teste-01.list

Valdemar Joao Wesz Junior

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), com estágio sanduíche na Universidade de Bolonha (Itália), no doutorado de Economia e Estatística Agroalimentar. Graduado em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar e no Mestrado de Políticas Públicas e Desenvolvimento. Está vinculado ao Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ), ao Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas (GEMAP) e ao Observatório das Agriculturas Familiares Latino-americanas (AFLA). Tem experiência na área de Economia e Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, políticas públicas, desenvolvimento rural, transformações agrárias, mercados agroalimentares, cadeia produtiva da soja e estratégias empresariais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5218456431756627 (04/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política. AC Parque Tecnológico Itaipu, 6731, Bloco 6, Espaço 4 Conjunto B 85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil Telefone: (45) 35292862
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2018-Atual. EXPANSAO DA SOJA, INVESTIMENTOS LOGISTICOS E DINAMICAS FUNDIARIAS: REFLEXOES A PARTIR DO CORREDOR ?BR 163 - RIO TAPAJOS?
      Descrição: Nas últimas décadas o Brasil vem vivenciando um intenso movimento de expansão da soja na direção Norte do país e de construção de corredores logísticos para escoamento desta produção, o que provoca impactos de diferentes ordens (sociais, ambientais, econômicos, políticos, culturais, fundiários, etc.). Uma das regiões em que esses processos podem ser visualizados com maior intensidade é no corredor logístico ?BR 163 - Rio Tapajós?, que vai basicamente de Lucas do Rio Verde/Mato Grosso até Santarém/Pará (integrante do chamado ?Arco Norte?). Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os processos sociais, econômicos e político-institucionais que dinamizaram a expansão da soja e a implantação do corredor logístico ?BR 163 - Rio Tapajós? (BR-163, Hidrovia Teles Pires/Tapajós e Ferrogão) entre 2000 e 2020, responsável por novas conexões entre o Norte de Mato Grosso e ao Oeste do Pará, aprofundando a investigação na apropriação e uso da terras e seu mercado na região. Para alcançar os objetivos desta proposta, será feito uso de um amplo conjunto de procedimentos e técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, como: levantamento bibliográfico, pesquisa documental, monitoramento das matérias de imprensa, levantamento e tratamento de dados estatísticos secundários e pesquisa de campo nas áreas de influência do corredor logístico ?BR 163 - Rio Tapajós?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Coordenador / Sergio Pereira Leite - Integrante / Karina Kato - Integrante / Maria do Socorro Bezerra de Lima - Integrante / Sandro Leão - Integrante / Andrea Rente - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    2. 2017-Atual. OS PROCESSOS DE TRANSFERENCIA DE POLITICAS PUBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO MERCOSUL: A ATUACAO DA REUNIAO ESPECIALIZADA SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR (REAF) NA DISSEMINACAO DE IDEIAS, INSTRUMENTOS E PROGRAMAS
      Descrição: O projeto de pesquisa objetiva analisar os processos de transferência de políticas públicas para a agricultura familiar no Mercosul, mediados pela Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF). Por meio de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta, a pesquisa busca analisar o modo como o tema das políticas para a agricultura familiar entrou na agenda do Mercosul; investigar o modo como a noção de agricultura familiar é interpretada e se manifesta em instrumentos de ação pública nos diferentes países que participam do Bloco, avaliando a influência brasileira neste processo; mapear os temas e questões em pauta na REAF; selecionar e investigar em profundidade o modo como alguns instrumentos e políticas públicas são transferidos; e discutir e problematizar teórica e metodologicamente a abordagem de transferência de políticas públicas a partir desta experiência sul-americana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Paulo André Niederle - Integrante / Silvia Aquino - Integrante / GRISA, Catia - Coordenador / Silvia Zimmermann - Integrante / Dirceu Basso - Integrante / Alex Alexandre Mengel - Integrante / Regis da Cunha Belem - Integrante / Jairo Bolter - Integrante / Flávia Charão Marques - Integrante / Jaqueline Mallmann Haas - Integrante / Marcelo Antônio Conterato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
      Descrição: O projeto de pesquisa objetiva analisar os processos de transferência de políticas públicas para a Página 1 de 7 agricultura familiar no Mercosul, mediados pela Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF). Por meio de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta, a pesquisa busca analisar o modo como o tema das políticas para a agricultura familiar entrou na agenda do Mercosul; investigar o modo como a noção de agricultura familiar é interpretada e se manifesta em instrumentos de ação pública nos diferentes países que participam do Bloco, avaliando a influência brasileira neste processo; mapear os temas e questões em pauta na REAF; selecionar e investigar em profundidade o modo como alguns instrumentos e políticas públicas são transferidos; e discutir e problematizar teórica e metodologicamente a abordagem de transferência de políticas públicas a partir desta experiência sulamericana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvia Lima de Aquino - Coordenador / Regis da Cunha Belem - Integrante / Paulo André Niederle - Integrante / Marcelo Conterato - Integrante / Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Jaqueline Mallmann Haas - - Integrante / Jairo Bolter - Integrante / Catia Grisa - Integrante.
      Membro: Silvia Lima de Aquino.
