Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA oferta curso gratuito de inclusão digital para a terceira idade
conteúdo

Extensão

UNILA oferta curso gratuito de inclusão digital para a terceira idade

Este é o segundo ano em que o curso é ofertado; em 2018, 20 idosos recém-alfabetizados participaram do projeto
publicado: 12/07/2019 11h44, última modificação: 16/07/2019 16h15

Todo mundo tem na família alguém com mais idade que tem dificuldades para lidar com as tecnologias disponíveis. Para oferecer os primeiros contatos com computadores, com a internet e com programas básicos, a UNILA oferta o curso de extensão “Inclusão digital – Informática para a terceira idade”. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, por meio do SIGAA. Inscrições e curso são gratuitos.

Nas aulas, ofertadas em parceria com a Associação da Terceira Idade Força das Águas e o Centro de Convivência do Idoso de Foz do Iguaçu, os participantes irão aprender a utilizar o computador para diferentes finalidades: comprar produtos de interesse, fazer novas amizades, estudar pela internet, ler notícias e livros, realizar buscas por lugares que desejam visitar, entre outras possibilidades. As atividades serão realizadas no Centro de Convivência do Idoso de Foz do Iguaçu, localizado na Praça da Bíblia.

 Em 2018, 20 idosos recém-alfabetizados participaram do projeto ofertado pela UNILAEste é o segundo ano em que o curso é ofertado. Em 2018, 20 idosos recém-alfabetizados participaram do projeto. “O projeto foi proposto como uma extensão das atividades de alfabetização e cultura para idosos já proporcionadas com muito carinho e atenção na Associação”, salienta o docente e coordenador do projeto, Marcelo Kapp. Na associação, o projeto de alfabetização é conduzido por Izalino Thomé e Mafalda Dias. “O retorno tem sido muito gratificante, e já foi possível constatar um grande aumento na busca por vagas na edição deste ano”, completa.

Outros cursos com inscrições abertas

Ministrados por estudantes, docentes e técnicos, os cursos de extensão da UNILA são oportunidades gratuitas de capacitação e abertas para toda a comunidade. De curta duração, esses cursos ajudam a garantir uma educação continuada a pessoas que, por exemplo, não têm condições de fazer um curso regular de graduação ou pós-graduação. Na UNILA, a extensão é pensada para atender, principalmente, às necessidades da comunidade da região Oeste do Paraná e da fronteira trinacional.

Atualmente, também estão abertas as inscrições para as seguintes capacitações: português brasileiro e cultura na fronteira para migrantes e refugiados; histórias e culturas indígenas; curso preparatório de canto; e curso sobre educação de surdos na Apasfi. As informações sobre as formas de inscrição estão disponíveis aqui.