teste-01.list

Lucas Ribeiro Mesquita

Coordenador e Professor do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutor em Ciência Política pelo Programa de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciência Política pela Unicamp e Bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas Gerais. Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa em Política Externa Latino-Americana (NUPELA-UNILA) e do Observatório da Democracia do Instituto Mercosul de Estudos Avançados. Foi Coordenador do Instituto Mercosul de Estudos Avançados da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Participou de Missões de Observações Eleitorais conjuntas com Parlamento do Mercosul, onde exerceu a função de especialista.Tem interesse nas áreas de Ciência Política, Política Internacional, Política Externa, Democracia e Instituições Políticas. Academia (https://unila-br.academia.edu/LucasMesquita). Google Scholar (https://scholar.google.com.br/citations?user=Vmoj_J8AAAAJhl=pt-BRoi=sra) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3728260462635206 (29/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino Americano de Economia, Estado e Política. Av. Tancredo Neves, 6731 PTI 85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil Telefone: (45) 35767307
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2017-Atual. Observatorio de Democracias
      Descrição: O observatório de Democracias é um projeto vinculado ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em parceria com o Parlamento do Mercosul e tem como objetivo a contribuição enquanto corpo técnico do Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul (ODPM) e o acompanhamento sistemático dos processos políticos e eleitorais na região, através do monitoramento e acompanhamento sistemáticos dos processos políticos e eleitorais na região, e na desenvolvimento de mecanismos e protocolos de observação eleitoral junto ao ODPM.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / Felipe Cordeiro de Almeida - Integrante / Ramon Blanco - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    2. 2017-Atual. Sociedade Civil na Politica Externa Brasileira
      Descrição: Inserida nas discussões sobre a participação de atores sociais dentro da política externa brasileira, a proposta de pesquisa busca analisar os espaços de participação social existentes dentro da política externa brasileira a partir de uma análise institucional de quatro arranjos participativos: Programa Mercosul Social e Participativo, Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa; Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior, e da Reunião Especializada Sobre Agricultura Familiar Do Mercosul. A proposta é realizar o mapeamento das estruturas institucionais, das organizações participantes e do formato de participação social nesses espaços, buscando inferir se a participação social institucionalizada constitui elemento para mudanças democráticas no processo de decisão da política externa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / Rosa Maria Villalobos - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    3. 2015-2017. Pensando a Producao Teorica em Relacoes Internacionais no Brasil: Uma Analise da Revista Brasileira de Politica Internacional e da Contexto Internacional (2005-2015)
      Descrição: É notório que há uma clara geopolítica do conhecimento no que toca a produção do conhecimento em diferentes áreas do saber em suas mais distintas disciplinas acadêmicas. Evidentemente, a produção acadêmico-científica desenvolvida no âmbito da disciplina das Relações Internacionais não é diferente. É exatamente neste contexto que este projeto se insere. O mesmo faz parte de um projeto de pesquisa maior cujo objetivo é precisamente o mapeamento e análise da produção acadêmica realizada no campo das Relações Internacionais do Brasil. Dentro deste escopo, o presente projeto de Iniciação Científica tem por propósito analisar a produção acadêmica publicada em duas das principais revistas acadêmicas da área no país, nomeadamente a Revista Brasileira de Política Internacional e a Contexto Internacional. Nesse sentido, partindo de uma metodologia de pesquisa essencialmente qualitativa e problematizando 16 variáveis, a pesquisa busca ter maior clareza a respeito do que foi investigado e publicado nestes periódicos, que são os dos periódicos mais importantes da área de Relações Internacionais no Brasil, ao longo dos últimos dez anos. Consequentemente, a pesquisa objetiva também ter clareza acerca do o que é estudado em cada subárea, de modo a perceber quais os paralelos existentes entre os horizontes epistêmicos dominantes na disciplina em âmbito internacional e aqueles (re)produzidos no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Karen Honório - Integrante / Ramon Blanco - Coordenador.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