    3. 2016-Atual. EXPANSAO DO ?AGRONEGOCIO?, MERCADO E ESTRANGEIRIZACAO DE TERRAS E ACAO DO ESTADO: UM OLHAR CRITICO SOBRE AS TRANSFORMACOES NO MEIO RURAL BRASILEIRO
      Descrição: A presente proposta tem como objetivo analisar as transformações experimentadas no meio rural brasileiro, particularmente no período 2000 ? 2015, levando em consideração os seguintes propósitos: a) Examinar os processos sociais, econômicos e político-institucionais, que informam a dinâmica de crescimento do agronegócio brasileiro de uma forma geral e, em particular, em algumas áreas específicas como Mato Grosso, Bahia, Pará, Minas Gerais e São Paulo (valendo-se de resultados de pesquisa anterior) e verificando a possibilidade de explorar novas regiões para trabalho de campo, incluindo o meio rural fluminense; b) Analisar os investimentos diretos estrangeiros (públicos e/ou privados) na aquisição de terras brasileiras para destinação a projetos de produção agropecuária dentro do território nacional, bem como a realização de processos de cooperação, alianças e joint ventures com firmas brasileiras com a mesma finalidade. Esse eixo possui um forte caráter exploratório, especialmente em função do fato de que tais transformações, além de serem bastante recentes, não contam com uma base de dados detalhada para seu diagnóstico. Serão objeto de identificação, a posteriori, áreas onde tais processos vêm se evidenciam como estratégia relevante, conjugada ao crescimento do agronegócio. Da mesma forma, explorar as estratégias de investimentos de produtores e grupos empresariais brasileiros em terras e produção de grãos no exterior, com especial ênfase nos casos sul-americano (Paraguai) e africano (Moçambique); c) Estudar a ação do Estado, por meio dos mecanismos de política fundiária e/ou de terras, que lastreiam os movimentos acima.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Sergio Pereira Leite - Coordenador / Karina Kato - Integrante / Felipe Maia - Integrante / Gerardo Cerdas - Integrante / Cassio Boechat - Integrante / Clóvis Caribé - Integrante / Sandro Leão - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    4. 2016-Atual. ARENAS PUBLICAS: UM ESTUDO DA REUNIAO ESPECIALIZADA SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR (REAF)
      Descrição: A Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF), espaço oficial do Conselho Mercado Comum (CMC), é destinada ao fortalecimento das políticas voltadas à agricultura familiar da região. A REAF surgiu no ano de 2004, a partir da articulação entre os atores sociais da Agricultura Familiar dos países do Mercosul Ampliado, organizados na Confederação de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) e os governos dos países membros do Mercosul. Esta arena pública tem reunido novos membros, que estão aderindo ao projeto de fortalecimento político do tema da agricultura familiar, tornando a REAF palco de uma mobilização significativa de representantes governamentais e não governamentais latino-americanos. A presente pesquisa tem o propósito de realizar uma análise da conformação da arena pública institucionalizada pela REAF e identificar a noção de público que permeia as percepções dos diferentes atores sociais que participam deste espaço, bem como as políticas para agricultura familiar desencadeadas por esta arena. Para tal, pretende-se observar com mais profundidade as organizações da sociedade civil que discutem agricultura familiar nos países membros (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e convidados (Bolívia, Chile e Equador), bem como a relação que estabelecem com os governos locais e entre os países mencionados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Paulo André Niederle - Integrante / Silvia Aquino - Integrante / GRISA, Catia - Integrante / Dirceu Basso - Integrante / Alex Alexandre Mengel - Integrante / SILVIA APARECIDA ZIMMERMANN - Coordenador / Regis da Cunha Belem - Integrante / Jairo Bolter - Integrante / Flávia Charão Marques - Integrante / Fabiana Thomé da Cruz - Integrante / Débora Fragata dos Santos - Integrante / Martin Jeremias Franco Castineira - Integrante / FRANCISCA DANAIDES CARRERAS RIOS - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
      Descrição: A Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF), espaço oficial do Conselho Mercado Comum (CMC), é destinada ao fortalecimento das políticas voltadas à agricultura familiar da região. A REAF surgiu no ano de 2004, a partir da articulação entre os atores sociais da Agricultura Familiar dos países do Mercosul Ampliado, organizados na Confederação de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) e os governos dos países membros do Mercosul. Esta arena pública tem reunido novos membros, que estão aderindo ao projeto de fortalecimento político do tema da agricultura familiar, tornando a REAF palco de uma mobilização significativa de representantes governamentais e não governamentais latino-americanos. A presente pesquisa tem o propósito de realizar uma análise da conformação da arena pública institucionalizada pela REAF e identificar a noção de público que permeia as percepções dos diferentes atores sociais que participam deste espaço, bem como as políticas para agricultura familiar desencadeadas por esta arena. Para tal, pretende-se observar com mais profundidade as organizações da sociedade civil que discutem agricultura familiar nos países membros (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e convidados (Bolívia, Chile e Equador), bem como a relação que estabelecem com os governos locais e entre os países mencionados. Palavras-chave: arena pública, políticas públicas e processo decisório.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Silvia Aparecida Zimmermann - Coordenador / Regis da Cunha Belem - Integrante / Dirceu Basso - Integrante / Débora Fragata dos Santos - Integrante / Martin Jeremias Franco Castineira - Integrante / VALDEMAR JOÃO WESZ JUNIOR - Integrante / Alex Mengel - Integrante / Flávia Charão Marques - Integrante / Fabiana Thomé da Cruz - Integrante / Isaac Dor - Integrante / FRANCISCA DANAIDES CARRERAS RIOS - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Aparecida Zimmermann.
