Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Engenharia Civil abre seleção para alunos regulares e especiais

Mestrado em Engenharia Civil abre seleção para alunos regulares e especiais

Inscrições seguem até dia 31 de outubro e o início das aulas está previsto para março de 2022
publicado: 16/08/2021 09h42, última modificação: 16/08/2021 09h42

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECI) abriu processo seletivo para alunos regulares e especiais, com inscrições que seguem até o dia 31 de outubro. Para alunos regulares, o programa oferta 15 vagas, sendo cinco para a linha de pesquisa de Materiais e Ecoeficiência, quatro para a de Estruturas e seis vagas para a linha de Sustentabilidade e Meio Ambiente. De acordo com as normas do programa, 25% das vagas – por linha de pesquisa – são reservadas para candidatos brasileiros autodeclarados indígenas, negros (pretos e pardos) e transexuais.

Acesse o edital

Candidatos que participam deste processo seletivo e que forem considerados habilitados, mas não classificados no número de vagas em cada linha de pesquisa, poderão cursar as disciplinas como aluno especial, no limite de seis vagas. Para se inscrever, é necessário enviar todos os documentos previstos no edital, incluindo a proposta de pesquisa e, opcionalmente, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para aqueles que não concluírem a graduação até o momento da inscrição.

Além dos documentos pessoais e do projeto de pesquisa, cada candidato dever solicitar o envio de carta de recomendação para até três pessoas (podendo ser ex-professores, orientadores ou colegas de trabalho, por exemplo), por meio de formulário on-line, dentro do prazo descrito no cronograma. Também será exigida a comprovação de proficiência no idioma inglês para aqueles que ingressarem, podendo esta ocorrer até o momento do exame de qualificação.

Sobre o programa

O PPGECI iniciou as atividades em 2017, com o intuito de oferecer a primeira oportunidade de ensino em nível de pós-graduação e pesquisa na região, na área de Engenharia Civil. O objetivo do programa é criar condições para o desenvolvimento de pesquisa aplicada nas áreas de Materiais e Desempenho das Construções, Estruturas de Concreto, e Gestão e Aproveitamento de Resíduos. Desse modo, pretende-se formar profissionais com a necessária competência interdisciplinar para integrar os fatores tecnológicos, ambientais e socioeconômicos nas etapas de planejamento, dimensionamento, construção e gestão/exploração de infraestruturas.

Para mais informações, consulte a página do PPGECI.