Aprovada a Política de Segurança da Informação

A política é um instrumento norteador para o tratamento da informação dentro da Universidade, que deve ser observada por toda a comunidade acadêmica, inclusive na relação da UNILA com seus parceiros.
publicado: 10/08/2022 12h03, última modificação: 16/08/2022 09h18

Foi publicada no dia 25 de julho, a Política de Segurança da Informação da Unila (POSIN). Proposta pelo Comitê de Governança Digital e aprovada pelo Comitê Permanente de Governança, Integridade, Riscos e Controles, a POSIN é um instrumento norteador para o tratamento da informação dentro da Universidade, que deve ser observada por toda a comunidade acadêmica, inclusive na relação da UNILA com seus parceiros.

O documento estabelece diretrizes para a proteção de dados, gestão de ativos de informação, gestão de identidade, controle de acesso, auditoria e conformidade, gestão de riscos de segurança da informação, além de outros, e tem como objetivos:

I - garantir a integridade, autenticidade, confidencialidade, disponibilidade e irretratabilidade das informações pertencentes a UNILA ou sob sua responsabilidade;
II - instituir diretrizes estratégicas, responsabilidades e competências visando à estruturação da segurança da informação;
III - promover ações necessárias à implementação e à manutenção da segurança da informação;
IV - coibir atos acidentais ou intencionais de destruição, modificação, apropriação ou divulgação indevida de informações, de modo a preservar os ativos de informação e a imagem da instituição;
V - promover a conscientização e a capacitação de recursos humanos em segurança da informação.

A POSIN tem grande importância para a proteção de dados institucionais e pessoais ao estabelecer estratégias e comportamentos desejados de forma a mitigar riscos e tratar vulnerabilidades. Como define o Glossário de Segurança da Informação, a informação a ser protegida é aquela contida em qualquer meio, suporte ou formato, por isso, não é assunto restrito a uma unidade ou conjunto de servidores. Sua aplicação depende da participação da comunidade acadêmica, entendendo sua responsabilidade em cada fase do tratamento da informação, seja ela institucional ou pessoal.

A implantação da política consolida o trabalho de regulamentação dos serviços de tecnologia da informação, pelo Comitê de Governança Digital, em conformidade com a legislação e com orientações do Tribunal de Contas da União, do Gabinete de Segurança Institucional e do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Governo Federal, como forma de minimizar riscos, padronizar o atendimento, definir comportamentos desejados, estabelecer expectativas e termos de uso adequados para os diversos serviços digitais da UNILA.

A íntegra do texto e as demais normas dos serviços de tecnologia da informação estão disponíveis em: https://portal.unila.edu.br/proagi/ctic/sobre/politicas