Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA inicia produção de álcool glicerinado 80%
conteúdo

Institucional

UNILA inicia produção de álcool glicerinado 80%

Fórmula, recomendada pela OMS para higienização das mãos, será distribuída nas unidades públicas de saúde de Foz do Iguaçu
publicado: 03/04/2020 15h34, última modificação: 03/04/2020 17h35

Pesquisadores da UNILA iniciaram, nesta semana, a produção de álcool glicerinado 80%, nos laboratórios da Instituição. O produto será distribuído nas unidades públicas de saúde de Foz do Iguaçu e também poderá ser utilizado nas ações da própria Universidade. O álcool glicerinado 80% é um produto de consistência líquida recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para assepsia das mãos. O primeiro lote será entregue para a Secretaria Municipal de Saúde na próxima semana. 

A Universidade conta com equipamentos e pessoal capacitado para produzir, aproximadamente, 100 litros de álcool glicerinado por dia. Além disso, a Instituição já recebeu uma doação de embalagens da empresa Innova Agrotecnologia para armazenar os primeiros lotes do desinfetante. De acordo com o vice-reitor da UNILA, Luis Evelio Garcia Acevedo, na próxima semana será publicada uma Chamada Pública que vai regulamentar a doação de insumos de pessoas físicas e jurídicas para a produção de álcool glicerinado 80% e para outros projetos da Universidade que têm o objetivo de combater o Coronavírus. Com isso, será possível aumentar a produção para atender a toda a demanda da Secretaria Municipal de Saúde, estimada em 3 mil litros de álcool desinfetante nos próximos 60 dias.

Produção será feita no  Laboratório Multiusuário de Química da UNILA

“Com essa ação, a UNILA espera conseguir insumos suficientes para contribuir institucionalmente com a saúde pública de Foz do Iguaçu. O álcool, por exemplo, é fundamental para enfrentar esta pandemia, principalmente para os profissionais de saúde que estão na linha da frente e para os quais poderá faltar produtos de desinfecção, em breve. O álcool em gel sumiu do mercado e não é possível produzi-lo, neste momento, pela falta de um reagente chamado carbopol. O álcool glicerinado fabricado pela UNILA é uma formulação da Organização Mundial da Saúde, que substitui a fórmula em gel para fazer a antissepsia das mãos”, explicou Acevedo. 

Processo de fabricação

A produção do álcool glicerinado 80% é realizada no Laboratório Multiusuário de Química da Universidade. Todo o processo está sendo acompanhado e foi autorizado pela Vigilância Sanitária, seguindo as últimas portarias da Anvisa, que liberou a produção de álcool nas instituições de ensino superior, exclusivamente para doação ao SUS.

 UNILA recebeu doação de embalagens da empresa Innova AgrotecnologiaA fórmula já vem sendo produzida, no Paraná, por pesquisadores da UFPR de Palotina, que estão dando apoio técnico aos pesquisadores da UNILA. “Esse álcool tem função antisséptica e desinfetante, assim como o álcool em gel. A principal diferença está em sua consistência que é líquida. Além disso, o processo de produção conta com controle de qualidade e eficácia do produto, assegurando as propriedades determinadas pela Anvisa e descritas na Farmacopeia Brasileira”, esclarece Ana Carolina Gomes Martins, integrante do Laboratório de Neurofarmacologia Clínica da UNILA e farmacêutica responsável pela produção. O grupo de trabalho para a produção de álcool glicerinado da UNILA conta com cerca de 20 integrantes da comunidade acadêmica – docentes, alunos e técnico-administrativos –, responsáveis pela organização dos trabalhos, produção, análises laboratoriais e também pela logística do projeto. 

O processo de fabricação é bastante manual. “Preparamos o álcool glicerinado de uma maneira bem manual. Nós fazemos a agitação manual dos reagentes e usamos recipientes de plástico de 20 litros. Depois, o álcool é envasado e, após 72 horas, aferimos o PH da solução final e o teor alcoólico por meio de equipamentos”, conta a professora Pesquisadoras aferem o PH da solução final e o teor alcoólico com equipamentosCaroline da Costa Silva Gonçalves, docente do curso de Química e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da UNILA. O álcool glicerinado segue os procedimentos técnicos de produção especificados pela Anvisa. As pesquisadoras que manuseiam os reagentes fazem uso de EPIs que foram fornecidos pelo Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS).

Como ajudar

A UNILA pretende divulgar na próxima semana a Chamada Pública que vai regulamentar as doações de pessoas físicas e jurídicas para os projetos de combate à Covid-19. Os interessados em obter informações já podem entrar em contato pelo e-mail logistica@unila.edu.br. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone (45) 3529-2794.