teste-01.list

Mauro Victoria Soares

Possui graduação em Direito (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciência Política, todos pela Universidade de São Paulo, tendo cursado estágio doutoral na Columbia University (EUA - 2007). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da democracia, teorias da justiça, representação política e constitucionalismo. Foi professor substituto na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP, 2008), professor adjunto na Universidade Federal de Goiás (UFG, 2009-10) e pesquisador associado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP, 2000-10). É professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política dessa universidade. Foi coordenador do Bacharelado em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE (2012-15). Atualmente, atua como professor visitante em colaboração técnica junto à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde integra o Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7443667559769132 (01/07/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciência Política. Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n 14o andar Cidade Universitária 50670901 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 21268283 URL da Homepage: http://www.politica.ufpe.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2016-Atual. O problema da consolidacao das instituicoes internacionais: teorias da legitimacao do direito transnacional
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é procurar identificar, nas fontes do direito internacional e nos fatores de legitimação dos tratados internacionais, os mecanismos específicos de autorregulação pelos quais acordos podem sustentar a expectativa de cumprimento por parte dos envolvidos. A procura desses fatores responsáveis pela motivação à adesão terá dois propósitos: 1) Realizar um levantamento das diretrizes fundamentais das correntes do neoliberalismo e neoinstitucionalismo para a teoria das relações internacionais, a fim de identificar sua particular contribuição para a compreensão dos fatores de legitimação dos acordos internacionais; 2) Investigar de que modo o diagnóstico liberal sobre a cooperação internacional favorece ou não a identificação dos conflitos que envolvem estabelecimento de regulação internacional sobre o jogo político nacional. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Victoria Soares - Coordenador.
      Membro: Mauro Victoria Soares.
    2. 2012-Atual. A dimensao pos-materialista no Sistema Partidario Brasileiro
      Descrição: A proposta desta pesquisa é identificar se, e em que medida, a agenda pós-materialista foi incorporada pelos partidos políticos no Brasil. A presença e relevância destas questões será pesquisada nos textos dos documentos programáticos dos partidos e nos projetos de emenda constitucional apresentados pelos parlamentares. As medidas em que questões pós-materialistas são acolhidas na agenda serão comparadas entre os partidos e em cada partido ao longo do tempo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Mauro Victoria Soares - Integrante / Gabriela da Silva Tarouco - Coordenador / Denise Paiva Ferreira - Integrante / Rafael Machado Madeira - Integrante.
      Membro: Mauro Victoria Soares.
    3. 2011-Atual. Democracia, deliberacao e autonomia
      Descrição: A reflexão teórica sobre a democracia envolve uma disputa com relação ao significado da igualdade política, a qual é em larga medida tributária de diferentes interpretações de quais sejam os mecanismos de articulação e decisão políticas mais relevantes no sistema democrático. Tendo em vista a disputa existente entre as visões do modelo competitivo e do deliberativo de democracia, pretende-se investigar a capacidade de cada uma das duas interpretações em fornecer uma percepção adequada das crescentes oportunidades institucionais de participação da sociedade civil. O projeto objetiva, em especial, avaliar os processos de deliberação pública efetiva, seus potenciais e limitações, com vistas à realização de um ideal de autonomia política que está na base do pensamento democrático contemporâneo em suas variadas vertentes. Move-se pela intuição de que para se entender as condições de realização desse ideal é preciso compreender a dinâmica dos processos de deliberação na esfera pública.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Mauro Victoria Soares - Coordenador.
      Membro: Mauro Victoria Soares.
    4. 2009-2010. Democracia e Razao Publica
      Descrição: A idéia de razão pública (um ideal de justificação política da democracia baseado nas noções de acordo razoável e argumentação pública), procura articular uma base pública de fundamentação política adequada à avaliação dos resultados democráticos. Existe, no entanto, divergência considerável entre seus defensores quanto ao modo de se conceber as implicações desse ideal para as decisões democráticas. Pode a idéia de deliberação pública - comumente tributária, segundo certas concepções teóricas, do ideal de razão pública - ser um referencial teórico exclusivo para a determinação da legitimidade das decisões democráticas? Dado que os modelos deliberativos procuram superar a teoria democrática de matriz liberal competitiva, pretende-se, ao se tratar da forma e do alcance da discussão pública, inquirir sobre o papel da decisão da maioria e da idéia de representação nas formulações deliberativas, atentando para se o tratamento apurado de tais noções é compatível ou não com a proposta de uma autoridade política fundada na argumentação pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Victoria Soares - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Mauro Victoria Soares.