    5. 2015-2015. INCLUSAO NA AGRICULTURA E NOS TERRITORIOS RURAIS: O ESTUDO DE SETE POLITICAS NO BRASIL
      Descrição: O Brasil, nos últimos anos, acumulou um amplo e diversificado leque de políticas e programas claramente destinados a promover a inclusão social e econômica dos seguimentos populacionais rurais mais pobres. A pesquisa analisa sete políticas públicas implementadas pelo governo brasileiro: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Bolsa Família, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Luz para Todos, Programa Nacional de Habitação Rural (MCMVRural) e Programa Água para Todos. Além de fazer uma contextualização de cada política, destacando as discussões anteriores ao programa, objetivos, público-alvo e linhas de ação, aprofundou-se nos resultados dos programas. Complementarmente, evidenciou-se alguns aprendizados de inclusão sócioprodutiva e empoderamento das populações nos territórios rurais. A investigação ocorreu exclusivamente sobre material secundário, a partir de pesquisa bibliográfica, como documentos acadêmicos, políticos e institucionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Coordenador / Silvia Zimmermann - Integrante. Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperacion para la Agricultura - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    6. 2015-Atual. O MERCADO DA SOJA NO PARAGUAI: AS RELACOES ENTRE PRODUTORES RURAIS E EMPRESAS
      Descrição: Ao longo dos anos, a soja se tornou ?la columna vertebral del agronegocio en Paraguay?, sendo o maior cultivo em termos de valor bruto da produção, exportações e superfície. O objetivo desta pesquisa é analisar e compreender as lógicas envolvidas na expansão da soja no Paraguai e o funcionamento deste mercado a partir das relações construída entre os atores envolvidos nesta cadeia produtiva (sobretudo empresas e produtores rurais). Esta investigação procura conciliar um amplo conjunto de procedimentos e técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa. Inicialmente será realizada uma revisão bibliográfica nos temas da investigação, assim como análise documental nos relatórios e boletins informativos das empresas envolvidas com a cadeia produtiva da soja, além das organizações de representação das firmas e dos agricultores. Também será realizada análise estatística, com base nos Censos Agropecuários do Paraguay (1956, 1981, 1991 e 2008), Ministerio de Agricultura y Ganaderia (MAG) e Camara Paraguaia de Exportadores y Comercializadores de Cereales y Oleaginosas (Capeco). Além disso, será realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionários e condução de entrevistas semiestruturadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Coordenador / Maria Victoria Garayo Mereles - Integrante / Wellington Luciano dos Santos - Integrante / Jorge Morel - Integrante.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
      Descrição: Ao longo dos anos, a soja se tornou ?la columna vertebral del agronegocio en Paraguay?, sendo o maior cultivo em termos de valor bruto da produção, exportações e superfície. O objetivo desta pesquisa é analisar e compreender as lógicas envolvidas na expansão da soja no Paraguai e o funcionamento deste mercado a partir das relações construída entre os atores envolvidos nesta cadeia produtiva (sobretudo empresas e produtores rurais). Esta investigação procura conciliar um amplo conjunto de procedimentos e técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa. Inicialmente será realizada uma revisão bibliográfica nos temas da investigação, assim como análise documental nos relatórios e boletins informativos das empresas envolvidas com a cadeia produtiva da soja, além das organizações de representação das firmas e dos agricultores. Também será realizada análise estatística, com base nos Censos Agropecuários do Paraguay (1956, 1981, 1991 e 2008), Ministerio de Agricultura y Ganaderia (MAG) e Camara Paraguaia de Exportadores y Comercializadores de Cereales y Oleaginosas (Capeco). Além disso, será realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionários e condução de entrevistas semiestruturadas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Silvia Lima de Aquino - Integrante / Valdemar João Wesz Junior - Coordenador / Raimundo Christian Oliveira Soares - Integrante / Gabriel Avalos Vera - Integrante / aria Victoria Garayo Mereles - Integrante.
      Membro: Silvia Lima de Aquino.
    7. 2013-2017. ENTRE CONTINUIDADES, MUDANCAS E NOVAS INSTITUCIONALIDADES: POLITICAS PUBLICAS E MEIO RURAL BRASILEIRO (2003-2013)
      Descrição: Nas últimas décadas observa-se no Brasil a existência de um conjunto relativamente amplo de programas e políticas voltados para o rural. Porém, apesar do número expressivo de políticas, da variedade de atores envolvidos e da diversidade de arenas onde os mesmos interagem, ainda temos pouco conhecimento a respeito das dinâmicas e processos dessas ações públicas. O esforço que se pretende realizar, derivado da experiência acumulada pelo Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA), do CPDA/UFRRJ, além de explicitar a complexidade do caso em si, busca contribuir para uma compreensão mais acurada do papel dos gestores, do contexto institucional e do processo de elaboração e implementação das políticas para o meio rural a partir do exame da forma de ação do Estado e dos instrumentos ativados pelos programas governamentais no período 2003/2013. Para alcançar esses objetivos são propostos dois níveis de abordagem e listados alguns programas de interesse direto da equipe. O primeiro nível ? Mapeamento das transformações nos dispositivos jurídicos, estruturas de governança e instituições relacionadas às políticas agrícola e agrária ? implica num tratamento mais histórico, vislumbrando continuidades e descontinuidades dos governos Lula e Dilma em relação à era FHC, contextualizando os gestores e seu campo de ação, bem como o ambiente macroeconômico, político e internacional no qual se inserem as políticas setoriais. O segundo nível, relativo aos atores, propõe os gestores como ponto de entrada, levando em conta suas distintas posições nesse mapeamento mais geral das estruturas de governança e instituições, mas considerando também seus campos de relação, para além do Estado. Algumas políticas mereceriam nossa particular atenção: Pronaf, PAA, PNAE, SEAF, Pronat, PTC, PBSM-Rural, PNATER, SNCR, Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Política Nacional de Povos e Populações Tradicionais, PNRA, PNCF e PNPB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Leonilde Sérvolo Medeiros - Coordenador / Ademir Antonio Cazella - Integrante / Fabio Búrigo - Integrante / Renato Maluf - Integrante / Silvia Zimmermann - Integrante / Georges Flexor - Integrante / Cláudia Job Schmitt - Integrante / Sergio Pereira Leite - Integrante / Andrey Cordeiro Ferreira - Integrante / José Renato Santanna Porto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    8. 2012-2015. AGRONEGOCIO , POLITICAS PUBLICAS E MUDANCAS SOCIAIS
