teste-01.list

Karen dos Santos Honorio

Doutorado e Mestrado em Relações Internacionais pelo PPGRI- San Tiago Dantas (Unicamp,Unesp e PUC-SP), com trabalhos sobre a dimensão da infraestrutura na política regional dos governos Lula da Silva (2003-2010). Docente na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), no curso de graduação em Relações Internacionais e Integração e no curso de Pós-Graduação lato sensu em Relações Internacionais Contemporâneas.Atualmente é coordenadora do curso de graduação de Relações Internacionais e Integração na UNILA. Foi Pró-Reitora de Relações Institucionais e Internacionais (UNILA) e Vice-coordenadora do curso de graduação de Relações Internacionais e Integração. Membro do Núcleo de Pesquisa em Política Externa Latino-americana (NUPELA). Integra o Grupo para Reflexões sobre Relações Internacionais (GR-RI). Áreas de pesquisa e interesse: Política Externa Brasileira, Economia e política na América do Sul, Integração Sul-Americana e Latino-americana, Teorias de Relações Internacionais, Teorias de Integração.Mãe do Chicão, esteve em licença maternidade em 2017. #maternidadenolattes (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3527544709028215 (27/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ILAESP. Avenida Sílvio Américo Sasdelli Vila Residencial A 85866000 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil Telefone: (45) 3576 Ramal: 2838 URL da Homepage: http://www.unesp.br/santiagodantassp/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. A America do Sul e o que os governos fazem dela: os regionalismos sul-americanos na decada de 2010
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo principal mapear os regionalismos sul-americanos e suas características na década de 2010. Tendo em conta que a partir de 2010 a América do Sul passa por transformações políticas e econômicas que alteram a correlação das forças políticas que protagonizaram os regionalismos na década passada, busca-se identificar os marcos desse processo de mudança da agenda e das instituições regionais, os líderes e governos atuantes nessas dinâmicas e as principais características dos regionalismos nesse novo momento da América do Sul. O caráter intergovernamental dos mecanismos de integração na América do Sul não se restringe apenas às discussões dos arranjos institucionais no âmbito das teorias de integração, mas pode ser entendido também como uma variável explicativa para a fluidez das iniciativas na região, sendo criadas ou destruídas de acordo com as vontades, objetivos e diretrizes dos governos sul-americanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Coordenador / Raiara Pires da Silva - Integrante.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
    2. 2015-2017. Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais, Estado, classes dominantes e conflitividade na America Latina e Caribe (GIEPTALC)
      Descrição: Grupo de pesquisa interdisciplinar sendo executado na Universidade Federal da Integração Latino-americana. Pesquisadora inserida na linha de pesquisa "Transnacionalização e integração da infraestrutura na América Latina e Caribe".. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Integrante / fernando gabriel romero - Coordenador / Paula Daniela Hellmund Fernandez - Integrante.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
    3. 2015-2017. Mapeando a Politica Externa da America Latina
      Descrição: Realiza o mapeamento das características da política externa dos países latino-americanos, considerando seu processo decisório e suas diretrizes. Quanto ao processo decisório, analisam-se as condições institucionais sob as quais a política externa reserva espaços para a ação de agentes políticos do executivo e do legislativo, bem como a possibilidade de participação de atores sociais. Para esta parte da pesquisa, as fontes consultadas são as constituições dos países, os documentos ministeriais e das comissões legislativas. Em relação às diretrizes, são analisados os discursos presidenciais em instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas, pronunciamentos internos dos ministros de relações exteriores, além de documentos oficiais que expressem o direcionamento da política externa dos respectivos governos. A pesquisa está organizada em três etapas, sendo que a primeira foca sua análise nos países do cone sul da América do Sul; a segunda etapa analisa os países da região andina; a terceira parte trata da América Central e Caribe.