      Descrição: É notório que há uma clara geopolítica do conhecimento no que toca a produção do conhecimento em diferentes áreas do saber em suas mais distintas disciplinas acadêmicas. Evidentemente, a produção acadêmico-científica desenvolvida no âmbito da disciplina das Relações Internacionais não é diferente. É exatamente neste contexto que este projeto se insere. O mesmo faz parte de um projeto de pesquisa maior cujo objetivo é precisamente o mapeamento e análise da produção acadêmica realizada no campo das Relações Internacionais do Brasil. Dentro deste escopo, o presente projeto de Iniciação Científica tem por propósito analisar a produção acadêmica publicada em duas das principais revistas acadêmicas da área no país, nomeadamente a Revista Brasileira de Política Internacional e a Contexto Internacional. Nesse sentido, partindo de uma metodologia de pesquisa essencialmente qualitativa e problematizando 16 variáveis, a pesquisa busca ter maior clareza a respeito do que foi investigado e publicado nestes periódicos, que são os dos periódicos mais importantes da área de Relações Internacionais no Brasil, ao longo dos últimos dez anos. Consequentemente, a pesquisa objetiva também ter clareza acerca do o que é estudado em cada subárea, de modo a perceber quais os paralelos existentes entre os horizontes epistêmicos dominantes na disciplina em âmbito internacional e aqueles (re)produzidos no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Integrante / Ramon Blanco de Freitas - Coordenador / Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / mishel abalco - Integrante / Ananda Vilela - Integrante.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
    4. 2015-2017. Mapeando a Politica Externa da America Latina
      Descrição: Realiza o mapeamento das características da política externa dos países latino-americanos, considerando seu processo decisório e suas diretrizes. Quanto ao processo decisório, analisam-se as condições institucionais sob as quais a política externa reserva espaços para a ação de agentes políticos do executivo e do legislativo, bem como a possibilidade de participação de atores sociais. Para esta parte da pesquisa, as fontes consultadas são as constituições dos países, os documentos ministeriais e das comissões legislativas. Em relação às diretrizes, são analisados os discursos presidenciais em instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas, pronunciamentos internos dos ministros de relações exteriores, além de documentos oficiais que expressem o direcionamento da política externa dos respectivos governos. A pesquisa está organizada em três etapas, sendo que a primeira foca sua análise nos países do cone sul da América do Sul; a segunda etapa analisa os países da região andina; a terceira parte trata da América Central e Caribe.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / Felipe Cordeiro de Almeida - Integrante / Karen Honório - Integrante / Marcelino Teixeira Lisboa - Integrante.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
      Descrição: Realiza o mapeamento das características da política externa dos países latino-americanos, considerando seu processo decisório e suas diretrizes. Quanto ao processo decisório, analisam-se as condições institucionais sob as quais a política externa reserva espaços para a ação de agentes políticos do executivo e do legislativo, bem como a possibilidade de participação de atores sociais. Para esta parte da pesquisa, as fontes consultadas são as constituições dos países, os documentos ministeriais e das comissões legislativas. Em relação às diretrizes, são analisados os discursos presidenciais em instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas, pronunciamentos internos dos ministros de relações exteriores, além de documentos oficiais que expressem o direcionamento da política externa dos respectivos governos. A pesquisa está organizada em três etapas, sendo que a primeira foca sua análise nos países do cone sul da América do Sul; a segunda etapa analisa os países da região andina; a terceira parte trata da América Central e Caribe.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Karen dos Santos Honorio - Integrante / Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / felipe cordeiro de almeida - Integrante / marcelino teixeira lisboa - Integrante.
      Membro: Karen dos Santos Honorio.
      Descrição: Realiza o mapeamento das características da política externa dos países latino-americanos, considerando seu processo decisório e suas diretrizes. Quanto ao processo decisório, analisam-se as condições institucionais sob as quais a política externa reserva espaços para a ação de agentes políticos do executivo e do legislativo, bem como a possibilidade de participação de atores sociais. Para esta parte da pesquisa, as fontes consultadas são as constituições dos países, os documentos ministeriais e das comissões legislativas. Em relação às diretrizes, são analisados os discursos presidenciais em instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas, pronunciamentos internos dos ministros de relações exteriores, além de documentos oficiais que expressem o direcionamento da política externa dos respectivos governos. A pesquisa está organizada em três etapas, sendo que a primeira foca sua análise nos países do cone sul da América do Sul; a segunda etapa analisa os países da região andina; a terceira parte trata da América Central e Caribe.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe Cordeiro de Almeida - Integrante / Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Gabriel Reinaldi Silva - Integrante / Isadota Wadi Staduto - Integrante / Guilherme Vasconcelos - Integrante / Karen dos Santos Honório - Integrante / Marcelino Teixeira Lisboa - Coordenador / Lucas Duarte Guerra - Integrante.