      Descrição: O trabalho tem como objetivo analisar em profundidade o conjunto de transformações e/ou mudanças sociais operadas nas seguintes regiões: Oeste baiano, Oeste paraense, Sudoeste goiano, Meio norte do Mato Grosso e Triângulo Mineiro, reconhecidas como representantivas da expansão do agronegócio nacional, tendo a soja como produto estratégico observado. Especificamente propõe-se estudar a forma de intervenção do Estado nessas áreas e nesse setor ao longo dos últimos 40 anos (1970 - 2010) e os mecanismos de políticas públicas adotados que facultaram a implementação dessas atividades, em particular os instrumentos de financiamento (e refinanciamento) empregados, seja no âmbito das ações presentes nos programas governamentais dos anos 1970/1980, seja no contexto dos novos instrumentos de crédito verificados nas décadas de 1990 e 2000. Adicionalmente, objetiva-se compreender as diferentes formas de interação entre as iniciativas governamentais e os grupos sociais (produtores, empresas, etc.) atuantes nessas áreas, bem como os efeitos das mesmas sobre o ritmo e a intensidade das transformações ocorridas. Para tanto, é necessário ainda caracterizar os principais vértices dessas mudanças sociais e os conflitos daí advindos, especialmente ao longo das duas últimas décadas (1990 - 2010). Finalmente, propõe-se, na medida do possível, estabelecer alguns parâmetros comparativos entre os casos abordados, particularmente de caráter qualitativo, buscando apreender sinergias e especificidades, impasses e desafios, que marcam ou marcaram esse processo (social, político e econômico) de expansão de monoculturas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Sergio Pereira Leite - Coordenador. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    9. 2012-2013. ANALISE COMPARATIVA DE REFERENCIAIS DE RURALIDADES E DE TIPOLOGIAS DO RURAL EM PAISES SELECIONADOS DA AMERICA LATINA E DA EUROPA
      Descrição: Este projeto faz parte da pesquisa "Repensando o Conceito de Ruralidade" desenvolvida pelo IICA e tem 2 objetivos: (1) apresentar e analisar as concepções e metodologias utilizadas pelos organismos internacionais de influência na Europa e na América Latina (OCDE, União Europeia, Banco Mundial, FAO, CEPAL, RIMISP) para a caracterização e a tipificação dos espaços rurais; e (2) analisar comparativamente os referenciais e as tipologias sobre o rural utilizados em 8 países selecionados da América Latina (Chile, Costa Rica, Equador, México e Uruguai) e da Europa (Espanha, França, Holanda), e suas implicações sobre as políticas públicas para o rural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Sergio Pereira Leite - Integrante / Karina Kato - Integrante / GRISA, Catia - Integrante / Nelson Giordano Delgado - Coordenador / Cláudia Job Schmitt - Integrante. Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    10. 2012-2013. AS RELACOES ENTRE O MERCADO ALIMENTAR E ENERGETICO: UMA ANALISE A PARTIR DOS PRECOS
      Descrição: Nos últimos anos tem se intensificado o debate a nível internacional sobre o destino dos produtos agrícolas (milho, cana-de-açúcar, soja, canola, etc.) para produção de biocombustível, visto o seu crescente uso para fins energéticos com uma redução relativa ao consumo alimentar. Esta problemática ganha maior intensidade no contexto de volatilidade e crescimento dos preços dos produtos agroalimentares. O objetivo da pesquisa é identificar a causalidade e as ligações entre os mercados agrícolas e de energia, em particular em termos de preços. Para tanto, foram selecionados os preços mundiais mensais das commodities agrícolas e dos combustíveis de janeiro de 2000 até dezembro de 2012. Para entender as ligações entre o mercado energético e alimentar propõe-se o uso de modelos vetoriais auto-regressivos (VAR), que capturam as relações intertemporais entre as variáveis, e o teste de causalidade de Granger.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Anna Caterina Leucci - Integrante / Stefano Ghinoi - Integrante / Daria Sgargi - Integrante / Roberto Fanfani - Coordenador.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    11. 2012-2013. TRANSFORMACOES AGRARIAS NA ITALIA DE 1930 A 2010
      Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar as transformações e dinâmicas agrárias na Itália, em especial as mudanças ocorridas nas unidades de produção de 1930 a 2010. Para tanto, são utilizados os dados do Censo Geral da Agricultura, que fornecem um conjunto amplo de informações secundárias. Ao longo dos últimos 80 anos houveram transformações importantes, que não foram nem lineares, nem uniformes. Entre as mudanças, chama atenção a redução no número de estabelecimentos (que de 1930 a 2010 teve queda de 60%), a concentração nas unidades maiores a 50 hectares e o aumento da área média, principalmente no norte do país e nas áreas de planície. Outra transformação refere-se ao perfil da condução, que em 1930 era realizada majoritariamente por assalariados, enquanto que nos últimos anos tornou-se predominante a direção pelo próprio agricultor. No que se refere à posse da terra, ainda que a propriedade mantenha-se dominante, ela tem perdido espaço para configurações mais genéricas, que mesclam propriedade e arrendamento no mesmo estabelecimento. Em paralelo houve um cambio profundo no perfil da mão de obra, pois a família passou a se dedicar mais ao trabalho fora da unidade de produção (pluriatividade), enquanto que no estabelecimento houve um aumento da mão de obra não familiar e estrangeira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Roberto Fanfani - Coordenador / Lucila Spinelli - Integrante.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    12. 2011-2012. BIOENERGIA, AGRICULTURA FAMILIAR E POLITICAS DE DESENVOLVIMENTO: IMPACTOS SOCIOECONOMICOS DA PRODUCAO DE BIODIESEL NAS REGIOES DE INFLUENCIA DA PETROBRAS
