Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SIEPE tem apresentações de projetos de pesquisa, extensão e ensino

SIEPE tem apresentações de projetos de pesquisa, extensão e ensino

São mais de 300 trabalhos nos eventos associados à Semana Integrada com participação aberta à comunidade
publicado: 19/10/2022 18h00, última modificação: 26/10/2022 15h14

A Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), principal evento acadêmico da Universidade, começou na terça-feira (18), com a Mostra de Cursos, e prossegue até sexta-feira (21), com a apresentação de 300 projetos desenvolvidos por estudantes.

O tema do evento, que está em sua 4ª edição, é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”. O evento será realizado na UNILA - Jardim Universitário, Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1.000.  Os destaques da quarta (19) e da quinta-feira (20) são as apresentações do Encontro de Iniciação Científica, Tecnologia e Inovação (EICTI); Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR).

EICTI

eicti.jpg

O 11º Encontro Anual de Iniciação Científica e 7º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação são os eventos onde os estudantes que desenvolvem pesquisas financiadas por instituições de fomento apresentam o trabalho realizado durante o ano e os principais resultados coletados. Os projetos de Iniciação Científica são o primeiro contato do aluno de graduação com a pesquisa. Neste ano, estão programadas 111 apresentações de projetos nas diferentes áreas do conhecimento. As apresentações são públicas e abertas ao público em geral.

Confira a programação, locais e horários do EICTI

SEUNI

seuni.jpg

No 9º Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI), 145 estudantes irão apresentar seus projetos. A extensão é a principal forma de contato com a comunidade. São cursos, palestras, ações para o desenvolvimento de materiais, produtos e equipamentos aplicados em escolas, instituições e nos bairros de Foz do Iguaçu e em cidades da região. As apresentações poderão ser acompanhadas nesta quinta-feira (20) pela manhã e à tarde.

Confira a programação, locais e horários do 9º SEUNI

SAFOR

A divulgação e a troca de experiências sobre programas de ensino da Universidade são os objetivos do Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR), que está em sua terceira edição. São 44 apresentações sobre trabalhos de monitoria em três modalidades: acadêmica; promoção da inclusão e acessibilidade; promoção da permanência de estudantes indígenas, refugiados e portadores de visto humanitário. As apresentações, na forma de rodas de conversa e serão realizadas no dia 20 de outubro (tarde e noite).

Confira a programação, locais e horários do 3º SAFOR

Premiação

O dia 21 de outubro está reservado para as discussões e atividades institucionais. Entre outras atividades, a programação reserva espaço para discussões sobre o Programa Agenda Tríplice, que tem por objetivo estimular a realização de projetos que busquem soluções para temas prioritários da fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, contribuindo para a integração da região e seu desenvolvimento. Os temas prioritários são resultado de consultas às autoridades municipais, instituições públicas e privadas e atores sociais da região trinacional. O seminário será realizado das 8h30 às 10h .

Paralelamente, será realizada a “Ideathon - da ideia a negócio”, uma oficina sobre empreendedorismo promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Também haverá discussões sobre a curricularização da Extensão e uma mesa redonda sobre o Seminário de Atividades Formativas.

A partir das 14h, no encerramento da SIEPE, será realizada a cerimônia de premiação dos melhores projetos apresentados em cada categoria (Ensino, Pesquisa e Extensão) com uma menção honrosa.

Mostra de Cursos

furia latina.jpgA SIEPE teve início com a Mostra de Cursos, uma oportunidade para que a comunidade de Foz do Iguaçu e região conheça os 29 cursos de graduação e 12 de pós-graduação oferecidos pela UNILA. A Mostra recebeu a visita de mais de 1700 estudantes na terça (18) e quarta-feira (19).  Na mostra, cada curso ofereceu informações e exibiu materiais e equipamentos utilizados nas atividades de ensino. Os visitantes também puderam interagir com os alunos e realizar experiências com os materiais disponíveis e assistiram, ainda, a apresentações artísticas.

siepe1.jpg