teste-01.list

Micael Alvino da Silva

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira e Relações Internacionais (CNPq). Possui experiência de pesquisa com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da UNILA, com estágios de pesquisa no National Archives (Washington, Estados Unidos), no Arquivo Histórico do Itamaraty (Rio de Janeiro) e no Arquivo Público do Paraná (Curitiba). Tem producão e pesquisa na área de Ciência Política, com ênfase nas Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, dedicando-se à inserção internacional da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) no contexto pós-Guerra Fria, prioritariamente as implicações da criminalidade transnacional com foco no comércio ilícito e no terrorismo. É coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Internacionais Contemporâneas (UNILA). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2675257975456499 (15/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política. Av. Tancredo Neves, 6731. Caixa Postal 2044. AC Parque Tecnológico Itaipu Conjunto B 85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil Telefone: (45) 35767307
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. A Triplice Fronteira e os Crimes Transnacionais
      Descrição: A Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai é constituída por uma população superior a um milhão de habitantes. Formada nos últimos quarenta anos, a região tem como principal atividade econômica o comércio. Desde a criação da zona franca de Cidade do Leste, e mais especificamente nos anos iniciais do século XXI, a região tem sido associada a prática de diversos crimes transnacionais. O objetivo desta pesquisa será analisar as ações transnacionais de combate aos crimes transnacionais na Tríplice Fronteira, especificamente as iniciativas denominadas Comando Tripartite e a Comissão 3+1 no contexto das relações internacionais do século XXI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Micael Alvino da Silva - Coordenador / Mamadou Alpha Diallo - Integrante / Marcelino Teixeira Lisboa - Integrante / Heloisa Marques Gimenez - Integrante / Alexandre Barros da Costa - Integrante / Alessandro Luiz Chichoski - Integrante / Thiago Maycon Sanches Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 3
      Membro: Micael Alvino da Silva.
      Descrição: A Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai é constituída por uma população superior a um milhão de habitantes. Formada nos últimos quarenta anos, a região tem como principal atividade econômica o comércio. Desde a criação da zona franca de Cidade do Leste, e mais especificamente nos anos iniciais do século XXI, a região tem sido associada a prática de diversos crimes transnacionais. O objetivo desta pesquisa será analisar as ações transnacionais de combate aos crimes transnacionais na Tríplice Fronteira, especificamente as iniciativas denominadas Comando Tripartite e a Comissão 3+1 no contexto das relações internacionais do século XXI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mamadou Alpha Diallo - Integrante / Marcelino Lisboa - Integrante / Micael Alvino Silva - Coordenador / Heloisa Marques Gimenez - Integrante / Alessandro Luiz ChiCHOSKI - Integrante / Alessandre BARROS da COSTA - Integrante / DEISE BAUMGRATZ - Integrante.
      Membro: Mamadou Alpha Diallo.
    2. 2014-2017. The Americas: integracao continental e imperialismo no movimento Pan-Americano (1933-1954)
      Descrição: O início dos anos 1930 inaugurou uma nova etapa nas relações entre a América Latina, em especial o Brasil, e os Estados Unidos. A ideia de integração continental que permeia as relações interamericanas desde o final do século XIX até a atualidade ganhou reforço com o conceito The Americas, criado pelo historiador Herbert Eugene Bolton, e que informa a política externa norte-americana desde a boa vizinhança, passando pela Aliança para o Progresso, até os projetos mais recentes do NAFTA e da ALCA. Para a compreensão dos fundamentos da história das relações interamericanas, um espaço privilegiado é o sistema pan-americano de diplomacia de conferências. No âmbito deste sistema, entre 1930 e 1954, ocorreram quatro Conferências Pan-Americanas e três Reuniões de Chanceleres Americanos, que serviram como fórum para os principais temas que pautaram as relações entre os Estados americanos. Esta pesquisa propõe analisar os documentos diplomáticos produzidos pelo Departamento de Estado e pelo Itamaraty em função destes fóruns, o que nos possibilitará lançar luz sobre o tema da integração regional, que possui dupla interpretação no contexto interamericano: a interpretação latino-americana da integração sub-regional, a partir da qual os países da América Latina integram-se sem os Estados Unidos; e a interpretação norte-americana da integração continental, a partir da qual todos os países americanos integram-se formando uma América sob a liderança do norte. Assim, dentre os objetivos desta pesquisa, está o de analisar o movimento político-diplomático em torno das Conferências Pan-Americanas e Reuniões de Chanceleres Americanos (1933-1954) e identificar quais os principais argumentos políticos, econômicos e culturais levados à discussão, bem como as aproximações e os distanciamentos entre Brasil e Estados Unidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Micael Alvino da Silva - Coordenador. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Micael Alvino da Silva.
    3. 2014-Atual. Atuacao da diplomacia brasileira nas Conferencias Pan-Americanas e Reunioes de Chanceleres Americanos
      Descrição: O objetivo deste projeto, contemplado pelo Programa de Auxílio à Integração de Docentes e Técnicos Administrativos às Atividades de Pesquisa (PAIP) é analisar o movimento político-diplomático em torno das Conferências Pan-Americanas e Reuniões de Chanceleres Americanas, ocorridas entre 1933 e 1954; identificar e qualificar as estratégias levadas a cabo pela diplomacia brasileira, frente ao imperialismo norte-americano e aos acordos negociados para a aprovação de propostas que refletiam o interesse unilateral dos Estados Unidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Micael Alvino da Silva - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Auxílio financeiro.
      Membro: Micael Alvino da Silva.
    4. 2008-Atual. O nazismo e a Triplice Fronteira
      Descrição: Trata-se de um projeto que analisa as implicações locais do fenômeno global do nazismo. O objetivo é analisar as conexões entre o Eixo Tóquio-Roma-Berlim (Japão-Itália-Alemanha) e o continente americano durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente os ?súditos do Eixo?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Micael Alvino da Silva - Coordenador.
      Membro: Micael Alvino da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Láurea Acadêmica (graduação), Faculdade União das Américas.. 2007.
      Membro: Micael Alvino da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. A Cooperação Interagencial para a segurança trinacional e sua luta contra as organizações criminosas transnacionais (AR-BR-PY).Lançamento do livro (Re)Definições das fronteiras: desafios para o século XXI. 2019. (Outra).
    2. Forum Trinacional sobre Violências. Autores da violência: jovens na informalidade, ilegalidade ou sistema penitenciário na região da Tríplice Fronteira. 2019. (Congresso).
    3. IX Congresso Internacional de História. As relações internacionais e a tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. 2019. (Congresso).
    4. II Semana Acadêmica de Relações Internacionais e Integração.As relações internacionais hoje: integração, conflitos e crises. 2017. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. SILVA, M. A.; DIALLO, M. A. ; LISBOA, M. T.. I Seminário da Pós-Graduação Lato Senso em Relações Internacionais Contemporâneas. 2017. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33