Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Extensão lança Caminos, publicação que divulga ações da UNILA na comunidade

Extensão lança Caminos, publicação que divulga ações da UNILA na comunidade

Edição de lançamento traz um dossiê sobre atividades realizadas durante a pandemia
publicado: 12/07/2021 14h10, última modificação: 12/07/2021 14h10

Caminos é o mais novo informativo lançado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com o objetivo de divulgar as ações de extensão desenvolvidas pela UNILA, disseminando a importância da universidade pública na vida das pessoas e as transformações geradas por essas ações. Extensão universitária é o processo que mescla ações interdisciplinares, educativas, culturais, científicas e políticas, que interagem com atividades de ensino e pesquisa. Tem por objetivo o desenvolvimento sustentável e a mudança social através de relação interativa com as comunidades onde alunos e professores estão inseridos.

Neste momento de crise sanitária e de distanciamento social, causados pela Covid-19, a equipe da PROEX tem o desafio em dobro de realizar atividades que, em parte, sempre exigiram das equipes dos projetos o elemento principal que impacta a vida das comunidades: a presença humana. Muitos encontros e práticas das ações passaram a ser intermediados por tecnologia. Mesmo em meio a tantas mudanças, a ideia do lançamento de Caminos tomou forma e consistência. A gestão da PROEX reforça “o reconhecimento aos que permaneceram atuantes e, também, expressa a compreensão com aqueles que avaliaram a necessidade de interrupção de suas ações”.

A primeira edição traz uma seção com notícias da PROEX, que envolve parcerias, divulgação de eventos e documentos normativos da área. O informativo também traz informações sobre agenda e sobre ações extensionistas que estão sendo desenvolvidas pelas equipes. Já em “Minha história na Extensão”, é resgatada a memória das ações realizadas na UNILA. E, por fim, há o "Dossiê Extensão na Pandemia", um material extra que compõe esta edição especial de lançamento da publicação. “Nessa seção, poderão ser encontrados relatos de extensionistas que também tiveram que aprender e ensinar em meio ao isolamento e à instabilidade social, provando que nem mesmo um contexto de pandemia é capaz de romper com a importância da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa”, informa os realizadores da publicação.

Veja o conteúdo completo da primeira edição de Caminos e compartilhe a publicação.