Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA realiza 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana
conteúdo

Ensino

UNILA realiza 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana

Evento terá mesas-redondas, conferências, comunicações, oficinas e concertos
publicado: 13/09/2018 00h00, última modificação: 18/10/2019 10h10
Programação 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana

Programação 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana

Com o tema “A canção na América Latina”, será realizada, de 19 a 22 de setembro, a 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana. O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana, vinculado ao curso de Música da UNILA, e contará com mesas-redondas, conferências, comunicações, oficinas e concertos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos, até a data de início da Jornada.

As atividades serão realizadas na UNILA – Jardim Universitário e na Fundação Cultural (veja a programação abaixo). O objetivo é apoiar o intercâmbio de pesquisas e experiências profissionais na área de música latino-americana. A programação será aberta no dia 19, à noite, com a conferência “A canção de câmara: definição do objeto, contexto e estado da arte no Brasil", que será proferida por Achille Picchi, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em canção de câmara.

“O foco desta segunda edição é a canção, sendo, em grande parte, um evento de caráter científico. Teremos duas manhãs completas com comunicações. Neste ano, recebemos um número bem maior de propostas de comunicações em relação à primeira edição da Jornada”, destaca a professora de Canto da UNILA e integrante da comissão organizadora do evento, Analia Chernavsky.

Nas tardes dos dias 20, 21 e 22, o professor Kristoff Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrará a Oficina de Canção. “A ideia é que a oficina tenha um público diverso, com a participação não só de acadêmicos, mas de artistas e cancionistas locais”, afirma Analia. O evento contará também com outras duas palestras, que serão proferidas por Christian Spencer, professor da Universidad Mayor de Chile, e por Walter Garcia, docente do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP).

O encerramento, na noite do dia 22, será com um concerto de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira. “Este é um concerto pensado e preparado com a intenção de circular pelo universo da canção popular e da canção erudita. Eles se apropriam de elementos dos dois tipos de cancioneiro, trabalhando especialmente com música latino-americana”, complementa a docente da UNILA.

Está programado, ainda, o lançamento do livro “Música de montagem: a composição de música popular no pós-1967”, de Sergio Molina, que será realizado durante a Feira Internacional do Livro, no dia 21.

Confira a programação:

Programação 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana

Anais da 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA - 2018

registrado em: , , ,