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Integrante / Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / felipe cordeiro de almeida - Integrante / marcelino teixeira lisboa - Integrante.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
      Descrição: Realiza o mapeamento das características da política externa dos países latino-americanos, considerando seu processo decisório e suas diretrizes. Quanto ao processo decisório, analisam-se as condições institucionais sob as quais a política externa reserva espaços para a ação de agentes políticos do executivo e do legislativo, bem como a possibilidade de participação de atores sociais. Para esta parte da pesquisa, as fontes consultadas são as constituições dos países, os documentos ministeriais e das comissões legislativas. Em relação às diretrizes, são analisados os discursos presidenciais em instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas, pronunciamentos internos dos ministros de relações exteriores, além de documentos oficiais que expressem o direcionamento da política externa dos respectivos governos. A pesquisa está organizada em três etapas, sendo que a primeira foca sua análise nos países do cone sul da América do Sul; a segunda etapa analisa os países da região andina; a terceira parte trata da América Central e Caribe.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe Cordeiro de Almeida - Integrante / Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Gabriel Reinaldi Silva - Integrante / Isadota Wadi Staduto - Integrante / Guilherme Vasconcelos - Integrante / Karen dos Santos Honório - Integrante / Marcelino Teixeira Lisboa - Coordenador / Lucas Duarte Guerra - Integrante.
      Membro: Felipe Cordeiro de Almeida.
    4. 2015-2017. Pensando a Producao Teorica em Relacoes Internacionais no Brasil: Uma Analise da Revista Brasileira de Politica Internacional e da Contexto Internacional (2005-2015)
      Descrição: É notório que há uma clara geopolítica do conhecimento no que toca a produção do conhecimento em diferentes áreas do saber em suas mais distintas disciplinas acadêmicas. Evidentemente, a produção acadêmico-científica desenvolvida no âmbito da disciplina das Relações Internacionais não é diferente. É exatamente neste contexto que este projeto se insere. O mesmo faz parte de um projeto de pesquisa maior cujo objetivo é precisamente o mapeamento e análise da produção acadêmica realizada no campo das Relações Internacionais do Brasil. Dentro deste escopo, o presente projeto de Iniciação Científica tem por propósito analisar a produção acadêmica publicada em duas das principais revistas acadêmicas da área no país, nomeadamente a Revista Brasileira de Política Internacional e a Contexto Internacional. Nesse sentido, partindo de uma metodologia de pesquisa essencialmente qualitativa e problematizando 16 variáveis, a pesquisa busca ter maior clareza a respeito do que foi investigado e publicado nestes periódicos, que são os dos periódicos mais importantes da área de Relações Internacionais no Brasil, ao longo dos últimos dez anos. Consequentemente, a pesquisa objetiva também ter clareza acerca do o que é estudado em cada subárea, de modo a perceber quais os paralelos existentes entre os horizontes epistêmicos dominantes na disciplina em âmbito internacional e aqueles (re)produzidos no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Integrante / Ramon Blanco de Freitas - Coordenador / Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / mishel abalco - Integrante / Ananda Vilela - Integrante.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
    5. 2014-2016. RELACIONES ECONOMICAS INTERNACIONALES EN EL MERCOSUR: TRANSNACIONALIZACION DEL CAPITAL, ESTADO Y CLASE DOMINANTE (1991-2014).
