Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de Pesquisa lança livro sobre trabalhadores na América Latina e no Caribe
conteúdo

Institucional

Grupo de Pesquisa lança livro sobre trabalhadores na América Latina e no Caribe

A obra “Dependência, Estado e superexploração do trabalho no século XXI” está disponível em formato digital gratuito
publicado: 28/10/2021 10h38, última modificação: 03/11/2021 19h32

O Grupo de Pesquisa sobre Trabalho (CNPq/UNILA) lançou o livro “Dependência, Estado e superexploração do trabalho no século XXI”, que é resultado do Seminário Trabalho e Trabalhadores na América Latina e Caribe, evento que está em sua terceira edição. Iniciado em 2018, o evento científico foi realizado neste ano em formato digital e suas atividades estão totalmente disponíveis para acesso na página do evento e no canal do youtube.

Com apresentação e organização de Gil Felix, o livro conta com 11 capítulos que abordam a temática da superexploração do trabalho e do Estado em seus aspectos teóricos, além de também oferecer um panorama geral das pesquisas que estão sendo atualmente realizadas a respeito do mundo do trabalho.

O Grupo de Pesquisa sobre Trabalho se estrutura a partir de dois eixos principais. O primeiro congrega as pesquisas que se propõem a analisar o trabalho e os trabalhadores na América Latina e Caribe; já o segundo eixo reúne as investigações acerca da superexploração do trabalho, tanto nas formações dependentes, quanto nas centrais. Além de pesquisadores da UNILA e de outras universidades brasileiras, o grupo conta com representantes do México, de Angola, do Reino Unido e de Portugal.

Com apoio do Coletivo Veredas, o livro foi editado pelo Projeto Editorial El Tiple e está disponível gratuitamente no site do Grupo de Pesquisa.

registrado em: