teste-01.list

Elen Cristiane Schneider

Professora de Sociologia na Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA). Possui formação em Ciências Sociais - Licenciatura, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio doutoral na Université Paris IX. No momento dedica-se a pesquisa no tema de Trabalho, Justiça e Militância - Gênero, Classe e Raça. Realizou estudos nos temas de Gênero, Patriarcado, Feminismos, Justiça de Gênero, Reconhecimento, Desigualdade, Trabalho a domicílio, Trabalho por conta própria, Trabalho Doméstico e Economia Solidária. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2017-Atual. Trabalho Domestico e Justica, em Foz do Iguacu e Regiao de Fronteiras
      Descrição: Este projeto busca compreender a organização e as condições do trabalho doméstico remunerado na região de fronteiras de Foz do Iguaçu e as agendas de reivindicações das trabalhadoras na região na qual também está localizada a Universidade Federal da Integração Latino America. Para isso, mobiliza as categorias analíticas da divisão social do trabalho e da justiça no trabalho doméstico. A partir de epistemologias feministas, compreende-se que a divisão sexual do trabalho (KERGOAT, HIRATA, 2008) e a cisão entre as esferas da reprodução (privado) e da produção (público), as quais delegam historicamente o trabalho doméstico às mulheres, influenciam nos paradigmas de justiça e da paridade de gênero (FRASER, 2008). Pretende-se evidenciar, através do estudo do trabalho doméstico na região, como as reivindicações das trabalhadoras, sejam elas por direito, dignidade e/ou reconhecimento e/ou valorização do trabalho, tencionam essa fronteira entre a produção e a reprodução, estabelecida pelo direito liberal e pelos sistemas econômicos. Aspira-se, igualmente, que esta pesquisa possa dialogar com outras investigações realizadas na América Latina. O projeto compreende atividades de pesquisa e extensão, mobilizando metodologias qualitativas das ciências sociais. Palavras-chave: Trabalho Doméstico, Divisão Sexual do Trabalho; Justiça; Desigualdades de Gênero.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Élen Cristiane Schneider - Coordenador.
      Membro: Elen Cristiane Schneider.
    2. 2017-Atual. Patriarcado na America Latina: uma categoria feminista de analise e de transformacao do publico e do privado
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa reatualizar a categoria analítica do patriarcado, desde estudos das práticas teóricas das feministas na América Latina. A categoria do patriarcado foi resgatada na França, em 1970, por estudos de Delphy, após ser substituída analiticamente pela de gênero, iniciada com os estudos do Segundo Sexo de Beauvoir e consolidada pelas feministas norte-americanas, como Stoller, em 1968. Ambas categorias almejavam desvelar os sistemas de poder que difundiam as desigualdades entre os sexos e sexualidades (SAFFIOTI, 1999). Nos últimos anos os feminismos latino-americanos de vertentes classista, negro e comunitário, parecem iniciar um resgate da categoria do patriarcado, como sendo a base na qual se sustentam todas as opressões (GALINDO, 2010), tanto no espaço privado e doméstico, quanto no espaço público e político. Este projeto visa, portanto, reconstituir as diferentes práticas e epistemologias feministas latino-americanas, identificando e sintetizando os seus aportes para a compreensão do patriarcado, desde uma perspectiva latino-americanista. O Projeto está vinculado ao desenvolvimento de um grupo de pesquisa e estudos sobre o tema. Palavras-chave: Patriarcado; Epistemologias feministas Latino-Americanas; Público-Privado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Élen Cristiane Schneider - Coordenador.
      Membro: Elen Cristiane Schneider.
    3. 2007-2010. A Economia Solidaria e as Desigualdades
      Descrição: O Projeto tem como base empírica principal os dados do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária - SIES, ainda inédita para a comunidade científica. Objetiva, em primeiro lugar, sua análise quantitativa, segundo um conjunto de primas de análise estatística, explorando as informações disponíveis sobre 14.954 empreendimentos, repartidos entre todas as Unidades da Federação e entre diversos setores econômicos, a fim de: a) caracterizar sociologicamente as diferentes manifestações da economia solidária no país; b) mediante análise de indicadores pertinentes, avaliar os efeitos dessas iniciativas sobre os processos de reprodução das desigualdades; c) aferir a incidência, sobre esses resultados, das tecnologias sociais utilizadas por agentes externos de assessoria, organizações sociais e organismos governamentais. Em segundo lugar, o aprofundamento dessas linhas investigativas justifica a realização de pesquisas qualitativas complementares, através da coleta de dados primários junto a subconjuntos de empreendimentos, localizados nas áreas de abrangência das instituições que colaboram com o projeto, nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Bahia. Além da produção científica, a metodologia prevista tenciona divulgar e discutir os resultados da pesquisa com as representações regionais e nacionais dos empreendimentos de economia solidária, com as organizações e redes de apoio e com os setores governamentais, através de publicações, eventos e outros mecanismos de difusão. O Projeto foi idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Economia Solidária (www.ecosol.org.br), da UNISINOS, em colaboração com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade do Estado do Mato Grosso e a Universidade Federal da Bahia.... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Élen Cristiane Schneider - Integrante / Luiz Inácio Gaiger - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Elen Cristiane Schneider.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa - Trabalho: Um Retrato de Gênero da Economia Solidária - A Presença das Mulheres Segundo os Dados do Primeiro Mapeamento Nacional, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2007.
