teste-01.list

Juliana Domingues

Graduada em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2001). Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI (2005) Doutora em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas UCPel (2018). Professora da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. COOPERACAO TRANSFRONTEIRICA E CIDADANIA SOCIAL: AMPLIACAO, IMPASSES E LIMITES
      Descrição: Esta proposta de investigação tem como foco apreender como se processa a ação dos sujeitos políticos públicos locais em relação a cooperação transfronteiriça, considerada como um dos elementos decisivos para garantir a cidadania social em relação à proteção integral a saúde e a assistência social da população residente na área da fronteira. Esta cooperação se concretiza na inclusão dos cidadãos transfronteiriços que demandam ações e serviços em municípios que não o de sua residência. Esta inclusão, prevista nos acordos assinados pelos países integrantes do MERCOSUL e internalizados na ordem jurídica dos Estados parte, não vem sendo obtida nas fronteiras do bloco, com reduzidas experiências que respeitam os pactos estabelecidos nos acordos internacionais. Desta afirmativa decorre a indagação inicial que motivou este estudo - se existe a garantia de acesso no plano legal/jurídico, porque tal não ocorre?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Juliana Domingues - Integrante / Maria Geusina Da Silva - Coordenador.
      Membro: Juliana Domingues.
    2. 2018-Atual. DIREITO A SAUDE, POLITICAS PUBLICAS E SUJEITOS PROFISSIONAIS: UM ESTUDO NAS CIDADES GEMEAS DA TRIPLICE FRONTEIRA DE FOZ DO IGUACU
      Descrição: sta proposta de investigação dá continuidade a um programa de pesquisa, iniciado em 2003, sobre a fruição do direito à saúde para os não nacionais que residem na faixa de fronteira Arco Sul. Mantém como eixo orientador a noção que o acesso aos bens e serviços de saúde através de políticas públicas, é um direito de cidadania e não de necessidade (TELLES, 1994). Portanto, deve incorporar valores justos e universais materializados unicamente através de práticas profissionais e institucionais que espelhem estes valores. Entendendo a gestão, quando efetivamente democrática, como um dos componentes essenciais para o acesso e usufruto do direito à saúde, situando-a como a estrutura substantiva das políticas públicas. Esta proposta tem como objeto de estudo os agentes implementadores de políticas de saúde que ?tem um papel central na condução dos assuntos públicos? (CAVALCANTE, LOTTA, 2015, p. 13) na medida em que interferem no acesso e fruição de bens e serviços de saúde pelos habitantes não nacionais residentes na região fronteiriça. A persistência da escolha da fronteira internacional e do direito à saúde como espaço e foco de pesquisa, para além dos aspectos profissionais vinculados à delicada e significativa questão ética sobre a fruição de direitos para os não nacionais na extensa franja fronteiriça do país10, é tributária de diretrizes do Ministério da Integração Nacional e do Conselho de Ministros de Saúde do MERCOSUL.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Juliana Domingues - Integrante / Maria Geusina da Silva - Coordenador.
      Membro: Juliana Domingues.
    3. 2018-Atual. A ATENCAO A SAUDE MENTAL DOS DISCENTES ESTRANGEIROS NA UNIVERSIDADE DA INTEGRACAO LATINO AMERICANA
      Descrição: A temática sobre saúde mental na atualidade vem ganhando destaque nas publicações elaboradas por organismos internacionais de saúde (OMS/OPAS), evidenciando, sobretudo na América Latina o aumento dos transtornos psíquicos e no uso de substância psicoativa, especialmente entre a população jovem. Ao mesmo tempo vem denunciando uma rede de atenção em saúde mental insuficiente e de baixa resolutividade, além de cotidianas violações de direitos humanos, sendo reconhecida como um grave e crescente problema sanitário. A Universidade Federal da Integração Latino Americana, inaugurada em 2011 na cidade de Foz do Iguaçu, região de tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, vem recebendo desde então centenas de estudantes de todas as nacionalidades da América Latina e Caribe, promovendo ao mesmo tempo a integração latino- americana proposta em suas diretrizes e, por outro lado fazendo emergir desafios que vão desde a manutenção dos estudantes no país, quanto questões que envolvem o processo de adaptação quanto ao clima, idioma, alimentação e pressão acadêmica por resultados. Tais processos podem vir a resultar sofrimento psíquico e/ou ao uso/abuso de substancias psicoativas, intensificados pela distância de familiares e insuficiência ou ausência de serviços institucionais e/ou da rede de saúde mental do município, colocando a atenção a saúde mental dos discentes estrangeiros como uma situação que demanda diagnóstico e intervenção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Juliana Domingues - Coordenador / Maria Geusina da Silva - Integrante / Beatriz Fernandez Castrillo - Integrante.
