teste-01.list

Luciano Wexell Severo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) e do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor (2015) e Mestre (2011) em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Ciências Econômicas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP (2003). Bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2010 e 2011 e desde 2018 no projeto "Integração Regional: o Brasil e a América do Sul". Coordenador da área de Fundamentos de America Latina (FAL) do Ciclo Comum da UNILA entre 2015 e 2016. Assessor de órgãos públicos da Venezuela entre 2004 e 2008. Diretor-executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Venezuela do Rio de Janeiro entre 2008 e 2011. Coordena o Observatório da Integração Econômica da América do Sul - UNILA e o projeto de extensão Boletim La Espada. Pesquisador nas áreas de Formação Econômica da América Latina, Economia Latino-americana Contemporânea e Integração Econômica (comercial, financeira, produtiva e de infraestrutura) e Blocos Econômicos Regionais. luciano.severo@unila.edu.br (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-Atual. ANALISE DOS PROCESSOS DE INTEGRACAO REGIONAL DA AMERICA DO SUL
      Descrição: Observatório de monitoramento dos processos de Integração Geopolítica, Integração Securitária e Integração de Infraestrutura. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Wexell Severo - Integrante / Lucas Kerr de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Luciano Wexell Severo.
    2. 2018-Atual. Integracao Economica da America do Sul: as relacoes Brasil-Argentina como pilar
      Descrição: Realizar um mapeamento aprofundado das relações econômicas entre o Brasil e a Argentina, desde o início do século XX, especialmente relacionado com os seguintes temas: 1- Integração comercial, 2- Investimentos bilaterais, 3- Mecanismos de financiamento, e 4- Conexões de infraestrutura física.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luciano Wexell Severo - Coordenador / Carla Paulino da Costa Feres - Integrante / CLAUDIO MAGALHÃES SANTANA - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Luciano Wexell Severo.
    3. 2018-Atual. Analise geopolitica dos processos de Integracao Energetica e de Infraestrutura na regiao da Triplice Fronteira
      Descrição: História, economia, diplomacia e cenários prospectivos para os processos de cooperação envolvendo as binacionais de Itaipu (fronteira Brasil-Paraguai) e Yacyretá (fronteira Argentina-Paraguai). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Wexell Severo - Integrante / Lucas Kerr de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Luciano Wexell Severo.
      Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida em três diferentes níveis de análise, a saber: (i) nível Global, (ii) nível Regional e (iii) nível Local. O nível Global corresponde à análise sistêmica, adotando a categoria de Sistema Mundo. O nível Regional se trata do enfoque na América do Sul e no Cone Sul, tendo como foco a análise das oscilações e transformações regionais, desde os conflitos e disputas, até os processos de cooperação e integração regional. Por fim, o nível Local corresponde à Tríplice Fronteira e fronteiras Brasil-Paraguai/Paraguai-Argentina, onde será analisado o papel da infraestrutura para reduzir conflitos e favorecer a cooperação e a integração regional, com foco na infraestrutura energética binacional e regional. O primeiro procedimento metodológico empregado será o da revisão bibliográfica, partindo da análise histórica e diplomática do processo que levou à evolução da disputa e conflito para a cooperação e integração. A partir desta etapa, os procedimentos metodológicos serão analíticos, voltado para o desenvolvimento de uma análise econômica e geopolítica das demandas e pressões globais e extra-regionais que impulsionaram ou impulsionam a integração regional e os processos de cooperação como mecanismo para enfrentar a competição global e a agressividade das grandes potências, chegando até a análise histórica e econômica dos processos que levaram à construção das usinas binacionais e das consequências de suas respectivas construções. Para tal, será realizada uma análise geopolítica para compreender as disputas que levaram à localização da obra Usina de Itaipu, ao tratado de 1973 e à construção de Yacyretá. Será considerada a conjuntura pertinente aos processos de renegociação dos tratados bilaterais Brasil-Paraguai e Argentina-Paraguai. Os esforços análiticos culminarão no desenvolvimento de estudos prospectivos para analisar as perspectivas de desenvolvimento de conflitos e processos de cooperação, a partir da renegociação dos tratados bilaterais Brasil-Paraguai e Argentina-Paraguai, bem como cenários geopolíticos estratégicos para analisar as possibilidades de andamento para ditos processos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lucas Kerr de Oliveira - Coordenador / Fábio Borges - Integrante / Wolney R. Carvalho - Integrante / Luciano Wexell Severo - Integrante / Jessica Maria Grassi - Integrante / Ana Karolina Morais Da Silva - Integrante / JOICE ANDREA PENAGOS MENDEZ - Integrante / Gabriel Rodrigues Peixoto - Integrante / Renan Silvestro Alencar Silva - Integrante / Ingrid Lorena Ortega Purmann - Integrante / Nayane Camara do Rosario - Integrante.
