teste-01.list

Suellen Mayara Peres de Oliveira

Eu sou graduada, mestre e doutora em História, atuo como professora universitária no curso de Relações Internacionais e Integração na UNILA. Sou Co-fundadora do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, grupo de ensino-pesquisa e ação comunitária na região da triplice fronteira, Brasil, Paraguai e Argentina .Trabalho com a metodologia ativas e PAP, pessoas que aprendem participando. Atuo como professora e pesquisadora na área de História das Relações Internacionais, Educação Ambiental , Paradiplomacia e Cenários Prospectivos. Palestrante nos temas de metodologias ativas no Ensino Superior e Fundamental, Educação Ambiental, Círculos Restaurativos e Empatia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6370995822676817 (19/09/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Integração Latino-Americana. ACS Hidrelétrica Itaipu Jardim Itaipu 85856970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil Telefone: (45) 35767 URL da Homepage: www.unila.ufpr.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. VOCACAO DE SEMENTE: ESTUDO SOBRE A TRAJETORIA DE VIDA DE MOEMA VIEZZER
      Descrição: O projeto de pesquisa investiga a trajetória de vida de Moema Libera Viezzer, educadora popular, ecofeminista reconhecida pela facilitação internacional dos encontros que deram origem ao Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e a Carta da Terra. A biografia de Moema revela saberes e práticas dos grupos e movimentos sociais com quem ela trabalhou durante o exílio na década de 1970, como também no retorno ao Brasil no período da redemocratização, através da Rede Mulher de Educação. A metodologia da pesquisa será a história oral e pesquisa etnográfica participante. Espera-se que os depoimentos recolhidos sobre seu percurso de vida revele as redes de solidariedade entre os intelectuais latino-americanos, os movimentos sociais e as técnicas educativas criadas e praticadas por Moema ao longo de seus quase cinquenta anos trabalhando com grupos através do método da inteligência coletiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suellen Mayara Péres de Oliveira - Coordenador / Luciana Ribeiro - Integrante / Ana Cristina Ferreira - Integrante.
      Membro: Suellen Mayara Peres de Oliveira.
    2. 2016-Atual. FRONTEIRAS ENTRE O LIXO: AS NARRATIVAS DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLAVEIS SOBRE A REGIAO TRINACIONAL
      Descrição: O projeto apresentado propõe o estudo das narrativas dos trabalhadores e trabalhadoras de materiais recicláveis sobre a região da fronteira trinacional. A finalidade é investigar os conceitos e as identidades do grupo focal sobre os processos de integração regional, para valorizar as memórias de trabalhadores que constituem a parcela mais pobre da região e ao mesmo tempo contribuir para os estudos da integração social no Mercosul. A metodologia aplicada para a pesquisa será multidisciplinar com técnicas combinadas da história oral e da etnografia participante. Espera-se que através da pesquisa o repertório de significados e conceitos culturais da integração regional possa construir um campo de estudos decoloniais das Relações Internacionais, o qual estará comprometido com as relações antes do internacional, desse modo as vozes silenciadas pelo mainstream da disciplina poderão contribuir, ainda que epistemologicamente, para a concretização de um processo de integração mais social e não somente econômico na América Latina, especialmente no Mercosul. O projeto tem financiamento interno da UNILA e uma bolsa da fundação Araucária. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Suellen Mayara Péres de Oliveira - Coordenador / Petterson Gherlandi - Integrante / Leo Valdez - Integrante.
      Membro: Suellen Mayara Peres de Oliveira.
    3. 2014-Atual. SENTINELAS DA FRONTEIRA: NOTAS SOBRE O PAPEL DOS REPRESENTANTES DIPLOMATICOS NA FRONTEIRA PLATINA (1828-1852)
      Descrição: O projeto de pesquisa investiga as práticas dos representantes diplomáticos do Império do Brasil, das Repúblicas Unidas do Rio da Prata e da República Oriental do Uruguai que atuaram na região platina entre os anos de 1828-1852. A análise da atuação das práticas diplomáticas revela as identidades mistas que se configuraram na fronteira e o circuito migrante entre as regiões. Através da abordagem contextualista aparece à cena: os conceitos, as táticas e as estratégias que estabeleceram os construtores dos Estados brasileiros, uruguaios e argentinos para controlar o trânsito migrante, como também uma leitura a contrapelo das fontes revela projetos políticos alternativos e hábitos culturais da fronteira que não poderiam pertencer às identidades nacionais legitimadas pelas narrativas oficiais dos estados fronteiriços. A pesquisa está baseada na hipótese de que os diplomatas que atuaram na região de fronteira fizeram parte da política de diferenças que acompanha o processo de construção do Estado-Nação, tornando a fronteira o espaço consagrado das diferenças culturais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Suellen Mayara Péres de Oliveira - Coordenador / Fernanda Silva de Morais - Integrante / Fhrans Sales Gonçalves Alves - Integrante / Icaro de Lima Barroso Cavalcanti - Integrante / Franc Remy Pierres - Integrante / Roldy Julien - Integrante.