      Membro: Felipe Cordeiro de Almeida.
    5. 2014-2016. Presidencia Institucional na America Latina
      Descrição: O objetivo do projeto é promover o intercâmbio científico entre docentes e estudantes vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do German Institute of Global and Area Studies (GIGA) a partir do desenvolvimento conjunto da pesquisa "A presidência Institucional na América Latina". A Presidência institucional (Moe, 1993; 1994), também conhecida como core Executive (Peters et al, 2000), refer-se ao núcleo de agências que apoiam diretamente o chefe do Poder Executivo na execução das tarefas de governo. A Presidência institucional distingue-se pela especialização, diferenciação funcional e profissionalização das estruturas de apoio direito ao Presidente da República. Nas últimas décadas, a presidência institucional apresentou mudanças e crescimento expressivos em vários países da América Latina, mas este importante desenvolvimento institucional é ainda pouco investigado (Inácio Llanos, 2013). A despeito da ampla produção sobre o presidencialismo nas últimas décadas, a análise da instituição situada no topo do Poder Executivo tem sido negligenciada. A presente proposta busca contribuir para o avanço desta agenda, investigando a emergência da presidência institucional na América Latina no contexto da redemocratização recente (1980-2013) e seus impactos sobre os padrões de governança na região. O projeto busca superar essas lacunas, tanto empíricas como teóricas, no estudo das instituições políticas da América Latina. Para isso, focaliza a Presidência a partir de uma visão do Poder Executivo como uma organização complexa e internamente diferenciada, com implicações diretas sobre as condições de governabilidade e de responsabilização observadas nas democracias recentes. De fato, as democracias latino-americanas diferem consideravelmente em termos dos níveis de especialização, diferenciação funcional e profissionalização das agências que apoiam as atividades presidenciais. Parte dos sistemas favorece a atuação informal de staff de apoio ao presidente, enquanto outros têm implementado estruturas formais de assessoramento presidencial. No entanto, pouco se sabe sobre os fatores que podem explicar as diferenças entre os países em relação à organização interna desta unidade central do Executivo, a Presidência. Similarmente, embora os diversos estudos tenham demonstrado a importância das prerrogativas constitucionais para a aprovação e implementação das agendas governamentais, são incipientes as análises acerca do impacto das capacidades informacionais, administrativas e de controle interno sobre o desempenho dos Executivos. O projeto busca superar estas lacunas com a análise comparada das presidências na América Latina a partir da cooperação entre os dois grupos de pesquisadores especialistas em instituições políticas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Dawisson Belém Lopes - Integrante / Manoel Leonardo Santos - Integrante / Maria de Fátima Junho Anastasia - Integrante / Carlos Ranulfo Felix de Melo - Integrante / Magna Maria Inácio - Coordenador / Mariana Llanos - Integrante / Marcus Abílio Pereira - Integrante / Filipe Souza Corrêa - Integrante / Helga Almeida - Integrante / Christopher Bahia Mendonça - Integrante / Leon Victor de Queiroz - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    6. 2014-2016. Modelos de Ampliacao Democratica na Politica Externa Sul-americana
      Descrição: pesquisa possui a intenção de analisar a atual situação do processo de ampliação democrática das políticas externas sul-americanas, a partir do entendimento de como os processos de construção e consolidação democrática influenciam a ampliação democrática em política externa. A partir da análise de quatro parâmetros - [a] existência de canais de participação institucionalizados; [b] existência de canais de diplomacia pública; [c] regulamentação constitucional da política externa; e [d] atuação e característica do Legislativo em política externa ? buscaremos caracterizar o processo de ampliação decisória de dez países ? Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / Marcelino Teixeira Lisboa - Integrante / Lucas Guerra - Integrante.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    7. 2013-2016. Grupo de pesquisa das Potencias Medias/Middle Power Research Group
