Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina está com inscrições abertas

Processo Seletivo

Processo seletivo é para candidatos regulares, que deverão iniciar as atividades no primeiro semestre letivo de 2019
publicado: 25/10/2018 14h13, última modificação: 11/01/2019 23h19
Prazo vai até o dia 4 de novembro

O Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) recebe, até o dia 4 de novembro, inscrições de alunos regulares para o primeiro semestre de 2019. O processo seletivo destina-se a candidatos graduados preferencialmente nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, assim como de Artes, Línguas e Filosofia. Uma eventual candidatura de graduados em outras áreas será aceita mediante justificativa. Os interessados devem inscrever-se pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), onde deve anexar toda documentação em português ou espanhol. O curso e as inscrições são gratuitos.

No total, estão sendo ofertadas 28 vagas, sendo quatro delas destinadas à política de ações afirmativas. Na distribuição das vagas, será considerada a disponibilidade de cada linha de pesquisa do programa e, também, a proporcionalidade entre candidatos brasileiros e dos demais países latino-americanos e caribenhos. O processo seletivo consta de duas fases: a primeira é composta por análise de projeto; e a segunda, por entrevista on-line via Skype. Ambas as fases são eliminatórias e classificatórias. A homologação do resultado final sai no dia 12 de dezembro.

Integração Contemporânea da América Latina

A finalidade do mestrado consiste na formação de profissionais comprometidos com a realidade política e social latino-americana, em especial com a integração política, social, econômica e cultural da região. As linhas de pesquisa são: cultura, colonialidade/decolonialidade e movimentos sociais; economia política internacional e blocos regionais; geopolítica, fronteiras e regionalização; e política, estado e institucionalização.

• Clique aqui para acessar o edital do processo seletivo de alunos regulares.
  • Para mais informações sobre o mestrado, acesse a página do Programa.
  • Outras informações sobre inscrição e realização das etapas do processo seletivo podem ser obtidas pelo e-mail secretaria.ical@unila.edu.br ou pelo telefone +55 (45) 3576-7359.

Mestrados com inscrições abertas

Também estão abertas as inscrições de alunos regulares em mais três mestrados da UNILA: Engenharia Civil, até o dia 26 de outubro; e Biodiversidade Neotropical e Literatura Comparada, até 28 de outubro. Para esses programas, os candidatos também devem inscrever-se por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).