      Membro: Suellen Mayara Peres de Oliveira.
    4. 2010-2014. A querela de clio e o exilio dos rioplatenses no Brasil (1829-1852)
      Descrição: Esse projeto integra a pesquisa de doutorado, cuja temática investiga a experiência dos exilados rioplatenses, que se opuseram ao general Juan Manuel de Rosas entre 1829-1852. As vivências desses proscritos no Rio de Janeiro tangenciava as questões de representação política na região do Prata. Como a maioria deles fosse letrada, puseram seus projetos políticos a correr na corte, fazendo veicular manuscritos, poesias e panfletos de história ?contemporânea? da região do Prata. Investigar essa relação é objetivo principal da pesquisa, porque as possibilidades de integração e desintegração do Império do Brasil à história platina foram elaboradas pelos rioplatenses de diversas maneiras; ora dentro de uma oposição entre suas culturas, ora de aproximação. Conseqüentemente, esse jogo de representações culturais sugere uma agenda de investigação sobre a observação do outro como olhar no espelho, e do ser estrangeiro em tempos de guerra e definição das fronteiras nacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suellen Mayara Péres de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Suellen Mayara Peres de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. 2º Lugar geral categoria sustentabilidade Innovacities projeto Desafio Lixo Zero, ABIPIR e Fundetec.. 2018.
      Membro: Suellen Mayara Péres de Oliveira.
    2. 1º Lugar do 2º concurso de Iniciação Científica em Relações Internacionais com o temaSENTINELAS DA FRONTEIRA: NOTAS SOBRE O PAPEL DOS REPRESENTANTES DIPLOMÁTICOS NA FRONTEIRA PLATINA, Associação Brasileira de Relações Internacionais.. 2018.
      Membro: Suellen Mayara Péres de Oliveira.
    3. 2º Lugar prêmio de Iniciação Científica Fronteiras entre o lixo: as narrativas dos trabalhadores de materiais recicláveis sobre a região trinacional, UNILA/ SEUNI.. 2018.
      Membro: Suellen Mayara Péres de Oliveira.
    4. Rio Branco excelência em Ensino, Centros Acadêmicos de Relações Internaciaonais do Rio de Janeiro.. 2013.
      Membro: Suellen Mayara Péres de Oliveira.
    5. Aprovada em 2º lugar no concurso para professor assistente em História das Relações Internacionais na UNILA dou 19/12/2012, UNILA.. 2012.
      Membro: Suellen Mayara Péres de Oliveira.
    6. Aprovada em segundo lugar no concurso professor assistente de História da América Colonial, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.. 2010.
      Membro: Suellen Mayara Péres de Oliveira.
    7. PRÊMIO SIC MELHOR TRABALHO DA ÁREA DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO.. 2007.
      Membro: Suellen Mayara Péres de Oliveira.
    8. Destaque do curso em licenciatura em História., UFOP.. 2007.
      Membro: Suellen Mayara Péres de Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (56)
    1. Seminário Regional Mercosur Políticas Sociales en fronteras con enfoque en inc inclusión socio-produtiva.Experiências de extensión y articulación transfronteriza. 2019. (Seminário).
    2. 4º Seminário de Relações Internacionais.As metodologias ativas de ensino e a promoção de acolhimento na universidade federal da integração latino-americana,. 2018. (Seminário).
    3. 4º Seminário de Relações Internacionais.Ao redor de um mito: mulheres governantes e o nascimento do sistema internacional moderno. 2018. (Seminário).
    4. 4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais.. 2013. (Encontro).
    5. 6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia O giro linguistico e a historiografia: balanços e perspectivas.Cenas contemporâneas no século XIX? O poema manifesto de Alejandro Magariños y Cervantes para explicar a História de Montevidéu. 2012. (Seminário).
    6. Fórum Regional de Relações Internacionais Sudeste: A importância da paradiplomacia dos entes subnacionais na Política Internacional.O bolivarianismo e as instituições de cooperação sulamericanas UNASUL MERCOSUL.. 2012. (Simpósio).
