Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para supervisores de iniciação à docência estão abertas até 10 de outubro

Ensino

Seleção é voltada para docentes da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu
publicado: 30/09/2020 15h30, última modificação: 30/09/2020 15h30

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da UNILA oferta bolsas para professores de dez escolas da rede pública de Foz do Iguaçu, para atuarem em subprojetos de História, Língua Portuguesa e Química, que serão desenvolvidos nas instituições de ensino. Os requisitos do processo seletivo estão no Edital 63/2020. As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro e devem ser realizadas por meio do sistema Inscreva.

Poderão participar do PIBID os professores que atuam com vínculo empregatício na rede pública de ensino básico e que atuam como docentes nas escolas habilitadas para participação no Programa, conforme lista divulgada no Edital. Os selecionados realizarão atividades em diferentes turnos, sem, contudo, interferir no planejamento das escolas participantes. São previstas atividades nos colégios, nas dependências da UNILA ou em outros espaços formativos.

Executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PIBID tem por finalidade proporcionar aos discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Residência Pedagógica

A UNILA também está selecionando professores da educação básica para atuarem como preceptores do Programa de Residência Pedagógica. Ao todo, são seis vagas destinadas a docentes que atuam em escolas da educação básica, previamente habilitadas pelo Núcleo Regional de Educação. As informações completas estão no Edital 61/2020, e as inscrições devem ser realizadas até 3 de outubro.

Os docentes selecionados receberão uma bolsa durante o período em que ficarão responsáveis por planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas nas instituições de ensino.