teste-01.list

Valkiria Fabiana da Silva

Possui graduação em Engenharia agronômica - Universidade Federal de Viçosa (2007). Mestrado em Agronomia / Entomologia (2009), Doutorado em Agronomia / Entomologia (2013) e Pós-doutorado em Entomologia (2014) e Fitotecnia/Produção de Sementes (2016) pela Universidade Federal de Lavras. Possui experiência na área de Manejo Integrado de Pragas com ênfase em Resistência de Plantas a Insetos, Controle Biológico, Interação Inseto/ Planta, Sistemas Agroecológicos e cultivo orgânico. Foi professora do Curso de Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do curso Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atualmente trabalha como professora colaboradora no curso de Agronomia, ministrando a disciplina de Entomologia Aplicada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4891673954964555 (28/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Ponta Grossa. Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus Uvaranas Uvaranas 84030900 - Ponta Grossa, PR - Brasil Telefone: (42) 3220 Ramal: 3087
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Agronomia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2014-2016. Inducao de haploides e confirmacao de duplicacao cromossomica em milho
      Descrição: A obtenção de linhagens duplo-haploides é uma forma de reduzir tempo e espaço na obtenção de linhagens endogâmicas nos programas de melhoramento genético de milho. Dentre as etapas importantes na obtenção de duplo-haploides destaca-se a indução dos haploides e a duplicação cromossômica artificial. Nos experimentos com haploides duplicados em milho, diversas metodologias tem sido utilizadas na avaliação e confirmação da duplicação cromossômica. Dentre elas destacam-se a citometria de fluxo, marcadores de DNA e viabilidade polínica. Objetiva-se neste trabalho analisar a capacidade do indutor de haploidia gimnogenético (KEMS) em clima tropical; verificar se os híbridos utilizados como fêmea interferem na taxa de indução e duplicação de haploides; aferir a capacidade das técnicas de citometria de fluxo e marcadores moleculares SSR na identificação de duplo-haploides; e avaliar a viabilidade polínica dos duplo-haploides obtidos. A linhagem indutora de haploidia KEMS, utilizada como parental masculino será cruzada com quatro híbridos simples. As sementes provenientes desse cruzamento serão selecionadas por meio de marcador morfológico, sendo que as sementes que apresentaram embrião branco e endosperma roxo serão consideradas haploides e posteriormente submetidas aos protocolos de duplicação cromossômica. Dois protocolos distintos serão utilizados, sendo que em um deles plântulas serão imersas em solução de colchicina 0,06%, enquanto no outro, raízes serão imersas em colchina 0,1%. Após 14 dias de duplicação, amostras das plantas duplicadas serão coletadas em casa de vegetação e levadas para citômetro de fluxo a fim de verificar a ploidia. Após o período de 20 dias de aclimatação as plântulas serão levadas a condição de campo para verificação do fenótipo das plantas e os possíveis duplo haploides serão autofecundados. Amostras de plantas de diferentes ploidias, indicadas pela citometria de fluxo e por meio da avaliação fenotípica, serão coletadas para análises de marcadores microssatélites e viabilidade polínica. Os possíveis duplo haploides serão avaliados quanto a segregação no campo para posterior autofecundação e multiplicação das sementes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valkiria Fabiana da Silva - Integrante / Edila Vilela de Resende Von Pinho - Coordenador / Renzo Garcia Von Pinho - Integrante / Heloisa Oliveira dos Santos - Integrante / Raquel Maria de Oliveira Pires - Integrante / Renato Mendes Guimarães - Integrante / João Almir Oliveira - Integrante / Maria Laene Moreira de Carvalho - Integrante / Fernanda de Oliveira Bustamante - Integrante.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.
