teste-01.list

Ramon Blanco de Freitas

Ramon Blanco é Professor Adjunto no curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde coordena o Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) e a Cátedra de Estudos para a Paz (CEPAZ), e atua na Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas. É, também, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da mesma Universidade (PPGRI-UNILA) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (PPGCP-UFPR). É Doutor (2013) em Relações Internacionais - Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, e em 2014 sua Tese Doutoral recebeu o Prêmio APCP de Melhor Tese de Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais; prêmio este atribuído bienalmente pela Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP). Colabora, frequentemente, com instituições nacionais e internacionais enquanto Professor Convidado, Pesquisador Convidado, e Pesquisador Associado destacando-se, por exemplo, o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal), o Groupe de Recherche et d'Information sur la Paix et la Sécurité (GRIP) em Bruxelas, a Universidade da Beira-Interior (Portugal), a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade Federal de Uberlândia, e a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) - España. Suas pesquisas são financiadas por órgãos de fomento científico internacionais como, por exemplo, a Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e fundos científicos da União Europeia (UE). Além disso, tem experiência, também, como Observador Eleitoral Internacional em cenários pós-conflito. Sua experiência letiva e de pesquisa desenvolvida ao longo da sua pesquisa de campo, em centros de pesquisa internacionais, assim como lecionando em diferentes universidades, centram-se no âmbito das Relações Internacionais em geral, e sobretudo em áreas como: Estudos para a Paz e Transformação dos Conflitos, Teorias das Relações Internacionais, Política Internacional, Estudos Críticos de Segurança Internacional, Conflitos Internacionais, Reconstruções Pós-Bélica e Intervenções Humanitárias. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9387995873589341 (06/11/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Parque Tecnológico Itaipu Jardim Itaipu 85867900 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil Telefone: (45) 35767307 URL da Homepage: ramon.blanco@unila.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Pensar a Paz a partir da Diferenca: Elementos para se Problematizar a Paz por meio de um Pensamento Nao Violento
      Descrição: Tendo em conta a colonialidade, o projeto delineia elementos fundamentais para se problematizar a paz por meio de uma reflexão não violenta e assim buscar superar a colonialidade enquanto elemento estruturante da reflexão dominante acerca da paz. De modo a desenvolver a sua análise, o projeto está dividido em três partes. Primeiramente, o projeto traz um breve olhar sobre as discussões acerca da construção da paz no cenário internacional. Posteriormente, o projeto o artigo discute o que é colonialidade, apresentando suas características e modos de operacionalização. Em seguida, o projeto delineia elementos centrais para se pensar a paz a partir de uma problematização não violenta. Argumenta-se que deve-se, à partida, tornar a Diferença o elemento fundamental da problematização acerca da paz e da construção da mesma. Além disso, propõe-se que, ao se problematizar a paz a partir da Diferença, tal problematização deve assentar-se em três importantes alicerces, nomeadamente: (1) pluralidade ontológica; (2) epistemologia não violenta; e (3) metodologia não extrativista. Entende-se que tal empreitada é crucial para, por um lado, uma significativa abertura no que toca a problematização acerca da paz, e, por outro lado, simultaneamente resgatar e fortalecer o ímpeto crítico e emancipatório que sempre constituiu a espinha dorsal dos Estudos para a Paz. Projeto Financiado para UNILA, por meio do seguinte instrumento de financiamento: PRPPG no 25/2019.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ramon Blanco de Freitas - Coordenador / Mouhamed Hassan Termos - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Auxílio financeiro.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    2. 2017-Atual. O Papel das Operacoes de Paz na Politica Internacional: Uma Analise Critica
