Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura – PROAGI > Tecnologia da Informação – CTIC > Notícias > Plataforma G Suite for Education é disponibilizada para a comunidade

Plataforma G Suite for Education é disponibilizada para a comunidade

Através de uma parceria com a RNP e o Google, recursos do G Suite for Education serão disponibilizados à comunidade acadêmica.
publicado: 11/09/2020 14h42, última modificação: 08/08/2023 10h54

A partir desta segunda-feira (14), está disponível, para servidores e estudantes da UNILA, os recursos da plataforma G Suite for Education. A oferta é realizada em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Google. O G Suite for Education é uma plataforma de computação em nuvem, que oferece diversos recursos de colaboração online, como o Google Docs e o Google Drive. A computação em nuvem é uma concepção moderna que oferece grande capacidade computacional com condições de suportar as grandes variações de demanda, como a que está acontecendo durante a pandemia.

O processo de adesão ao serviço passou por estudo técnico, análise de riscos, análise jurídica e aprovação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), e seguiram as orientações do Acórdão 1.739/2015-TCU-PlenárioOs documentos do processo podem ser consultados no SIPAC.

Nesta primeira fase, estão sendo ofertados para a comunidade acadêmica os recursos de armazenamento (Google Drive), criação e edição de documentos e apresentações online (Google Docs), formulários online (Google Forms), agenda, tarefas e web conferência (Google Meet), que formam um ambiente digital integrado, seguro e com amplo espaço de armazenamento. O acesso poderá ser feito a partir dos endereços drive.unila.edu.br e agenda.unila.edu.br.

Na UNILA, esses recursos já são utilizados informalmente por servidores e estudantes, em um cenário no qual as informações institucionais estão associadas às contas pessoais. A partir da disponibilização destas ferramentas, o uso da plataforma para fins institucionais deverá ser feito utilizando exclusivamente a credencial @unila (@unila.edu.br ou @aluno.unila.edu.br), a mesma utilizada para acessar o e-mail institucional.

Ao fazer o primeiro acesso, o usuário deverá aceitar os termos de uso da plataforma. A utilização do G Suite deve ser feita seguindo a Resolução nº 03/2020/CGTIC, que regulamenta o uso de recursos de armazenamento de arquivos, e a Resolução nº 04/2020/CGTIC, que normatiza o uso de credenciais de acesso aos recursos de tecnologia da informação na Universidade.

Outras informações relativas ao G Suite podem ser consultadas neste FAQ e no site da plataforma.