      Descrição: O GPPM se dedica a análise do contexto de emergência das potências médias, especificamente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). Nossas pesquisas focam na inter-relação destes países e seus impactos na estrutura do sistema internacional, assim como a dinâmica adotada pelas potências médias nos processos de governança global.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Javier Vadell - Integrante / Leonardo César Souza Ramos - Coordenador / Rafael Oliveira de Ávila - Integrante / Alexandre César Cunha Leite - Integrante / Ana Elisa Saggioro Garcia Muller - Integrante / Bárbara Gomes Lamas - Integrante / Clarisa Giaccaglia - Integrante / Danny Zahreddine - Integrante / Fabrício Henricco Chagas Bastos - Integrante / Jorge Mascarenhas Lasmar - Integrante / Leandro de Alencar Rangel - Integrante / Marcos Ferreira da Costa Lima - Integrante / Marina Scotelaro de Castro - Integrante / Rodrigo Corrêa Teixeira - Integrante.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    8. 2013-2015. Ciclos de producao da politica externa nas democracias da America Latina (CNPq 474532/2013-5 / Fapemig PPM-00102-14 / CNPq 306138/2014-0)
      Descrição: O projeto revisita o argumento, com distintas elaborações na literatura recente - quer nos meios de comunicação escrita, quer na produção acadêmica especializada -, de que a produção da política exterior dos Estados democráticos, em geral, e do Brasil, em específico, mudou fortemente a sua dinâmica. A hipótese geral na literatura assinala que a política exterior estaria deixando de ser encaminhada pelas instituições diplomáticas tradicionais (academias diplomáticas; corporações profissionais; ministérios ou secretarias de Estado) para fazer-se por outras vias. Pretende-se proceder a uma ampla comparação entre os ciclos de policy-making da política externa nos sete países democráticos com as maiores populações e economias da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela), de modo a corroborar (ou não) a tese da perda de centralidade da via diplomática e avançar no diagnóstico dos casos estudados na região, avaliando, ao cabo, o poder explicativo/preditivo das hipóteses estabelecidas na literatura. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Dawisson Belém Lopes - Coordenador / Carlos Aurélio Pimenta de Faria - Integrante / Manoel Leonardo Santos - Integrante.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    9. 2013-2014. Grupo de Pesquisa sobre Organizacoes Internacionais
      Descrição: As Organizações Internacionais (OIs) foram criadas para facilitar a convivência pacífica através da cooperação conjunta entre os Estados soberanos, visando solucionar os vários problemas da sociedade internacional. Sendo assim, é importante a discussão do papel das Organizações Internacionais, em especial durante um período em que o Brasil galga cada vez mais uma posição de destaque no cenário internacional, e de diversas formas, tenta influenciar na agenda dessas organizações. As OIs possuem um papel fundamental como espaço de negociação e de expressão das principais questões da agenda internacional contemporânea como comércio, terrorismo, meio ambiente, migrações, tráfico internacional de drogas e armamentos, entre outros. Assim, o grupo objetiva tanto estimular a pesquisa entre os graduandos, de forma a aprofundar o debate sobre as Organizações Internacionais, quanto promover o debate sobre as agendas contemporâneas das Relações Internacionais sob a ótica das Organizações Internacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / Felipe Cordeiro de Almeida - Integrante.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    10. 2013-2014. Grupo de Pesquisa em Politica Externa Latino-americana
      Descrição: O grupo pretende investigar a política externa dos países membros do Mercosul em uma série de temáticas buscando a comparação entre as diferenças e semelhanças tanto de posicionamento no cenário regional quanto do processo decisório dos países latino americanos. Serão estudos o posicionamento dos países com relação ao Mercosul, aos Estados Unidos, o posicionamento de atores domésticos com relação as políticas externa adotas, além de exercícios de comparação dos blocos regionais e das configurações decisórias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
      Descrição: O grupo pretende investigar a política externa dos países membros do Mercosul em uma série de temáticas buscando a comparação entre as diferenças e semelhanças tanto de posicionamento no cenário regional quanto do processo decisório dos países latino americanos. Serão estudos o posicionamento dos países com relação ao Mercosul, aos Estados Unidos, o posicionamento de atores domésticos com relação as políticas externa adotas, além de exercícios de comparação dos blocos regionais e das configurações decisórias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe Cordeiro de Almeida - Integrante / Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador.