      Descrição: Demonstra-se notório, no campo das relações internacionais contemporâneas, que os processos de reconstrução pós-bélica levados a cabo por inúmeros atores internacionais, e em especial aqueles liderados pelas Nações Unidas (ONU), tornaram- se elementos centrais na composição da realidade internacional. Mais do que isso, é evidente que a posição ocupada pelas operações de paz neste cenário vem, ao longo do tempo, modificando-se sensivelmente. É evidente, por exemplo, que as mesmas tornaram-se instrumentos centrais relativamente a processos de reconstrução pós-bélica em cenários pós-conflito. É precisamente neste contexto que insere-se o objetivo central deste projeto de pesquisa. Mais do que meramente dar luz às práticas e elementos presentes nestes processos, o presente projeto tem como objetivo primordial problematizar, criticamente, o papel que as operações de paz têm na política internacional e as consequências advindas deste papel. Projeto Financiado para UNILA, Edital de Apoio ao Pesquisador, EDITAL PRPPG No 109/2017, e os seguintes instrumentos de financiamento da PRPPG: PRPPG No 58/2018, PRPPG No 110/2018, PRPPG No 154/2018, e PRPPG no 25/2019.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Ramon Blanco de Freitas - Coordenador / Devlin Biezus - Integrante / Fábio de Souza Rocha - Integrante / Fouchard Louis - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Auxílio financeiro.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
      Descrição: No campo das relações internacionais contemporâneas, que os processos de reconstrução pós-bélica levados a cabo por inúmeros atores internacionais, e em especial aqueles liderados pelas Nações Unidas (ONU), tornaram- se elementos centrais na composição da realidade internacional. Mais do que isso, é evidente que a posição ocupada pelas operações de paz neste cenário vem, ao longo do tempo, modificando-se sensivelmente. É evidente, por exemplo, que as mesmas tornaram-se instrumentos centrais relativamente a processos de reconstrução pós-bélica em cenários pós-conflito. É precisamente neste contexto que insere-se o objetivo central deste projeto de pesquisa. Mais do que meramente dar luz às práticas e elementos presentes nestes processos, o presente projeto tem como objetivo primordial problematizar, criticamente, o papel que as operações de paz têm na política internacional e as consequências advindas deste papel. Projeto Financiado para UNILA, Edital de Apoio ao Pesquisador, EDITAL PRPPG No 109/2017, e os seguintes instrumentos de financiamento da PRPPG: PRPPG No 58/2018, PRPPG No 110/2018 e PRPPG No 154/2018... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gustavo Oliveira Vieira - Integrante / Ramon Blanco de Freitas - Coordenador.
      Membro: Gustavo Oliveira Vieira.
    3. 2017-Atual. Observatorio de Democracias
      Descrição: O observatório de Democracias é um projeto vinculado ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em parceria com o Parlamento do Mercosul e tem como objetivo a contribuição enquanto corpo técnico do Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul (ODPM) e o acompanhamento sistemático dos processos políticos e eleitorais na região, através do monitoramento e acompanhamento sistemáticos dos processos políticos e eleitorais na região, e na desenvolvimento de mecanismos e protocolos de observação eleitoral junto ao ODPM.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Ramon Blanco de Freitas - Integrante / Lucas Mesquita - Coordenador / Felipe Almeida - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
      Descrição: O observatório de Democracias é um projeto vinculado ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em parceria com o Parlamento do Mercosul e tem como objetivo a contribuição enquanto corpo técnico do Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul (ODPM) e o acompanhamento sistemático dos processos políticos e eleitorais na região, através do monitoramento e acompanhamento sistemáticos dos processos políticos e eleitorais na região, e na desenvolvimento de mecanismos e protocolos de observação eleitoral junto ao ODPM.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / Felipe Cordeiro de Almeida - Integrante / Ramon Blanco - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    4. 2014-2016. A America do Sul e a Paz Internacional: De Sujeito a Agente da Paz
      Descrição: Este projeto tem como objetivo primordial o levantamento de dados relativamente à participação dos países sul-americanos nas operações de paz da ONU ao longo do tempo. Nesse sentido, o mesmo trará um entendimento histórico acerca desta participação clarificando, por exemplo, em que esferas os diferentes países sul-americanos participam, que atividades realizam, que meios empregam nestes cenários pós-conflito, dentre outras questões. Este é um movimento essencial para passarmos a ter um entendimento mais refinado acerca desta realidade e para problematizarmos a inserção da região nesta importante dimensão da cena internacional que é a construção da paz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Ramon Blanco de Freitas - Coordenador / Karen dos Santos Honório - Integrante / Gustavo Vieira - Integrante / Cristian Daniel Valdivieso - Integrante / Daniel Jiménez Montalvo - Integrante / Emilio Amaru Guerra - Integrante / Pedro Augusto Zarpelon - Integrante.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
      Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo primordial o levantamento de dados relativamente à participação dos países sul-americanos nas operações de paz da ONU ao longo do tempo. Nesse sentido, o mesmo trará um entendimento histórico acerca desta participação clarificando, por exemplo, em que esferas os diferentes países sul-americanos participam, que atividades realizam, que meios empregam nestes cenários pós-conflito, dentre outras questões. Este é um movimento essencial para passarmos a ter um entendimento mais refinado acerca desta realidade e para problematizarmos a inserção da região nesta importante dimensão da cena internacional que é a construção da paz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Integrante / Ramon Blanco de Freitas - Coordenador / Gustavo Vieira - Integrante / Pedro Zarpelon - Integrante / Cristian Daniel Valdivieso - Integrante / Daniel Jiménez Montalvo - Integrante / Emilio Amaru Guerra - Integrante.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
    5. 2011-2014. Consolidacao da Paz e a sua Sustentabilidade: As Missoes da ONU em Timor Leste e a Contribuicao de Portugal
      Descrição: O projecto aborda a discussão sobre a contribuição de missões de paz no quadro das Nações Unidas para a consolidação da paz (peacebuilding). Esta discussão é ilustrada pelo caso de Timor-Leste. Este estudo procura compreender a multi-dimensionalidade que os sucessivos mandatos foram adquirindo, bem como as implicações que essas alterações tiveram na forma como Portugal se foi posicionando e articulando, com o objectivo de avaliar o contributo destas missões para a consolidação da paz em Timor-Leste.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Ramon Blanco de Freitas - Integrante / António Manuel Leitão - Integrante / Carla Luís - Integrante / Carlos Braz - Integrante / Daniela Nascimento - Integrante / Helena Carreiras - Integrante / Maria Raquel Freire - Coordenador / Paula Duarte Lopes - Integrante / Teresa Cierco - Integrante. Financiador(es): Fundação para a Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    6. 2011-2011. The Linkages Between Peacekeeping and Peacebuilding: The Case of Timor-Leste
      Descrição: Pesquisador Principal na Missão Científica de Curto Prazo COST ao GRIP (Groupe de Recherche et d'Information sur la Paix et la Sécurité) em Bruxelas, financiada pela União Europeia pesquisando sobre as abordagens da União Europeia e das Nações Unidas à manutenção e construção da paz, assim como a relação desses dois instruentos no caso de Timor-Leste, ECOST-STSM-IS0805-050911-007628.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ramon Blanco de Freitas - Coordenador. Financiador(es): União Europeia - Bolsa.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    7. 2008-2013. Peace as Government: The (Bio)Politics of State-Building
      Descrição: Observando o presente cenário internacional, é notória a centralidade que a paz e construção desta possuem. As operações de manutenção e construção da paz, assim como a (re)construção de Estados tornaram-se processos fundamentais da atual política internacional. Partindo de ferramentas teóricas e conceituais desenvolvidas pelo filósofo francês Michel Foucault, este projeto reproblematiza a abordagem onusiana relativamente aos esforços de reconstrução ?pós-conflito? e transformação de conflitos internacionais violentos pelo globo. De forma a operacionalizar a sua análise este projeto analisa o processo onusiano de reconstrução ?pós-conflito? levado a cabo em Timor-Leste.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ramon Blanco de Freitas - Coordenador. Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Bolsa.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (20)
