Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA integra missão diplomática para difusão do idioma português nas Bahamas

UNILA integra missão diplomática para difusão do idioma português nas Bahamas

Professores viajam nos próximos dias para auxiliar na implementação da primeira graduação em Português como Língua Estrangeira do país caribenho e planejar ações conjuntas com universidade local
publicado: 15/03/2023 09h32, última modificação: 15/03/2023 14h40

A UNILA integra uma missão do Ministério de Relações Exteriores que busca uma aproximação com os países da América Central por meio de ações de difusão da cultura brasileira e do idioma português. Dentro dessa iniciativa, dois professores de línguas da UNILA viajarão para as Bahamas na próxima semana para participar como conferencistas, junto com uma delegação diplomática brasileira, em um evento que propõe apresentar a cultura brasileira na Universidade das Bahamas (UB). Durante a missão internacional, os docentes também vão discutir como será a execução das atividades do plano de trabalho do convênio assinado entre UNILA e UB, que prevê atividades conjuntas em áreas como políticas linguísticas, aspectos interculturais no ensino de línguas e desenhos curriculares.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Relações Institucionais e Internacionais, Gladys Velez, os representantes da UNILA também irão prestar uma assessoria à universidade caribenha para a criação de cursos de graduação e pós-graduação em Português e Espanhol. “A UB demonstrou bastante interesse no curso da UNILA de Letras – Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras (LEPLE) e quer conhecer mais profundamente, para poder viabilizar uma carreira semelhante por lá. Nossos docentes farão uma consultoria, levando a experiência da UNILA. Para nós, esse movimento é muito importante porque, além de permitir ações conjuntas de intercâmbio ou pesquisa no futuro, poderá possibilitar a revalidação nas Bahamas dos diplomas de LEPLE emitidos pela UNILA”, salientou. Se implementada, essa será a primeira graduação em Português como língua estrangeiras nas Bahamas.

A missão institucional da UNILA nas Bahamas será custeada com recursos do Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Nassau. Os docentes que irão participar  os professores Natália dos Santos Figueiredo e Wagner Barros Teixeira  foram escolhidos pelos representantes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Língua(gem) e Interculturalidade da UNILA. "A PROINT também vem articulando com a ministra-conselheira em Nassau, Mari Carmen Rial Gerpe, e o embaixador Cláudio Raja Gabaglia Lins, para firmar convênios em outras áreas do conhecimento, conforme demandas apontadas pela universidade parceira", explicou Gladys. Também estão em andamento discussões para firmar acordos com El Salvador, além de países sul-americanos como Equador e Peru.