      Descrição: El presente proyecto de investigación -desde una perspectiva interdisciplinaria y a través de una serie de interrogantes que ponen en relación la estructura económico-social y la incidencia de las instancias políticas de los países del Mercado Común del Sur (MERCOSUR) en la integración regional- tiene por objetivo general identificar, analizar y explicar los procesos de transnacionalización económica en los países miembro del MERCOSUR examinando en detalle las implicancias de esta configuración tanto en el plano económico y social como en el juego de intereses y la toma de decisiones públicas tanto internas como externas. En una primera instancia la investigación estará centrada en los países integrantes desde el Tratado de Asunción (1991) Brasil, Paraguay, Uruguay y Argentina-, avanzando posteriormente en el abordaje de la situación de los países que se adhirieron con posterioridad (Venezuela y Bolivia)... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Integrante / fernando gabriel romero - Coordenador / Paula Daniela Hellmund Fernandez - Integrante / Yamil Vasquez - Integrante / Luiza Tesser Donida - Integrante.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
    6. 2014-2016. A America do Sul e a Paz Internacional: De Sujeito a Agente da Paz
      Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo primordial o levantamento de dados relativamente à participação dos países sul-americanos nas operações de paz da ONU ao longo do tempo. Nesse sentido, o mesmo trará um entendimento histórico acerca desta participação clarificando, por exemplo, em que esferas os diferentes países sul-americanos participam, que atividades realizam, que meios empregam nestes cenários pós-conflito, dentre outras questões. Este é um movimento essencial para passarmos a ter um entendimento mais refinado acerca desta realidade e para problematizarmos a inserção da região nesta importante dimensão da cena internacional que é a construção da paz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Integrante / Ramon Blanco de Freitas - Coordenador / Gustavo Vieira - Integrante / Pedro Zarpelon - Integrante / Cristian Daniel Valdivieso - Integrante / Daniel Jiménez Montalvo - Integrante / Emilio Amaru Guerra - Integrante.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
    7. 2005-2007. Grupo de Estudos e Pesquisa para Alternativas em Relacoes Internacionais
      Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisa para Alternativas em Relações Internacionais (GARI) surgiu em 2004, a partir da demanda dos alunos da Universidade Estadual Paulista, campus Franca, em aprofundar e buscar outras formas de compreensão das Relações Internacionais. O grupo procura, através de seus estudos e pesquisa, outros olhares para além do Estado, visto muitas vezes como única perspectiva das Relações Internacionais. A necessidade de estudar temas marginalizados nas Relações Internacionais, como os movimentos sociais, por exemplo, surge da constatação das contínuas agressões que a sociedade contemporânea sofre por parte do neoliberalismo agressões que resultam no total descrédito da política institucional. É nesse contexto de desmantelamento do Estado nas regiões periféricas que os movimentos populares encontram sua razão de ser as ações políticas desses grupos constituem a alternativa mais viável para real transformação da sociedade. O grupo voltou sua pesquisa para tais movimentos durante os últimos anos, com foco na América Latina por ser a região do planeta em que ideia da agressão neoliberal encontra mais eco atualmente. O resultado desse ciclo foi a reafirmação do papel de destaque desses atores na construção de um cenário alternativo para a sociedade internacional... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Coordenador.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Professora homenageada pela turma de formandos/as do curso de Relações Internacionais e Integração 2019.2, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. 2019.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
    2. Professora homenageada pela turma de formandos/as do curso de Relações Internacionais e Integração 2014., Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. 2017.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
    3. Professora homenageada pela turma de formandos/as do curso de Relações Internacionais e Integração 2011., Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. 2014.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. 7o Encontro Nacional da ABRI.A dimensão da infraestrutura na política para a América do Sul dos governos Lula da Silva (2003-2010). 2019. (Encontro).
    2. 4º Seminário de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Cimento, discurso e financiamento: uma análise do regionalismo brasileiro na dimensão da infraestrutura nos governos Lula da Silva.. 2018. (Congresso).
    3. 35° SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Internacionalização da Extensão Universitária. 2017. (Seminário).
    4. FAUBAI: ENCONTRO DA REGIONAL SUL DO FÓRUM DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL. 2017. (Encontro).
    5. Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)." A internacionalização da Extensão". 2017. (Seminário).
    6. VI SIIES: SEMINÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ.Avanços e práticas na internacionalização das IES no Estado do Paraná. 2017. (Seminário).
    7. 39o Encontro Anual da ANPOCS. Processo Decisório em Política Externa no Cone Sul. 2015. (Congresso).
    8. 5o Encontro Nacional da ABRI. Transformações na Política Externa Latino-Americana e Caribenha: agendas, atores e arranjos institucionais. 2015. (Congresso).