    5. 2008-2011. Moral, Politica e Direito: Autonomia e Teoria Critica
      Descrição: A proposta ancora-se em um trabalho anterior de oito anos, financiado por dois Projetos Temáticos FAPESP sucessivos (processos 99/09544-4 e 03/11860-9). Com base nessa experiência de pesquisa, busca-se não apenas uma investigação sobre a tradição da Teoria Crítica e seus problemas, mas também uma investigação a partir dos desenvolvimentos dessa vertente intelectual. O fio condutor escolhido foi o conceito de autonomia, uma noção cujo exame crítico permite não só articular os diferentes domínios da Moral, da Política e do Direito na atualidade, mas igualmente operar com diferentes propostas críticas em investigações aplicadas. O projeto em uma caracterização geral compõe-se dos seguintes momentos: (1) posição do conceito de autonomia na tradição filosófica e na teoria social; (2) posição da noção de autonomia em diferentes concepções de teoria social e em diferentes modelos de Teoria Crítica da atualidade; (3) investigações aplicadas nos campos do Direito, da Política e da Moral tendo como pressuposto um escrutínio crítico da noção de autonomia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Victoria Soares - Integrante / Sérgio Costa - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauro Victoria Soares.
    6. 2005-2008. Moral, Politica e Direito: modelos de teoria critica
      Descrição: O projeto buscou mapear em sua diversidade os diferentes modelos críticos de teoria social em suas vertentes morais, jurídicas e políticas para, com isso, divisar aplicações relevantes a problemas prementes da atualidade. Nesse sentido, o Projeto Temático, em uma caracterização geral, compõe-se dos seguintes momentos: (1) relação da tradição da Teoria Crítica com a tradição filosófica, em especial com sua fonte kantiana; (2) reconstrução dos diversos modelos de Teoria Crítica em sua relação com as dimensões da moral, do direito e da política; bem como (3) investigações aplicadas nos campos do direito, da política e da moral. O estabelecimento do marco teórico da investigação pretendia garantir a unidade da investigação, a ser desdobrada nos sub-projetos em curso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Victoria Soares - Integrante / Marcos Nobre - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauro Victoria Soares.
    7. 2004-2008. Democracia, Deliberacao e Razao Publica
      Descrição: Diante da limitação da concepção tradicional de democracia, caracterizada pela mera competição política entre interesses ou preferências, a idéia de uma democracia deliberativa pretende, dentre outros objetivos, fornecer uma reflexão epistêmica, com vistas a apresentar boas razões para as escolhas públicas. Ela requer uma justificação pública que se faça por meio da argumentação pública de todos os concernidos. A pesquisa propõe uma investigação que reflita sobre qual pode ser o estatuto apropriado do procedimento deliberativo: trata-se de um ideal destinado a oferecer padrões contrafatuais para a avaliação dos resultados democráticos ou de um processo de discussão pública tal qual ocorre nos regimes democráticos efetivamente existentes? Pretende-se discutir, nesse sentido, que critérios adequados à justificação pública podem ser encontrados na concepção política de justiça presente no liberalismo político de John Rawls.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Victoria Soares - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Mauro Victoria Soares.
    8. 2000-2004. Moral, Politica e Direito: uma investigacao a partir da obra de Jurgen Habermas
      Descrição: O projeto pretende, a partir da reflexão habermasiana, articular ordens de problemas da moral, da política e do direito, não obstante a preeminência da perspectiva filosófica. A investigação proposta se põe não apenas como uma investigação sobre a obra de Jürgen Habermas, mas também como uma investigação a partir da reflexão habermasiana, o que equivale a dizer que os escritos de Habermas são tomados como um estoque de problemas que são dignos não apenas de uma reconstrução, mas também de desenvolvimento e avaliação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Victoria Soares - Integrante / Ricardo Terra - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mauro Victoria Soares.
