teste-01.list

Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor

Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Campus de Toledo). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7750737939939251 (08/11/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP). AC Parque Tecnológico Itaipu Porto Belo 85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil Telefone: (45) 35767330 URL da Homepage: https://portal.unila.edu.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-Atual. Transmissao da politica monetaria: teoria e evidencias empiricas
      Descrição: A política monetária exerce um papel importante na dinâmica econômica, influenciando indiretamente a demanda efetiva por meio de cinco canais principais: taxas de juros; preços dos ativos; expectativas; crédito; e taxa de câmbio. Entretanto, a escolha de seus objetivos finais e variáveis operacionais dependem do referencial teórico utilizado, pois implicam na aceitação da capacidade de tal política influenciar variáveis reais na economia. Para Keynes e os pós-keynesianos, por exemplo, a política monetária é um instrumento eficaz para influenciar variáveis como produto e emprego. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar o debate teórico sobre a eficácia da política monetária e seus mecanismos de transmissão, bem como evidências empíricas sobre tais mecanismos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor - Coordenador.
      Membro: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor.
    2. 2018-Atual. Dimensoes psicologicas do desenvolvimento
      Descrição: O processo de desenvolvimento de uma região é complexo e depende de diversos fatores, dentre eles o capital humano, a capacidade de organização social da região, o empoderamento das comunidades locais e capacidades mentais dos indivíduos. A inclusão da análise de como fatores psicológicos do comportamento humano pode possibilitar uma nova perspectiva analítica para abordagens do desenvolvimento regional. Neste sentido, Sorensen (2010) identifica 41 atributos comportamentais que podem ser tanto positivos quanto negativos para o desenvolvimento local. Assim, o objetivo deste estudo é analisar os atributos discutidos pelo referido autor e desenvolver um instrumento que possibilite a mensuração dos atributos comportamentais que possam contribuir positiva ou negativamente para o desenvolvimento local.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor - Coordenador / Eduardo de Pintor - Integrante.
      Membro: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor.
    3. 2018-Atual. Sistema complexo de desenvolvimento territorial e rural: uma abordagem comparativa entre regioes
      Descrição: O processo de desenvolvimento de uma região é complexo e depende de diversos fatores. O desenvolvimento do setor agrícola tem influência neste processo. Sendo assim, os mecanismos de condução da política agrícola em uma determinada região podem ser determinantes na consolidação do processo de desenvolvimento no meio rural. Este processo pode apresentar diferentes resultados com base nos objetivos traçados para esta politica em cada região. Com base em uma análise comparativa entre regiões de diferentes países, a pesquisa possui o objetivo de investigar quais principais fatores contidos nas políticas públicas para o meio rural que diferenciam o desenvolvimento do setor agrícola no Oeste do Paraná no Brasil e na região administrativa de Düsseldorf na Alemanha.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor - Coordenador / Eduardo de Pintor - Integrante / Gilson Batista de Oliveira - Integrante.
      Membro: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor.
    4. 2016-2018. Analise dos determinantes das exportacoes paranaenses do complexo soja atraves do modelo gravitacional
      Descrição: As exportações paranaenses do complexo soja apresentaram crescimento de 135,11%, entre 2000 e 2014. O aumento das exportações pode contribuir para um maior crescimento do estado. Considerando a elevação expressiva nas exportações de soja em grão, farelo e óleo de soja e sua influência positiva no crescimento econômico do estado, questionam-se quais seriam os fatores que contribuíram para a expansão das exportações destes produtos. Assim, o objetivo deste estudo é responder a essa questão quantitativamente através do Modelo Gravitacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor - Coordenador / Eduardo de Pintor - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor.
    5. 2016-2018. Determinantes das exportacoes paranaenses para a America Latina e Caribe: uma aplicacao do Modelo Gravitacional
      Descrição: As exportações paranaenses para os países da América Latina e Caribe apresentaram crescimento de 355,61%, entre 2000 e 2014. O aumento das exportações pode ocasionar maior crescimento do estado. Considerando a elevação expressiva nas exportações do Paraná para tais países e sua influência positiva no crescimento econômico do estado, é possível indagar quais seriam os determinantes das exportações paranaenses para estes países. Assim, o objetivo deste estudo é responder a essa questão quantitativamente através do Modelo Gravitacional. A Equação Gravitacional será estimada por meio de dados em painel pelos modelos Pooled, de Efeitos Fixos e de Efeitos Aleatórios. Os testes de Chow, Hausman e LM de Breusch-Pagan serão utilizados para mostrar qual o melhor modelo a ser analisado. Os testes de Breusch-Pagan e de Wooldridge indicarão, respectivamente, a presença ou ausência de heterocedasticidade e de autocorrelação, as quais serão corrigidas caso estejam presentes no modelo. Além disto, busca-se analisar os principais produtos que o Paraná exporta para estes países e os que o estado importa deles.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor - Coordenador / Eduardo de Pintor - Integrante / Gilson Batista de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor.