      Membro: Lucas Kerr de Oliveira.
    4. 2018-Atual. Complementariedade e complementacao comercial na America do Sul
      Descrição: Elaboração de um quadro atualizado da possibilidade de complementação produtiva da América do Sul, a partir da análise pormenorizada dos intercâmbios de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai (toda a região, exceto Guiana e Suriname) por setor de atividade econômica desagregada ao nível de Seções da Classificação Uniforme do Comércio Internacional (CUCI) das Nações Unidas, em sua terceira revisão (Rev.3): (0 - Produtos alimentícios e animais vivos; 1 - Bebidas e fumo; 2 - Materiais crus não comestíveis, excepto combustíveis; 3 - Combustíveis e lubrificantes e minerais e produtos conexos; 4 - Óleos, gorduras e ceras de origem animal e vegetal; 5 - Produtos químicos e produtos conexos; 6 - Artigos manufaturados, classificados principalmente segundo o material; 7 - Máquinas e equipamentos e material de transporte; 8 - Artigos manufaturados diversos; e 9 - Mercadorias e operações não classificadas em outra seção da CUCI).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Wexell Severo - Coordenador.
      Membro: Luciano Wexell Severo.
    5. 2017-2018. Integracao Economica da America do Sul
      Descrição: O tema da Integração latino-americana vem conquistando maior relevo nas últimas décadas e ganhou bastante força nos últimos quinze anos, especialmente como resultado da ascensão ao poder de governos integracionistas. No entanto, trata-se de um processo que ainda necessita ser bastante estudado e melhor compreendido. As ideias de impulsionar uma União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e criar uma Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) precisam ser debatidas com maior profundidade dentro das Universidades. Cabe à UNILA assumir com total propriedade esse papel, promovendo a realização de reflexões, análises e pesquisas relacionadas com a Integração Regional. Daí a importância de oferecer aos estudantes da UNILA conhecimentos sistematizados sobre a Integração Econômica Contemporânea, buscando dar condições para que possam contribuir para a edificação desses processos e, em última instância, aportar para a superação de seus principais problemas. A Integração é um tema presente desde as primeiras tentativas de união regional do século XIX, passando pela proposta de União Aduaneira do Sul dos anos 1920, assim como pelas duas versões dos Pactos ABC, pelo Regionalismo Aberto dos anos 1990 até os atuais avanços da UNASUL e da CELAC. Os principais debates contemporâneos estão relacionados com a mudança de orientação política na América Latina nos anos 2000 e a recente reviravolta ?pan-americanista?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luciano Wexell Severo - Coordenador / MONICA KARLA MAGALHÁES LIMA - Integrante / MISHELL GEOCONDA PAVON ABALCO - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Luciano Wexell Severo.
    6. 2017-2018. Integracao Produtiva na America do Sul: Comercio e Complementacao industrial
      Descrição: Por meio do estudo do comércio intra-regional, buscamos analisar as possibilidades de complementação produtiva da América do Sul. Tomaremos como referência diversas matrizes setoriais, de elaboração própria, sobre as exportações e as importações dos países da região entre si, mais Estados Unidos, China e Europa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Wexell Severo - Coordenador.