    9. 2000-2003. Teoria da Democracia Competitiva
      Descrição: A fim de investigar o cerne normativo de um modelo competitivo de democracia, a pesquisa busca partir de uma leitura menos desfavorável do trabalho de Schumpeter, tomando-o como marco fundador da teoria competitiva. Valendo-se da leitura econômica da feita por Downs, procura-se interpretar o modo como a responsividade (ou accountability) é garantida por meio de um mecanismo de competição política entre líderes. Pretende-se ainda avaliar, no trabalho de Przeworski, a nova faceta do minimalismo democrático. Pesquisa-se, por fim, em Dahl, o conteúdo moral presente em um modelo processual de democracia de base competitiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Victoria Soares - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Mauro Victoria Soares.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (26)
      1. XI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Circunstâncias da justiça: fronteiras entre teoria normativa e análise institucional. 2018. (Congresso).
      2. 41º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Democracia constitucional e revisão judicial: dos princípios à política. 2017. (Congresso).
      3. X Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Divergência e convergência na teoria democrática. 2016. (Congresso).
      4. II Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas.Teoria democrática na encruzilhada: a democracia entre fatos e normas. 2015. (Encontro).
      5. III Fórum Pernambucano de Política.Manifestações populares e sua legitimidade. 2015. (Seminário).
      6. 38º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Democracia, igualdade política e justificação pública: limites e aporias da democracia deliberativa. 2014. (Congresso).
      7. 9º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). O papel da deliberação na teoria democrática: poder, interesses e conflito na democracia deliberativa. 2014. (Congresso).
      8. III Colóquio Direito, Filosofia e Contemporaneidade.Mesa Democracia, educação e políticas de inclusão. 2014. (Seminário).
      9. II Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades.Democracia por razões de justiça: fronteiras entre a argumentação moral e a deliberação política. 2014. (Simpósio).
      10. VII Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE.Mesa Democracia, direito e justiça: intersecções políticas. 2013. (Seminário).
      11. VII Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE.Democracia constitucional e revisão judicial. 2013. (Seminário).
      12. VII Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE.GT de Teoria Política. 2013. (Seminário).
      13. VII Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE.Mesa ABCP: Como anda a Ciência Política na Graduação? Diagnósticos e perspectivas. 2013. (Seminário).
      14. 36o Encontro Anual da ANPOCS. Deliberação, conflito e democracia: antinomias da razão pública. 2012. (Congresso).
      15. 8o Encontro da ABCP. Quem representa o quê?: dilemas representativos da democracia deliberativa. 2012. (Congresso).
      16. I Seminário da Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE.GT Teoria Política. 2012. (Seminário).
      17. Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades.Democracia e justiça: uma questão de deliberação?. 2012. (Simpósio).
      18. 35o Encontro ANPOCS.Democracia, representação e legitimidade: qual é a medida de igualdade política?. 2011. (Encontro).
      19. IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da World Association of Public Opinion Research. Democracia deliberativa e esfera pública: sobre os condicionantes sociais da comunicação política. 2011. (Congresso).
      20. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Democracia e cidadania: qual o papel da deliberação pública?. 2011. (Congresso).
      21. 34o Encontro Anual da ANPOCS.Entre a deliberação política e a decisão democrática. 2010. (Encontro).
      22. 7o Encontro da ABCP.A legitimidade política da democracia deliberativa. 2010. (Encontro).
      23. VI Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE.GT de Teoria Política. 2010. (Seminário).
      24. I Encontro de Vereadores do Sudoeste Goiano.O Papel do Vereador. 2009. (Encontro).
      25. I Simpósio Nacional de Ciências Sociais.Mesa: Panorama da Política Regional. 2009. (Simpósio).
      26. I Simpósio Nacional de Ciências Sociais.Mesa Representação e Poder. 2009. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. SOARES, M. V.; MORAES, H. A. M. ; FIGUEIREDO, U. R. C. Fórum Pernambucano de Política. 2013. Outro
      2. TAROUCO, G. S. ; OLIVEIRA, A. ; SOARES, M. V. ; GAMA NETO, R. B.. I Seminário da Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE. 2012. Congresso
      3. MATTOS, I. M. ; MARTINS, D. C. ; SOARES, M. V.. I Simpósio Nacional de Ciências Sociais - Região e Poder. 2009. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33