    9. 13a Jornada de Agroecologia. 2014. (Encontro).
    10. Capacitação em Cooperação técnica internacional. 2014. (Outra).
    11. V Jornadas de Estudios Políticos "El Estado en cuestión:actores políticos, integración y derechos"." A expriência da Unila: a educação como um vetor multidimensional de integração.. 2014. (Encontro).
    12. 6to Congreso Latinoamericano de Ciencia Politica. Agenda, iniciativas e transformações no regionalismo sul-americano(1990-2010):para onde estamos caminhando?. 2012. (Congresso).
    13. 3o Encontro Nacional ABRI- Governança Global e Novos Atores. 2011. (Encontro).
    14. III Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, 2011, São Paulo. Anais do III Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC/SP). 2011. (Simpósio).
    15. I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UERJ, 2011, Rio de Janeiro.. 2011. (Simpósio).
    16. Um líder sem seguidores?O Brasil entre os empecilhos regionais e a emergência global".. 2011. (Outra).
    17. 1. 1º Simpósio de Pesquisa na Graduação em Relações Internacionais..América latina e globalização:o Neoliberalismo como via de inserção mundial.. 2007. (Simpósio).
    18. 2. I simpósio do Grupo GARI-Política e sociedade na América Latina.Neoliberalismo:pressupostos teóricos e experiências latino-americanas. 2007. (Oficina).
    19. 5. III Semana Gramsciana:o legado de Gramsci e os problemas contemporâneos da vida social e política. 2007. (Seminário).
    20. XIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Inserção Internacional nos anos 1990: idéias e valores neoliberais na polítca externa do primeiro governo FHC. 2007. (Congresso).
    21. 10. I Encontro de Direito e Cultura latino-americanos:Diversidade,Identidade e Emancipação. 2005. (Congresso).
    22. 2o Encontro Internacional de Direitos Humanos da UFPR. 2005. (Seminário).
    23. 6. III Semana de Relações Internacionais-idéias e cultura nas Relações Internacionais. 2005. (Simpósio).
    24. 7. IV Jornada do núcleo de ensino de marília-Releitura de Marx para a Educação atual. 2005. (Simpósio).
    25. 8. Mini-curso:Relações Internacionais Contemporâneas:a questão cultural.Ministrado pelo Prof.Dr. Estevão Chaves de Rezende Martins. 2005. (Oficina).
    26. 9. III Semana Cultural ?Cultura e discurso:conflitos culturais,identidade e alteridade. 2005. (Seminário).
    27. Ciclo de estudos latino-americanos - Jornadas Latino-Americanas de Teoria Política: Entre o Nacional e o Cosmopolita-USP. 2005. (Congresso).
    28. Fórum Social Mundial. 2005. (Encontro).
    29. Seminário Internacional da Cátedra UNESCO/AUGM Cultura da Paz. 2005. (Seminário).
    30. 14. II Semana de Relações Internacionais:Integração e Fragmentação no Cenário Internacional. 2004. (Congresso).
    31. 15. IV Ciclo de Estudos Jurídicos da Unesp - O destino dos Direitos Humanos: A Conjuntura do Judiciário e seus efeitos sobre os Direitos Fundamentais de todos os povos. 2004. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. HONORIO, K. S.; FREITAS, R. B. ; MESQUITA, L. R. ; ALMEIDA, F. C. ; DELGADO, A. C.. 4º Seminário de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais. 2018. Congresso
    2. HONORIO, K. S.; MESQUITA, L. R. ; LISBOA, M. T. ; ALMEIDA, F. C.. I Encontro Internacional de Política Externa Latino-Americana. 2015. Congresso
    3. HONORIO, K. S.. III Jornada de Administração e Relações Internacionais da UNILUS. 2013. (Congresso).. . 0.
    4. HONORIO, K. S.. I simpósio do Grupo GARI-Política e sociedade na América Latina. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33