      Membro: Felipe Cordeiro de Almeida.
    11. 2013-2014. Migracoes Internacionais na regiao da Triplice Fronteira: as presencas libanesa e chinesa
      Descrição: Este projeto de pesquisa se insere no tema das migrações internacionais. Mais especificamente, objetiva traçar a história das migrações libanesa e chinesa na cidade de Foz do Iguaçu, compreendendo suas causas, dinâmicas e consequências, mapeando e relacionando os tipos de inserção sócio-econômica, e, analisando a mobilidade destes migrantes entre as cidades da Tríplice Fronteira. Isto é importante porque emblemático das migrações internacionais contemporâneas, especialmente porque é um analisador privilegiado das transformações recentes do capitalismo globalizado de nossa era; mas não deixa de apresentar resultados com impacto local pois visa compreender as sensíveis questões culturais, sociais, políticas e economômicas que estas presenças acarretam na cidade. Metodologicamente, o projeto se ampara em fontes de pesquisa tais como a história oral reconstituindo as histórias destas migrações a partir de entrevistas , a observação etnográfica, e outras fontes documentais (oficiais e não-oficiais). Por tratar-se de uma pesquisa inédita, de caráter exploratório, as várias fontes são mobilizadas com vistas à conformar um objeto e uma questão de pesquisa mais delineados ao cabo da primeira fase. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Felipe Cordeiro de Almeida - Integrante / Patrícia Regina C. Queiroz - Coordenador / Douglas de Toledo Piza - Integrante.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
      Descrição: Este projeto de pesquisa se insere no tema das migrações internacionais. Mais especificamente, objetiva traçar a história das migrações libanesa e chinesa na cidade de Foz do Iguaçu, compreendendo suas causas, dinâmicas e consequências, mapeando e relacionando os tipos de inserção sócio-econômica, e, analisando a mobilidade destes migrantes entre as cidades da Tríplice Fronteira. Isto é importante porque emblemático das migrações internacionais contemporâneas, especialmente porque é um analisador privilegiado das transformações recentes do capitalismo globalizado de nossa era; mas não deixa de apresentar resultados com impacto local pois visa compreender as sensíveis questões culturais, sociais, políticas e economômicas que estas presenças acarretam na cidade. Metodologicamente, o projeto se ampara em fontes de pesquisa tais como a história oral reconstituindo as histórias destas migrações a partir de entrevistas , a observação etnográfica, e outras fontes documentais (oficiais e não-oficiais). Por tratar-se de uma pesquisa inédita, de caráter exploratório, as várias fontes são mobilizadas com vistas à conformar um objeto e uma questão de pesquisa mais delineados ao cabo da primeira fase.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe Cordeiro de Almeida - Integrante / Douglas de Toledo Piza - Integrante / Patricia Regina Cenci Queiroz - Coordenador / Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante.
      Membro: Felipe Cordeiro de Almeida.
