Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA abre inscrições para cursos de português para estrangeiros

UNILA abre inscrições para cursos de português para estrangeiros

Oportunidades estão no curso preparatório Celpe-Bras e no de português brasileiro para migrantes e refugiados
publicado: 26/07/2021 11h23, última modificação: 26/07/2021 15h00

A UNILA, tradicionalmente, oferece cursos de língua portuguesa para migrantes de todo o mundo que desejam aprender ou aprimorar o idioma. Entre os cursos que a Universidade oferece, há distintas oportunidades para atingir um objetivo específico. Desta vez, por meio de projetos de extensão, a UNILA abriu dois cursos: um é para quem quer se preparar para prestar o exame que fornece o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), e o outro é de português brasileiro para migrantes e refugiados. Ambos estão com inscrições abertas e as vagas são limitadas. As aulas no próximo semestre não serão presenciais.

Celpe-Bras

Para quem deseja se preparar para fazer o exame do Celpe-Bras, as inscrições estão abertas até o dia 2 de agosto. O curso é direcionado para as comunidades interna e externa, para pessoas em condições de migração e, especialmente, para os estudantes que desejam ter o certificado de nível de proficiência para seguir com os estudos universitários no Brasil. Também é voltado a profissionais cujos conselhos de classe possam exigir o documento para fins de validação de diploma. Serão 40 horas de curso, com aulas e seções de monitorias individuais, com o objetivo de preparar os interessados para se ambientar com a situação de avaliação. Há 70 vagas nesta edição do curso, e as aulas serão no período de 14 de agosto a 8 de outubro.

A coordenadora do projeto, professora Laura Ferreira, conta que o curso vem sendo ofertado na UNILA desde 2011 e que, há três anos, passou a contar com duas edições anuais para atender a uma ampliação da demanda. Ela também explica que a maioria das aulas será realizada com atividades assíncronas, disponibilizadas na plataforma Moodle, permitindo mais flexibilidade para os inscritos, que, em geral, estão no final da graduação, no mestrado ou já no mercado de trabalho. No início do curso, haverá um encontro em tempo real para explicar como as atividades serão realizadas. Além disso, semanalmente, haverá aulas com professores em horários variados, que não serão obrigatórias, mas que irão funcionar como um plantão de dúvidas ou, ainda, aulas que sistematizem um conteúdo que já está disponibilizado na plataforma.

O interesse no curso pode ser ampliado àqueles que queiram fazer o exame para saber como funciona e em que faixa da certificação ficariam. “Como a prova tem o foco nas atividades de escrita, o curso é uma boa oportunidade para desenvolver essa habilidade. No curso, fazemos muitos simulados das tarefas da prova, e assim dá para a pessoa saber, aproximadamente, qual é a proficiência dela a partir dos parâmetros do exame”, conta Laura. Além de colaborar para que os candidatos possam se preparar melhor para os exames, o curso complementa a formação de futuros professores de línguas e estudantes de licenciatura em Letras da Universidade que atuam na condição de estágio. Outra demanda do projeto, segundo a coordenadora, é adequar o certificado do curso para que ele possa ser usado como comprovante de estudos em língua portuguesa por aqueles que queiram dar entrada ao processo de naturalização.

Sobre a aplicação da prova do Celpe-Bras, é preciso ficar atento ao cronograma do Inep, órgão que coordena essa atividade. A aplicação do novo exame está prevista para os dias 7 a 9 de dezembro. As inscrições começaram nesta segunda (26) e prosseguem até o dia 6 de agosto. A UNILA é um polo de aplicação das provas e deve retomar essa atividade, paralisada desde 2019 em função da pandemia.

Preparatório Celpe-Bras
Inscrições: até 2 de agosto por meio do  Sistema Sigaa
Aulas: 14/08 a 08/10

Português brasileiro para migrantes e refugiados

Outro curso que é muito procurado para o aprendizado de língua portuguesa também está com inscrições abertas até o dia 21 de agosto. São ofertadas 50 vagas, especialmente para o acolhimento de residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário. A ideia é que os candidatos desenvolvam competências necessárias para que possam usar o português como língua estrangeira com diferentes propósitos, a exemplo de saúde, estudos e trabalho. O curso será ministrado pela plataforma Google Sala de Aula e segue uma metodologia de ensino por tarefa, sendo possível a matrícula de novos estudantes a qualquer momento.

A carga horária total do curso é de 20 horas, divididas em quatro módulos de cinco horas cada um, que vão tratar o uso da língua estrangeira em situações similares ao cotidiano. Os módulos são: Abrigo e acomodação; Alimentação, saúde e bem-estar; Educação e capacitação; e Emprego. Receberão certificados aqueles que concluírem todos os módulos.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Tatiana Carvalhal, o projeto teve início em 2019, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Em função da crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, no primeiro semestre deste ano houve a primeira turma não presencial. A coordenadora explica que, além das tarefas, os materiais culturais relacionados a cada módulo serão construídos coletivamente, de forma a tratar do tema migração e para impulsionar discussões em torno de contatos culturais que as situações de deslocamento promovem, contribuindo para o acolhimento daqueles que chegam ao país e à região.

Português brasileiro para migrantes e refugiados
Inscrições: até 21 de agosto por meio do  sistema Sigaa