      Membro: Luciano Wexell Severo.
      Descrição: O projeto analisa a integração econômica regional deste quatro perspectivas. Integração comercial, produtiva, financeira e de infraestrutura, com ênfase nas duas primeiras. Com base no Banco de Dados Estatísticos de Comércio Exterior (Badecel), da CEPAL, serão criadas matrizes do comércio regional, de todos os países entre si e mais os principais parceiros. No entanto, desagregaremos as informações ao nível de Seções da Classificação Uniforme do Comércio Internacional (CUCI) das Nações Unidas, em sua terceira revisão (Rev.3). Isso permite observar as relações da região com o mundo em cada um dos dez setores (0- Produtos alimentícios e animais vivos; 1-Bedidas e tabaco; 2- Materiais crus não comestíveis, excepto combustíveis; 3- Combustíveis e lubrificantes e minerais e produtos conexos; 4- Óleos, gorduras e ceras de origem animal e vegetal; 5- Produtos químicos e produtos conexos; 6- Artigos manufaturados, classificados principalmente segundo o material; 7- Máquinas e equipamentos e material de transporte; 8- Artigos manufaturados diversos; 9- Mercadorias e operações não classificadas em outra seção da CUCI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lucas Kerr de Oliveira - Integrante / Luciano Wexell Severo - Coordenador.
      Membro: Lucas Kerr de Oliveira.
    7. 2017-Atual. Observatorio da Energia na America Latina: Geopolitica dos Recursos Energeticos, Infraestrutura, Tecnologia, Seguranca e Integracao Energetica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciano Wexell Severo - Integrante / Lucas Kerr de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Luciano Wexell Severo.
      Descrição: Estruturação de um Observatório da geopolítica da energia e dos recursos energéticos, dos conflitos envolvendo recursos energéticos e dos processos de integração energética regional na América Latina, com ênfase na América do Sul. O objetivo central do observatório é viabilizar o monitoramento e a análise do panorama atual e das principais mudanças na geopolítica energética e na geopolítica do petróleo, incluindo o acompanhamento de temáticas como: (I) a evolução da extração petrolífera nos principais campos da região, como a exploração petrolífera na Venezuela, Colômbia, Equador, Argentina e, no Pré-Sal brasileiro; (II) o desenvolvimento da exploração de outros recursos energéticos fósseis (gás natural, carvão, xisto); (III) a construção de usinas, centros ou sistemas de geração de energias renováveis (principalmente hidrelétrica, eólica e solar); (IV) melhorias de eficiência energética ou processos de inovação tecnológica envolvendo a construção de novos sistemas de geração, armazenamento, distribuição ou consumo de energia, assim a criação de sistemas inovadores de geração ou aproveitamento de energia na região; (V) a integração energética regional, através da construção de interconexões, redes de conexão elétrica, gasodutos e oleodutos, a fusão e aquisição de empresas energéticas, ou a criação de empresas energéticas multi-estatais ou binacionais; (VI) o planejamento energético e a construção de políticas de segurança energética nacionais ou regionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lucas Kerr de Oliveira - Coordenador / Besna Gissel Rodriguez Yacovenco - Integrante / Ana Karolina Morais Da Silva - Integrante / Danielle Sales Teixeira - Integrante / JOICE ANDREA PENAGOS MENDEZ - Integrante / Renan Silvestro Alencar Silva - Integrante / Francisco Javier Arias Ortiz - Integrante / Nayane Camara do Rosario - Integrante / Soraya Angelica Silva Jordan - Integrante / Victorio Enrique Oxilia Davalos - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.
      Membro: Lucas Kerr de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (21)
      1. Dependencia y Desarrollo: La industrialización en la región y en Bolivia.Inversión Externa Directa, Desindustrialización y Desarrollo: Una perspectiva regional. 2014. (Seminário).
