teste-01.list

Henrique Coelho Kawamura

Possui Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto do Instituto Latino Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Seu principal tema de pesquisa é na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas públicas, trabalho infantil, educação, saúde, rendimento e programas sociais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4281501688541478 (02/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino Americano de Economia, Sociedade e Política. AC Parque Tecnológico Itaipu Conjunto B 85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2015 Telefone: (45) 35292837
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2017-Atual. Pesquisa de transicao da escola para o trabalho: uma avaliacao para o Brasil
      Descrição: Esse trabalho utilizará a pesquisa School-to Work Transition realizada pela Organização Internacional do trabalho em 2013 para mensurar mobilidadeeducacional, mobilidade ocupacional, bem como avaliar os salários. A base de dados apresenta questões retrospectivas em relação às características socioeconômicas dos pais, permitindo mensurar a mobilidade entre gerações para os jovens de 15 a 29 anos de idade. Além disso, pretende-se realizar uma análise comparativa da satisfação profissional dos jovens de 15 a 29 anos nas diferentes regiões geográficas brasileiras. Ao contrário de estudos já realizados em termos de satisfação profissional, a análise aqui desenvolvida se concentrará apenas nos jovens trabalhadores. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Henrique Coelho Kawamura - Coordenador / Marcos de Oliveira Garcias - Integrante.
      Membro: Henrique Coelho Kawamura.
    2. 2016-Atual. AVALIACAO DE PROJETOS E POL ITICAS P UBLICAS EDUCACIONAIS
      Descrição: A descentralização da responsabilidade da educação no Brasil trouxe consigo a autonomia para que estados e municípios traçassem suas próprias políticas educacionais. Com isso, as disparidade nos desempenhos escolares entre escolas municipais, estaduais e federais tornou-se visível. Há escolas classificadas como excelentes e outras não. Essas diferenças muitas vezes advém dos esforços dos responsáveis pela educação em melhorar o ensino público brasileiro. Muitas políticas educacionais foram avaliadas a fim de se mensurar os efeitos de tal política no desempenho escolar; outras apresentaram efeitos contrários ou ausência de efeitos. Nesse sentido, o presente estudo se propõe avaliar as políticas públicas educacionais e mapear quais tiveram maiores efeitos. Assim, será possível conhecer o que deu certo e o que não deu e propor mudanças e/ou caminhos para a melhoria dessas políticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Henrique Coelho Kawamura - Coordenador / Marcela nogueira ferrario - Integrante.
      Membro: Henrique Coelho Kawamura.
    3. 2016-Atual. RENDA, POBREZA E ESTRUTURA FAMILIAR
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Henrique Coelho Kawamura - Integrante / Marcela nogueira ferrario - Coordenador.
      Membro: Henrique Coelho Kawamura.
    4. 2016-Atual. Tributos e programas de transferencia de renda: aspectos redistributivos
      Descrição: A presente pesquisa busca analisar a carga tributária paga pelas famílias de baixa renda, sobretudo, as beneficiárias de programas sociais. A carga tributária no Brasil tem gerado enormes discussões no âmbito acadêmico e político. A tributação sempre desejada é aquela que se mostra progressiva em relação renda, isto é, a carga tributaria cresce conforme cresce a renda. No Brasil, entretanto, observa-se um perfil regressivo na carga total decorrente principalmente da alta regressividade dos impostos indiretos. Nesse sentido, as classes mais baixas são as mais atingidas pela ineficiência da tributação brasileira. Outro tema de enormes discussões são os programas de transferência de renda que, apesar dos efeitos positivos ja encontrados por diversos pesquisadores, tem gerado criticas acerca dos recursos destinados ao financiamento dos mesmos. O objetivo do estudo é quantificar os tributos pagos por essas famílias, e mapear quais voltam para o governo para financiar esses programas e serviços utilizados por essa população. Desse modo, será possível medir os custos reais do programas a fim de desmitificar a crença de que programas sociais geram enormes custos para o governo e sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Henrique Coelho Kawamura - Coordenador.
      Membro: Henrique Coelho Kawamura.
    5. 2014-2017. Analise Economica do Tabagismo no Brasil
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Henrique Coelho Kawamura - Coordenador / JUSTUS, MARCELO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Henrique Coelho Kawamura.
    6. 2012-2013. Analise empirica dos efeitos da renda e da educacao na probabilidade de ser vitima de crimes e de registra-los as autoridades competentes
      Descrição: O intuito deste projeto é identificar qual o efeito da atratividade econômica, mensurada por meio da renda e da educação sobre o risco de vitimização criminal e vitimização repetida, bem como o papel da condição econômica e educacional na decisão de registrar ou não uma vitimização ocorrida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Henrique Coelho Kawamura - Integrante / Ana Lúcia Kassouf - Coordenador / marcelo justus - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Henrique Coelho Kawamura.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. XXV Prêmio Paraná de Economia (Orientador de monografia), Conselho Regional de Economia - Corecon-PR.. 2015.
      Membro: Henrique Coelho Kawamura.
    2. XIX Prêmio do Tesouro Nacional - Área Economia do Setor Público, Escola de Administração Fazendária ? Esaf.. 2014.
      Membro: Henrique Coelho Kawamura.
    3. XVIII Prêmio Paraná de economia - Categoria: Monografia, Conselho Regional de Economia - CORECON-PR.. 2008.
      Membro: Henrique Coelho Kawamura.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. Crise - Rumos e Verdades. 2008. (Seminário).
    2. XIII Enesul - Econtro de economistas da região sul. 2008. (Encontro).
    3. A profissão do economista e Banco regional de desenvolvimento. 2007. (Encontro).
    4. Seminário comemortivo- John M. Keynes: 70 anos da teoria do emprego, do juro e da moeda. 2006. (Seminário).
    5. XVIII Semana de estudos em economia. 2006. (Encontro).
    6. Banco Central: estrutura e funções. 2005. (Oficina).
    7. Salão de Iniciação científica.A dinâmica de comercializção via internet. 2005. (Encontro).
    8. XVII semana de economia: O paraná e o comércio exterior. 2005. (Oficina).
    9. Congresso Sul Brasileiro de Comércio Exterior. 2004. (Congresso).
    10. O mercado de trabalho para economistas. 2004. (Encontro).
    11. Seminário Educação Fiscal. 2004. (Seminário).
    12. XVI Semana de economia : ecnomia brasileira e paranaense. 2004. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33