teste-01.list

Patricia Sposito Mechi

Professora Adjunta de Fundamentos da América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-americana - Unila. Foi professora de História Contemporânea do departamento de História da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional por dez anos. Historiadora formada pela PUC- SP. Doutora em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e Mestre pela mesma universidade. Pesquisadora do Centro de Estudos de História da América Latina (PUC) e líder do Centro de Estudos de História da América Latina do Tocantins (CEHAL-TO) . Vencedora do prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas, provido pelo Arquivo Nacional, edição 2012, com o trabalho Protagonistas do Araguaia: trajetórias, representações e práticas de camponeses, militantes e militares na guerrilha. Atua principalmente em História do Brasil Contemporâneo e América Latina Contemporânea nos seguintes temas: ditadura civil-militar, esquerdas, lutas camponesas, lutas sociais, ditaduras. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1370400052953867 (31/03/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Av: NS 15 ALC NO 14, 109 Norte Jardim dos Ipês 77500-000 - Porto Nacional, TO - Brasil Telefone: (63) 33630505 URL da Homepage: www.uft.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2013-Atual. Memorias da repressao e das lutas populares durante a ditadura militar no norte de Goias: impactos sobre camponeses e suas formas de resistencia.
      Descrição: A pesquisa pretende se concentrar no estudo dos camponeses atingidos pela ditadura. Muitos deles foram submetidos à repressão do Estado, mas também a violência dos fazendeiros, que perpetuaram práticas escravistas na região. Pretende-se investigar como a violência estatal e a violência privada dos jagunços e milícias a mando dos fazendeiros ? e incentivada pelo estado ditatorial ? atingia a população camponesa no norte de Goiás e verificar quais eram as formas de resistência e lutas desenvolvidas por eles.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Sposito Mechi - Coordenador.
      Membro: Patricia Sposito Mechi.
    2. 2007-2010. A Guerrilha do Araguaia nas Representacoes do Partido Comunista do Brasil e dos Militares
      Descrição: O projeto pretende discutir as representações de militantes e militares sobre a guerrilha do Araguaia a partir dos suportes teóricos nos quais os grupos se respaldavam: A Doutrina de Segurança Nacional e o Maoísmo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . Integrantes: Patricia Sposito Mechi - Coordenador. Número de orientações: 4
      Membro: Patricia Sposito Mechi.
    3. 2006-2008. O Pensamento Politico de Victor Serge: a critica ao stalinismo
      Descrição: Proceder à análise dos escritos de Victor Serge após a ascensão do stalinismo na União Soviética.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Patricia Sposito Mechi - Coordenador.
      Membro: Patricia Sposito Mechi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas, Arquivo Nacional.. 2012.
      Membro: Patricia Sposito Mechi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. XXVIII Simpósio Nacional de História.Modernização excludente e conflito social na região Goiás-Tocantins em tempos de ditadura. 2015. (Simpósio).
    2. XXVII Simpósio Nacional de História.Coordenação do Simpósio: Estado, Poder e Violência no Brasil e países Latino-Americanos: ditaduras, projetos nacionais, imperialismo e lutas sociais. 2015. (Simpósio).
    3. 164, 50 anos depois: para que nunca mais se esqueça, para que nunca mais aconteça.O Histórico da Guerrilha do Araguaia no Norte Goiano, Pará e Maranhão. 2014. (Seminário).
    4. 1º Encontro de juventudes e movimentos estudantis.A ditadura civil-militar na região do Tocantins: a guerrilha do Araguaia. 2013. (Encontro).
    5. 3º Seminário Internacional Mundo dos Trabalhadoresw e seus arquivos: direito à memória e à verdade.Desaparecidos, presos e torturados políticos na região do Tocantins: o trabalho do Comitê Memória, Verdade e Justiça do Tocantins. 2013. (Seminário).
    6. Cinema Pela Verdade - Edição 2013.Debatedora do Filme Marighella. 2013. (Outra).
    7. Cinema Pela Verdade - Edição 2013.Debatedora do Filme Infância Clandestina. 2013. (Outra).
    8. Cinema Pela Verdade - Edição 2013.Debatedora do filme No. 2013. (Outra).
    9. Cinema Pela Verdade - Edição 2013.Debatedora do filme Marighella. 2013. (Outra).
    10. Semana Nacional de Memória e Direitos Humanos.Estado de Direito e Direitos Humanos: a justiça de transição. 2013. (Seminário).
    11. V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina: - Revoluções nas Américas: passado, presente e futuro.O discurso da Folha de São Paulo sobre a guerrilha do Araguaia: aspectos preliminares. 2013. (Simpósio).
    12. XXVII Seminário Nacional de História.A guerrilha do Araguaia vista por seu comandante: o diário de. 2013. (Seminário).
    13. XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH.Coordenação do Simpósio Temático: "Estado, poder e violência no Brasil e países laatino-americanos: ditaduras, projetos nacionais, imperialismo e lutas sociais. 2013. (Simpósio).
    14. Para onde vai o mundo: utopias e distopias - Semana Acadênica de Ciências Sociais - PUC-SP.Violência institucional contra trabalhadores rurais durante a ditadura militar brasileira: a repressão das forças armadas no combate à guerrilha do Araguaia. 2010. (Simpósio).
    15. II Congresso Nacional, III Regional do curso d História da UFG/Jataí.Lutas Sociais e Ditaduras Militares no Brasil e na América Latina. 2009. (Simpósio).
    16. III Semana de História da Unicastelo - Revoluções e Novos Rumos da História: uma discussão contemporânea.A Guerra do Araguaia e a Resistência Armada Contra a Ditadura Militar. 2009. (Outra).
    17. I Semana Integrada de Ciências Humanas da Unissantana.As Mudanças Recentes no Currículo da Rede Pública e Suas Consequências Para o Estudo das Ciências Humanas. 2009. (Outra).
    18. Palestra para o curso de Pedagogia.A Resistência Armada na Ditadura Civil-Militar: o caso da Guerrilha do Araguaia. 2009. (Outra).
    19. 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. A produção teórica do Partido Comunistado Brasil na Década de 1960. 2008. (Congresso).
    20. Palestra no curso de Serviço Social.Lutas Sociais e Direitos Humanos no Período da Ditadura Militar. 2008. (Outra).
    21. 90 anos da Revolução Russa.Impactos da Revolução Russa no brasil. 2007. (Seminário).
    22. I Simpósio de História da África, da Cultura Negra e do Negro no Brasil.Propostas Didáticas Para o Ensino de Matéria Relativa a Lei 10639/2003. 2006. (Simpósio).
    23. I Simpósio História da África, da Cultura Negra e do Negro no Brasil.Propostas Didáticas e de Conteúdos para o Ensino Básico referentes à Lei 10.639/2003. 2006. (Simpósio).
    24. VIII Congresso Ibero-americano de Extensão da Educação Superior. VIII Congresso Ibero-americano de Extensão da Educação Superior. 2005. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. MECHI, P. S.. 1964, 50 anos depois: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. 2014. (Congresso).. . 0.
    2. MECHI, P. S.. I Seminário Ditadura Civil-militar na região do Tocantins: discutindo experiências femininas na luta contra a ditadura. 2013. (Congresso).. . 0.
    3. MECHI, P. S.; EDDINE, E. A. C.. 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. 2013. Outro
    4. MECHI, P. S.; PARENTE, T.G.. I Seminário de Pesquisa em História: práticas e propostas historiográficas. 2008. Congresso
    5. MECHI, P. S.. 90 anos da Revolução Russa. 2007. (Congresso).. . 0.
    6. MECHI, P. S.. "Imagens da Revolução". 2007. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33