serão notificados pela Coordenação de Curso através do seu e-mail institucional da UNILA.

 

De quem é a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), por ação direta do Coordenador do Curso.

 

Como faço meu cadastro no Sistema Enade 2022?

Antes de preencher o cadastro, os estudantes concluintes deverão tomar ciência dos documentos normativos do Enade 2022. O cadastro deverá ser preenchido de 06 de julho a 26 de novembro de 2022. Não deixe para a última hora!

O endereço de e-mail informado no cadastro pelo estudante é único, não sendo permitida a utilização de um mesmo endereço de e-mail por outro estudante. O Inep utilizará o e-mail e/ou o número de celular cadastrado para enviar aos estudantes informações relativas ao Exame.

O estudante deverá verificar se o cadastro foi concluído com sucesso e manter sob sua guarda a senha, indispensável para o acompanhamento do processo, para a consulta e a impressão do local de prova e para a obtenção dos resultados individuais no Exame.

 

Preciso preencher o Questionário do Estudante?

 Apenas os estudantes concluintes inscritos no Enade 2022 deverão preencher o Questionário do Estudante, disponibilizado pelo Inep/MEC, de 01 de setembro a 23 de novembro de 2022.

O estudante concluinte inscrito que não preencher o Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade.

O Questionário tem caráter obrigatório e é um instrumento destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes do ensino superior e o contexto de seus processos formativos.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova.

 

Posso solicitar Atendimento Especializado?

O Inep assegurará Atendimento Especializado aos que requererem e comprovarem sua necessidade. O estudante que necessitar de Atendimento Especializado deverá, no período estabelecido que vai de 01 a 08 de setembro informar a condição que motiva a solicitação de atendimento no sistema Enade, de acordo com as opções descritas no Edital 51/2022.

 

Posso solicitar Atendimento pelo Nome Social?

O/A estudante que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero que, após realizar seu cadastro, desejar Atendimento pelo Nome Social, poderá solicitá-lo de 01 a 08 de setembro de 2022, pelo Sistema Enade, desde que disponha de documentos comprobatórios da condição que motiva a solicitação de atendimento, conforme previsto no item 11.7 do Edital Inep nº 51/2022.

 

Posso escolher o Curso para participar no Exame em caso de dupla graduação?

 

Os estudantes habilitados inscritos, que forem concluintes de mais de um curso de graduação deverão indicar de 01 a 16 de setembro de 2022, o curso para o preenchimento do Questionário do Estudante e para a realização da prova, nos termos do item 1.3 do Edital.

Na ausência de indicação de curso para o recebimento da prova no local de aplicação no período estabelecido, essa indicação deverá ocorrer antes do preenchimento do Questionário do Estudante, cabendo ao estudante escolher a prova equivalente ao curso de preenchimento do Questionário do Estudante no local de aplicação do Enade 2022.