Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC prorroga prazo e interessados em estudar na UNILA têm até domingo (27) para se inscrever no Sisu

Processo Seletivo

Dificuldades no acesso ao site do Sisu motivaram decisão; UNILA oferece 847 vagas em 28 cursos
publicado: 24/01/2019 11h16, última modificação: 24/01/2019 17h07

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram prorrogadas e terminam no domingo (27). O prazo anterior era até sexta (25). A UNILA oferece 847 vagas, em 28 cursos de graduação (saiba mais em https://portal.unila.edu.br/sisu2019). A divulgação do resultado está mantida para dia 28.

Desde o primeiro dia de inscrição, estudantes relatam dificuldade de acessar o site e problemas na hora de fazer a inscrição. "O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira (24) e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável", diz nota divulgada pelo ministério.

O MEC também decidiu rever as divulgações de nota de corte. As notas serão divulgadas apenas a zero hora, como era feito nos últimos anos, e não mais cinco vezes ao dia. "A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente", afirma a nota. Na quarta-feira (23), segundo dia de inscrição, o Sisu chegou a registrar 500 mil acessos simultâneos e, até as 20h, 911.309 candidatos haviam concluído a inscrição.

quadro de vagas

A maior nota de corte da UNILA (na atualização das 12h de 23 de janeiro) era de 784,66, para o curso de Medicina – veja quadro abaixo.  A nota de corte é uma estimativa que ajuda a orientar a escolha de curso e instituição. Até o encerramento das inscrições, o candidato pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. No processo seletivo, será considerada a última opção confirmada pelo estudante.

Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Até o ano passado, o candidato podia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Em 2019, o estudante selecionado em uma das opções de curso não poderá se inscrever para a lista de espera. Se não for selecionado, o estudante terá de escolher apenas um curso para a lista de espera.

cronograma de matrícula

Os aprovados na UNILA deverão realizar a matrícula online (primeira fase e obrigatória), de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, além da presencial (também obrigatória), de 18 a 20 de fevereiro. As instruções para a matrícula e a documentação necessária podem ser consultadas no edital PROGRAD 190/2018. Na matrícula online, os documentos deverão ser digitalizados e anexados ao formulário via internet. Na matrícula presencial, os documentos originais deverão ser apresentados para conferência e autenticação.

Cotas

Das 847 vagas oferecidas pela UNILA para brasileiros, 52% são destinadas a políticas afirmativas (cotas): estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio regular em escolas públicas, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Também concorrem nessa categoria estudantes que tenham certificado de conclusão a partir do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou do Exame de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos.

Os concorrentes inscritos, de acordo com a política de cotas, subdividem-se nos grupos: renda familiar; pretos, pardos e indígenas; e deficientes físicos. A inscrição em cada um desses grupos requer comprovação da condição por meio de documentação e avaliação por meio de bancas específicas, designadas pela UNILA.

As pessoas com deficiência e que tiverem dúvidas ou dificuldades para acessarem o edital da UNILA podem entrar em contato com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, pelo telefone (45) 3529-2159, e-mail ou pessoalmente, na unidade Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000), sala C105, das 8h às 12h e das 13h às 18h. O edital de matrículas em libras será divulgado em breve.

Caso ainda sobrem vagas, a UNILA poderá fazer chamadas complementares após a matrícula presencial, programada para 18 a 20 de fevereiro.

(Secom-UNILA  com informações da Agência Brasil)

veja  também:

Regras para o Sisu 2019 já estão disponíveis em edital

Acesse a página  UNILA- Sisu 2019

As cinco maiores notas de corte

Medicina 784,66
Arquitetura e Urbanismo 706,24