Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleção Internacional foi lançada em Brasília nesta terça (19)

Seleção Internacional foi lançada em Brasília nesta terça (19)

O objetivo foi apresentar a Universidade às embaixadas, para que possam apoiar institucionalmente na divulgação do processso seletivo
publicado: 22/06/2018 00h00, última modificação: 22/01/2019 10h20
Exibir carrossel de imagens Foto do reitor Gustavo Vieira na apresentação da UNILA para representantes de 21 embaixadas, em Brasília

Em um evento realizado em Brasília, na última terça-feira (19), a UNILA apresentou o Processo Seletivo Internacional para representantes de 21 embaixadas da América Latina e do Caribe. O objetivo foi apresentar a Universidade às embaixadas, para que possam apoiar institucionalmente na divulgação da Seleção Internacional e de outras oportunidades que a UNILA oferta nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, a Instituição está com inscrições abertas para novos alunos de 32 países da América Latina e do Caribe em seus 29 cursos de graduação.

A atividade, que foi realizada no Ministério da Educação (MEC), reuniu também representantes da Assessoria Foto do reitor Gustavo Vieira na apresentação da UNILA para representantes de 21 embaixadas, em BrasíliaInternacional do próprio MEC e da Divisão Educacional do Ministério de Relações Internacionais (MRE). Segundo o reitor pro tempore da UNILA, Gustavo Vieira, “lançar a Seleção Internacional no MEC, com o MRE presente e com representantes de mais de 20 países, anunciando inclusive a decisão do Parlasul de que somos instituição de interesse internacional, é instituir outro patamar de reconhecimento da identidade e de apoio para a UNILA e seu projeto diferenciado”.

Conforme a pró-reitora de Relações Internacionais e Institucionais, Diana Araújo, a UNILA pretende tornar o lançamento em Brasília um evento anual. “Com essa aproximação, criamos um canal mais ágil e facilitado e conseguimos várias informações e subsídios que são importantes para facilitar o Processo Seletivo Internacional para nossos potenciais estudantes”, disse.

Participaram da ação representantes da Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Ação em Puerto Iguazú

Foto do professor Mario Ramao e alunos, em sala de aula na Escola Intercultural Bilíngue Tekoa Yryapu - localizada na aldeia guarani Yryapu, em Puerto IguazúA Seleção Internacional também foi apresentada, no dia 19, para jovens da Escola Intercultural Bilíngue Tekoa Yryapu, localizada na aldeia guarani Yryapu, em Puerto Iguazú. Representantes da PROINT, Pró-Reitoria de Extensão e Secretaria de Comunicação Social estiveram na comunidade indígena explicando a proposta da UNILA, os cursos e as formas de ingresso na Instituição. “Ao mesmo tempo que programamos esse evento em Brasília, também consideramos importante fazer ações para divulgar a Universidade entre os nossos vizinhos Argentina e Paraguai”, explicou Diana.

Inscrições abertas até 22 de julho

Para 2019, a UNILA oferta 708 vagas em 29 cursos de graduação, destinadas a estudantes de países da América Latina e do Caribe (exceto Brasil). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente na página da UNILA, até o dia 22 de julho. Os selecionados terão direito a educação gratuita durante seus estudos. Por ser uma universidade pública federal, a UNILA não cobra nenhum tipo de mensalidade ou taxa. Todas as informações do processo seletivo – como prazos, requisitos e documentação exigida – estão no Edital 01/2018, disponível em https://www.unila.edu.br/seleccion2019.

A Universidade também irá reservar 50% das vagas para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas, que apresentem situação de vulnerabilidade socioeconômica, vulnerabilidade humanitária ou condição de refúgio. Esses candidatos, que deverão anexar documentos comprobatórios no momento da inscrição, poderão concorrer a bolsas de auxílio estudantil. Para isso, é necessário fazer uma inscrição prévia, pelo sistema Inscreva, de 4 de junho a 22 de julho.