Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo seletivo do curso de Música está com inscrições abertas até 14 de fevereiro

Processo Seletivo

São oferecidas 24 vagas destinadas a estudantes que participaram da avaliação do Enem entre 2018 e 2022
publicado: 24/01/2023 08h29, última modificação: 24/01/2023 10h26

Estudantes que tenham talento para a música e interesse nas áreas de pesquisa e de práticas interpretativas: canto, criação musical, percussão, piano e violão, devem ficar atentos ao prazo de inscrição do curso de Música da UNILA, que encerra no dia 14 de fevereiro, às 18 horas. Neste ano, estão sendo ofertadas 24 vagas e todo o processo é realizado exclusivamente por formulário eletrônico.

No ato de inscrição, os candidatos que optarem pelas vagas com ênfase nas práticas interpretativas também devem enviar um vídeo com prova prática e carta de apresentação. Para mais informações, acesse o Edital PROGRAD 05/2023, inclusive a respeito do formato do vídeo que deve ser enviado, com duração de 5 a 10 minutos.

As vagas estão assim distribuídas: 4 para canto, 4 para criação musical, 4 para percussão, 4 para piano e 4 vagas para violão – totalizando 20 vagas para a ênfase de Práticas Interpretativas; e 4 para a ênfase de Pesquisa em Música. Caso as vagas não sejam preenchidas, os membros da banca avaliadora poderão remanejá-las entre as ênfases e formações musicais.

Ações afirmativas e classificação

Nesta edição, a UNILA reservou 12 vagas (57,9% do total) para ações afirmativas, destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica. A partir daí, há reserva de vagas para estudantes que possuam renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 do salário-mínimo per capita. Há, ainda, vagas reservadas para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas, e também para pessoas com deficiência. Todos os candidatos inscritos nas vagas reservadas às cotas terão sua documentação analisada e comprovada por bancas específicas a cada modalidade.

A classificação final será com base nas duas notas: a do desempenho no Enem no ano escolhido pelo candidato (de 2018 a 2022) e a da prova de habilidades específicas. O resultado preliminar da classificação será divulgado no dia 1 de março. A previsão para início do curso é julho deste ano. Todas as etapas podem ser acompanhadas na página do Processo Seletivo de Música 2023.

Sobre o curso

Criado em 2011, o Curso de Graduação em Música da UNILA destaca-se por sua proposta original que tem como propósito explorar as diversas interfaces entre a música popular e a música de concerto a partir das múltiplas e variadas manifestações musicais latino-americanas. O diferencial do bacharelado em Música da UNILA é, além da ênfase na pesquisa, a abertura para a música popular, através do estudo da sua história, da prática instrumental e de disciplinas como improvisação, harmonia e arranjo.