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Joao Roberto Barros ll

Professor do Ciclo comum de estudos, do curso de Filosofia e do PPGICAL da UNILA (Universidade Federal da Integração Latinoamericana). Doutor em Filosofia (UNISINOS/2012), com a tese "O Cuidado de si e a Filosofia crítica. A constituição da subjetividade autônoma em Michel Foucault", tendo feito também dois estágios doutorais: 1) Universidade de Tübingen-Alemanha (período de Setembro/2008 a Fevereiro/2009) e 2) Universidade de Buenos Aires-Argentina (período de Agosto/2009 a Dezembro/2009). Doutor em Ciências Sociais pela UBA (Universidade de Buenos Aires - CONICET/2013), com a tese "Conducción y actitud crítica. Un análisis de la influencia de la religión en la política moderna y contemporánea a partir de la obra de Michel Foucault ". Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (CAPES/2006) e graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (CNPq/2004). Membro do Grupo de pesquisa Ética, biopolítica e alteridade, vinculado à Cátedra UNESCO-UNISINOS de direitos humanos e coordenador do grupo de pesquisa biopolítica e colonialidade - UNILA. Tem diversos artigos publicados em revistas do Brasil e anais de eventos na Argentina. Já participou como co-editor da Revista Controvérsia (www.controversia.unisinos.br) durante o período de julho/2006 a junho/2007. Atua principalmente nos seguintes temas: biopolítica em Michel Foucault e colonialidade do ser e do saber na Descolonialidade Epistêmica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2130617298017357 (19/08/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Integração Latino-Americana. AC Parque Tecnológico Itaipu Conjunto B 85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil Telefone: (45) 35767330 URL da Homepage: www.unila.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2015-Atual. Ontologia do presente em Michel Foucault
      Descrição: Objetivo principal deste projeto é investigar o conceito ontologia do presente na obra de Michel Foucault. Como um diagnóstico dos limites aos quais somos submetidos, este conceito também está relacionado com outros conceitos-chave em sua obra, tais como biopoder, normalização, biopolítica, governamentalidade e cuidado de si. Com relação a este objetivo, a ênfase da análise estará sobre os textos de Foucault publicados entre a segunda metade da década de 1970 até seus últimos escritos. O trabalho investigativo estará delimitado à temática da subjetividade. Isto é, o presente estudo prioriza a questão da subjetivação com vistas à constituição de uma subjetividade autônoma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Roberto Barros ll - Coordenador.
      Membro: Joao Roberto Barros ll.
    2. 2015-Atual. Modernidade/Colonialidade
      Descrição: O objetivo do projeto é refletir sobre a relação entre o binômio Modernidade/colonialidade. As contribuições de autores como Mignolo, Quijano e Dussel ajudam a construir uma leitura crítica da Modernidade. A Descolonialidade epistêmica nos convida a pensar sobre os fundamentos de nossa organização social, como forma de problematizar os pilares epistemológicos que sustentam essa organização. Outrossim, somos instigados a pensar nossos padrões subjetivos e epistemológicos de maneira renovada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Roberto Barros ll - Coordenador.
      Membro: Joao Roberto Barros ll.
    3. 2014-2015. Genealogia y critica: el debate Foucault/Habermas
      Descrição: El objetivo de nuestra investigación es comprender la relación entre genealogía y crítica. Para ello problematizaremos el debate entre Michel Foucault e Jürgen Habermas en torno a la Teoría crítica. Más específicamente, trataremos de establecer una relación entre genealogía y crítica, teniendo el cuidado de sí como categoría fundamental. Cada uno de los conceptos trabajados posee un valor y un sentido en su época, en cada momento es reutilizado con valores y objetivos diferentes. El método genealógico permitirá rastrear estas mutaciones de sentido para que comprender la propia contemporaneidad, el sentido y el valor de las verdades y discursos actuales. Es la tarea crítica de la Filosofía y el método genealógico a ello contribuye. Partiendo del análisis del texto Qué es la Crítica?, la genealogía es un método crítico que posibilita al individuo una ontología del presente y de sí mismo.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: João Roberto Barros ll - Coordenador.
      Membro: Joao Roberto Barros ll.