    2. 2013-2015. Servicos ecologicos prestados por recursos florais em horticultura organica
      Descrição: O objetivo geral desse projeto é quantificar os serviços ecológicos, sobretudo o controle o biológico de pragas, prestados por diferentes recursos florais em horticultura orgânica em Lavras, MG. Especificamente, os objetivos são: a) estudar um sistema push-pull para o manejo de pulgões da couve, composto por plantas atrativas a inimigos naturais (componente push) juntamente com plantas-armadilha para pulgões (componente pull); b) quantificar o impacto de inimigos naturais sobre a dinâmica populacional de pragas da alface, utilizando técnicas de exclusão, e investigar como esse impacto é modificado pelos recursos florais oferecidos por plantas atrativas; c) estudar o manejo de pragas da cebola em sistema push-pull, composto por duas espécies de Tagetes (cravo), uma atrativa a inimigos naturais e outra armadilha para tripes; d) investigar se a presença de plantas espontâneas (?mato?) nas bordaduras e/ou nas entre linhas de cultivos de tomate, couve e quiabo, contribui para o manejo das principais pragas. Para tal será utilizada uma área de horticultura orgânica da UFLA, onde serão formadas as mudas das hortaliças a serem testadas, bem como das plantas atrativas e armadilha. Serão instalados sete experimentos, sendo: 1) seleção de plantas atrativas e/ou repelentes a pulgões da couve, onde serão comparados os efeitos do cravo africano, coentro, endro e calêndula (push), intercalados aos canteiros de cultivo; 2: seleção das plantas-armadilha para os pulgões da couve, comparando-se a mostarda e o nabo forrageiro (pull), intercalados aos canteiros; 3) sistema push-pull para couve, onde as espécies selecionadas no exp.1 e 2 serão combinadas em canteiros de modo a atrair inimigos naturais dos pulgões para o centro, e atrair os pulgões para as extremidades dos canteiros; 4) controle biológico conservativo de pragas da alface associada ao cravo africano, onde canteiros da cultura serão intercalados por faixas simples de cravo nos corredores, permitindo o estudo da dinâmica d. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Valkiria Fabiana da Silva - Integrante / Luís Cláudio Paterno Silveira - Coordenador / André Luis Santos Resende - Integrante / Marcelo Mendes Haro - Integrante / Brígida de Souza - Integrante / Adriano Jorge Nunes dos Santos - Integrante / Vitor Barrile Tomazella - Integrante / Luiz Antonio Augusto Gomes - Integrante.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.
    3. 2013-2014. Estrategia ?push-pull? na regulacao de Lipaphis erysimi (Kaltenbach, 1843) (Hemiptera: Aphididae) e manutencao de seus inimigos naturais no cultivo organico da couve (Brassica oleracea L. var. acephala)
      Descrição: A presente proposta busca contribuir com as pesquisas iniciadas nos últimos dois anos na Universidade Federal de Lavras?UFLA, por meio do Departamento de Entomologia, envolvendo táticas de controle biológico de Lipaphis erysimi (Hemiptera: Aphididae). Atualmente esse pulgão tem sido considerado uma das principais pragas em plantas da família Brassicaceae, incluindo a couve (Brassica oleracea L. var. acephala). Uma tática bastante promissora para cultivos orgânicos é chamada de ?push- pull?, cujo foco se encontra na utilização de plantas companheiras e plantas armadilhas associadas à cultura principal. Portanto, o objetivo deste projeto é propor o uso da tática ?push-pull? para a regulação da população de L. erysimi e manutenção de seus inimigos naturais no cultivo orgânico de couve. As plantas a serem utilizadas como push e pull já foram selecionadas em testes anteriores, tanto em experimentos de campo quanto em laboratório. O cravo africano Tagetes erecta (Asteraceae) apresentou resultados favoráveis na redução da população de L. erysmi em campos de couve orgânica, sobretudo pela atração de inimigos naturais, em comparação com outras espécies de plantas testadas, sendo por isso selecionado como componente ?push?. O componente ?pull? foi selecionado em laboratório, após testes de resposta olfativa de L. erysimi a diferentes brassicáceas, procurando-se uma planta tão atrativa ao pulgão quanto a couve. Foi selecionado nestes testes o nabo forrageiro Raphanus sativus para ser utilizado como componente ?pull?. Nesta etapa do projeto utilizaremos o cravo e o nabo forrageiro em testes de campo para compor a estratégia ?push-pull? e verificar sua eficiência na redução de L. erysimi em couve orgânica durante as estações de verão e o inverno. Para ambos os experimentos, os tratamentos serão a couve solteira e a couve na estratégia ?push-pull?, com seis repetições. Será realizada a amostragem de L. erysimi nas plantas de couve, coletas dos inimigos naturais sobre a couve e nos componentes ?push-pull? e a avaliação de alguns parâmetros fitotécnicos da cultura. Assim, busca-se com este trabalho métodos que maximizem a eficiência no controle biológico de L. erysimi, reduzindo os custos de produção, minimizando os efeitos negativos sobre o meio ambiente e produzindo alimentos de boa qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valkiria Fabiana da Silva - Integrante / Luís Cláudio Paterno Silveira - Coordenador / Adriano Jorge Nunes dos Santos - Integrante / Martin Francisco Pareja - Integrante.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.