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo caracterizar, avaliar e monitorar os impactos sociais, econômicos e institucionais da instalação e da operacionalização, pela empresa, de unidades de produção industrial de biodiesel e da criação de uma cadeia produtiva correspondente em três estados do país: Bahia, Ceará e Minas Gerais. Será ainda objeto de investigação o tratamento da dimensão ambiental, analisada pelo prisma socioeconômico, relacionada ao processo supra. Tendo em vista construir uma perspectiva abrangente e comparativa dos impactos socioeconômicos, institucionais e ambientais da atuação da Petrobras-Biocombustível nos três estados, o foco da pesquisa será encaminhado para duas direções principais. A primeira tratará de analisar os impactos da presença e da atuação das unidades de produção de biodiesel sobre os processos produtivos e as condições de vida dos agricultores familiares que participam da cadeia produtiva desenvolvida pela empresa e que foram por ela cadastrados, em cada uma das regiões de atuação da Petrobras-Biocombustível. Nessa perspectiva, a pesquisa privilegiará duas dimensões em particular: (1) o exame das condições de sustentabilidade dos processos produtivos e das dinâmicas socioeconômicas que os agricultores familiares cadastrados pela empresa passaram a vivenciar e influir (2) a avaliação das condições de inclusão social desses processos e dinâmicas desencadeados ou estimulados pela instalação e operação da cadeia produtiva desenvolvida pela empresa. Para analisar essa última dimensão, será necessário considerar não apenas os agricultores familiares cadastrados, mas o universo de agricultores familiares de cada uma das regiões consideradas. A segunda direção para onde caminhará a pesquisa será investigar os impactos da instalação e da operação das unidades de produção de biodiesel sobre o desenvolvimento local, ou seja, sobre o desenvolvimento das regiões de atuação da empresa nos três estados, Bahia, Ceará e Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Sergio Pereira Leite - Coordenador / Karina Kato - Integrante / Nelson Giordano Delgado - Integrante / Alberto Di Sabbato - Integrante / Georges Flexor - Integrante / Maria do Socorro Bezerra de Lima - Integrante. Financiador(es): Petrobras Biocombustível - Matriz - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    13. 2009-2010. PERFIL DE MULHERES BENEFICIARIAS DAS POLITICAS DE ACESSO A TERRA E DOS GRUPOS PRODUTIVOS LOCALIZADOS EM AREAS DE REFORMA AGRARIA NOS TERRITORIOS DA CIDADANIA
      Descrição: O objetivo da pesquisa foi traçar o perfil dos grupos produtivos de mulheres trabalhadoras rurais em áreas de reforma agrária localizados nos Territórios da Cidadania. O estudo se baseou em metodologia qualitativa e foi conduzido mediante a aplicação de entrevistas em profundidade e semi-dirigidas que permitiram captar as práticas, concepções, valores e expectativas das mulheres em relação a organização produtiva. A pesquisa foi realizada em cinco grupos produtivos localizados nas diferentes regiões brasileiras: Fibra e Arte (Macaé/RJ), Pé da Serra (Bonito/MS), Rio Fábrica (Ponta de Pedras/PA), Liberdade (Pitimbú/PB) e Anescha (Joaçaba/SC).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Regina A. Landin Bruno - Coordenador / Marcelo Miná Dias - Integrante / María Arias Guevara - Integrante / Caroline Araujo Bordalo - Integrante / Laetícia Jalil - Integrante. Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperacion para la Agricultura - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
      Descrição: O objetivo da pesquisa é traçar o perfil dos grupos produtivos de mulheres trabalhadoras rurais em áreas de reforma agrária localizados nos Território da Cidadania. O estudo se baseará em metodologia qualitativa e será conduzido mediante a aplicação de entrevistas em profundidade e semi-dirigidas que permitam captar as práticas, concepções, valores e expectativas das mulheres tendo como foco principal a organização produtiva. A pesquisa será realizada inicialmente com cinco grupos produtivos localizados nas diferentes regiões brasileiras... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Silvia Lima de Aquino - Integrante / Regina A. Landin Bruno - Coordenador / Marcelo Miná Dias - Integrante / Caroline Araujo Bordalo - Integrante / Valdemar João Wesz Junior - Integrante. Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperacion para la Agricultura - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Lima de Aquino.
    14. 2009-2010. SISTEMAS DE FINANCIAMENTO PARA PROJETOS TERRITORIAIS ESTRATEGICOS DE NATUREZA MULTISETORIAL
      Descrição: A pesquisa procura analisar a prática dos mecanismos de financiamento das políticas territoriais, em especial o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PDSTR), ou Territórios Rurais de Identidade como são conhecidos os projetos aí operados; e o Programa Territórios da Cidadania. Objetiva-se analisar à fundo o processo de lastro financeiro-orçamentário dos programas supra referidos, tratando de avaliar alcances e limites da engrenagem posta em marcha. O estudo analisou os fundos e programas que alicerçam o ?funding? do instrumental da política de financiamento territorial. Além disso, atentou-se particularmente para o processo de financiamento dos Projetos Territoriais, definidos no âmbito dos Colegiados Territoriais. Para tanto, a pesquisa contará com evidências levantadas através de pesquisa de campo no Território da Borborema (PB), Noroeste Colonial (RS) e Baixo Amazonas (PA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Coordenador / Sergio Pereira Leite - Integrante / Ademir Antonio Cazella - Integrante / Fabio Búrigo - Integrante. Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperacion para la Agricultura - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    15. 2007-2011. DIMENSAO SOCIOECONOMICA E POLITICA DO AGRONEGOCIO BRASILEIRO: UM ESTUDO EXPLORATORIO