    4. 2013-2014. HABEMUS PAPAM - gubernamentalidad y poder pastoral en Michel Foucault
      Descrição: El tema central de esta propuesta de investigación es la gubernamentalidad y su relación con el Cristianismo en la obra de Michel Foucault (1926-1984). Analizaremos dichos conceptos bajo el prisma de la influencia de la religión en gobierno de las poblaciones. A partir de la obra de Michel Foucault, cómo el pastorado cristiano ha servido de matriz a la gubernamentalidad, siendo un modo de ejercicio del poder bajo la forma de conducción de conductas? Los estudios de nuestro autor sobre el concepto de gubernamentalidad son una herramienta teórica fundamental para comprender los métodos por medio de los cuales los individuos son gobernados en las sociedades capitalistas modernas. A partir de la relación entre gubernamentalidad y Cristianismo investigaremos la práctica política moderna como una conducción de conductas. La biopolítica, como conjunto de prácticas y técnicas dirigidas al gobierno de la vida humana, encuentra en la gubernamentalidad y la pastoral cristiana una fuente abundante a la hora de proporcionarse las herramientas necesarias al perfeccionamiento de los modos para que la praxis política moderna controle, vigile y conduzca la vida humana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: João Roberto Barros ll - Coordenador.
      Membro: Joao Roberto Barros ll.
    5. 2010-2013. Conduccion y actitud critica. Un analisis de la influencia de la religion en la politica moderna y contemporanea a partir de la obra de Michel Foucault.
      Descrição: El tema central de esta tese de investigación son los conceptos de conducción y actitud crítica descriptos en la obra de Michel Foucault. El análisis de dichos conceptos será hecho bajo el prisma de la influencia de la religión en la política moderna y contemporánea. El intento será focalizar la producción teórica de éste autor en lo que concierne a su método de investigación, los contenidos y los ámbitos teóricos, tomando en cuenta, muy especialmente, las consecuencias histórico-prácticas en que pueden ser aplicadas sus reflexiones. Sus estudios sobre el concepto de gubernamentalidad, representan una herramienta teórica fundamental para comprender los métodos a través de las cuales los individuos son gobernados en las sociedades capitalistas modernas. Con dicho concepto, argumentaremos que la práctica política moderna y contemporánea caracterizase por ser una conducción de conductas. La biopolítica, considerada como un conjunto de prácticas y de técnicas dirigidas al gobierno de la vida humana, encuentra en el pastorado cristiano una fuente abundante a la hora de proporcionarse las herramientas necesarias al perfeccionamiento de los modos por medio de los cuales la praxis política moderna ha buscado controlar, vigilar, castigar e normalizar la vida humana. No obstante, en el caso de la actitud crítica, procederemos con el rescate de la religión en la esfera pública a partir del análisis de la contraconducta cristiana. Su importancia se debe a que, en la obra de Foucault, la actitud crítica tiene también su fuente en la tradición cristiana. Así, el concepto de actitud crítica apunta hacia un retorno de lo religioso en la política contemporánea en la forma de una conducta autónoma, caracterizando simultáneamente una continuidad y, paradójicamente, una ruptura con lo descripto acerca del pastorado cristiano y su capacidad de conducción de las comunidades. El análisis de la actitud crítica permite pensar el religioso no de forma estructurante, sino de forma complementa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: João Roberto Barros ll - Integrante / Fabián Javier Ludueña Romandini - Coordenador. Financiador(es): Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - Bolsa. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Joao Roberto Barros ll.
    6. 2008-2012. O CUIDADO DE SI E A FILOSOFIA CRITICA. A construcao da subjetividade autonoma em Michel Foucault.
