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Seminário de Atividades Formativas tem programação até sexta (26)

Na abertura da programação, pesquisadores debateram permanência, evasão escolar e integralização de cursos na educação superior
publicado: 24/11/2021 16h55, última modificação: 24/11/2021 16h58

O Seminário de Atividades Formativas (SAFOR), em sua segunda edição, traz debates sobre ações de ensino na Universidade, como elas estão sendo desenvolvidas e também quais as perspectivas, principalmente tendo como base o atual momento de pandemia. Com atividades que serão realizadas por meio de mesas-redondas e debates ao longo da semana, o evento vai tratar de temas próximos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), como o Programa de Monitoria Acadêmica, o Fórum das Licenciaturas e a Residência Pedagógica, além de programas voltados aos grupos mais vulneráveis, entre outros.

Acompanhe a programação completa da 3ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (3ª SIEPE), que prossegue até sexta-feira (26).

O tema sobre permanência, evasão escolar e integralização de cursos na educação superior no Brasil foi abordado na abertura da programação do SAFOR, que contou com a participação de pesquisadores da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), os professores Rosângela Fritsch e Artur Eugênio Jacobus. Eles mostraram dados do cenário do ensino superior brasileiro, indicadores educacionais e elementos que tratam sobre esses temas.

A pesquisa apresentada por eles aponta o crescimento do número de matrículas no Brasil nos últimos 40 anos, com uma variação positiva principalmente a partir de 2001, mas que vem desacelerando no momento, tendo a rede privada apresentado um crescimento maior, com significativo incremento entre os anos de 2016 e 2017, quando comparado com a rede pública de ensino superior.

O estudo levou em conta dados comparados entre os anos de 2001 e 2015, que apresentou um recuo percentual no número de matrículas no ensino superior nas universidades públicas (de 31% para 17,9%) e nas universidades privadas sem fins lucrativos, a exemplo de instituições comunitárias (de 34,7% para 26,5%). Enquanto isso, nas universidades privadas com fins lucrativos houve um crescimento de 34,3% para 55,6% no número de matrículas. Os dados apresentados têm como base o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A pesquisa também traz dados sobre o incremento do acesso de estudantes em cursos de graduação na modalidade de ensino a distância. O estudo mostrou que de 2001 para 2019, o percentual de ingressantes em cursos de graduação EaD avançou de 1,5% para 43,8%, enquanto os cursos presenciais tiveram um recuo no número de ingressantes, de 98,5% para 56,2% no mesmo período. “Acreditamos que esse número já tenha passado de 50% entre 2020 e 2021, até mesmo em função da pandemia”, aponta Artur Jacobus.

E a participação de universidades públicas no ensino EaD é bem menor, correspondendo a apenas 6,4% do total da oferta disponível entre os cursos nessa modalidade. O Brasil apresenta uma porcentagem de matrículas em cursos totalmente a distância bem superior a outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Colômbia. Segundo o pesquisador, uma das justificativas para o Brasil ficar numa trajetória tão distante é porque em outros países não é muito significativo o número de empresas privadas com fins lucrativos explorando o ensino superior. “Estamos vivendo no Brasil uma situação que não acompanha os demais países”, diz.

Indicadores de fluxo da educação superior

Com base em dados do Censo da Educação Superior, Artur Jacobus diz que é possível analisar se os estudantes que ingressam no ensino superior estão permanecendo até a conclusão do curso ou se estão desistindo antes do término. Para isso, é necessário acompanhar três taxas: permanência, desistência e conclusão. O estudo com base no ano de 2015 aponta que 11,16% dos estudantes ingressaram em universidades públicas federais, enquanto 55,61% ingressaram em universidades privadas com fins lucrativos. Porém, quando se trata de desistência, “de cada dez alunos que se matricularam na universidade em 2015, 50% já havia desistido em 2019. Esse percentual revela um índice altíssimo de desistência no ensino superior brasileiro”, pontua ele.

Por modalidade de ensino, a taxa de desistência média em cursos presenciais é de 51,19%. A taxa de desistência dos cursos a distância é ainda mais alta, visto que quase 64,15% dos estudantes que ingressaram em 2015 já tinham desistido em 2019. “Estamos falando de uma tragédia nacional ao olhar esses números que estão colocados, e esse cenário exige uma ação forte da nossa parte”.