    12. 2013-2013. Governo de Minas e a Organizacao Internacional do Cafe
      Descrição: Pesquisa desenvolvida em parceria com a Superintendência de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais e o Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas com o objetivo de formulação e análise de cenário, treinamento e capacitação dos gestores estaduais na 111ª Assembleia Geral da Organização Internacional do Café.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / RodrigoTeixeira - Integrante / Rafael Bittencourt - Integrante / Elisa Bertilla - Integrante / Vinicius Gomes - Integrante / Mariana Balau - Integrante / Márcia Fernandes - Integrante / Brener Seixas - Integrante. Financiador(es): Governo do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    13. 2013-2013. Desenvolvimentismo Latino Americano - Modelos, Padroes e Consensos
      Descrição: O projeto propõe avaliar o desenvolvimentismo latino-americano no início do século XXI considerando a crise do pacto neoliberal e a adoção de modelos em resposta ao mesmo. Trabalhado com a hipótese de que emergiram modelos distintos de desenvolvimentismo (Novo Desenvolvimentismo, Bolivarianismo Venezuelano, ?Evismo?, ?Kirshnerismo?, Desenvolvimento Associado, etc) procuraremos comparar esses no intuito de averiguar semelhanças e diferenças. Nesse sentido buscaremos a partir da avaliação de indicadores socioeconômicos, do papel do Estado, do mercado e da sociedade civil como indutores do desenvolvimento averiguar a existência de modelos, padrões ou consensos desenvolvimentistas na região. Se dará atenção especial ao Novo Desenvolvimentismo brasileiro e a atuação brasileira no cenário regional.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Coordenador / Pedro de Melo Braga - Integrante / Pedro Henrique Neves de Carvalho - Integrante.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    14. 2012-2013. Mapa Mundial da TICs e a Posicao dos BRICS: Centralidades ou Periferias
      Descrição: A pesquisa foca no papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)para a Economia internacional e procura diagnosticar e analisar a atual posição dos BRICS no mercado mundial de Tecnologia da Informação e Comunicação e o papel destas tecnologias no desenvolvimento das economias dos BRICS; Conceituar e conhecer os estudos mais recentes sobre a dimensão da informação e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para os direcionamentos da Economia Política Internacional; Diagnosticar o mapa de produção, consumo e comércio de Tecnologias da Informação e Comunicação no mundo com ênfase para a posição dos BRICS; Identificar aspectos comuns e as diferenças na condução de desenvolvimento do mercado de TICs entre os BRICS; Prover análise sobre os possíveis direcionamentos para a atuação futura dos BRICS no mercado mundial de TICs; Ampliação e melhoria qualitativa e quantitativa da pesquisa e da produção em Ciência Tecnologia no Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) . Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Rogerio Santos da Costa - Coordenador.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    15. 2011-2014. Investigacion comparativa sobre la tesis de la perdida de centralidad de la via diplomatica en la produccion de politica exterior
      Descrição: El proyecto busca pasar en revista el argumento, con distintas elaboraciones en la literatura reciente, de que la producción de la política exterior de los estados democráticos en general, y en América Latina (AL) en específico, ha cambiado fuertemente su dinámica. La hipótesis general en la literatura señala que la política exterior estaría dejando de ser encaminada por las instituciones diplomáticas tradicionales (academias diplomáticas; corporaciones profesionales; ministerios o secretarías del estado) para hacerse por otras vías. De esta hipótesis general, resultan al menos dos otras: (i) que su elaboración se ha convertido en un proceso territorial y socialmente difuso, en función de la creciente incorporación de actores políticos individuales, colectivos e institucionales , anteriormente excluidos de los procesos democráticos; y (ii) que su elaboración se ha concentrado en las manos del jefe del Poder Ejecutivo y de sus asesores más cercanos, constituyendo lo que comúnmente se ha llamado de diplomacia presidencial. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Dawisson Belém Lopes - Coordenador / Carlos Aurélio Pimenta de Faria - Integrante / Javier Vadell - Integrante / Manoel Leonardo Santos - Integrante / Rafael Duarte Villa - Integrante / Cristina Filgueiras - Integrante / Luis Guillermo Colin Villavicencio - Integrante.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    16. 2011-Atual. Rede Interinstitucional de Pesquisa em Politica Externa e Regime Politico