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é problematizar como os trabalhos de Michel Foucault sobre o cuidado de si e a governamentalidade podem ser lidos como herdeiros da teoria crítica iniciada por Immanuel Kant. A visão de Foucault em relação a Kant, como a pedra inaugural de um novo modo de filosofar sobre a relação entre a verdade e o sujeito, representa uma leitura importante para compreender os escritos de Foucault sobre o cuidado de si e a governamentalidade. A partir de uma análise da influência do poder pastoral na formação da governamentalidade, é possível fazer uma genealogia do cuidado de si como modo de constituição de uma subjetividade não sujeitada. Isto daria condições ao trabalho filosófico de esclarecer as possibilidades atuais da liberdade, interrogando sobre os limites e os poderes que atuam sobre ela. Nesta perspectiva, a obra de Foucault propõe a tarefa de se questionar sobre o presente, objetivando a construção de um ethos embasado em uma atitude crítica. Esta tarefa, definitivamente, pode ser encontrada nos textos de Kant sobre a história. Desde esta perspectiva, o modo pelo qual se compreende o trabalho genealógico de Foucault é um pensamento sobre as condicionantes que constrangem o pensamento e a ação no presente. Estudar as técnicas de subjetivação permitiu a Foucault evitar enganos ao problematizar a liberdade dentro dos marcos normativos que desembocam na normalização das condutas. Era com esta intenção que Foucault caracterizava o ethos filosófico próprio à ontologia crítica do indivíduo em si mesmo como uma prova histórico-prática dos limites que se podem ultrapassar e, portanto, como um trabalho dos indivíduossobre si mesmos como seres livres. Era já pensando nos limites a serem ultrapassados que Foucault problematizava algumas formas de racionalidade inscritas em práticas ou sistemas de práticas, como forma de discernir certas relações de saber e poder que condicionavam a formação da subjetividade em determinados contextos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Roberto Barros ll - Integrante / Inácio Helfer - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Joao Roberto Barros ll.
    7. 2005-2006. Progresso moral na Filosofia da Historia de Kant entre 1781 e 1788
      Descrição: A pesquisa tem como foco principal ressaltar os pontos de contato dos textos de Filosofia da História com os textos do considerado período crítico, 1781 a 1788, de Immanuel Kant (1704-1784). Para tanto, é feita uma explanação introdutória a respeito do tratamento dado por Kant aos conceitos de dever, liberdade, imortalidade da alma e Deus, pertinentes a sua Ética nos textos Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Fundamentação da Metafísica dos Costumes, acrescentado uma reflexão sobre a noção de progresso. Em um segundo momento, é feita uma transição do campo da moral para a Filosofia da História, salientando o papel da espécie humana como noção que sobrepõe e desempenha com maior eficiência o papel antes delegado ao conceito da imortalidade da alma; nesta parte também se procura explorar o conceito de insociável sociabilidade. A partir dessa fase, a pesquisa é direcionada a uma análise das Quarta, Quinta, Sexta e Sétima proposições de Idéia Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita, erigindo-a ao patamar de obra-chave da investigação ao servir de eixo ao redor do qual giram outras obras utilizadas. Para finalizar, na terceira parte, se retoma as obras Crítica da Razão Pura, Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Crítica da Razão Prática, evidenciando a conexão temática com os escritos de Filosofia da História no que concerne ao progresso e ao sumo bem. A investigação conclui evidenciando os pontos de contato entre Ética e Filosofia da História, salientando que os escritos kantianos sobre Ética são muito mais ricos e profícuos quando se leva em consideração a abordagem da Filosofia da História.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Roberto Barros ll - Integrante / Inácio Helfer - Coordenador. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Joao Roberto Barros ll.
    8. 2004-2004. Lei e liberdade na Filosofia da Historia de Kant
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Roberto Barros ll - Integrante / Delamar Volpato Dutra - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Joao Roberto Barros ll.
    9. 2003-2004. O conceito de dever e sua relacao com os postulados da razao pratica que tornam a cmoral factivel na filosofia pratica de Immanuel Kant
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Roberto Barros ll - Coordenador / Maria de Lourdes Alves Borgees - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Joao Roberto Barros ll.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. Colóquio Giorgio Agamben.Experiências de exceção - Notas sobre o racismo de Estado em Foucault. 2019. (Seminário).
      2. II Seminário de Filosofia Clássica Alemã.Sobre a paz - Kant e os decoloniais. 2019. (Seminário).
      3. CLACSO. Colonialidade do ser e do saber e colonialidade do poder - Entre religião e política. 2018. (Congresso).
      4. I Seminário em Integração, Direitos HUmanos e Gênero.A produção do anormal. 2018. (Seminário).
      5. IV Congreso de Estudios Poscoloniales. O racismo de Estado e a produção do anormal. 2018. (Congresso).
      6. IV Congresso Internacional Thomas Hobbes. Coordenador da sessão VIII com a mesa Hobbes: Ética e Religião. 2017. (Congresso).