Artur também apresentou um estudo preliminar fazendo uma comparação da UNILA em relação às taxas nacionais. Ele mostrou que a taxa de permanência na UNILA tem sido superior à da média nacional – 31,81% comparado à taxa nacional de 18,66%. Já a taxa de conclusão tem estado abaixo, e a taxa de desistência tem se equiparado à taxa nacional. “Essa taxa de permanência e de conclusão pode ser mais alta em função da duração e do portfólio dos cursos que a universidade oferece. É importante ver que a UNILA não é um ponto fora da curva em termos de desistência, olhando essas taxas de um grupo de alunos específico”.

O docente chama a atenção para o fato de que os dados mostram um grande problema não só para cada instituição, mas também em termos nacionais. “Não basta termos mais estudantes ingressando no ensino superior se eles não conseguem concluir o curso. Para além de aumentar o número de ingresso, temos que fazer um trabalho muito mais forte de garantir uma permanência maior desses alunos, porque, do contrário, vamos continuar atrás da maior parte dos países aos quais a gente se compara e, especialmente, dos países irmãos da América Latina”, conclui.

Evasão e permanência

Rosângela Fritsch avalia que especialmente o contexto da pandemia de Covid-19 vem escancarando a gravidade do abandono e da evasão escolar e, com isso, chama a atenção para um diagnóstico preocupante do sistema educacional brasileiro, focando especialmente nas instituições de ensino superior. “Essa situação de desmonte já estava posta e se intensificou com a pandemia”, diz ela.

A pesquisadora mostra as taxas de fluxo, dividindo-as em duas: a de sucesso na educação superior é aquela que prova o êxito, que leva à permanência e à conclusão do curso; já o fluxo de insucesso, após o ingresso dos estudantes, tende a caminhar para as reprovações e para a não frequência nas disciplinas, levando à retenção e a trancamentos, podendo levar, ainda, à desistência e evasão. Ela define evasão escolar como um fenômeno multidimensional, multifacetado, sistêmico e complexo, ligado à questão social, da negação de direitos e uma face cruel da injustiça social. “Muitas vezes os sinais visíveis são colocados como causas, mas preferimos tratá-los como consequências e efeitos. E temos que tratá-los como um fracasso sistêmico que precisa ser olhado e compreendido transversalmente desde a educação básica até a educação superior”, analisa.

De acordo com Rosângela, esse contexto traz perguntas que são necessárias: qual o tamanho do problema? Por que a evasão escolar existe? Quais são as suas raízes? Quais os efeitos disso na vida das pessoas? A cultura escolar, segundo ela, também carrega preconceito e vai produzindo estratégias de defesa coletiva que promovem maior desigualdade de oportunidades. E, muitas vezes, a cultura escolar abdica dos estudantes mais fracos, que com frequência são vítimas da desigualdade social. Para Rosângela, esses estudantes ficam expostos a vergonha e humilhação, ou são levados a acreditar que seus fracassos são frutos de suas escolhas.

“A minha maior dor e tristeza é quando os estudantes se autorresponsabilizam, quando assumem essa responsabilidade como um fracasso individual. A evasão é muitas vezes uma situação limite, de abandono de sonhos e de expectativas para quem desiste”, diz. Para Rosângela, a instituição precisa produzir informações, gerar conhecimento, avaliar e monitorar, mas também criar políticas e práticas, com acompanhamento permanente desde as disciplinas acadêmicas. “A integração e o vínculo são importantes. Trabalhar muito com orientação, com assistência estudantil. Então são várias as dimensões em que a instituição pode trabalhar”, aponta ela.

Para tentar resolver a questão da evasão, Artur recorda que há problemas que as universidades sozinhas não conseguem resolver, que são tidos como estruturais, mas existe um campo de atuação em que podem agir. “Por isso digo que quanto mais acolhedora for a instituição, melhor a chance. E penso justamente isso em relação à UNILA, que é uma universidade relativamente nova. Assim, dá para criar e desenvolver uma cultura em que essa questão do acolhimento seja muito mais forte. Então meu conselho é que sigam pelo caminho do acolhimento”, finaliza.