    7. Jornada de Estudos históricos Manoel Salgado Guimarães.Interrogações sobre identidade e exílio: o papel ca comissão dos rgentinos exilados em Montevidéu1839. 2012. (Encontro).
    8. Seminário Internacional "Barão do Rio Branco ? 100 anos de memória". 2012. (Seminário).
    9. VII Semana de história política.O jogo diplomático do Império do Brasil nas margens do Rio da Prata. 2012. (Seminário).
    10. X Encontro da ANPHLAC.?Interrogações sobre identidade e exílio: o papel da comissão dos argentinos exilados em Montevidéu, 1839?. 2012. (Seminário).
    11. ? 5º. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia história intelectual..Montevidéu, a nova tróia? Gêneros em disputa nos projetos de escrita da história da região do Prata (1839-1851).. 2011. (Seminário).
    12. ? VI Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e Cultura e Política e Sociedade..Por uma poesia do passado : a releitura dos gêneros antigos na escrita da história da região do Prata (1843-1852).. 2011. (Seminário).
    13. 3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais: Governança Global e Novos Atores. 2011. (Encontro).
    14. Encontros com o RI.Relações entre Brasil e Angola. 2011. (Encontro).
    15. Encontros com o RI.Conflitos no Oriente Médio: Crise ou Revolução?. 2011. (Encontro).
    16. Instruir, deleitar e mover:o ensino de história e Manoel Salgado. 2011. (Encontro).
    17. VIII Simpósio de História Estado, Poder e Violência.?A Confederação argentina e a pátria distante: apontamentos sobre a partida dos emigrados rioplatenses (1828-1842)?. 2011. (Simpósio).
    18. VI Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS Manoel Salgado.Apresentação: Montevidéu, a nova tróia? Gêneros em disputa nos projetos de escrita da história da região do Prata (1839-1851).. 2011. (Encontro).
    19. XXVI Simpósio Nacional de História ?ANPUH 50 ANOS?.?A Confederação argentina e a pátria distante: apontamentos sobre a partida dos emigrados rioplatenses (1828-1842)?,. 2011. (Simpósio).
    20. 2º Simpósio do Grêmio de História da Escola Naval.Em busca das origens: as narrativas da Revolução de Maio dos exilados rioplatenses no Brasil(1842-1846). 2010. (Simpósio).
    21. 4º Seminário Naional de História da Historiografia.A querela de Clio na região do Prata e o Brasil. 2010. (Seminário).
    22. III Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Historiografia e instituições - caminhos possíveis.Tensões e diálogos da escrita da história nos Institutos Históricos e Geográficos(1838-1852). 2010. (Seminário).
    23. III Simpósio Impérios e Lugares do Brasil. Itinerários da pesquisa histórica: metódos, fontes e caminhos temáticos..Da busca pela origem à coleção ultramarina: o curioso roteiro de pesquisa dos. 2010. (Simpósio).
    24. VIII Congresso de História da Região dos Lagos. Da busca pela origem à coleção ultramarina: o curioso roteiro de pesquisa dos rioplatenses na Real Biblioteca da corte do Rio de Janeiro (1842-1846). 2010. (Congresso).
    25. V Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Ser estrangeiro em sua própria cultura ? Notas sobre o exílio dos rioplatenses e a passagem pelo Brasil(1829-1850). 2010. (Seminário).
    26. V SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA/ II SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA E CULTURA, POLÍTICA E SOCIEDADE.A Querela de Clio na região do Prata e a circulação de panfletos no Brasil(1838-1852). 2010. (Seminário).
    27. XIV Encontro Regional de História da Anpuh-rio: Memória e Patrimônio.Da busca pela origem à coleção ultramarina: o curioso roteiro de pesquisa dos rioplatenses na Real Biblioteca da corte do Rio de Janeiro (1842-1846). 2010. (Encontro).
    28. 3 Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?.Com talento e com vigor: a escrita da história da região do Prata em tempos de guerra. 2009. (Seminário).
    29. II Seminário Internacional do CEO PRONEX. 2009. (Seminário).
    30. IV Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS..Correspondentes inusitados? Os sócios rioplatenses e o IHGB (1838-1860). 2009. (Encontro).
    31. XXV Simposio Nacional de Historia.A querela em torno de clio na região do Prata: O Instituto Histórico e Geográfico Nacional. 2009. (Simpósio).