      Membro: Juliana Domingues.
    4. 2016-2018. A implementacao da Politica de Saude Mental nas cidades gemeas de Foz do Iguacu e Ciudad del Este
      Descrição: A proposta investigativa intitulada ?A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL NAS CIDADES GÊMEAS DE FOZ DO IGUAÇU E CIUDAD DEL ESTE? pretende evidenciar, a partir do cenário econômico, social e financeiro, como dois países da América Latina: Brasil e Paraguai, em especial na região de fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este vem implementando a Política de Saúde Mental, e se esta obedece as diretrizes e normativas estabelecidas nas Políticas Nacionais de Saúde Mental dos respectivos países. A pesquisa tem como objetivos identificar o processo de implementação da Política Nacional de Saúde Mental nas cidades gêmeas de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este; Resgatar as convergências e divergências das Políticas Nacionais de Saúde Mental no Brasil e Paraguai e os impactos nos sistemas locais de saúde em decorrência da proximidade territorial e analisar a compatibilidade das redes de atenção em saúde mental nas cidades gêmeas de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este com as indicações das Políticas nacionais dos respectivos países. Trata-se de um estudo singular, considerando que não há produção de conhecimento sobre a rede de atenção em saúde mental nas cidades gêmeas pesquisadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Juliana Domingues - Coordenador / Maria Geusina da Silva - Integrante.
      Membro: Juliana Domingues.
    5. 2016-Atual. Atencao a saude dos discentes estrangeiros nas Universidades com vocacao internacional - demandas, politicas e praticas e perspectivas para fruicao e acesso do direito a saude dos ingressantes nao nacionais na Unila e Unilab
      Descrição: Nos últimos anos verifica-se no cenário brasileiro especialmente nas regiões de fronteira, não exclusivamente, uma intensificação da fiscalização dos cidadãos estrangeiros que utilizam os sistemas de saúde locais. Esse ato de fiscalizar tem marginalizado, criminalizado, discriminado e cerceado o direito de usufruto das ações e serviços de saúde, justificados pelo discurso recorrente de ?sobrecarga do sistema? e/ou ?são pessoas que não contribuem ou não pagam impostos, portanto não tem direito a uso do serviço?. A superlotação do sistema de saúde de Foz do Iguaçu por muito tempo foi e é justificada pelo número considerável de alunos estrangeiros ingressos na UNILA que passaram muito rapidamente e sem qualquer planejamento a usufruir dos serviços locais, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.Tal colocação apresenta um caráter contraditório se confrontarmos com informações apresentadas pela Secretaria de Saúde que o estrangeiro pode ter o benefício de acessar a política de saúde desde que apresente a documentação necessária, compreendidas como o CPF, RNE e comprovante de residência no Brasil em nome do solicitado.Esta proposta busca conhecer, caracterizar e evidenciar durante a implementação das Universidades Federais com vocação internacional, as demandas de saúde, os acordos, protocolos firmados para atenção à saúde dos discentes estrangeiros, identificando as alterações ético-políticas e institucionais decorrentes da implantação destes dispositivos governamentais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Juliana Domingues - Integrante / Maria Geusina da Silva - Coordenador.
      Membro: Juliana Domingues.
    6. 2015-2018. Elementos intervenientes na protecao social de transfronteiricos indocumentados na fronteira Arco Sul
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Domingues - Integrante / Vini Rabassa da Silva - Coordenador.
      Membro: Juliana Domingues.
    7. 2013-Atual. Pactos, protocolos e o protagonismo dos atores politicos locais:impasses e condicionantes para o acesso a bens e servicos de saude na linha de Fronteira Arco Sul
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Domingues - Integrante / Vera Maria Ribeiro Nogueira - Coordenador.
      Membro: Juliana Domingues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. 2 Foro Nacional de Trabajo Social.La ética en el ejercicio de la profesión del Trabajo Social en Paraguay. 2019. (Outra).
      2. 8 Conferencia Latino Americana y Caribeña de Ciencias Sociales - Primer Doro Mundial del Pe Oelsamiento Crítico. 2018. (Outra).
      3. II Fórum de Psiquiatria e Saúde Mental na Tríplice Fronteira. 2018. (Outra).
      4. XVII Jornadas de Invesgación Científica de la Faculdade de Ciencias Sociales.CONPLEJIDAD SOCIAL Y SALUD MENTAL: interfaces entre prácticas y discursos. 2018. (Outra).
