Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA publica edital de Mestrado em Relações Internacionais

UNILA publica edital de Mestrado em Relações Internacionais

Inscrições abrem em 22 de fevereiro; são ofertadas 18 vagas, em três linhas de pesquisa
publicado: 04/01/2019 17h03, última modificação: 14/01/2019 11h53

Já está publicado o edital de seleção para o mestrado em Relações Internacionais, que terá início na UNILA em 2019. Serão ofertadas, gratuitamente, 18 vagas, em três linhas de pesquisa: “Estudos para a Paz, Direitos Humanos e Segurança Internacional”; “Desenvolvimento e Capitais Transnacionais”; e “Política Externa, Atores e Processos Internacionais”. As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 de fevereiro.

Os interessados deverão elaborar um projeto de pesquisa, que será uma das etapas do processo seletivo, além da análise do Currículo Lattes, prova on-line, avaliação de proficiência em língua estrangeira e entrevista. Toda a documentação e as normas da seleção estão descritas no Edital. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Do total de vagas, seis serão reservadas para candidatos pretos e pardos; refugiados e portadores de visto humanitário; e indígenas aldeados nos seguintes países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Equador e Peru.

Cronograma

As inscrições poderão ser feitas de 22 de fevereiro a 29 de março, e o processo de seleção ocorrerá entre abril e junho. Os selecionados iniciarão as atividades letivas no segundo semestre de 2019, e o curso tem duração de dois anos. Mais detalhes podem ser consultados no Edital, que também está disponível em espanhol e em inglês.

O mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais insere-se na grande área de Ciência Política e Relações Internacionais, e tem como área de concentração as Relações Internacionais. O mestrado tem como finalidade formar e desenvolver profissionais com uma ampla, refinada e crítica leitura da realidade e política internacional. Com isso, formará profissionais capacitados e habilitados para uma atuação qualificada, tanto em organizações voltadas prioritariamente à prática das relações internacionais, quanto em instituições cujo objetivo central é o ensino e/ou a pesquisa.

Os egressos poderão ter como áreas de atuação, por exemplo, organismos internacionais globais ou regionais; organizações governamentais nos níveis municipal, estadual (ou provincial) e federal, em áreas que atuem direta ou indiretamente nas relações internacionais; organizações não-governamentais nacionais e internacionais; empresas multinacionais; empresas de consultoria; institutos de pesquisa; e universidades públicas e privadas. Para saber mais, acesse a página do mestrado.

Expansão

Com a recente aprovação dos mestrados em Relações Internacionais, em História e em Economia, a UNILA chega a 11 programas de pós-graduação stricto sensu em 2019.