Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Economia está com inscrições abertas para alunos regulares
conteúdo

Processo Seletivo

Mestrado em Economia está com inscrições abertas para alunos regulares

Os candidatos brasileiros devem inscrever-se através do exame Anpec e os estrangeiros, por meio do sistema on-line da UNILA, o SIGAA
publicado: 24/09/2020 09h00, última modificação: 24/09/2020 12h35

O mestrado em Economia da UNILA está com inscrições abertas para alunos regulares, com ingresso para o primeiro semestre de 2021. Estão sendo ofertadas 12 vagas, sendo 6 para brasileiros e 6 para estudantes estrangeiros. Este ano, a seleção de candidatos brasileiros ou estrangeiros graduados no Brasil será feita com base nos resultados do Exame Nacional de Seleção da Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia). As provas on-line da Anpec serão realizadas nos dias 21 e 22 de outubro, e as inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro. A Anpec realiza, anualmente, um exame de seleção nacional de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado em Economia. Já no processo seletivo para estrangeiros, o candidato deve inscrever-se por meio do sistema on-line da UNILA, o SIGAA. O prazo é até o dia 1º de novembro. 

No processo seletivo para estrangeiros – aqueles cuja graduação foi realizada fora do Brasil –, o candidato pode optar por apresentar documentos em português ou espanhol, e pode participar das etapas de seleção utilizando qualquer um desses dois idiomas. O processo seletivo para estrangeiros terá três fases: a primeira consta de análise de projeto de pesquisa; a segunda inclui exame on-line, no dia 6 de dezembro; e a última fase é uma entrevista a distância, marcada para 17 de dezembro. O resultado final da seleção será divulgado no dia 21 de dezembro.

  • Acesse aqui o edital do processo seletivo para estrangeiros. 
  • Acesse aqui o manual do candidato para exame de seleção Anpec 2021, com informações sobre o exame, resultados, programação das provas, bibliografia e pedidos de isenção de taxa de inscrição.
  • Acesse aqui o webinar de apresentação e sessão de dúvidas dos candidatos sobre a aplicação on-line do Exame Anpec 2021.

PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Economia possui área de concentração em Economia Aplicada e apresenta duas linhas de pesquisa: Macroeconomia e desenvolvimento; e Economia do bem-estar social. A primeira está articulada a estudos sobre políticas macroeconômicas e desenvolvimento econômico; economia internacional; economia monetária; teorias do crescimento e desenvolvimento econômico; formação, evolução e distribuição da renda; e economia regional. A linha de pesquisa em Economia do bem-estar social, por sua vez, debate temas como economia da educação e da saúde; e criminalidade, pobreza e desigualdade de renda na América Latina. 

  • Para mais informações sobre o mestrado, acesse a página do Programa.