Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo seletivo do curso de Música está com inscrições abertas até 14 de fevereiro
conteúdo

Processo Seletivo

Processo seletivo do curso de Música está com inscrições abertas até 14 de fevereiro

São oferecidas 24 vagas destinadas a estudantes que participaram da avaliação do Enem entre 2018 e 2022
publicado: 24/01/2023 08h29, última modificação: 24/01/2023 10h26

Estudantes que tenham talento para a música e interesse nas áreas de pesquisa e de práticas interpretativas: canto, criação musical, percussão, piano e violão, devem ficar atentos ao prazo de inscrição do curso de Música da UNILA, que encerra no dia 14 de fevereiro, às 18 horas. Neste ano, estão sendo ofertadas 24 vagas e todo o processo é realizado exclusivamente por formulário eletrônico.

No ato de inscrição, os candidatos que optarem pelas vagas com ênfase nas práticas interpretativas também devem enviar um vídeo com prova prática e carta de apresentação. Para mais informações, acesse o Edital PROGRAD 05/2023, inclusive a respeito do formato do vídeo que deve ser enviado, com duração de 5 a 10 minutos.

As vagas estão assim distribuídas: 4 para canto, 4 para criação musical, 4 para percussão, 4 para piano e 4 vagas para violão – totalizando 20 vagas para a ênfase de Práticas Interpretativas; e 4 para a ênfase de Pesquisa em Música. Caso as vagas não sejam preenchidas, os membros da banca avaliadora poderão remanejá-las entre as ênfases e formações musicais.

Ações afirmativas e classificação

Nesta edição, a UNILA reservou 12 vagas (57,9% do total) para ações afirmativas, destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica. A partir daí, há reserva de vagas para estudantes que possuam renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 do salário-mínimo per capita. Há, ainda, vagas reservadas para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas, e também para pessoas com deficiência. Todos os candidatos inscritos nas vagas reservadas às cotas terão sua documentação analisada e comprovada por bancas específicas a cada modalidade.

A classificação final será com base nas duas notas: a do desempenho no Enem no ano escolhido pelo candidato (de 2018 a 2022) e a da prova de habilidades específicas. O resultado preliminar da classificação será divulgado no dia 1 de março. A previsão para início do curso é julho deste ano. Todas as etapas podem ser acompanhadas na página do Processo Seletivo de Música 2023.

Sobre o curso

Criado em 2011, o Curso de Graduação em Música da UNILA destaca-se por sua proposta original que tem como propósito explorar as diversas interfaces entre a música popular e a música de concerto a partir das múltiplas e variadas manifestações musicais latino-americanas. O diferencial do bacharelado em Música da UNILA é, além da ênfase na pesquisa, a abertura para a música popular, através do estudo da sua história, da prática instrumental e de disciplinas como improvisação, harmonia e arranjo.