    32. Diálogos e Aproximações.Da cordialidade entre vizinhos: os sócios platinos no IHGB. 2008. (Seminário).
    33. II Seminário nacional de História da Historiografia.Uma república coroada? o império na visão dos sócios platenses do IHGB. 2008. (Seminário).
    34. I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder.Correspondentes inusitados: Os Institutos Históricos e Geográficos da Região do Prata e o IHGB (1838-1860). 2008. (Seminário).
    35. XIII Encontro de História da Anpuh-RJ.Distinções complementares: as representaçoes identitarias nos Institutos historicos e geográficos americanos. 2008. (Encontro).
    36. XVI Encontro regional de História.A prática epistolar dos sócios do IHGB e seus correspondentes platinos(1838-1860). 2008. (Encontro).
    37. Introdução à historiografia da Ciência. 2007. (Seminário).
    38. I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil: Território, Conflito e Identidade. 2007. (Simpósio).
    39. I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil : Território, Conflito e Identidade. 2007. (Simpósio).
    40. Seminário do Centro de Memória da Educação Física:" Pesquisa Histórica: construindo caminhos metodológicos.Sobre saberes e práticas dos cirurgiões setecentistas: percursos para história do Corpo. 2007. (Seminário).
    41. Seminário Nacional de História da Historiografia.Sobre passado, apologia e "doença" as crônicas historuigráficas de Sérgio Buarque de Holanda. 2007. (Seminário).
    42. XV Seminário de iniciação cientifica da Ufop.Saberes e praticas dos cirurgioes: um estudo sobre os cuidados corporais na comarca de Vila Rica. 2007. (Seminário).
    43. XXIV Simpósio Nacional de História História e Multidisciplinaridade: terrítórios e deslocamentos.Saberes e práticas dos cirurgiões: um estudo sobre os cuidados corporais na comarca de Vila Rica. 2007. (Simpósio).
    44. I Seminário de História do ICHS- Caminhos da Historiografia Brasileira Comtemporânea.Capela Santo Antônio: Diálogos entre História e Arqueologia. 2006. (Seminário).
    45. I Simpósio - Estado, Região e Sociedade. 2006. (Simpósio).
    46. Oficina Literrária- Romance, Conto, Crônica, Memória, Biografia e Literatura, infantil e juvenil. 2006. (Oficina).
    47. XIV Seminário de iniciação cientifica da Ufop.SABERES E PRÁTICAS DOS CIRURGIÕES: UM ESTUDO SOBRE OS CUIDADOS CORPORAIS NA COMARCA DE VILA RICA.. 2006. (Seminário).
    48. XV Encontro Regional de História.Saberes e práticas dos cirurgiões : um estudo dos cuidados corporais na comarca de Vila Rica.. 2006. (Encontro).
    49. Encontro Brasil- Portugal:Sociedades, Culturas e Formas de Governar no Mundo Português-séculos XVI a XVIII. 2005. (Encontro).
    50. Formas, Sons, Cores e Movimento na Modernidade Atlântica- Europa, Américas e Africa. 2005. (Seminário).
    51. I encontro de musicologia histórica. 2005. (Encontro).
    52. Liturgias, símbolos e imagens: a era Vargas e as Novas abordagens da História Política. 2005. (Outra).
    53. Simposio de Formação e Profissão Docente. 2005. (Simpósio).
    54. I encontro Memorial do ICHS. 2004. (Encontro).
    55. Memórias do Golpe- 40 anos depois. 2004. (Outra).
    56. VII Ciclo de estudos da religião: Fé e conhecimento. 2004. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. RIBEIRO, L. M.; OLIVEIRA, S. ; LÜCKMAN, Mariângela. ; CERUTTI, I.. Empatia experience. 2018. Exposição
    2. OLIVEIRA, S. M. P.; PINTOR, E. ; NICOLAS, M. A. ; WELTER, A. C.. 1° Semana de Avaliação Institucional. 2017. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Suellen Mayara Péres de Oliveira ⇔ Lucas Kerr de Oliveira (1.0)
      1. OLIVEIRA, Lucas Kerr ; OLIVEIRA, S. M. P. ; RODRIGUEZ YACOVENCO, B. G. ; MAGNO, B. ; FREITAS, P.. Análise de estruturas geopolíticas e de tendências de aumento da competição interestatal internacional: contribuições para a prospecção de cenários de ameaças à soberania brasileira sobre o Pré-Sal. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA. v. 3, p. 139-176, issn: 2358-3916, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33