Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA entrega mais 350 litros de álcool glicerinado para atender a comunidade

UNILA entrega mais 350 litros de álcool glicerinado para atender a comunidade

O álcool doado será utilizado por profissionais de saúde, servidores do Núcleo Regional de Educação e aldeia indígena do Ocoy; novas entregas serão realizadas semanalmente
publicado: 02/06/2020 17h41, última modificação: 06/06/2020 10h56

A UNILA entregou, nesta terça-feira (2), mais um lote de álcool glicerinado 80% produzido por pesquisadores da Universidade. Foram doados 250 litros do produto para a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, 50 litros para a 9ª Regional de Saúde e 50 litros para o Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul.

O lote foi produzido com os insumos doados pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). No total, o HMCC doou cerca de 2,5 mil litros de álcool 96%, 44 litros de glicerina e 11 litros de peróxido, com o apoio financeiro da Itaipu Binacional. Esses insumos serão suficientes para a produção de 3 mil litros de álcool. Além dos reagentes para produção de álcool 80%, a UNILA recebeu doações de embalagens da empresa Innova Agrotecnologia, para armazenar os lotes do desinfetante.

Além da doação, a UNILA recebeu R$ 240 mil do Ministério da Educação para projetos de enfrentamento da Covid-19. Destes, R$ 35 mil foram destinados à aquisição de mais insumos para ampliar a produção de álcool glicerinado. Com esse investimento, será possível aumentar a capacidade total de produção para 6 mil litros. “Com as doações e recursos, felizmente, regularizamos nosso processo de produção e pretendemos doar semanalmente um volume similar”, comenta o vice-reitor da UNILA, Luis Evelio Garcia Acevedo. “Nós estamos em uma situação difícil para todos, mas é satisfatório ver a resposta da comunidade acadêmica. Apesar de todo esse contexto, esta é uma oportunidade de continuarmos a afirmar nosso compromisso com a sociedade”, completou.

Lilian (Sesai), Celso (Cacique Ocoy) e Luis Evélio Garcia (Unila): álcool também vai ser usado na aldeiaO cacique do Tekoha Ocoy, Celso Jepoty Alves, esteve na entrega do álcool glicerinado, que será utilizado pelos moradores da aldeia. Ele conta que a comunidade está bem orientada, mas que é preciso ficar sempre atento aos cuidados recomendados pelas autoridades de saúde. “É bem importante a gente levar esse álcool pra nossa comunidade. A gente sempre orienta pra ter bastante cuidado, e esse álcool vai ajudar bastante”, comentou.

O álcool doado pela UNILA vai ser o primeiro a chegar até os moradores do Ocoy. “Estamos intensificando cuidados e orientações nas aldeias e, acima de tudo, orientando para o isolamento. Lá, estão seguros. Essa ajuda vai ser muito proveitosa”, afirma Lilian Rodrigues, enfermeira da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Os 50 litros de álcool doados à 9ª Regional de Saúde serão repassados para o Núcleo Regional de Educação (RNE) para ser utilizado pelos profissionais que trabalham na entrega de leite, realizada três vezes por semana, e na entrega de kits de alimentos para as famílias participantes de programas sociais.

O álcool glicerinado 80% é um produto de consistência líquida, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para assepsia das mãos e de superfícies. A produção é realizada no Laboratório Multiusuário de Química, por professores e alunos da UNILA. Todo o processo está sendo acompanhado e foi autorizado pela Vigilância Sanitária, seguindo portarias da Anvisa, que liberou a produção de álcool nas instituições de ensino superior, exclusivamente para doação ao SUS.

Empresas e pessoas físicas interessadas em fazer doações de insumos devem buscar orientações na chamada pública PROAGI 002/2020 (leia mais). As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail logistica@unila.edu.br ou pelo telefone (45) 3529-2794.