    4. 2007-2009. Influencia do silicio na inducao de resistencia de plantas de batata inglesa (Solanum tuberosum L.) a insetos-praga em sistema de cultivo organico.
      Descrição: Um dos fatores limitantes à cultura da batata está relacionado à suscetibilidade a pragas e doenças, o que requer o emprego de produtos fitossanitários ao longo do ciclo da cultura, o que eleva os custos de produção. Neste contexto, a indução de resistência é uma alternativa promissora no controle de insetos-praga. Este trabalho foi conduzido com o objetivo avaliar os efeitos de diferentes fontes de silício na indução de resistência aos principais insetos-praga e no desenvolvimento e na produtividade da cultura da batata inglesa em cultivo orgânico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valkiria Fabiana da Silva - Integrante / Jair Campos Moraes - Coordenador / Bruno Almeida Melo - Integrante.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.
    5. 2006-2008. Inducao de resistencia ao pulgao Myzus persicae (Sulzer) pela aplicacao de silicio e seus efeitos na protecao de plantas a insetos-praga e na produtividade de batata inglesa em sistema organico
      Descrição: O pulgão Myzus persicae é considerado praga chave da cultura de batata inglesa, pois além de danificar diretamente as plantas é vetor de fitovírus. Além disso, outros insetos-praga, principalmente desfolhadores, podem causar injúrias nas folhas e afetar a produtividade. Dessa forma, neste projeto, os objetivos foram: a) avaliar a atuação do silício como indutor de resistência, na preferência alimentar e no desenvolvimento dos pulgões em plantas; b) avaliar o efeito do silício como protetor de plantas aos principais insetos-praga em cultivos sucessivos de batata inglesa em sistema orgânico e c) avaliar o efeito do silício como promotor de produtividade em batateiras cultivadas em sistema orgânico. No primeiro experimento serão testados os tratamentos: 1) testemunha, 2) silício via solo, 3) silício via foliar e 4) silício via solo + foliar, e serão avaliados aspectos biológicos do pulgão, preferência, produção de compostos secundários de defesa e atividade enzimática. Nos experimentos a campo (área de cultivo orgânico), em duas épocas e em dois anos consecutivos, serão testadas duas fontes de silício (ácido silícico e pó de rocha) e duas formas de aplicação. Nos experimentos a campo, além do monitoramento de insetos, serão determinados aspectos relacionados ao desenvolvimento e produtividade da cultura. São esperados informações que podem ser utilizadas para subsidiar cultivos de batata inglesa no sistema orgânico, ou mesmo o tratamento fitossanitário em cultivos convencionais, com produtos de baixo impacto ambiental... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Valkiria Fabiana da Silva - Integrante / Jair Campos Moraes - Coordenador / Bruno Almeida Melo - Integrante / Cristiana Silveira Antunes - Integrante / Flávia Batista Gomes - Integrante / Custódio Donizete dos Santos - Integrante / Fabíola Alves Santos - Integrante.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.
    6. 2004-2009. Tabelas de vida para a cochonilha Coccus viridis no cafeeiro.
