Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão - PROEX > Comunicação Extensão > Extensão em Ação > Do espaço livre ao espaço apropriado
conteúdo

Do espaço livre ao espaço apropriado

publicado 12/09/2022 07h24, última modificação 12/09/2022 07h24
Ação de extensão propõe requalificação para áreas de lazer de quatro casas-lares em Foz do Iguaçu

O projeto de extensão, do espaço livre ao espaço apropriado, trata-se da elaboração de um anteprojeto arquitetônico para áreas de lazer, serviços e paisagística visando melhorar os espaços de lazer externos de quatro Casas-Lares. Sendo duas Casas-Lares que integram a “Casa Família Maria Porta do Céu”, localizada na porção norte do município e duas Casas-Lares que integram a “Casa de Proteção Acolher”, localizadas na porção leste de Foz do Iguaçu- PR.

No Brasil, sempre que os direitos das crianças e adolescentes, previstos em legislação específica, forem ameaçados ou violados, serão aplicadas medidas protetivas. Dentre estas medidas, está o acolhimento institucional, que é utilizado como uma forma de transição para a reintegração familiar ou para colocação desta criança ou adolescente em família substituta. Esse acolhimento institucional pode ser feito através de uma Casa-Lar, que por sua vez, é definida como um serviço de acolhimento provisório, oferecido em uma unidade residencial.

Entretanto, as quatro Casas-Lares que se encontravam em propriedade do município, apresentavam grandes espaços livres, porém espaços precários e ociosos, mas com potencial para implantação de atividades e mobiliários que auxiliem na construção destes laços emocionais e afetivos.

Desta forma, o objetivo desta ação de extensão foi  finalizar e elaborar um anteprojeto arquitetônico e paisagístico para requalificação dos espaços de lazer e serviços de quatro “Casas Lares” localizadas no município de Foz do Iguaçu - PR. Para isso, será utilizada a metodologia participativa, que considera a atuação efetiva dos usuários durante todo processo de projeto. Espera-se com esta ação de extensão aprimorar e divulgar a metodologia aplicada, bem como, atender as expectativas dos usuários e possibilitar a captação de recursos para execução do projeto.

O projeto não está mais em execução, mas a relevância e importância das ações que foram desenvolvidas devem ser sempre lembradas e reconhecidas. Por isso, aproveite e confira os cadernos, elaborados pelos extensionistas, que contém informações gráficas a respeito dos projetos para áreas de lazer, serviços e paisagístico das Casas-lares. 

Caderno Casas_FMPC; Caderno Casas_PA