      7. Diálogos com a Filosofia: Foucault e a Geografia.Foucault e o espaço: uma ontologia do presente. 2015. (Seminário).
      8. V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica. Governamentalidade e poder pastoral em Michel Foucault - Aproximações à experiência colonial latino-americana. 2015. (Congresso).
      9. IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos. Contratualismo político e Descolonialidade epistêmica. 2014. (Congresso).
      10. Bios y Sociedad. I Jornadas Interdisciplinarias de Ética y Biopolítica.O pastorado cristão como matriz da biopolítica em Michel Foucault. 2012. (Simpósio).
      11. Terceras Jornadas Debates Actuales de la Teoría Política Contemtemporánea.Epimeleia heautou socrático-platónica en Foucault: estética de la existencia y resistencia al proceso normalizador. 2012. (Encontro).
      12. V Coloquio Internacional Teoría crítica y Marxismo occidental. Crítica y ontología del presente en Michel Foucault.. 2012. (Congresso).
      13. 6ª Jornadas de Jóvenes Investigadores.Poder pastoral e população em Foucault: a importância da sexualidade no governo das condutas. 2011. (Seminário).
      14. III Coloquio Latinoamericano de Biopolítica. Gobernamentalidad, Educación y Seguridad. Epimeleia heautou helenística em Foucault: universalização e espiritualidade. 2011. (Congresso).
      15. IV Seminario Internacional Políticas de la Memoria.CRÍTICA E DIREITOS DOS HOMENS EM FOUCAULT: Biopolítica, potência do Estado e direitos humanos.. 2011. (Seminário).
      16. X Congreso Nacional de Ciência Política. Direção de consciência em Foucault: conexão entre Ética e Filosofia Política. 2011. (Congresso).
      17. Políticas del exílio ? Orígenes, permanencias y presente de un concepto. 2010. (Simpósio).
      18. XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana. 2010. (Simpósio).
      19. IV Simpósio da Cátedra Unesco-Unisinos Direitos Humanos e violência, governo e governança - violência e memória na perspectiva das vítimas. 2009. (Simpósio).
      20. XI Simpósio de la Asociación Iberoamericana de Filosofía Política.Religião e motivação política. 2009. (Simpósio).
      21. IV Colóquio Nacional de Filosofia da História e X Colóquio de Filosofia UNISINOS - História e Barbárie.Ética e Filosofia da História - uma análise da quarta proposição de Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. 2007. (Outra).
      22. Simpósio Internacional - O futuro da autonomia. Uma sociedade de indivíduos?. 2007. (Simpósio).
      23. I Simpósio da Cátedra UNESCO-UNISINOS de Direitos Humanos.I Simpósio da Cátedra Unesco-Unisinos de Direitos Humanos - Direitos Humanos, violência e alteridade das vítimas: novas perspectivas da justiça. 2006. (Simpósio).
      24. Jornada de Pesquisa em Filosofia Medieval: Poder e legitimação na tardia Idade média.Jornada de Pesquisa em Filosofia Medieval: Poder e Legitimação na tardia Idade Média. 2006. (Outra).
      25. Congresso Nacional DIA/2005 - Dialética, Tempo de Natureza. Congresso Nacional DIA/2005 - Dialética, Tempo e Natureza. 2005. (Congresso).
      26. IX Simpósio Internacional da Associação Ibero-Americana de Filosofia Política.Guerra e paz na Filosofia da História de Kant. 2005. (Simpósio).
      27. I Colóquio de História da Filosofia - Bicentenário da morte de Kant.A possibilidade da liberdade na Crítica da Razão Pura. 2004. (Simpósio).
      28. I Simpósio Nacional de Filosofia sobre Ética, Política e Linguagem - SINAFEPOL.O conceito de dever e sua relação com os postulados da razão prática que tornam a moral factível na filosofia prática de Immanuel Kant. 2004. (Simpósio).
      29. XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2004. (Encontro).
      30. XIV Seminário de iniciação científica - 2004.O conceito de dever e sua relação com os postulados da razão prática na filosofia prática de Immanuel Kant. 2004. (Seminário).
      31. Reforma do poder judiciário. 1999. (Outra).
      32. V Ciclo internacional de conferências - Estado de direito: uma realidade possível. 1999. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33