      Descrição: A cochonilha verde Coccus viridis constitui praga do cafeeiro, principalmente em mudas e em plantas e em partes do dossel que recebem baixa luminosidade como ocorre em plantio adensados. Os danos deste inseto-praga ao cafeeiro ocorre devido a sucção de seiva e introdução de toxinas no sistema vascular das plantas. Entre os pontos mais relevantes para geração de programas de manejo integrado de cochonilhas está o conhecimento dos fatores causadores de mortalidade natural destes insetos-praga. Uma das ferramentas de pesquisa mais adequadas para se atingir esses objetivos estão as tabelas de vida ecológicas as quais quantificam a mortalidade ocorrida nas populações de insetos em cada fase do seu ciclo de vida além de possibilitarem a determinação de fases críticas de mortalidade e de fatores-chave de mortalidade. Assim este trabalho teve por objetivo determinar a importância dos fatores de mortalidade ecológicos de C. viridis usando tabela de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valkiria Fabiana da Silva - Integrante / Marcelo Coutinho Picanço - Coordenador / Jander Fagundes Rosado - Integrante / Flávio Lemes Fernandes - Integrante / Maria Elisa Fernandes - Integrante.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.
    7. 2004-2009. Fatores determinantes do ataque de cochonilhas ao cafeeiro
      Descrição: A cochonilha verde Coccus viridis (Green) (Hemiptera: Coccidae) é uma praga do cafeeiro, seu ataque causa definhamento das plantas, redução da produção devido à sucção de seiva e introdução de toxinas e ainda, reduz a taxa fotossintética e respiratória devido a fumagina. Os estudos a bioecologia deste inseto são escassos, sobretudo os que visam estudar os fatores determinantes de seu ataque ao cafeeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valkiria Fabiana da Silva - Integrante / Marcelo Coutinho Picanço - Coordenador / Maria Elisa de Sena - Integrante / Gerson Adriano Sliva - Integrante / Flávio Lemes Fernandes - Integrante.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.
    8. 2004-2007. Tabela de Vida ecologica da cochonilha branca (Planococcus citri) no cafeeiro
      Descrição: O café arábica, Coffea arabica, é uma cultura de grande importância econômica para vários países do mundo, inclusive o Brasil. Anualmente são registrados grandes perdas na produção e na qualidade dos grãos desta cultura em virtude do ataque de pragas. Dentre as pragas que ocorrem no café a cochonilha, Planococcus citri, vem se destacando e alcançando o ?status? de praga, devido as perdas causadas por esta praga. Apesar da importância de P. citri como inseto-praga, sobretudo no cafeeiro, não existe até o momento nenhum relato de confecção de tabelas de vida ecológica para esta espécie. Assim, objetivou-se neste trabalho confeccioná-la para fins de identificar os fatores naturais de mortalidade dessa praga.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valkiria Fabiana da Silva - Integrante / Marcelo Coutinho Picanço - Coordenador.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.
    9. 2003-2010. Resistencia de Tuta absoluta (Meyrick) a inseticidas reguladores de crescimento
      Descrição: A Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) é a praga mais importante do tomateiro Lycopersicon esculentum Mill no Brasil. Dessa forma a tomaticultura carece de trabalhos que visem a detecção e o monitoramento adequado de populações de T. absoluta resistentes a inseticidas. Assim, este trabalho teve o objetivo de detectar e monitorar a resistência de populações brasileiras da traça do tomateiro Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) para elaborar plano de manejo desta resistência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valkiria Fabiana da Silva - Integrante / Marcelo Coutinho Picanço - Coordenador / Maria Elisa de Sena - Integrante / Gerson Adriano Sliva - Integrante / Adilson de Castro Antônio - Integrante / Raul Narcisio Carvalho Guedes - Integrante.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Trabalho destaque no 50º Congresso Brasileiro de Olericultura, Associação Brasileira de Horticultura.. 2010.
      Membro: Valkiria Fabiana da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia e X Congresso Latino-Americano de Entomologia. Efeito da estratégia push pull sobre a distribuição das principais pragas e inimigos naturais no cultivo da couve. 2018. (Congresso).
    2. 1° Congresso Internacional Online de Agroecologia. 2016. (Congresso).
    3. 2º Workshop em Produção e Tecnologia de Sementes: Biotecnologia e Melhoramento. 2016. (Outra).