    1. Apoio à Participação de Docentes em Eventos Científicos (Edital PRPPG/UNILA no 25/2019), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).. 2019.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    2. Travel Grant Award, International Studies Association (ISA, Estados Unidos).. 2018.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    3. Apoio à Participação de Docentes em Eventos Científicos (Edital PRPPG/UNILA no 58/2018), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).. 2018.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    4. Apoio aos Grupos de Pesquisa (Edital PRPPG/UNILA no 110/2018), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).. 2018.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    5. Apoio do Programa Institucional Agenda Tríplice II (Edital PRPPG/UNILA no 149/2018, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).. 2018.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    6. Travel Grant Award, International Studies Association (ISA, Estados Unidos).. 2017.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    7. Apoio ao Pesquisador (Edital PRPPG/UNILA no 109/2017), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).. 2017.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    8. Travel Grant Award, International Studies Association (ISA, Estados Unidos).. 2015.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    9. Prêmio APCP de Melhor Tese de Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais, Prêmio Atribuido Bienalmente pela Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP, Portugal).. 2014.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    10. Travel Grant Award, International Studies Association (ISA, Estados Unidos).. 2014.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    11. Travel Grant Award, International Studies Association (ISA, Estados Unidos).. 2013.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    12. Travel Grant Award, International Studies Association (ISA, Estados Unidos).. 2012.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    13. Travel Grant Award, Universidade de Coimbra (UC, Portugal).. 2012.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    14. COST - Short Term Scientific Mission, União Europeia.. 2011.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    15. Travel Grant Award, International Studies Association (ISA, Estados Unidos).. 2011.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    16. Travel Grant Award, Universidade de Coimbra (UC, Portugal).. 2011.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    17. Bolsa Completa de Intercâmbio Acadêmico, Deutscher Akademischer Austauch Dienst (DAAD, Alemanha).. 2010.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    18. Travel Grant Award, International Studies Association (ISA, Estados Unidos).. 2010.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    19. Travel Grant Award, International Studies Association (ISA, Estados Unidos).. 2009.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.
    20. Bolsa Completa de Doutorado, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, Portugal).. 2008.
      Membro: Ramon Blanco de Freitas.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. Muñoz, Maria Teresa ; Blanco, Ramon ; Braga, Camila ; Matijascic, Vanessa Braga. Membro da Comissão Organizadora do XI Congreso Internacional do Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz. 2019. Congresso
      2. Mesquita, Lucas ; Blanco, Ramon ; Delgado, Ana Carolina ; Almeida, Felipe ; Honório, Karen dos Santos. Membro da Comissão Organizadora Local do 4º Seminário de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais. 2018. Congresso
      3. Blanco, Ramon; Mesquita, Lucas. Co-Coordenador dos Seminários em Relações Internacionais da UNILA. 2018. Outro
      4. Oliveira, Gilberto ; Brancoli, Fernando ; Maione, Emerson ; Blanco, Ramon ; Ferreira, Marcos Alan ; Matijascic, Vanessa Braga. Membro da Comissão Organizadora do III Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz. 2018. Congresso
      5. Ferreira, Marcos Alan ; Kuhlmann, Paulo ; Nobre, Fabio ; Fernandes, Gabriel ; Gabriela, Suerda ; Moraes, Isaias ; Blanco, Ramon ; Gomes, Aureo ; Tomesani, Ana ; Bezerra, Catarina. Membro da Comissão Organizadora do II Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz. 2017. Congresso
      6. Alencar, Mirela ; Santos, Cláudia ; Pereira, Alexsandro ; Blanco, Ramon ; Pereira, Demetrius. Co-coordenador do GT 10 Política Internacional do VII Seminário Nacional de Sociologia e Política. 2016. Congresso
      7. Blanco, Ramon; Gomes, Aureo ; Braga, Camila ; Maschietto, Roberta ; Tomesani, Ana. Membro da Comissão Organizadora do I Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz. 2016. Congresso
      8. Pereira, Alexsandro ; Blanco, Ramon ; Viana, Caroline ; Isquierdo, Larissa ; Kemer, Thaíse ; Mesquita, Lucas. Co-coordenador do GT 7 Política Internacional do VI Seminário Nacional de Sociologia e Política. 2015. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33