      Membro: Élen Cristiane Schneider.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (26)
    1. Seminário mensal CEDREF(Centre d?Enseignement de Documentation et de Recherches pour les Etudes Féministes), sob coordenação de Azadeh Kian, Dominique Fougeyrollas e Jules Falquet. Université Paris Diderot (Paris 7). 2014. (Seminário).
    2. Seminário Mensal GTM ? CNRS (Genre Travail Mobilités) « Comment penser le travail au croisement des catégories » sob coordenação de Danielle Kergoat. 2013. (Seminário).
    3. Seminário mensal W³ ?Travail Professionnel, Travail Militant, Travail Domestique ? W³? sob a coordenação de Sibylle Gollac, Alexandra Oeser e Maud Simonet, Université Paris Ouest Nanterre (Paris 10).. 2013. (Seminário).
    4. 36º Encontro Anual da ANPOCS.Trajetórias de Empregadas Domésticas: Desrespeito Social e Luta por Reconhecimento. 2012. (Encontro).
    5. IV Seminário Trabalho e Gênero.O Trabalho Doméstico Remunerado e a Luta por Reconhecimento. 2012. (Seminário).
    6. Marxismo Libertário: Luta de classes e contemporaneidade.Trabalhadoras Domésticas: Desrespeito Social e a Luta por Reconhecimento. 2012. (Simpósio).
    7. Universidade Popular dos Movimentos Sociais.Direitos Humanos na Colômbia. 2012. (Oficina).
    8. XII Corredor das Ideias do Cone Sul. Mulheres, Trabalho eCidadania na Sociedade Contemporânea: experiências de mulheres trabalhadoras por conta própria. 2011. (Congresso).
    9. 4º Seminário de Políticas Sociais: O papel público das Políticas na garantia dos Direitos Sociais. 2010. (Seminário).
    10. Seminário de Formação Economia Popular Solidária e Vida. 2010. (Seminário).
    11. 33º Encontro Anual ANPOCS. Desigualdades de Gênero no Mercado de Trabalho e a Economia Solidária. 2009. (Congresso).
    12. III Colóquio Internacional A Economia Social e Solidária em Perspectiva Internacional.Economia Solidária: espaços públicos de segundo nível? Informalidade, Autogestão e Gênero. 2009. (Outra).
    13. XXVII Congresso ALAS 2009. As Desigualdades de Gênero no Mercado de Trabalho e a Economia Solidária. 2009. (Congresso).
    14. IV Plenária Nacional de Economia Solidária. Entrevistas a Lideranças de Empreendimentos. 2008. (Congresso).
    15. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica.MATRIZES FEMININAS NA CONTEMPORANEIDADE - Desigualdades de Gênero no Mercado de Trabalho e a Emergência do Trabalho Solidário. 2008. (Outra).
    16. Segundo Encuentro de Investigadores de la Economía Social y Solidaria.MATRIZES FEMININAS NA CONTEMPORANEIDADE - Desigualdades de Gênero no Mercado de Trabalho e a Emergência do Trabalho Solidário. 2008. (Encontro).
    17. Seminário Internacional Fazendo Gênero - Corpo Violência e Poder. 2008. (Seminário).
    18. Simpósio Internacional O Ano de 1968: Permanências e Mudanças.Matrizes Femininas na Contemporaneidade - Desigualdades de Gênero no Mercado de Trabalho e a Emergência do Trabalho Solidário. 2008. (Simpósio).
    19. 14ª FEICOOP ? Feira Estadual do Cooperativismo e 3ª Feira de Economia Solidária do Mercosul. 2007. (Encontro).
    20. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2007.A Economia Solidária e as Desigualdades - A presença das mulheres segundo dados do Primeiro Mapeamento Nacional. 2007. (Outra).
    21. I Seminário de Economia Solidária: a construção de novos saberes para uma cultura da autogestão. 2007. (Seminário).
    22. I Simpósio Nacional: Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas. 2007. (Simpósio).
    23. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica.Um Retrato de Gênero da Economia Solidária - A presença das mulheres segundo dados do Primeiro Mapeamento Nacional. 2007. (Outra).
    24. Seminário de Direitos Humanos Cidadania. A Sobrevivência da Humanidade em Risco. 2007. (Seminário).
    25. Simpósio Internacional - O futuro da autonomia. Uma Sociedade de Indivíduos?. 2007. (Simpósio).
    26. V Conferência Municipal de Assistência Social. 2005. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. Comitê Organizador ; SCHNEIDER, É. C.. Festival pour la Paix en Colombie. Mémoire et Justice Sociale. 2014. Festival
    2. Agenda Colômbia-Brasil ; SCHNEIDER, É. C.. Ciclo de Debates NossaAmérica: Paraguai: enclave neoliberal e reofensiva da direita. 2014. Outro
    3. Agenda Colômbia-Brasil ; SCHNEIDER, É. C.. Ciclo de Debates Nossa América: Colômbia: Conflito Armado e Cenários de Paz. 2014. Outro
    4. COLOMBIA, Comitê Organizador ; SCHNEIDER, É. C.. Fórum pela Paz na Colômbia: justiça social, democracia e soberania. 2013. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33