Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Regras para o Sisu 2019 já estão disponíveis em edital
conteúdo

Processo Seletivo

Regras para o Sisu 2019 já estão disponíveis em edital

Os interessados em estudar na UNILA já podem consultar as normas e preparar a documentação; sistema estará aberto de 22 a 25 de janeiro
publicado: 17/12/2018 13h02, última modificação: 17/01/2019 12h24
Exibir carrossel de imagens Peça em vidro de laboratório sendo segurada por alguém usando luvas; apenas a mão aparece

Peça em vidro de laboratório sendo segurada por alguém usando luvas; apenas a mão aparece

 

Foto com movimento

As inscrições do Sisu 2019 começam somente no dia 22 de janeiro,  mas os interessados em estudar na UNILA já podem ir se preparando para a matrícula de acordo com as orientações da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), descritas no edital 190/2018. Neste ano, estão sendo disponibilizadas 847 vagas em 28 cursos de graduação – a exceção é o curso de Música, que tem processo seletivo específico. Veja abaixo quadro com a distribuição de vagas por curso.

O edital 190/2018 descreve todo o processo seletivo e traz a lista de documentos necessários para a matrícula e, por isso, deve ser lido integralmente por todos os que irão fazer as matrículas na UNILA. “É muito importante que os candidatos verifiquem no edital qual a documentação necessária para a matrícula e organizem essa documentação com antecedência, principalmente os documentos mais importantes e que podem demorar para serem obtidos, como o histórico escolar do ensino médio e o certificado do ensino médio”, destaca Aroldo da Silva Tavares, chefe do Departamento de Administração e Controle Acadêmico.

Ele também lembra que a documentação constante no edital deverá ser apresentada de duas maneiras: na matrícula on-line, quando os documentos deverão ser digitalizados e anexados ao formulário via internet; e na matrícula presencial, quando os originais serão conferidos e autenticados. “Tudo isso está detalhado no edital e é importante que o candidato leia e fique atento”, reforça. A matrícula on-line (primeira etapa do processo) será realizada de 30 de janeiro a 4 de fevereiro e a presencial, de 18 a 20 de fevereiro.

Cotas

A UNILA reserva 50% das suas vagas anuais para estudantes de outros países da América Latina e Caribe. O número de vagas para brasileiros (847), neste processo seletivo, foi ampliado com a inclusão de vagas não ocupadas no processo seletivo de estrangeiros, finalizado em outubro.

Das 847 vagas disponíveis para brasileiros, 52% são destinadas a políticas afirmativas (cotas): estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio regular em escolas públicas ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Também concorrem nesta categoria estudantes que tenham certificado de conclusão a partir do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou do Exame de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos.

Os concorrentes inscritos de acordo com a política de cotas se subdividem em grupos e subgrupos: renda familiar; pretos, pardos e indígenas; e deficientes físicos. A inscrição em cada um desses grupos requer comprovação da condição por meio de documentação e/ou avaliação por meio de bancas específicas designadas pela UNILA, que irão realizar entrevista com o candidato, verificando e validando os documentos apresentados e se a condição atende ao disposto no edital.

No ano passado, a UNILA instituiu bancas para análise das matrículas incluídas nas cotas de renda familiar e de pessoa com deficiência. A partir deste processo seletivo, também está sendo instituída a banca para averiguação de candidatos inscritos nas cotas destinadas a pessoas que se autodeclaram pretos e pardos. “A análise por bancas específicas para comprovar a participação do candidato nessas políticas afirmativas é uma recomendação do governo federal”, explica Tavares.

De acordo com o edital, no caso de pretos, pardos e indígenas, a análise será baseada no fenótipo (preto/pardo) do candidato. As bancas poderão, inclusive, solicitar opinião de especialistas para reforçar a emissão de seus pareceres. As entrevistas nas bancas serão realizadas durante a matrícula presencial.

Matrícula presencial

Na matrícula presencial, programada para 18 a 20 de fevereiro, todos os candidatos deverão comparecer à UNILA - Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000) e apresentar a documentação original encaminhada via cadastro on-line, para que seja realizada a conferência e validação dos documentos. O candidato deve ficar atento ao dia e horário de matrícula para seu curso, para não perder a vaga.

Após a matrícula presencial da chamada do Sisu e, caso ainda sobrem vagas, a UNILA poderá fazer chamadas complementares. O cronograma será divulgado posteriormente. Caso ainda restem vagas após a chamada dos candidatos em lista de espera, a UNILA abrirá a possibilidade de inscrição para estudantes que realizaram o Enem em anos anteriores.

Distribuição de vagas
Administração Pública e Políticas Públicas 26
Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana 27
Arquitetura e Urbanismo 15
Biotecnologia 26
Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina 25
Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade 25
Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química 37
Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento 26
Cinema e Audiovisual 27
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar 31
Engenharia Civil de Infraestrutura 25
Engenharia de Energia 26
Engenharia de Materiais 27
Engenharia Física 29
Engenharia Química 25
Filosofia – Licenciatura 38
Geografia – Bacharelado 43
Geografia – Licenciatura 46
História – América Latina 38
História – Licenciatura 40
Letras – Artes e Mediação Cultural 27
Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras 25
Matemática – Licenciatura 44
Medicina 30
Química – Licenciatura 44
Relações Internacionais e Integração 25
Saúde Coletiva 25
Serviço Social 25