      Descrição: Este estudo visa analisar em profundidade o processo - social, econômico e político - que marca a expansão do chamado "agronegócio" no meio rural brasileiro. A partir da realização de surveys foram determinadas algumas regiões para a pesquisa de campo que permitem uma identificação e análise de aspectos que caracterizam o conjunto de mudanças sociais operadas, tanto ao nível local/regional, como sua relação com processos que se dão no nível nacional, ou mesmo internacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Paulo Roberto Alentejano - Integrante / Sergio Pereira Leite - Coordenador / Leonilde Sérvolo Medeiros - Integrante / Marcia da Silva Pedreira - Integrante / Antonio João Castrollon Fernandez - Integrante / Debora Franco Lerrer - Integrante / Fernanda do Socorro Santos Ferreira - Integrante / Moacir Palmeira - Integrante / Beatriz Heredia - Integrante. Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    16. 2006-2007. AGREGACAO DE VALOR E BIODIVERSIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR ORGANICA DO VALE DO RIO URUGUAI
      Descrição: O objetivo geral é, de um lado, gerar uma ampla base de dados e informações sobre as atividades agoecológicas desenvolvidas pelas agroindústrias familiares orgânicas do Vale do Rio Uruguai, identificando as grandes potencialidades e os grandes obstáculos que impedem o desenvolvimento sustentado destas iniciativas, e, de outro, consolidar as bases para o estabelecimento de um processo de seleção e resgate de espécies nativas. Nesse caso toda a estratégia de intervenção tem por protagonistas os próprios envolvidos, mormente suas estruturas representativas e os próprios agricultores familiares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Iran Carlos Lovis Trentin - Coordenador / Paulo Roberto Paim Padilha - Integrante / Roberto Tormes Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    17. 2005-2006. O DODE SABOR DA INCLUSAO SOCIAL: CERTIFICACAO SOCIAL E SOLIDARIA NA AGRICULTURA FAMILIAR DAS MISSOES/RS
      Descrição: A dinâmica demográfica dos municípios integrantes da região missioneira gaúcha, na fronteira com a Argentina, revela, de antemão, um quadro preocupante. À época do último censo demográfico (2000), apenas 05 dos municípios integrantes da Associação dos Municípios das Missões apresentaram taxas de crescimento positivas, que, ainda assim, são muito baixas. Os últimos censos indicam tratar-se de um quadro recorrente, protagonizado, sobretudo, pela implantação do binômio trigo-soja e dos impactos associados à introdução das inovações tecnológicas. Sob a égide da ênfase na especialização produtiva e da incorporação massiva de insumos modernos dá-se a expulsão prematura da força de trabalho dos processos produtivos. São predominantemente jovens e mulheres rurais as grandes vítimas dessas mudanças, do qual resultam municípios em que é marcante o desequilíbrio entre gêneros (masculinização) e um processo de envelhecimento demográfico sem precedentes. O reconhecimento dos efeitos deletérios associados ao chamado "boom da soja" é ainda fragmentado e ambíguo. De um lado estão os que apostam em suas virtudes, traduzidas, entre outras coisas, na ampliação dos mercados e incremento no nível de capitalização dos produtores. No extremo oposto, acham-se reunidos acadêmicos, sindicalistas e organizações não-governamentais, os quais, mais além da crítica ao modelo hegemônico, trabalham na busca de alternativas para solucionar a crise que vivenciam os mais frágeis setores da agricultura familiar missioneira. É o caso de agricultores residentes em propriedades de reduzido tamanho, com elevado grau de pedregosidade e declividade, cujo potencial produtivo se viu ainda mais reduzido por conta de práticas agronômicas inadequadas, seguindo o padrão clássico "revolução verde". Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / Iran Carlos Lovis Trentin - Integrante / Jonas Wesz - Integrante / Flávio Sacco dos Anjos - Coordenador / Cláudio Becker - Integrante / Fernanda San Martins Sanes - Integrante / Lucas Oberti Wagner - Integrante / Fernanda Novo da Silva - Integrante / Nádia Vellas Caldas - Integrante. Financiador(es): Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais Fronteiriços - Outra / Central Regional de Cooperativas da Agricultura Familiar Noroeste Ltda. - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    18. 2004-2005. CONSTRUINDO SEGURANCA ALIMENTAR NAS MISSOES DE RIO GRANDE DO SUL: GERANDO RENDA E SABOREANDO ALIMENTOS COM A CULTURA DA CANA-DE-ACUCAR NA AGRICULTURA FAMILIAR
      Descrição: O projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento socialmente sustentado dos agricultores familiares da região das Missões, a partir do estabelecimento de estratégias para a autonomia alimentar e para a geração de trabalho e renda nas comunidades rurais, potencializando a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Além do mais, tem por premissa a realização de intercâmbios regionais; a participação em eventos que impulsionem a comercialização dos derivados de cana; análises laboratoriais que avaliem as características nutricionais dos derivados de cana; capacitar 200 famílias de agricultores para resgatar a produção de alimentos ecológicos; potencializar feiras locais e constituir o Fórum Regional da Cana (com reuniões e viagens de campo). Através das atividades mencionadas, o projeto tem por meta, debater e desencadear um debate sobre o potencial da cultura da cana como instrumento de viabilização das propriedades rurais e ainda, como uma alternativa à dinâmica excludente da monocultura da soja. A densidade institucional desse projeto pode alavancar atividades que se colocam como uma alternativa de desenvolvimento às pequenas propriedades rurais de região, podendo ainda ter reflexos positivos quanto à segurança alimentar, na medida em que serão produzidos alimentos com uma gradativa diminuição no uso de agroquímicos, tanto para o auto-consumo nas propriedades, como àqueles destinados ao consumo urbano. As entidades envolvidas neste trabalho são a ASTRF (Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Fronteiriços), CONSAD (Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local, Missões), STRs (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e a COOPERCANA (Cooperativa dos Produtores de Cana de Porto Xavier).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Coordenador. Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Social - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.
    19. 2003-2004. DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AUTO-SUFICIENCIA E AGROINDUSTRIALIZACAO FAMILIAR
      Descrição: Após um processo de modernização nos espaços agrícolas, a produção de commodities ocupou uma grande parte das áreas de terras e do tempo da agricultura familiar. Esse modelo intensificou graves problemas sociais na região onde a pequena produção acontecia, tais como o êxodo rural e a pobreza dos constituintes deste meio. Concomitantemente, e com um artifício globalizador, ocorreram também às conseqüências no que se refere à dependência produtiva consorciado com a necessidade de aquisição de alimentos de uma região exógena. Ou seja, a agricultura uniformizada se instalou junto com a necessidade de comprar alimentos e bens de outros locais, interferindo na dieta alimentar das pessoas, já que estes produtos exteriores ao território desconsideram tanto as culturas como as centralidades dos consumidores. E, para quantificar de forma realista este problema, realizou-se este projeto de pesquisa que tem por premissa a revelação da quantidade dos alimentos consumidos, mas com viabilidade de produção, em um município gaúcho, São Luiz Gonzaga; junto com a identificação de sua origem de produção (de fora da região das Missões/RS, da Região Missioneira ou do próprio município) e preço de venda da mercadoria. Vindouro a este levantamento de dados, estudou-se as possíveis alternativas para rebater essa dependência alimentícia, exemplificando com a criação de agroindústrias familiares, como mecanismo capaz de reter esse esvaziamento do capital de giro de São Luiz Gonzaga. A implantação destes empreendimentos se deu em territórios pouco estruturados e não-diversificados produtivamente, comprovando o potencial de pequenos empreendimentos rurais em ofertar produtos de qualidade respeitando o meio ambiente, com geração e distribuição renda nas mais diferentes realidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar João Wesz Junior - Integrante / James Diego Netto Roth - Integrante / Iran Carlos Lovis Trentin - Coordenador / Júlio Cezar de Oliveira Bolacell - Integrante / Jose Oto Kieleng Kleim - Integrante / Ana Margarete Rodrigues Martins Ferreira - Integrante / Roberto Tormes Machado - Integrante / Elizandra Antonov - Integrante / Wagner Brod Beskow - Integrante / Gilson Boaventura Gomes dos Santos - Integrante / JOsiara do Carmo Amaral - Integrante / Otávio Diel Deves - Integrante / Simone Lopes dos Santos - Integrante / Sinara Horn - Integrante / Thiago dos Santos Barbosa - Integrante. Financiador(es): Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Auxílio financeiro / Associação Riograndense de Empreendimentos de Assist. Téc. e Extensão Rural - Cooperação / Associação Comercial e Industrial de São Luiz Gonzaga - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Valdemar Joao Wesz Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. PRÊMIO RUI MILLER PAIVA (Melhor Artigo Publicada na Revista de Economia e Sociologia Rural do ano de 2010), Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).. 2011.
      Membro: Valdemar João Wesz Junior.
    2. Bolsista Nota 10, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.. 2008.
      Membro: Valdemar João Wesz Junior.
    3. Destaque na Sessão Economia Industrial, Economia Agrária e dos Recursos Naturais do XVIII Salão de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.. 2006.
      Membro: Valdemar João Wesz Junior.
    4. Destaque na Sessão Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Economia do Trabalho do XVII Salão de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul... 2005.
      Membro: Valdemar João Wesz Junior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (44)
    1. 2 Foro de Agricultura de América del Sur. 2014. (Outra).
    2. Proyectos de Desarrollo Rural del Paraguay. 2014. (Encontro).
    3. Seminário Internacional Transformações Recentes na Agricultura Internacional e Seus Reflexos no Mercosul.Estratégias e dinâmicas das empresas transnacionais da soja no Cone Sul. 2014. (Seminário).
    4. 2rd Conference of the Italian Association of Agricultural and Applied Economics. 2013. (Congresso).
    5. II Encuentro Internacional Agricultura, Território y Modelos de Desarrollo en Disputa. 2013. (Encontro).
    6. VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial.Relatoria do VIII Fórum. 2013. (Outra).
    7. XXIX Congresso Latino-americano de Sociologia. O mercado da soja no Sudeste Mato-grossense: uma análise a partir da Sociologia Econômica. 2013. (Congresso).
    8. Encontro Mundial do Terra Madre - Slow Food. 2012. (Encontro).
    9. International Scientific Workshop - Structural Equation Modeling and Latent Variable Models. 2012. (Seminário).
    10. Seminario internacional Seguridad Alimentaria y Agronegocios: retos y oportunidades para las MIPYMES rurales.Agroindustria rural en Brasil: oportunidades, desafíos e políticas públicas. 2012. (Seminário).
    11. IV Encontro da Rede de Estudos Rurais. 2010. (Encontro).
    12. V Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. 2010. (Outra).
    13. VIII Congreso Latinoamericano de Sociologia Rural. 2010. (Congresso).
    14. IV Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. 2009. (Outra).
    15. Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Segurança Energética: estratégias de expansão da produção de alimentos e de biocombustíveis na Europa e no Brasil. 2009. (Seminário).
    16. IV Congreso Internacional de la Red SIAL - Sistema Agroalimentar Localizado. 2008. (Congresso).
    17. IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo - ENEC. 2008. (Outra).
    18. VII Colóquio de Transformações Territoriais. 2008. (Outra).
    19. 2º Encontro da Rede de Estudos Rurais. 2007. (Encontro).
    20. I Ciclo de debates: revisando teorias, refletindo experiências. 2007. (Outra).
    21. II Seminário Comemorativo dos 30 anos do CPDA. 2007. (Seminário).
    22. V Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales. 2007. (Outra).
    23. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de economia, Administração e Sociologia Rural. 2007. (Congresso).
    24. Agricultura familiar e certificação solidária: desafios e possibilidades.Agricultura familiar e certificação solidária: desafios e possibilidades. 2006. (Seminário).
    25. Conferênicas UERGS - O uso sustentável dos rucursos naturais. 2006. (Outra).
    26. III Encontro de Economia Gaúcha. 2006. (Encontro).
    27. III Jornada Acadêmica da UERGS - Unidade São Luiz Gonzaga. 2006. (Outra).
    28. XLIV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2006. (Congresso).
    29. 12º Feira Estadual do Cooperativismo, 1ª Feira da Economia Solidária do Mercosul, 4ª Feira Nacional da Economia Solidária, 5ª Mostra da Biodiversidade e Seminário Internacional da Economia Solidária e Agricultura Familiar com do Países do Mercosul. 2005. (Seminário).
    30. I Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. 2005. (Outra).
    31. I Congresso Internacional de Desenvolvimento Rural e Agroindústria Familiar. 2005. (Congresso).
    32. Mostra de Trabalhos Acadêmicos. 2005. (Outra).
    33. Seminário Regional " A Preservação dos Recursos Hídricos na Região Missioneira". 2005. (Seminário).
    34. V Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).
    35. XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER). 2005. (Congresso).
    36. XXXVI Reunión Anual de la Asociación Argentina de Economia Agrária. 2005. (Outra).
    37. II Jornada Acadêmica da UERGS - Unidade Missões. 2004. (Outra).
    38. I Seminário Segurança e Saúde no Trabalho do Meio Rural. 2004. (Seminário).
    39. Simpósio Internacional Fronteiras na América Latina: Desenvolvimento e Integração. 2004. (Simpósio).
    40. XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2004. (Congresso).
    41. I Ciclo São-Luizense do Campo Nativo: Potencialidades e Limitações dos Campos Nativos do Rio Grande do Sul. 2003. (Outra).