      5. II Congresso internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos. Proteção Social ao Migrante: desafios e perspectivas.. 2017. (Congresso).
      6. I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos, II Seminário de Território e Gestão de Políticas Sociais e I Congresso de Direito à cidade e Justiça Ambiental. Política de Atenção aos usuários de álcool e outras drogas: os limites e desafios da proteção familiar no processo de re. 2015. (Congresso).
      7. Seminário América Latina - Cultura, História e Política.Política de Saúde Mental no Paraguai: avanços e desafios no campo da atenção e respeito aos Direitos Humanos. 2015. (Seminário).
      8. II Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. 2014. (Encontro).
      9. I Semináro Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucalt. 2014. (Seminário).
      10. O SUAS e a Proteção Social de Transfronteiriços no RS.Proteção Social na Fronteira Arco Sul Mercosul. 2014. (Outra).
      11. VI Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.A institucionalidade dos sistemas sanitários locais nas linhas da fronteira: impactos no acesso aos serviços e ações de saúde. 2014. (Seminário).
      12. 2 Seminário Internacional de Acessibilidade. 2013. (Seminário).
      13. Educação de Superdotados - Teoria e Prática. 2013. (Outra).
      14. Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação. 2013. (Outra).
      15. V Encontro com Supervisores Pedagógicos de Campo. 2013. (Encontro).
      16. X Conferência Municipal de Assistência Social. 2013. (Outra).
      17. Seminário Nacional Serviço Social na Educação. 2012. (Seminário).
      18. V Congresso Paranaense de Assistentes Sociais. Direitos da Pessoa com Deficiência. 2012. (Congresso).
      19. IX Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).
      20. II Encontro Supervisores de Campo. 2010. (Encontro).
      21. I Mostra de Estágio em Serviço Social. 2010. (Outra).
      22. Conferência Municipal de Assistência Social. 2009. (Outra).
      23. IV Congresso Paranaense de Assistentes Sociais. 2009. (Congresso).
      24. IV Congresso Paranaense de Assistentes Socias. Saúde no debate comtemporâneo. 2009. (Congresso).
      25. Ciclo de Palestras e Debates Diálogos na Fronteira. 2008. (Outra).
      26. Seminário Sócio Jurídico. 2008. (Seminário).
      27. Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2007. (Congresso).
      28. VII Conferencia Municipal de Assistencia Social de Foz do Iguaçu. 2007. (Outra).
      29. Oficina Nacional Descentralizada Regional Sul I. 2006. (Oficina).
      30. Seminário Serviço Socail - Interfaces com a Saúde. 2006. (Congresso).
      31. II Encontro Estadual de Grupos de Estudos e Apoio a Adoção de Santa Catarina. 2005. (Encontro).
      32. II Jornada Blumenauense de Psiquiatria. 2005. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. DOMINGUES, J.. IX Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social. 2012. (Outro).. . 0.
      2. DOMINGUES, J.. V Caminhada pelo Direitos da Pessoa com Deficiência. 2012. (Outro).. . 0.
      3. DOMINGUES, J.. VIII Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social. 2011. (Outro).. . 0.
      4. DOMINGUES, J.. IV Caminhada pelo Direitos da Pessoa com Deficiência. 2011. (Outro).. . 0.
      5. DOMINGUES, J.. VII Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social. 2010. (Outro).. . 0.
      6. DOMINGUES, J.. III Caminhada pelo Direitos da Pessoa com Deficiência. 2010. (Outro).. . 0.
      7. DOMINGUES, J.. VI Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social. 2009. (Outro).. . 0.
      8. DOMINGUES, J.. II Caminhada pelo Direitos da Pessoa com Deficiência. 2009. (Outro).. . 0.
      9. DOMINGUES, J.. V Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social. 2008. (Outro).. . 0.
      10. DOMINGUES, J.. I Caminhada pelos Direito da Pessoa com Deficiência. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Juliana Domingues ⇔ Maria Geusina da Silva (2.0)
        1. Silva, Maria Geusina; SOUSA, L. L. S. ; Domingues, J.. Proteção Social ao Migrante: desafios e perspectivas. Em: II Congresso internacional de Politica Social e Serviço Social;Desafios Contemporâneos; III Seminário Nacional de Território e Politicas Sociais, v. 1, p. 1-12, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. DOMINGUES, J.; SILVA, M. G. ; RIBEIRO, C. S. ; SOUZA, R. C. ; ARALDI, E. M.. Metoodologias de Pesquisa. 2008. Curso de curta duração ministrado/Extensão
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33