      2. 1º Seminário Nacional de Pós-Graduação em Relações Internacionais.A importância geopolítica da Bolívia e a integração da América do Sul. 2012. (Seminário).
      3. Brasil, China e Estados Unidos: estratégias nacionais, interesses e implicações para o futuro da América do Sul. 2011. (Seminário).
      4. III Simpósio de Pós Graduação em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas.Mecanismos Sul-Americanos de Financiamento de Curto Prazo: CCR, SML, SUCRE e FLAR. 2011. (Simpósio).
      5. IV Jornadas de Economía Crítica. Perspectivas de la integración comercial y productiva en Sudamérica. 2011. (Congresso).
      6. II Encontro de Comércio Exterior (Encomex) - Mercosul.Três bases da integração regional: Comércio, Indústria e Infraestrutura. 2010. (Encontro).
      7. Seminário sobre o Eixo de Integração Amazônia-Orinoco. 2010. (Seminário).
      8. I Encontro de Comércio Exterior (Encomex) - Mercosul.O papel da Câmara Brasil-Venezuela nas relações binacionais. 2009. (Encontro).
      9. IV Conferência Nacional de Política Externa e Política Internacional do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da Fundação Alexandre de Gusmão. 2009. (Outra).
      10. VII Comisión Mixta del Convenio Integral de Cooperación Cuba Venezuela. 2007. (Outra).
      11. III Cumbre Presidencial de la Alternativa Bolivariana para las Américas (ALBA). 2006. (Outra).
      12. La vigencia del internacionalismo de Francisco de Miranda. 2006. (Outra).
      13. Encuentro Empresarial Venezuela Brasil. 2005. (Encontro).
      14. I Reunión para la Aplicación de la Alternativa Bolivariana para las Américas (ALBA). 2005. (Outra).
      15. Rueda de Negocios Venezuela Brasil. 2005. (Outra).
      16. VI Comisión Mixta del Convenio Integral de Cooperación Cuba Venezuela. 2005. (Outra).
      17. XVI Festival Mundial de la Juventud y los Estudiantes. 2005. (Outra).
      18. Primer Simposio Nacional sobre Planificación y Presupuesto Público. 2004. (Simpósio).
      19. Referendo Presidencial. 2004. (Outra).
      20. Os significados da invasão dos EUA ao Iraque.Depoimento de visita ao Iraque semanas antes da invasão. 2003. (Outra).
      21. XIV Festival Mundial de la Juventud y los Estudiantes. 1997. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. SEVERO, L. W.. 20º Encontro Nacional de Economia Política (ENEP). 2015. (Outro).. . 0.
      2. SEVERO, L. W.. Encontro Internacional de Política Externa Latino-Americana. 2015. (Outro).. . 0.
      3. SEVERO, L. W.. IV Jornadas Internacionales de problemas latinoamericanos. 2014. (Outro).. . 0.
      4. SEVERO, L. W.. XIII Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul - FoMerco. 2012. (Congresso).. . 0.
      5. SEVERO, L. W.. I Fórum Empresarial Brasil-Venezuela. 2008. (Exposição).. . 0.
      6. SEVERO, L. W.. Sociedad de Economía Politica Latinoamericana (SEPLA). 2007. (Outro).. . 0.
      7. SEVERO, L. W.. V Cumbre de la Deuda Social y la Integración Latinoamericana. 2006. (Congresso).. . 0.
      8. SEVERO, L. W.. Seminario Latinoamericano - La Contribución de las Industrias Básicas en el Desarrollo Endógeno. 2005. (Congresso).. . 0.
      9. SEVERO, L. W.. Encuentro Empresarial China Venezuela. 2005. (Outro).. . 0.
      10. SEVERO, L. W.. Encuentro Empresarial Venezuela Brasil. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Luciano Wexell Severo ⇔ Gisele Ricobom (1.0)
        1. SEVERO, L. W.; RICOBOM, G. ; BORGES, Fábio. XIV Cúpula Social do Mercosul - debates e propostas. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 11/11/2019 11:11:33