Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Literatura Comparada abre seleção para alunos regulares

Mestrado em Literatura Comparada abre seleção para alunos regulares

O prazo para inscrições termina no dia 8 de novembro; o programa oferece 18 vagas
publicado: 22/09/2022 07h40, última modificação: 22/09/2022 17h00

O mestrado em Literatura Comparada recebe inscrições para a seleção de alunos regulares. Estão sendo oferecidas 18 vagas e o início das aulas está previsto para 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de novembro. As vagas estão distribuídas entre duas linhas de pesquisa: “Narrativas, Diásporas, Memória e História” e “Temas, Imagens, Transculturalidade”.

Acesse o Edital PPGLC 26/2022

Podem participar graduados que tenham interesse em desenvolver investigações vinculadas às linhas de pesquisa do programa. Além da seleção de ampla concorrência, há reserva de vagas para candidatos oriundos de outros países da América Latina e Caribe; para a modalidade de Ações Afirmativas (candidatos pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e transgêneros); e para a modalidade Humanitária (refugiados e portadores de visto humanitário).

Na primeira fase de inscrição, o candidato deverá solicitar a anuência a um docente do programa que tenha vagas disponíveis. Na segunda etapa, o candidato que tiver recebido pelo menos uma resposta positiva deverá acessar o sistema de inscrição, preencher os dados e inserir a documentação solicitada, como o resumo do projeto de pesquisa e o currículo Lattes.

A seleção será em duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias, envolvendo a análise do projeto de pesquisa e do currículo e também entrevista a distância, conforme cronograma que será publicado no decorrer do processo. O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira não faz parte do processo seletivo, porém é uma etapa obrigatória para a conclusão do curso.

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) tem por objetivo produzir conhecimentos destinados a valorizar as poéticas latino-americanas e capacitar, em perspectiva supranacional e eminentemente comparatista, pesquisadores e pensadores engajados em investigar temas que reflitam as condições de formação e as necessidades históricas das populações latino-americanas.

Para mais informações sobre o mestrado, acesse a página do PPGLC