    4. International Society For Seed Science (ISSS) Seed Longevity Workshop.Conservation of castor seeds (Ricinus Communis L.). 2015. (Outra).
    5. XXI Congresso de Pós-graduação da UFLA. 2014. (Congresso).
    6. 1° Ciclo de palestras: Núcleo de Estudos em Entomologia. 2013. (Encontro).
    7. Vitrine do Agronegócio-Vitagro.Vitrine do Agronegócio-Vitagro. 2013. (Oficina).
    8. XXI Congresso de Pós-graduação da UFLA. Contribuição de plantas da família Asteraceae e Apiaceae na atração de sirfídeos em cultivo orgânico de couve. 2012. (Congresso).
    9. XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Contribuição de plantas da família Asteraceae e Apiaceae na diversidade de joaninhas em cultivo orgânico de couve Contribuição de plantas da família Asteraceae e Apiaceae na diversidade de joaninhas em cultivo orgânico de couve. 2012. (Congresso).
    10. Congresso de Pós-graduação da UFLA. 2011. (Congresso).
    11. 1° Ciclo de Palestras do NEMIP (Núcleo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas). 2010. (Outra).
    12. XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. 2010. (Congresso).
    13. XI Simpósio de Controle Biológico.CRAVO-DE-DEFUNTO TAGETES ERECTA COMO PLANTA ATRATIVA A. 2009. (Simpósio).
    14. XVII Congresso de Pós-Graduação de UFLA. 2008. (Congresso).
    15. XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, Inovação, tecnologia e ciência. INFLUÊNCIA DO SILÍCIO NA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA DE PLANTAS DE BATATA INGLESA (Solanum tuberosum L.) A INSETOS-PRAGA E PROMOTOR DE CRESCIMENTO EM SISTEMA DE CULTIVO ORGÂNICO. 2008. (Congresso).
    16. XVI Congresso de Pós-graduação da UFLA. Efeito repelente do extrato de alho sobre o pulgão Schizaphis graminum(9HEMPITERA: APHIDIDAE) EM SEÇÕES FOLIARES DE SORGO. 2007. (Congresso).
    17. 46° Congresso Brasileiro de Oleiricultura. Plano de amostragem convencional da mosca minadora em tomateiro através da contagem de minas. 2006. (Congresso).
    18. 7° Encontro sobre Manejo Integrado: Sementes de qualidade, base da sustentabilidade. 2005. (Encontro).
    19. Workshop sobre Controle Alternativo de Pragas. 2005. (Outra).
    20. 6º Encontro Sobre Menejo Integrado: Integração Agricultura-Pecuária.6º Encontro Sobre Menejo Integrado: Integração Agricultura-Pecuária. Periodo de 11a13 de maio. 2004. (Encontro).
    21. Primeiro Simpósio de Entomologia UFV.Determinação da melhor técnica e unidade amostral no plano de amostragem convencional de parasitóides em curcubitáceas. 2004. (Simpósio).
    22. Primeiro Simpósio de Entomologia UFV.palestras. 2004. (Simpósio).
    23. Relação Solo-Paisagem.Curso: Prática em Estudo Relação Solo-Paisagem e seus Componentes. 2004. (Outra).
    24. XIV Simpósio de Iniciação Científica, IV Mostra da Pós-graduação e II Simpósio de Extensão Universitária- Pesquisa Extensão e Desenvolvimento.Flutuação Populacional de Heliothrips sp em Micônia Calvescens. 2004. (Simpósio).
    25. Primeira Jornada Acadêmica da Agronomia. 2003. (Encontro).
    26. XIII Simpósio de Iniciação Científica.XIII Simpósio de Iniciação Científica-Democratização da Ciência. Pesquisa: para quê? para quem? 29 a 31 de outubro. 2003. (Simpósio).
    27. 2° Simpósio Internacional de agricultura de precisão. 2002. (Simpósio).
    28. Semana de palestras da agronomia. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. V.F. da SILVA. Primeira Semana Acadêmica de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar: Profissionais de DRUSA... Ao trabalho. 2016. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33