      Descrição: O grupo de pesquisa tem por objetivo principal estimular investigações e reunir material acadêmico acerca das conexões entre Estado e sociedade na produção da política exterior. Priorizam-se os estudos que adotam como variável independente o 'regime político' - entendido aqui não em sua acepção estrita (democracia/autocracia), mas em sentido ampliado, vindo a contemplar as cadeias de causa/efeito associadas a tipos de Estado (unitário, federado, confederado etc.), sistemas de governo (presidencialista, parlamentarista, semipresidencialista), legislaturas, relações entre poderes, partidos políticos, burocracias governamentais, grupos de interesse, opinião pública, elementos constitucionais, dentre outros. O grupo desdobra-se em duas linhas de pesquisa, complementares entre si, sumariamente descritas na sequência: (1) POLÍTICA EXTERNA COMPARADA - A linha está voltada tanto para a política externa comparada 'stricto sensu' (ou seja, a comparação, baseada em metodologia própria, de ciclos de 'policymaking' da política externa) quanto para os estudos comparativos em política externa, os quais poderão prescindir de metodologia específica (estudos de caso sobre uma política externa ou aproximações não sistemáticas entre aspectos de duas ou mais políticas externas, por exemplo, enquadram-se na segunda modalidade); (2) POLÍTICA EXTERNA E REGIME POLÍTICO - Esta linha propõe-se a investigar o relacionamento entre Estado, sociedade e produção de política exterior sob distintos regimes politicos - democráticos e não democráticos. Opta-se por uma aproximação não frontal do objeto, interessada, sobretudo, nos conceitos e eventos que estejam correlacionados com políticas externas produzidas sob a vigência de instituições democráticas e/ou não democráticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucas Ribeiro Mesquita - Integrante / Dawisson Belém Lopes - Coordenador / Carlos Aurélio Pimenta de Faria - Integrante / Manoel Leonardo Santos - Integrante / Aline Roberta Belém Lopes - Integrante / André Luiz Coelho Farias de Souza - Integrante / Ariane Cristine Roder Figueira - Integrante / Fábio Nogueira de Avelar Marques - Integrante / Feliciano de Sá Guimarães - Integrante / Guilherme Stolle Paixão e Casarões - Integrante / Haroldo Ramanzini Júnior - Integrante / Luiz Feldman - Integrante / Marta Mendes da Rocha - Integrante / Túlio Sérgio Henriques Ferreira - Integrante.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Contemplado pelo Edital de Apoio ao Pesquisador PRPPG - UNILA, UNILA.. 2017.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    2. Contemplado pelo Incentivo à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação 2017 PRPPG - UNILA, UNILA.. 2017.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    3. Prêmio Conjunto da Obra (Acadêmico) MINIONU, Dpto Relações Internacionais Puc Minas.. 2011.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.
    4. Menção Honrosa, Mini Onu/Puc Minas.. 2005.
      Membro: Lucas Ribeiro Mesquita.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. I Encontro de Universidade de Fronteira. 2013. (Encontro).
    2. Graduação em Relações Internacionais - Formação, Padrões Nacionais e Inserção Profissional - Associação Brasileira de Relações Internacionais. 2010. (Seminário).
    3. A Nova Administração: Processo e Problemas na Política Externa e de Defesa dos EUA. Questões de Política de Defesa para a Próxima Administração. 2008. (Seminário).
    4. VIII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos. 2008. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. MESQUITA, Lucas; BLANCO, R. ; HONORIO, Karen. ; ALMEIDA, Felipe ; DELGADO, A. C.. 4° Seminário em Relações Internacionais. 2018. Congresso
    2. MESQUITA, Lucas; BLANCO, R. ; ALMEIDA, Felipe ; DELGADO, A. C. ; VIEIRA, G. O.. Seminário em Relações Internacionais Unila. 2018. Congresso
    3. MESQUITA, Lucas; VOLPATO, E. C. F.. Membro da Comissão Científica do V Seminário Internacional da Tríplice Fronteira sobre o tráfico de pessoas. 2018. Congresso
    4. MESQUITA, Lucas; Souza, André Luiz Coelho Farias de. Coordenador do SPG 03 Análise de Política Externa na América Latina. 2018. Congresso
    5. MESQUITA, Lucas. La Educacíon Superior en el contexto del Mercosur. 2017. (Congresso).. . 0.
    6. MESQUITA, Lucas. XIII Feira Internacional do Livro. 2017. (Exposição).. . 0.
    7. MESQUITA, Lucas; BLANCO, R. ; PEREIRA, Alexsandro. VI Seminário Nacional de Sociologia e Política - Grupo de Trabalho de Política Internacional. 2015. Congresso
    8. MESQUITA, Lucas; HONORIO, Karen. ; ALMEIDA, Felipe ; LISBOA, Marcelino. I Encontro Internacional de Política Externa Latino-Americana. 2015. Congresso
    9. MESQUITA, Lucas; ALMEIDA, Felipe ; OLIVEIRA, B.. V Simulação das Nações Unidas da Faculdade Anglo-Americano/UDC. 2014. Outro
    10. MESQUITA, Lucas; ALMEIDA, Felipe. IV Simulação das Nações Unidas da Faculdade Anglo-Americano/UDC. 2013. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33