Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semanas acadêmicas de outubro trazem atividades em diferentes áreas
conteúdo

Vida Universitária

Semanas acadêmicas de outubro trazem atividades em diferentes áreas

A programação é aberta à participação da comunidade e inclui palestras, mesas-redondas e atividades artísticas e culturais
publicado: 04/10/2019 14h30, última modificação: 04/10/2019 15h38

As Semanas Acadêmicas de outubro começam na próxima segunda-feira (7). Sete cursos estão realizando suas atividades neste mês. A programação, embora voltada para os discentes da instituição, também é aberta para a comunidade local.

As semanas são organizadas pelos estudantes, que, com apoio dos docentes, têm a responsabilidade de elaborar a programação, entrar em contato com palestrantes e conferencistas e divulgar as atividades, ou seja, realizar todas as etapas de organização do evento, que incluem atividades científicas, culturais e artísticas.

As semanas acadêmicas integram o calendário acadêmico e são realizadas nas universidades federais como uma forma de contribuir para a difusão do conhecimento, interação, formação e futura atuação profissional dos discentes. 

Em setembro, seis cursos realizaram suas semanas e outros oito programaram as atividades para novembro. Confira a tabela em anexo. 

                                    Semanas acadêmicas - Outubro

Arquitetura e Urbanismo    7 a 11 de outubro 
Geografia – licenciatura e bacharelado    7 a 11 de outubro    
Medicina    7 a 11 de outubro
Serviço Social    14 a 18 de outubro
Saúde Coletiva    15 a 18 de outubro                              
Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química                       28 de outubro 

DESTAQUES

Arquitetura e Urbanismo

Dia 7 de outubro
11h - 12h30: Palestra “Como a neuroarquitetura contribui para criar ambientes corporativos estratégicos e sustentáveis”, com Bruna Probst.
Dia 8 de outubro
11h - 12h30: Palestra “Oportunidades geradas pela sustentabilidade para o setor da construção”, com Kátia Punhagi
Confira a programação completa

Geografia – bacharelado e licenciatura

Dia 8 de outubro
16h – “A diplomacia brasileira e seus novos olhares: o Brasil, a América Latina e os desafios de integração”, com Flávio Alfredo Gaitán (UNILA), Lucas Kerr de Oliveira (UNILA) e Roberto França da Silva Junior (UNILA) – Auditório César Lattes (PTI)
20h30 – “Quando os novos objetos e agentes entram em cena: as patinetes elétricas, os aplicativos de transporte e os desafios à mobilidade urbana e ao direito à cidade”, com André dos Santos Baldraia Souza (UFRGS)
Confira a programação completa 

Medicina

Tema: "(Des)romantizando a medicina"
Dia 7 de outubro
10h30 às 12h – "Palestra: (Des)romantizando a medicina", com Jadete Lampert
Dia 11 de outubro
14h – 17h: Conferência “Rede de Urgência e Emergência na Tríplice Fronteira”, com German Andres Pignolo (UNILA/moderador), André Felipe Santiago de Carvalho Gomes (Hospital Municipal), André Maia (HMCC), Rozineide Batista dos Santos (UPA), Ana Paula Faune (Samu), Tenente Rogério dos Santos Oliveira Junior (Siate) e Luis Marcelo Mafra (Ministério Público)
19h - Aula Magna “Medicina: imagem versus realidade”, com José Afonso de Oliveira
Confira a programação completa

Serviço Social

Dia 16 de outubro
19h30 - "Procesos de trabajo de los trabajadores sociales en Argentina, en Brazil y en Paraguay: mirando desde las bases", com Mabile Caetano Cazela (Nucress – CRESS-PR), Norma Benita Duarte Centurión (Trabajadora Social de Asociación Callescuela – Paraguay), Argentina: Claudia Rosana Bogado (Universidad Nacional de Misiones, Argentina), Rosângela Alves de Oliveira (Brasil – UFRN)
Confira a programação completa

Saúde Coletiva

Tema: “(Re)configurações do trabalho e da questão social na contemporaneidade e seus impactos na formação profissional”
15 de outubro
10h -12h – Palestra “Saúde baseada em evidências: a importância do fundamento científico nas tomadas de decisões em Saúde Coletiva”, com Fernando Kenji Nampo
Confira a programação completa 

Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química

28 de outubro 
18h30  Palestra "Educação e meio ambiente: tessituras interdisciplinares", com Marcela Stuker Kropf - auditório da UNILA-Jardim Universitário