    42. I Fórum Nacional de Meio Ambiente e X Semana de Educação Ambiental. 2003. (Outra).
    43. I Jornada Acadêmica da Unidade Missões.Demanda e procedência dos produtos agrícolas nos estabelecimentos comerciais de São Luiz Gonzaga/RS. 2003. (Outra).
    44. I Jornada Acadêmica da Unidade Missões. 2003. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. WESZ JUNIOR, V. J.. V Curso Internacional de Atualização Conceitual e Intercambio de Experiiências em Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial.. 2013. (Outro).. . 0.
    2. WESZ JUNIOR, V. J.; KATO, K.. II Salão dos Territórios Rurais. 2010. Outro
    3. WESZ JUNIOR, V. J.. II Curso Internacional de Atualização Conceitual em Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial.. 2010. (Outro).. . 0.
    4. WESZ JUNIOR, V. J.. Curso Internacional de Atualização Conceitual em Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial. 2009. (Outro).. . 0.
    5. WESZ JUNIOR, V. J.. Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Segurança Energética: estratégias de expansão da produção de alimentos e de biocombustíveis na Europa e no Brasil. 2009. (Congresso).. . 0.
    6. WESZ JUNIOR, V. J.. IV ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo. 2008. (Congresso).. . 0.
    7. WESZ JUNIOR, V. J.. Seminário Comemorativo dos 30 anos do CPDA. 2007. (Congresso).. . 0.
    8. WESZ JUNIOR, V. J.. Conferências UERGS - O uso sustentável dos recursos naturais. 2006. (Outro).. . 0.
    9. WESZ JUNIOR, V. J.. Coordenador de Sessão do XVIII Salão de Iniciação Cintífica da UFRGS. 2006. (Congresso).. . 0.
    10. WESZ JUNIOR, V. J.. Coordenador de Sessão do XVIII Salão de Iniciação Cintífica da UFRGS. 2006. (Congresso).. . 0.
    11. WESZ JUNIOR, V. J.. III Jornada Acadêmica da UERGS - Unidade São Luiz Gonzaga. 2006. (Congresso).. . 0.
    12. WESZ JUNIOR, V. J.. I Congresso Internacional de Desenvolvimento Rural e Agroindústria Familiar. 2005. (Congresso).. . 0.
    13. WESZ JUNIOR, V. J.. Coordenador de Sessão do XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Valdemar João Wesz Junior ⇔ Silvia Aparecida Zimmermann (5.0)
      1. WESZ JUNIOR, V. J.; ZIMMERMANN, Silvia ; RIOS, F. D. C.. La institucionalización de políticas públicas para la agricultura familiar en Paraguay. RAIZES (UFPB). v. 38, p. 80-97, issn: 0102-552X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MALUF, Renato ; MATTEI, Lauro ; WESZ JUNIOR, V. J. ; ZIMMERMANN, Silvia. Pobreza rural: concepções, determinantes e proposições para a construção de uma agenda de políticas públicas. Esp ed. Brasília: IICA, 2011. p. 172.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ZIMMERMANN, S. A. ; WESZ JUNIOR, V. J.. Políticas de infraestrutura para as áreas rurais: Luz para Todos, Água para Todos e Programa Nacional de Habitação Rural. Em: MIRANDA, Carlos; TORRENS, João; MATTEI, Lauro. (Org.). O Legado das Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural para a Inclusão Socioprodutiva no Brasil. 1ed.San Jose, Costa Rica. : IICA. 2017.v. 24, p. 117-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ZIMMERMANN, S. A. ; WESZ JUNIOR, V. J.. Políticas de transferência de renda: Programa Bolsa Família. Em: MIRANDA, Carlos; TORRENS, João; MATTEI, Lauro. (Org.). O Legado das Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural para a Inclusão Socioprodutiva no Brasil. 1ed.San Jose, Costa Rica. : IICA. 2017.v. 24, p. 141-154.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ZIMMERMANN, S. A. ; WESZ JUNIOR, V. J.. Políticas de apoio à produção e à comercialização: Pronaf, PAA e PNAE. Em: MIRANDA, Carlos; TORRENS, João; MATTEI, Lauro. (Org.). O Legado das Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural para a Inclusão Socioprodutiva no Brasil. 1ed.San Jose, Costa Rica. : IICA. 2017.v. 24, p. 89-116.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Valdemar João Wesz Junior ⇔ Silvia Lima de Aquino (2.0)
      1. BRUNO, Regina A. Landin. ; AQUINO, S. L. ; JUNIOR, Valdemar João Wesz. ; BORDALO, Caroline Araújo. ; JALIL, Laetícia.. Organizações produtivas das mulheres assentadas da reforma agrária. Em: Andrea Butto; Isolda Dantas. (Org.). Autonomia e cidadania: políticas de organização produtiva para as mulheres no meio rural.. 1ed.Brasília. : MDA. 2011.v. 1, p. 55-86.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BRUNO, Regina A. Landin. ; JUNIOR, Valdemar João Wesz. ; JALIL, Laetícia. ; AQUINO, S. L. ; BORDALO, Caroline Araújo.. O perfil das mulheres rurais integrantes dos grupos produtivos nas regiões brasileiras. Em: 4º Encontro da Rede de Estudos Rurais, v. 1, p. 1-15, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Valdemar João Wesz Junior ⇔ Gilson Batista de Oliveira (1.0)
      1. PINTOR, G. M. Z. ; PINTOR, E. ; OLIVEIRA, G. B. ; WESZ JUNIOR, V. J.. Crédito Rural e crescimento econômico na Mesorregião Oeste do Paraná. COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional. v. 13, p. 119-139, issn: 2318-180X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33