Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório de Pavimentos da UNILA está habilitado na ANP

Laboratório de Pavimentos da UNILA está habilitado na ANP

Com o credenciamento, será possível buscar recursos para pesquisas com empresas como a Petrobrás
publicado: 21/10/2021 16h30, última modificação: 22/10/2021 11h30

O Laboratório de Pavimentos da UNILA foi habilitado para a realização de pesquisas, desenvolvimento e inovação no âmbito da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O professor Ricardo Oliveira de Souza, do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura, encarregou-se de toda a parte burocrática e que incluiu informações de localização e descrição dos equipamentos e seus usos. “Em relação aos nossos equipamentos para a parte de análise de asfalto, estamos muito além do básico. Temos equipamentos de ponta aqui na UNILA”, comemora o docente.

Com o credenciamento, diz o professor, a UNILA fica ao lado de outros laboratórios de ponta, como o do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e o Laboratório de Mecânica de Pavimentos, da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Esses são laboratórios de ponta no Brasil. Na parte de asfalto, estamos junto com eles”, diz. “O que temos hoje é uma limitação para o trabalho com misturas, ou massa asfáltica. Por isso o interesse no credenciamento junto à ANP, para que possamos buscar outras verbas e não ficar dependentes somente do orçamento da UNILA.”

A habilitação do laboratório na ANP é uma exigência de empresas como Petrobrás, Shell e Repsol, obrigadas a destinar recursos para pesquisas. Essas verbas auxiliariam, inclusive, a compra dos equipamentos necessários para a pesquisa com misturas, que têm custo elevado. Além disso, os projetos podem solicitar bolsas para estudantes de graduação ou pós-graduação e, ainda, recursos para a ampliação de espaços físicos. “Olhando para o longo prazo, é uma oportunidade excelente de a gente conseguir recursos. A pesquisa não para. Mesmo com limitações, a gente continua trabalhando. Se aparecerem recursos, a gente recebe de braços abertos.”

O professor lembra que outros laboratórios da UNILA também podem ser credenciados na ANP. “Acredito que o procedimento seja mais célere. O caminho já está aberto.”

registrado em: , ,