Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota oficial sobre o bloqueio orçamentário na UNILA

Nota oficial sobre o bloqueio orçamentário na UNILA

Reitoria manifesta preocupação com o contingenciamento de quase R$ 1 bilhão no orçamento das universidades e institutos federais
publicado: 31/05/2022 11h31, última modificação: 31/05/2022 12h51

A Reitoria da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) manifesta sua profunda preocupação com o bloqueio de quase R$ 1 bilhão no orçamento das universidades e institutos federais. Esta ação, infelizmente, reitera o tratamento não prioritário que a educação pública de qualidade vem recebendo nos últimos anos, a despeito do protagonismo das instituições federais de ensino no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de todo o progresso e avanço científico e social proporcionado por estas instituições.

A UNILA terá cerca de R$ 6 milhões bloqueados do orçamento. Esse valor seria destinado para a aquisição de equipamentos de laboratório e para investimentos em infraestrutura, ações estratégicas para a consolidação da Universidade.

O bloqueio orçamentário coloca em risco a manutenção de atividades de pesquisa, ensino e extensão, ao inviabilizar a aquisição de mais de R$ 1 milhão em equipamentos. Além disso, compromete a continuidade da implantação do Campus Integração, cujo primeiro bloco de aulas está em processo de finalização, enquanto o segundo bloco está encaminhado para processo de licitação. É importante ressaltar que o orçamento da assistência estudantil não foi impactado pelo bloqueio.

A UNILA está atuando de forma integrada com o conjunto de universidades federais, por meio da Andifes, para alinhar ações de mobilização e reversão desta decisão. A gestão da Universidade está avaliando o impacto global do bloqueio orçamentário, sempre com o compromisso de manter a integridade das atividades finalísticas e da assistência estudantil, e manterá a comunidade acadêmica informada.

Veja mais: https://www.andifes.org.br/?p=92864