    6. 2015-2016. Credito rural e crescimento economico na mesorregiao Oeste do Parana
      Descrição: O crédito rural foi e continua sendo indispensável para o financiamento da agricultura brasileira. Para o economista Joseph Schumpeter, o empresário é o agente que realiza inovações na economia. Entretanto, quando esse agente é desprovido dos meios de produção é necessário o crédito. Para o autor, o papel do crédito é proporcionar os meios para que o empresário realize novas combinações. O objetivo deste projeto é analisar o impacto do crédito rural no crescimento do Valor Adicionado Bruto (VAB) da agropecuária dos municípios pertencentes à Mesorregião Oeste do Paraná. Para tal, serão estimados três modelos, por meio dos dados em painel, para chegar à melhor equação a ser analisada: o modelo Pooled, o modelo de Efeitos Fixos e o modelo de Efeitos Aleatórios. Para definir o melhor modelo a ser analisado serão utilizados os testes de Chow, Hausman e LM de Breusch-Pagan. O teste de raiz unitária de Im, Pesaran e Shin (IPS) será utilizado para verificar a estacionariedade da série. Após definir o melhor modelo a ser analisado, serão realizados os testes de Breusch-Pagan e Wooldridge para detectar a presença de heterocedasticidade e autocorrelação, respectivamente. Com isto, espera-se quantificar a influência do crédito rural no crescimento econômico dos municípios do Oeste paranaense.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor - Coordenador / Eduardo de Pintor - Integrante / Gilson Batista de Oliveira - Integrante / Valdemar João Wesz Junior - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. Seminário sobre Economia Circular. 2019. (Seminário).
      2. XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR). 2019. (Encontro).
      3. V Seminário Fronteiras do Brasil ? Fragilidades e Desafios. 2018. (Seminário).
      4. Seminário Formalidade no Trabalho e Desenvolvimento Territorial. 2017. (Seminário).
      5. 4º Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes de Economia - EPECO.Perspectivas do desenvolvimento regional no Paraná sob a ótica ambiental: Quo Vadis!. 2016. (Encontro).
      6. IV Encontro de Iniciação Científica da Unila.Integrante da Comissão Avaliadora da Sessão de Economia. 2015. (Encontro).
      7. Escola de Altos Estudos em Desenvolvimento Regional e Agronegócio: Competitiveness, Knowledge and Regional Development. 2014. (Outra).
      8. XVII Encontro de Economia da Região Sul (XVII ANPEC Sul).Análise dos determinantes das exportações brasileiras do complexo sucroalcooleiro entre 2002 e 2012 através do Modelo Gravitacional. 2014. (Encontro).
      9. Seminário de Conjuntura: 20 anos de Conjuntura Econômica Brasileira. 2013. (Seminário).
      10. X Encontro Paranaense de Economia (ECOPAR).Determinantes das exportações paranaenses entre 2000 e 2012: uma aplicação do Modelo Gravitacional. 2013. (Encontro).
      11. XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER).A transição demográfica no Brasil. 2013. (Encontro).
      12. XVIII Semana do Economista: infraestrutura e crescimento econômico - os desafios para o Brasil.O investimento do PAC nos modais rodoviário e ferroviário. 2013. (Outra).
      13. IX ECOPAR: Transformações na Economia Paranaense no Século XXI.Estrutura fundiária do Paraná. 2012. (Encontro).
      14. XXVII Semana do Economista.Os gastos sociais governamentais e a distribuição de renda. 2012. (Outra).
      15. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 44.Política Fiscal. 2010. (Seminário).
      16. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 45.Política Fiscal. 2010. (Seminário).
      17. Mercados futuros e opções agropecuárias: uma abordagem introdutória. 2010. (Outra).
      18. XXV Semana do Economista - Políticas Públicas e Desenvolvimento: desafios e oportunidades.O regime de metas de inflação no Brasil: características e algumas críticas aos seus principais fundamentos. 2010. (Outra).
      19. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 40.Política Monetária. 2009. (Seminário).
      20. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 41.Política Monetária. 2009. (Seminário).
      21. Noções de propriedade intelectual e seus reflexos na estrutura de mercado. 2009. (Outra).
      22. XXIV Semana do Economista - A Economia Brasileira e a Crisse Internacional.A Trajetória de John Stuart Mill e algumas de suas Idéias Sociais e Econômicas. 2009. (Outra).
      23. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 38. 2008. (Seminário).
      24. Mercado acionário e fundos de investimentos. 2008. (Outra).
      25. XXIII Semana do Economista - Alimentos e energia: Crise ou oportunidade?.Crescimento Econômico x Meio Ambiente: O Novo Dilema da Economia Política. 2008. (Outra).
      26. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 35. 2007. (Seminário).
      27. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 36. 2007. (Seminário).
      28. XXII Semana do economista: Crescimento Econômico - propostas e desafios para o brasil e Paraná.Aquecimento global: uma ameaça ao planeta terra. 2007. (Outra).
      29. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 32. 2006. (Seminário).
      30. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 33. 2006. (Seminário).
      31. Ciclo de Seminários sobre Análise da Conjuntura Econômica - Boletim 34. 2006. (Seminário).
      32. XXI Semana do Economista - Perspectivas e Políticas para o Agronegócio do Século XXi. 2006. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. OLIVEIRA, G. B. ; SILVA, G. M. ; SILVA, C. L. ; ROCHA JUNIOR, W. F.. Seminário Energias Renováveis e Desenvolvimento. 2016. Outro
      2. SILVA, G. M.; AGUILAR, C. J. P. ; KODAMA, A. K. ; ROCHA, F. M. ; FERRARIO, M. N.. Seminário de Economia da Inovação e Desenvolvimento Territorial. 2014. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Geisiane Michelle Zanquetta de Pintor ⇔ Gilson Batista de Oliveira (1.0)
        1. ZANQUETTA DE PINTOR, GEISIANE MICHELLE; DE PINTOR, EDUARDO ; OLIVEIRA, GILSON BATISTA DE ; SCHNEIDER, MIRIAN BEATRIZ. DETERMINANTES DAS EXPORTAÇÕES PARANAENSES PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE: UMA APLICAÇÃO DO MODELO GRAVITACIONAL. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE). v. 14, p. 189-207, issn: 1984-3526, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33