Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento na UNILA busca visibilidade para a Síndrome de Down

Evento na UNILA busca visibilidade para a Síndrome de Down

publicado: 15/03/2018 00h00, última modificação: 11/01/2019 23h19
Cartaz com informações sobre o evento mostra olhos de criança com a Síndrome de Down

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), será realizado um evento de encontros e diálogos - gratuitos e abertos ao público -, entre os dias 19 e 24 de março, no auditório do Jardim Universitário. A inclusão escolar para crianças com Síndrome de Down e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e no ensino superior são alguns dos temas de discussão. Integram o debate a comunidade acadêmica da UNILA e de outras universidades, profissionais de saúde, além de representantes de grupos e instituições da região. O evento é uma realização da UNILA e do Grupo de Mães Unidas pela Trissomia 21.

“Aproveitando esta data, programamos a semana com o objetivo de visibilizar pessoas com Síndrome de Down e oportunizar a elas, suas famílias e outros interessados, um espaço de discussão e de diálogo com facilitadores. Queremos dialogar sobre o entendimento de que pessoas com Síndrome de Down possuem limitações e potencialidades como qualquer pessoa. Hoje já se reconhece a construção do desenvolvimento dessas pessoas de outra forma, que, para ser efetivada, precisa de condições mais adequadas de estimulação, saúde e de educação - e que os direitos sejam efetivados", contextualiza a professora Ana Paula Araújo Fonseca, pró-reitora de Assuntos Estudantis e uma das organizadoras do evento.

Além do tema específico sobre Síndrome de Down, o evento pretende ampliar o debate sobre inclusão de outros grupos de pessoas com deficiência. Segundo Ana Paula, a realização do evento na UNILA demonstra a relevância de a Universidade abrir um espaço de encontro, informação e formação para os profissionais que trabalham com pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências, além dos sujeitos protagonistas desse processo. “O ano de 2018 é um marco para a UNILA a partir da Lei de Cotas nas universidades e a estruturação do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (NAAI). Nesse sentido, a Instituição tem o dever de informar à comunidade que o espaço da universidade também está sendo pensado pra pessoas com Síndrome de Down ou outras deficiências”, aponta a professora.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi estabelecido em 2006, com objetivo de dar visibilidade ao tema e, assim, reduzir o preconceito. "O principal desafio do ponto de vista dessas pessoas é quebrar tabus, preconceitos e uma ideia ultrapassada de que elas têm como ponto de partida, a partir do diagnóstico, uma limitação", explica Ana Paula Araújo Fonseca.

Programação

O Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (NAAI) da UNILA também integra a programação do evento, com um debate sobre desafios do ingresso e da permanência de pessoas com deficiência na Universidade. A equipe multidisciplinar do NAAI foi formada para promover a inclusão e a acessibilidade a essas pessoas, considerando a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Docentes da UNILA também participam das mesas de debate sobre desafios da Educação Inclusiva e, ainda, do Cine Reflexão, com apresentação do filme O guardião de memórias, que terá a mediação do professor Gabriel Rodrigues da Cunha.

Confira aqui a programação completa.

registrado em: , ,