Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão - PROEX > Gestão
conteúdo

Pró-Reitor - PROEX

rogerio-proex.pngRogério Motta Moreira


Pertence ao quadro de servidores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desde 2014. Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Servidor técnico-administrativo em educação e extensionista. Atuou na administração pública municipal com a elaboração de projetos estratégicos e captação de recursos externos (estaduais e federais), dentro da Sala de Projetos. Na UNILA, atuou em diferentes áreas da Pró-Reitoria de Extensão. No Departamento de Ações de Extensão (DEAEX), trabalhou com o gerenciamento de bolsas e auxílios de extensão. Já no Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologias (DISSUTEC), atuou na elaboração, coordenação e execução de projetos estratégicos de extensão, realizando mapeamento social, produção de informações e indicadores da extensão, articulação entre as ações de extensão e, ainda, com o projeto “UNILA ao seu alcance”, na educação básica.

Atuou em diversas comissões e grupos de trabalho, como: Comissão Permanente de Flexibilização da Jornada (CPFJ), por dois mandatos; Comissão Superior de Extensão (COSUEX), por dois mandatos; Comissão Superior de Pesquisa (COSUP), em mandato temporário; e Comissão de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (CAPPI), desde 2019. Também participou da Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023.

 

Agenda do Pró-Reitor

Coordenadoria de Extensão - COEX

                                                                                  

  

Maria das Graças Cleophas       

Pertence ao quadro de servidores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como docente, desde 2015. É  Bacharela em Química Industrial, Licenciada em Química e mestra em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

É professora, pesquisadora e extensionista. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2) e desenvolve projetos pedagógicos, de pesquisas e de extensão no campo do Ensino de Ciências, em especial, na construção de estratégias e materiais lúdico-didáticos inovadores para a sala de aula; Formação de professores; Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Didatização Lúdica; Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS); Divulgação Científica e Metacognição. 

Na UNILA, coordenou o Curso de Química - Licenciatura (2017-2021), atuou na coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNILA), é editora-chefe dos periódicos científicos: Revista Eletrônica Ludus Scientiae (revistas.unila.edu.br/relus) e Educação Química en Punto de Vista (revistas.unila.edu.br/eqpv), ambos periódicos são estratificados com Qualis A (quadriênio 2017-2020). Também atua como orientadora de pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - PPGIES (UNILA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (ReLAPEQ) e lidera o Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química (NuDPEQ), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq.

Sua produção acadêmica pode ser acompanhada na Plataforma Lattes.

Agenda da Chefia da Coordenadoria de Extensão - COEX